Percorrer por autor "Leite, Ângela, orient."
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Item Avaliação da adição ao exercício físico e da psicopatologia em praticantes de Crossfit(2016) Sousa, Diana Isabel Araújo; Leite, Ângela, orient.A prática desportiva traz benefícios físicos e psicológicos a indivíduos de diferentes faixas etárias, havendo, cada vez mais, um acesso generalizado ao desporto através da implementação de novas modalidades desportivas. O Crossfit é uma modalidade recente em Portugal, embora o seu conceito já seja conhecido da maioria dos praticantes de desporto. O objetivo principal deste modelo de treino é desenvolver a condição física de uma forma ampla, ou seja, prepara os seus praticantes para qualquer contingência física; a obtenção de resultados físicos é substancialmente menos morosa do que através de outras modalidades, sendo principalmente por essa razão que existem cada vez mais pessoas a aderir a esta modalidade. O presente estudo justifica-se pela importância de compreender se os indivíduos que dedicam parte do seu tempo à prática de Crossfit apresentam níveis elevados de adição ao exercício físico e de psicopatologia. Deste modo, a população deste estudo é constituída por 111 praticantes de Crossfit, com mais de 18 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado um protocolo do qual fazia parte um Questionário Sociodemográfico, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos e a Escala de Dependência ao Exercício Físico. Como principal resultado podemos concluir que não existem sinais de adição ao exercício físico nem de psicopatologia na amostra deste estudo.Item Avaliação da adição às redes sociais e da psicopatologia em jovens estudantes portugueses(2016) Lira, Vítor Manuel Abreu; Leite, Ângela, orient.As redes sociais são utilizadas sobretudo para fins sociais, como a comunicação entre os pares, possibilitando a construção de relacionamentos num novo formato. A adição à Internet, em especial às redes sociais, não é considerada um distúrbio no American Psychological Association (2013). No entanto, uma taxa alarmante de utilizadores mostra sintomas de adição a estes comportamentos. Vários são os estudos que mencionam a adição à Internet, mas poucos evidenciam a adição às redes sociais. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo avaliar a adição dos jovens estudantes portugueses às redes sociais e a sua relação com a Psicopatologia, utilizando para o efeito um Questionário Sociodemográfico, um Inventário de Sintomas Psicopatológicos e uma Escala de Adição às Redes Sociais, traduzida e validada para população portuguesa. Trata-se de um estudo transversal, com uma amostra aleatória constituída por 550 estudantes de ambos os sexos. O utilizador médio não apresenta sintomas psicopatológicos nem adição às redes sociais.Item Estudo comparativo de psicopatologia em sócios de futebol(2015) Castro, Ana Filipa de Jesus Nunes e; Leite, Ângela, orient.O comportamento disruptivo de muitas claques de clubes de futebol em todo o mundo tem sido alvo de inúmeros estudos no âmbito da Sociologia e da Psicologia Social. Contudo, poucos ou nenhuns estudos na ára da Psicologia Clínica foram levados a cabo. Como tal, este trabalho tem como objectivo geral comparar os valores psicopatológicos entre duas amostras de sócios de uma equipa de futebol portuguesa (sócios pertencentes à claque e sócios não pertencentes à claque); e como objectivos específicos a caracterização das amostras (em conjunto e separadamente), bem como a determinação dos valores psicopatológicos e a comparação dos mesmos entre as duas amostras. Para a elaboração deste trabalho, foi concebido um protocolo que continha um questionário sociodemográfico e o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Canavarro, 1999) que é a adaptação portuguesa do Brief Symptom Inventory (BSI) de Derogatis e Spencer (1982). As nossas hipóteses presumiam que as duas subamostras teriam características sociodemográficas diferentes e que a subamostra dos sócios que pertencem à claque apresentaria valores mais elevados no BSI do que a subamostra dos sócios que não pertencem à claque. Ambas as hipóteses vieram-se a confirmar.Item Hobbies e a sua relação com sintomas psicopatológicos(2016) Ribeiro, Sara da Silva; Leite, Ângela, orient.A maior parte dos hobbies são essenciais para o desenvolvimento inteletual. Contudo também podem ser utilizados de forma abusiva revelando um padrão desadaptativo de funcionamento. O presente estudo objetiva conhecer a relação dos hobbies com a psicopatologia. Todos os participantes da nossa amostra têm hobbies e a todos foi administrado um protocolo de avaliação que incluía