Percorrer por autor "Mimoso, Anabela"
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- Item Aonde nos leva a diversidade da língua portuguesa?(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Mimoso, Anabela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoÉ verdade que a língua é um diassistema, no qual se inter-relacionam diversos sistemas e subsistemas. Isso não significa que a sua unidade seja posta em questão, pelo menos, enquanto todos os seus falantes se entenderem. É o que se passa em relação à língua portuguesa. Mas se as diferenças entre a norma escrita do Português do Brasil (PB) e a do Português europeu (PE) são mínimas, já o mesmo não se pode dizer quando temos em conta os dialectos, nomeadamente os da variante do PB, pois estas apresentam acentuadas diferenças entre si. Por isso mesmo, o que se afigura mais urgente fazer será resolver o problema da unidade da língua dentro do próprio Brasil para que, a breve trecho, os próprios brasileiros não tenham dificuldades em se entenderem uns aos outros.
- Item Aspectos da construção do corpo no século XIX : a influência britânica(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Mimoso, Anabela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo séc. XIX, fruto do desenvolvimento da medicina, da educação física e do higienismo, houve necessidade de estabelecer outros padrões de assunção do corpo mais adequados à saúde e ao trabalho. Em Portugal escasseiam esses estudos. Através da leitura de revistas de crítica social da época, sobretudo de As Farpas, pretende-se mostrar a campanha levada a cabo pela Geração de 70, nomeadamente por Ramalho Ortigão, entusiasta da cultura inglesa, em defesa do exercício físico, a fim de evitar a acentuada «decadência da raça». É à Inglaterra que o nosso país fica a dever os esforços para a defesa da construção de um corpo saudável. Este facto é tão evidente que, em Goa e Macau, devido à proximidade de territórios britânicos, as escolas de ensino particular adotam o exercício físico como parte integrante do seu currículo e as elites desses territórios consagram o sport man como o ideal do cosmopolitismo.
- Item O ensino liceal em Portugal no início do Estado Novo: Reflexões em torno do I Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Mimoso, Anabela; Cavadas, Bento; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs primeiros anos do novo regime, beneficiando de um clima de uma certa indefinição política, ao contrário do que seria de esperar, significaram para os professores do ensino liceal a tão ansiada possibilidade de realização de um congresso (almejado desde 1913) e também a sua união em torno de uma associação. Assim, em 1926, apareceu a Federação das Associações dos Professores dos Liceus Portugueses. Depois de aprovados os respectivos estatutos, votou o I Congresso do Ensino Secundário Oficial que se realizou em Aveiro no ano seguinte, seguido de mais quatro até 1931. O I Congresso, bem como os seguintes, não se dedicou exclusivamente a problemas pedagógicos e científicos, mas serviu também para a reivindicação de direitos dos professores. No caso específico do Congresso de 1927, foram discutidos vários assuntos relacionados com a organização curricular e o papel dos liceus. Este trabalho apresenta os resultados da análise desse documento único que constitui as actas do I Congresso. Através do cruzamento com o estudo de outras fontes, como revistas pedagógicas e jornais da época, esse estudo permitiu aferir nesse período de transição social e política o status quo do ensino liceal e da profissão docente.
- Item The pedagogical Congresses of Portuguese Secondary Teaching : the participation of female teachers (1927-1928)(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Cavadas, Bento; Mimoso, Anabela; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationEsta comunicação enquadra-se no trabalho de investigação Percursos do associativismo e do sindicalismo docentes em Portugal, 1890-1990, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em Portugal, entre 1927 e 1931, organizaram-se cinco importantes congressos sobre o ensino secundário. Esses congressos, para além de serem dedicados à discussão de problemas pedagógicos e científicos, serviram para a reivindicação de direitos dos professores, para a construção da sua identidade e para a consolidação da classe. Nesses congressos, a presença de docentes congressistas do sexo feminino foi residual (começou por representar 15% do número total dos congressistas). Contudo, as poucas professoras que neles participaram tiveram um contributo significativo para a definição da educação secundária durante as décadas seguintes. Entre outros assuntos, contribuíram para a discussão sobre o ensino feminino e para o estudo da importância da Biologia e da Educação Física nos liceus. Este trabalho apresenta os resultados da análise das actas dos Congressos de 1927 e 1928. Essa análise permitiu aferir o importante papel de um grupo de professoras para a definição, no culminar do primeiro terço do século XX, das linhas orientadoras futuras do ensino secundário português. Mostrou, ainda, que essas docentes foram as pioneiras que abriram o caminho para o aumento crescente do número de professoras do ensino secundário durante o século XX.
- Item Provérbios : uma fonte para a História da Educação(University of Lusophone Humanities and Technology, 2008) Mimoso, Anabela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEmbora geralmente de origem erudita, os provérbios acabaram por ser consagrados pelo povo que os preservou do esquecimento e os divulgou. Sob a forma de sentença, encerram conhecimentos milenares feitos de experiência e seduzem-nos, ainda hoje, pela agudeza do raciocínio, pela beleza das suas metáforas. É tempo de a História da Educação se interessar também pelo conhecimento da importância que o povo tem dado ao saber e de perceber como tem entendido ele o processo de ensino/aprendizagem. O estudo foi levado a cabo recorrendo à análise de conteúdo e, contrariamente ao esperado, chegouse à conclusão de que os provérbios conferem à educação uma grande importância, expressa não só pelo número de provérbios a ela dedicados (411), mas também pelas apreciações positivas aí contidas.