Percorrer por autor "Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient."
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais(2020) Cóias, Sérgio Eduardo Martins; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Tendo como objetivo frequentar a unidade curricular relativa à prática supervisionada do mestrado do Ensino de Artes do 3º Ciclo e Secundário foi-nos proposto estagiar na Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa. No decurso das aulas observadas deparámo-nos com questões relacionadas com a motivação dos alunos, entre outras, na qual decidimos intervir lecionando conteúdos que lhes fossem próximos e atuais. Contámos com o papel ativo das artes contemporâneas na construção da cidadania para atingir aquele propósito. Face às necessidades encontradas e tendo em vista a importância do papel do professor-investigador, propusemo-nos a introduzir a arte contemporânea em sala de aula como elemento principal assente numa metodologia de projeto. A intervenção foi delineada e planificada tendo em conta as aulas assistidas e o prazo que nos foi para ela concedido, para tal escolhemos a arte site, na sua variante site-specific, que pelas suas caraterísticas peculiares, julgamos irem ao encontro das necessidades da turma. Como metodologia adotámos a investigação ação, processo enriquecedor pelo qual recolhemos um conjunto de informação que de outra forma não seria possível e à qual completámos um ciclo. Sendo um tipo de arte essencialmente de projeto a arte site foi enriquecida com unidades de trabalho baseadas em modelos pedagógicos que sustentam este tipo de prática e que contribuíram para o resultado final de cada instalação. Foram instalados sete site specific’s, correspondentes a sete grupos de trabalho, no perímetro escolar, dois no exterior e cinco no interior, um deles iminentemente de performance, os restantes de instalação. Os temas das instalações foram maioritariamente ambientais, sendo que os restantes derivaram de questões socialmente fraturantes. os alunos realizaram duas exposições, a primeira relacionada com temas ambientais e a segunda no final do ano, na qual expuseram os seus principais trabalhos no domínio das artes.Item Das trianguralidades entre design, arte e publicidade bos espaços públicos : um estudo sobre o mural urbano publicitário(2017) Reis, Mariana Sacramento Costa dos; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.No contexto nacional e internacional a arte urbana tem ganho notoriedade constatando-se interesse de marcas na sua rentabilização, visibilidade e potencial de comunicação. Recentemente, o mural urbano mostra-se na paisagem urbana como alternativa à imagem fotográfica, apresentada por algumas marcas como suporte publicitário. O designer insere-se neste fenómeno contemporâneo, como agente requisitado na produção de murais publicitários. Nesta investigação aprofunda-se a articulação através do mural, dos conceitos: design, arte urbana e publicidade no espaço público. Como finalidade explora-se a partilha das dimensões entre os três conceitos. Seguiu-se uma metodologia qualitativa tipo estudo de caso – mural urbano publicitário como agregador destas três atividades. Este mural como ferramenta de comunicação e expressão teve, em momentos da história das cidades, a sua ubicação às áreas do design, arte, ou publicidade, desenvolvendo-se como resposta por artistas, a encomendas de marcas. Procurou-se compreender a perspetiva discursiva de designers associados às áreas identificadas, relacionando-a com a análise composicional, semiótica e multimodal com recurso a meta-funções, de murais de arte urbana, de marcas ou de cariz comercial; encontraram-se consonâncias e dissonâncias entre murais, também a nível textual. Da relação entre os dados, conclui-se sobre transversalidades dos conceitos e prática de design, arte urbana e publicidade.Item Educação visual : estratégias para aprendizagem do desenho através de práticas artísticas(2019) Pedroso, Susana Margarida Portas Ruivo; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.A nossa investigação desenvolveu-se com uma turma do 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, da Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, distrito de Faro, na disciplina de Educação Visual, com o propósito de criar estratégias motivadoras, como micropedagogias, pelo gosto dos alunos na prática de desenhar. Por forma a promovermos a autoestima e personalidades éticas e ativas dos alunos, estabelecemos uma estratégia de desenvolvimento por temas inseridos na planificação, que estimulassem a motivação, revelassem alguns processos do trabalho artístico e envolvessem a criação de representações visuais identitárias. Desenvolvemos um quadro teórico abrangente no sentido de encontrar elementos orientadores para dar resposta à nossa questão inicial e outras preocupações que foram surgindo. Desenvolvemos o nosso estudo através do método de investigação-ação com o objetivo de observarmos de forma qualitativa todo o processo de execução até ao resultado de um produto plasticamente criativo. Elaborámos também diferentes estratégias pedagógicas com o objetivo de promover recursos que tornassem a prática da aula dinâmica, dialógica e criativa.Item Educação visual, escola e comunidade- práticas de aula e interação no espaço público(2017) Duarte, Susana Sofia de Pires Cavaco Antunes; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Reconhecendo a importância da investigação do professor como contributo para desenvolver a escola e a política educativa, esta