um: questionário sociodemográfico e o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI; Canavarro, 1999; Derogatis, 1982). O questionário sociodemográfico foi utilizado para reunir informações acerca do sexo, da idade, do estado cívil, do número de filhos, do nível de escolaridade, e da profissão; além disso, incluía questões relacionadas com o tipo de hobbies, o tempo despendido com esse hobby, e, por fim, numa escala de 0 a 100 os participantes deveriam enumerar a importância que esse hobby tem. Embora tenhamos encontrado alguns resultados que nos indiciam a existência de diferenças nos valores dos sintomas psicopatológicos em função de diferentes categorias de hobbies, a verdade é que estes valores estão dentro dos valores normais encontradas pela autora do instrumento utilizado para avaliar a psicopatologia.Item Impacto psicológico a longo prazo do teste preditivo de cinco casos da doença Machado Joseph(2014) Magalhães, Isabel Tavares; Leite, Ângela, orient.A doença Machado Joseph, também designada como ataxia espinocerebelosa do tipo 3, é uma doença neurodegenerativa autossómica dominante de manifestação tardia e incapacitante. Esta investigação pretendeu analisar o impacto psicológico a longo prazo do teste preditivo na doença Machado Joseph (DMJ), em cinco pessoas, bem como o impacto social na vida das mesmas. A amostra estudada era constituída por cinco sujeitos em risco genético a priori de 50% para a DMJ que frequentaram o Centro de Genética Preditiva e Preventiva, uma vez que procuraram aconselhamento genético nesta instituição. Foram utilizados os dados da entrevista clínica para a caraterização sociodemográfica e compreender a trajetória de vida dos sujeitos em estudo; foram analisados testes clínicos (Escala de Auto - Avaliação de Ansiedade de Zung; Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI) e Inventário de Depressão de Beck) com o intuito de efetuar uma avaliação psicológica em todos os momentos do protocolo, compreender o impacto que estar em risco para esta doença genética provocou nos sujeitos, bem como verificar como os mesmos encaram o seu estatuto genético. Partindo da análise realizada, verificou-se que a vida dos sujeitos em risco é influenciada pela perceção dos mesmos sobre o impacto psicológico que esta doença tem nas suas vidas. Verificou-se também que os sujeitos em risco, quando convivem com pessoas portadoras da doença, receiam vir a desenvolver os sintomas que caracterizam esta doença, constituindo isto um fator de grande ansiedade, stress e medo. Conclui-se, tendo por base os cinco casos analisados, que o teste preditivo gera um impacto psicológico nos sujeitos em risco, contudo, este impacto varia de sujeito para sujeito.Item Impacto psicológico a longo prazo do teste preditivo na Doença de Huntington(2013) Pinto, Ana Manuela Baldaia de Carvalho; Leite, Ângela, orient.A doença de Huntington é uma doença neurológica hereditária, autossómica dominante, com início habitual na idade adulta, muito incapacitante e sem tratamento ou cura eficaz. Por isso, existe um programa de aconselhamento genético, no qual o impacto psicológico da adesão ao teste pré-sintomático é estudado. O objetivo geral deste trabalho consistiu em conhecer esse impacto psicológico a longo prazo do teste nas pessoas em risco para a doença de Huntington. Para o efeito, foram utilizadas três escalas: 1) Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung (Ponciano, Vaz Serra & Relvas, 1982); 2) Inventário de Depressão de Beck (Vaz Serra & Pio Abreu, 1973); e 3) Inventário de Sintomas Psicopatológicos – BSI (Canavarro, 1999). Verificamos que esta população apresenta valores mais baixos que a população emocionalmente doente na BSI, mais elevados do que a população geral (Canavarro, 1999). Em relação ao Beck, a nossa amostra apresenta valores mais baixos do que a população geral (Campos & Gonçalves, 2011). E, por fim, no que diz respeito ao Zung, não encontramos diferenças significativas (Ponciano, Vaz Serra & Relvas, 1982).Item O impacto psicológico a longo prazo do teste preditivo na polineuropatia amiloidótica familiar(2013) Gomes, Ana Isabel Pinheiro; Leite, Ângela, orient.A Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) é uma amiloidose sistémica, neuro-degenerativa, autossómica dominante, caracterizada por uma severa e progressiva polineuropatia sensitiva, motora e autonómica, podendo assumir diferentes perfis clínicos e constituindo-se na sua história, como uma doença consumptiva e fatal (Andrade, 1952). Esta doença hereditária tem uma grande prevalência em Portugal, que representa o maior foco a nível mundial, seguido pelo Japão e Suécia (Ando, Nakamura & Araki, 2005). Este estudo teve como objectivo geral avaliar o impacto psicológico a longo prazo do teste preditivo das pessoas em risco para a da Polineuropatia Amiloidótica Familiar. Para tal, foram aplicados dois questionários sócio-demográficos, um para portadores e um para não-portadores e ainda aplicados três instrumentos psicométricos: o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI) validado por Canavarro (1999), a Escala de Auto-Avaliação da Depressão de Beck, adaptada por Vaz Serra e Pio Abreu (1973) e a versão aferida para a população portuguesa da Escala de Auto-Avaliação de Ansiedade de Zung, validada por Vaz Serra, Ponciano e Relvas (1982). Em seguida, quisemos analisar os efeitos, ao nível do impacto psicológico, de algumas variáveis sócio-demográficas e clínicas nesta amostra. A amostra utilizada para este estudo foi constituída por 177 sujeitos identificados como portadores e não-portadores. Assim, foi possível verificar que esta população apresenta valores mais elevados do que a população geral portuguesa (Canavarro, 1999) na BSI, mas mais baixos do que a população com perturbações emocionais. No que se refere ao Beck, a nossa amostra apresenta valores inferiores ao da população geral portuguesa (Campos & Gonçalves, 2011). E, por fim, no que diz respeito ao Zung, a nossa amostra apresenta valores aproximados da amostra da população geral portuguesa (Vaz Serra et al.,1982).Item A influência da competência emocional no desempenho académico de adolescentes do ensino secundário(2012) Magalhães, Raquel Sofia da Silva; Leite, Ângela, orient.O nosso trabalho tem como objectivo principal responder à questão fundamental: A competência emocional influencia o desempenho académico em adolescentes do ensino secundário? Para o efeito, os instrumentos utilizados foram: o questionário de Competência Emocional, adaptado ao contexto português por Lima Santos e Faria (2001), as pautas de notas dos alunos tendo em vista identificar o género, ano escolar e as idades dos alunos. Depois de obtida a autorização para a utilização do questionário, procedemos à sua aplicação sendo que a amostra foi constituída por 191 estudantes a frequentar o Ensino Secundário na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos, no início do ano letivo, setembro de 2011. Após a recolha de dados procedemos à sua análise, a partir do programa SPSS, versão 19.0 para o Windows, cingindo-nos à análise descritiva das variáveis Género, Idade e Ano Escolar; análise descritiva da turma; análise descritiva das notas da disciplina de português e matemática; análise descritiva das questões do questionário de competência emocional; análise descritiva das dimensões do questionário; comparação de Médias das três Dimensões do questionário de competência emocional; análise de Regressão Linear e análise de Médias Através dos Itens e Variáveis Sociodemográficas e Escolares. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas em relação à nota de Português no que diz respeito à EE (Expressão Emocional). Os alunos cujas notas de português são mais baixas apresentam valores mais baixos também na EE. Por outro lado, a nota de matemática era a única preditora da EE, explicando 4.3% da variância. Assim, a relação entre competência emocional e o desempenho académico verificou-se em relação à dimensão da Expressão Emocional. Por outro lado, em função do género, idade e escolaridade apenas se verificaram diferenças significativas para os itens da Expressão Emocional. Na relação entre o desempenho académico relativamente às disciplinas de português e matemática, comparativamente com a competência emocional apenas se verificou relação na dimensão - Expressão Emocional.Item Personalidade e Facebook : Qual o perfil de um utilizador português?(2015) Sousa, Filipa Amorim de; Leite, Ângela, orient.Sendo definida como algo preditor do comportamento do indivíduo numa determinada situação, a personalidade é descrita de diferentes formas, considerando-se que a socialização, para além de outras características, é um fator indutor da personalidade. Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, as formas de nos socializarmos com os outros são diversas, sendo cada vez mais realizadas através das redes sociais. Em Portugal, a maior rede de utilizadores é o Facebook. Assim, este estudo tem como objetivo identificar um perfil do utilizador do Facebook, com base nas características da personalidade. Este estudo teve como população-alvo utilizadores do Facebook, com idades superiores a 18 anos e nacionalidade portuguesa; teve a participação de 160 indivíduos (N=160) de ambos os sexos e das mais variadas faixas etárias.Item Psicopatologia e adição em utilizadores do Facebook(2014) Maia, Vera Cristina Torres; Leite, Ângela, orient.A crescente popularidade das redes sociais, designadamente o Facebook, entre os utilizadores da Internet, exige uma particular atenção e reflexão. O Facebook é provavelmente o principal sítio de encontro, comunicação, partilha e interação de ideias e assuntos de interesse comum, entre os utilizadores. Esta nova forma de comunicação suscita muitas questões éticas, sociais e psicológicas. Assim, o presente estudo propõe-se investigar o tema de forma a procurar respostas numa área pouco explorada: a identificação de possível sintomatologia psicopatológica, bem como de adição em utilizadores do Facebook. Neste sentido, este projeto tem como objetivo principal avaliar eventuais sintomas psicopatológicos e o nível de adição dos utilizadores do Facebook. A amostra, de conveniência, deste estudo é constituída por utilizadores da rede social Facebook, de nacionalidade portuguesa, maiores de 18 anos. A recolha de dados foi realizada através de instrumentos de investigação, nomeadamente, Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI) (Canavarro, 2007) e a Escala de Adição ao Facebook de Bergen (Andreassen, 2012,Trad. Portug. Leite, Cunha, Silva & Maia, 2013).Item Reabilitação cognitiva em idosos institucionalizados com deterioração cognitiva(2013) Soares, Carla Pereira; Leite, Ângela, orient.O presente estudo tem como questão de partida: “Será que a reabilitação cognitiva em idosos institucionalizados melhora o seu desempenho em testes psicológicos de avaliação cognitiva?”. Assim, o objetivo consiste em avaliar se a reabilitação cognitiva influencia o desempenho cognitivo nos indivíduos, sobretudo, nos indivíduos com deterioração cognitiva. A amostra deste estudo é composta por 15 idosos de ambos os sexos, com média de idades de 84,13 anos, que se encontram institucionalizados numa residência geriátrica em Salvatierra do Miño, Espanha. Estes idosos foram divididos de acordo com o nível de deterioração cognitiva (segundo o Mini-Examen Cognoscitivo (MEC)): 5 idosos com deterioração cognitiva leve; 5 idosos com deterioração cognitiva moderada; e 5 com deterioração cognitiva grave. As escalas aplicadas foram o Mini-Examen Cognoscitivo (MEC) e o Test de Pfeiffer (SPMSQ) em dois momentos, o primeiro no início para a seleção da amostra (optando-se aqui só pelo MEC) e para a obtenção do estádio de deterioração de cada doente; e o segundo, passados 80 dias, ou seja, no final da aplicação do programa de reabilitação de modo a averiguar se a intervenção ajudou ou não a reabilitar as áreas cognitivas em diferentes estádios de deterioração. Nas intervenções entreviu-se em sete áreas (atenção/concentração, linguagem, orientação, memória, funções executivas, gnosias e praxias) utilizando-se três níveis de estratégias da reabilitação cognitiva (a restauração, a compensação e a substituição) e três técnicas: a técnica de terapia de orientação para a realidade; a técnica de terapia de reminiscências; e a técnica de estimulação cognitiva. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a maioria dos elementos do grupo revelou um desempenho mais elevado a nível cognitivo no segundo momento de avaliação, comprovando-se assim, em 80 dias, uma diminuição do nível de deterioração em funções cognitivas e consequentemente nas suas funcionalidades. O presente estudo permitiu também reforçar a ideia de que os estudos longitudinais são importantes para perceber e explicar o processo de envelhecimento.Item Revisão Sistemática da Intervenção Psicoterapêutica com a Realidade Virtual(2015) Nogueira, Marisa Raquel Santos; Leite, Ângela, orient.Esta revisão sistemática da literatura permitirá perceber a Realidade Virtual como um sistema avançado a partir da interação humano-computador, em que os seus utilizadores estão imersos num ambiente virtual interativo e ecologicamente válido. Embora ainda pouco utilizada para fins terapêuticos na área da psicologia, esta ferramenta pode ser importante para os clínicos, ao permitir a realização de técnicas de tratamento que anteriormente seriam demasiado dispendiosas ou mesmo impossíveis de realizar numa terapia tradicional. Como principal objetivo pretende-se conhecer a utilização da Realidade Virtual na intervenção psicoterapêutica, utilizando para esse fim artigos científicos e livros, com limitação temporal (a partir de 2010 até aos dias de hoje), bem como as seguintes palavras-chave: Realidade Virtual, intervenção psicoterapêutica, saúde mental, esquizofrenia, stress. Esperamos vir a concluir que a utilização da Realidade Virtual na psicoterapia, especificamente com a esquizofrenia e o