investigação debruça-se sobre alguns objetivos de ensino aprendizagem, procurando intervir e contribuir com melhores práticas, e promover a escola como lugar de inovação. Neste âmbito, desenvolveu-se um projeto com o objetivo de estreitar as relações entre a escola e a comunidade, em particular a família, face ao problema do sentimento de descrença, desinteresse pela instituição por parte das famílias dos alunos e à sua fraca participação na vida da escola. A ação decorre na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 9º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca. Na prática de aula de EV, foi adotada uma estratégia que assentou na exploração do tema família, com a experimentação dos conteúdos do programa da disciplina em diversas fases projetuais. A prática de aula estendeu-se, em algumas sessões aos espaços públicos na vizinhança dos edifícios da escola, culminando o projeto com uma intervenção orientada para o sítio e para a comunidade, num lugar partilhado por todos. Como metodologia foi adotado um processo de investigação-ação, completando-se um ciclo de realização do projeto: procurou-se elevar a motivação dos alunos, fomentar a participação, fazer interagir e estreitar as relações entre as partes escola, família e comunidade. Nos espaços públicos pedonais de comunicação entre a escola e o bairro, a turma projeta, intervém e apresenta o trabalho de EV. A anteceder e a concluir as diversas atividades do projeto nos espaços adjacentes à escola, realizaram-se entrevistas que informaram a turma sobre as formas de intervencionar o espaço e posteriormente perceber o impacto da ação nos resultados escolares e também na visão da comunidade e nos alunos. O projeto de EV realizado fez uma aproximação aos processos à arte de intervenção pública e participativa, envolvendo gradualmente os usuários do espaço escolar e a comunidade que sistematicamente se encontra ausente. O projeto de EV privilegiou o processo e resultado da aprendizagem, promovendo um contexto colaborativo entre docentes, discentes e em diálogo com outros elementos da comunidade. Este também foi uma iniciativa em que a turma tomou os espaços públicos como lugares pedagógicos, de aprendizagem e comunicação valorizando desta forma a disciplina de EV, a escola e a comunidade, aumentando por um momento, o território educativo.Item A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem(2017) Oliveira, António Manuel Nunes; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Na última década, as tecnologias digitais revolucionaram a forma como captamos e gravamos a realidade através de imagens. Alegadamente, o que devia muitas vezes ser um registo fiel da realidade é, na verdade, frequentemente aumentado e transformado digitalmente. O designer gráfico, enquanto comunicador e promotor de relações entre indivíduos e produtos, opera em canais onde a imagem fotográfica mais se evidencia e fá-lo, muitas vezes, modificando o seu significado. Esta investigação pretende oferecer uma interpretação das causas inerentes ao processo de tratamento de imagens fotográficas pelos designers gráficos. A metodologia adotada, do tipo de estudo de caso, envolve uma amostra de 6 designers gráficos profissionais. A abordagem qualitativa é conduzida por entrevistas semiestruturadas e apoiada por instrumentos de investigação visual: análise de fotografias e produção de vídeos, estes últimos realizados pelos próprios designers. Após análise dos dados, as principais conclusões indicam que o designer gráfico pode ser visto hoje como um profissional multifacetado para o qual, apesar da desvalorização em matéria fotográfica, esta constitui uma das suas principais ferramentas. A modificação da realidade representada, mais do que a consciência deste profissional gráfico, é reflexo da evolução tecnológica e traduz o meio onde este se insere.Item Vestir um conto: uma experiência participativa entre o design de comunicação e o vestuário infantil(2011) Palma, David Miguel Paixão; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Este trabalho nasce da vontade de explorar relações entre o Design de Comunicação e o vestuário infantil. Tem como objectivo fomentar um trabalho participativo no qual a produção de vestuário assume papel central no imaginário infantil, que inclui uma proposta da criação de t-shirts para crianças dos 6 aos 7 anos. O desenvolvimento da proposta foi motivado pela seguinte questão: Pode a participação das crianças, na criação do seu próprio vestuário, gerar soluções que evitem os estereótipos da iconografia visual da roupa segmentada por género? No enquadramento do trabalho estão referências a elementos históricos da relação da comunicação com o vestuário, à fantasia (MUNARI, 2007), ao design emocional (NORMAN, 2004) e ao desenvolvimento e socialização entre crianças (TOMLIN, s.d.). A metodologia é apoiada num processo participativo através da utilização dos métodos Grupo Focal, Sondas Culturais e Observação Etnográfica, permitindo a inclusão de 15 alunos do primeiro ciclo. Foi assim possível fazê-las contribuir com o seu imaginário para a conceptualização do produto final. A proposta resultou na elaboração de t-shirts que incorporam contos infantis interactivos (o Voadora, o Distraído e o Vaidoso), aplicando a experiência do Design de Comunicação aplicadas à cor, formas, texturas e tipografia. Cada t-shirt transporta uma personagem “amigo” para qualquer criança, com capacidades de interacção individual e/ou colectiva, possibilitando novas formas de estimular a sua fantasia.