stress/ansiedade, é, maioritariamente, benéfica.Item Sintomatologia depressiva e ansiosa em utilizadores do Facebook(2014) Amorim, Susana Marisa Mota; Leite, Ângela, orient.O Facebook tornou-se numa das ferramentas mais importantes e poderosas de comunicação da atualidade. Esta rede social permite a todos os seus utilizadores a inter-relação, intercâmbio de informação e sentido de pertença a um determinado grupo ou estilo social. Neste estudo, procurou-se explorar a relação entre a sua utilização, a depressão e a ansiedade. A amostra para esta pesquisa foi constituída por 201 utilizadores do Facebook, dos quais 123 pertencem ao sexo feminino e 78 pertencem ao sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 73 anos de idade. Como instrumentos de avaliação utilizou-se um questionário sociodemográfico, um questionário relativo à utilização da internet e do Facebook, bem como o Inventário de Depressão de Beck (BDI) e a Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung (SAS). Os resultados confirmam a hipótese três, relativa aos valores de ansiedade e depressão diferirem na nossa amostra em função das variáveis sociodemográficas, mas infirma as hipóteses um e dois para o aumento dos valores de ansiedade e depressão nos utilizadores do Facebook.Item A solidão em utilizadores portugueses do Facebook(2014) Reis, Paula Cristina Simões da Silva de Castro; Leite, Ângela, orient.As redes sociais permitem a aproximação dos indivíduos que se encontram geograficamente distantes. No entanto, uma das questões que este fenómeno pode suscitar prende-se com o facto de o Facebook poder interferir com as amizades pessoais dos seus utilizadores, podendo contribuir para que os indivíduos se distanciem uns dos outros, conduzindo ao isolamento e, consequentemente, à solidão. Neste seguimento, torna-se pertinente compreender se os indivíduos que passam mais tempo nas redes sociais percecionam níveis mais elevados de solidão, comparativamente aos que despendem menos tempo. Deste modo, a população deste estudo é constituída por utilizadores do Facebook, de nacionalidade portuguesa, com mais de 18 anos, sendo a amostra aleatória simples e constituída por 201 elementos de ambos os sexos. Para o efeito, aplicamos o questionário sociodemográfico, o questionário relacionado com a utilização da internet e do Facebook e a Escala da Solidão da UCLA- Revised UCLA Loneliness Scale (Russel; Peplau; Cutrona, 1980), descrita e adaptada para a população portuguesa por Neto (1989). Os dados mais significativos deste estudo prendem-se com um perfil de utilizador encontrado, bem como a constatação de maiores níveis de solidão em utilizadores que passam mais tempo na internet.Item Stress Parental e Desempenho Académico(2012) Soares, Filipa da Silva; Leite, Ângela, orient.Este estudo pretende verificar se o stress parental influencia o desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática de crianças que frequentam o primeiro e o quarto ano de escolaridade numa amostra de 50 mães (26-51 ou mais anos) e 50 crianças (6-11anos) na Escola Básica nº1 da Boavista, Rio Tinto. Utilizou-se o PSI-Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003) e a um questionário sociodemográfico. Verificamos que à medida que o stress parental aumenta, o desempenho escolar diminui e encontramos alguns resultados significativos entre as subescalas do PSI e as variáveis sociodemográficas. Concluímos que o stress parental tem alguma influência no desempenho escolar da criança, mas que existem outros fatores que também influenciam significativamente o desempenho.Item Stresse e competências psicológicas : estudo com jovens atletas(2016) Faria, Pedro Tiago Pinto; Leite, Ângela, orient.O presente estudo, de caráter exploratório, objetiva conhecer e compreender as relações e interações entre as competências psicológicas e os processos de avaliação cognitiva na emergência e na resposta de stresse aos estímulos e situações do contexto desportivo. 107 jovens atletas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, de diversas modalidades e escalões competitivos, participaram no presente estudo. A todos os participantes foi administrado um protocolo de avaliação psicológica que incluía: Questionário Sociodemográfico e Desportivo, Inventário de Competências Psicológicas para o Desporto e Escala de Avaliação Cognitiva da Competição Desportiva – Perceção de Ameaça. Os resultados do estudo demonstraram que as competências psicológicas desempenham um papel importante na avaliação cognitiva de ameaça, uma vez que, as competências psicológicas evidenciaram estar negativamente correlacionadas com a perceção de ameaça e também revelaram predizer negativamente os níveis de perceção de ameaça experienciados pelos jovens atletas durante a competição desportiva. O estudo contribui para a identificação dos principais conteúdos de perceção de ameaça em jovens atletas, bem como para a identificação das principais dificuldades apresentadas ao nível das competências psicológicas. Por último, este estudo evidenciou a existência de diferenças nas competências psicológicas em função da modalidade praticada, da idade de início da prática da modalidade e das horas semanais de prática desportiva. Desta forma, o estudo permitiu concluir quanto à importância das relações e interações entre diversas variáveis e processos psicológicos interdependentes na explicação da experiência de stresse em contextos desportivos. A informação disponibilizada no presente estudo pretende contribuir para a implementação de intervenções psicológicas mais eficazes na redução dos níveis de stresse experienciados pelos jovens atletas.Item Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral(2012) Banda, Francisco Pedro; Leite, Ângela, orient.O suporte social tem um papel importante e indispensável especialmente para com os portadores de deficiência crónica e suas famílias (Beckman, 1991, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O suporte social depende muita das vezes dos recursos de que os indivíduos dispõem (Dunst & Trivestte, 1990, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O processo de reabilitação destas crianças surge na dor da incerteza futura vivida pelas mães. Para fazer frente a essa preocupação, investir na reabilitação é uma forma de proporcionar qualidade de vida aos seus filhos. O presente estudo tem por propósito de conhecer a existência do suporte na vida das mães de filhos com Paralisia Cerebral de tipo tetraplegia. A investigação segue uma orientação de análise qualitativa, com uma amostragem de 3 mães de filhos com Paralisia Cerebral (Tetraplégico), com idades de 5 anos e com um diagnóstico que varia entre 1 e 5 anos. Os dados foram recolhidos através de recurso ao questionário e analisados pelo método da Grounded Theory .Item Systematic Review about Serious Games(2015) Ferreira, Ross Jackeline de Abreu; Leite, Ângela, orient.Computer games play a big role in people’s life nowadays, since the video games industry was created it has attracted not only children and adolescents’ interest but also adults. When speaking of a serious (computer) game, we mean that the objective of the computer game is not to entertain the player, which would be an added value, but to use the entertaining quality for training, education, health, public policy, and strategic communication objectives. Psychology plays an important part connecting biological, cognitive and social sciences (Boyle, E., Connolly, T., & Hainey, T., 2011). Nowadays, serious games are used in various domains such as training, education, advertising, medical field and communication. The idea is that games could be used for more serious purposes such as education, simulating real world phenomenon and relations in the world, increasing life quality through health, rehabilitation and therapy applications or raising interest to the problems in our global world (Szczesna, Tomaszek & Wieteska, 2012). This paper aims to do a systematic review about serious games that are related to psychology since 2010 until now. The methodology of this paper is based on a systematic review about serious games, using articles and books. There are used 29 articles and 9 books to obtain any information about serious games being used in the psychology field. This shows there are a lot of serious games being used in different psychological pathologies. It is shown that serious games used in psychotherapeutic interventions are effective.Item Traços de personalidade dominantes dos utilizadores portugueses do Facebook(2015) Coelho, Márcio Januário da Rocha; Leite, Ângela, orient.Este estudo tem como objectivo conhecer os traços de personalidade dominantes dos utilizadores portugueses do Facebook, caracterizando, de um ponto de vista sociodemográfico e de utilização da Internet e Facebook, uma amostra de utilizadores portugueses do Facebook e determinando os valores médios dos traços de personalidade dos utilizadores portugueses. O instrumento utilizado será o FPI-R, Freiburg Personality Inventory Revised (Fahrenberg, Hampel & Selg, 1983) que foi aferido para a população portuguesa por Soares, Machado, Dias, Pinto & Klein (2004). Para além do FPI-R, foram também incluídas questões de natureza sociodemográfica e da utilização da Internet e do Facebook. A amostra é constituída por 160 sujeitos utilizadores do Facebook, portugueses e com 18 ou mais anos.