Percorrer por autor "Silva, Ana Paula Lopes da"
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Item Computerized cognitive training using virtual reality on everyday life activities for patients recovering from stroke(Taylor and Francis Ltd., 2022) Oliveira, Jorge; Gamito, Pedro; Lopes, Beatriz; Silva, Ana Rute Tavares; Galhordas, João; Pereira, Eduarda; Ramos, Elisabete; Silva, Ana Paula Lopes da; Jorge, Áurea; Fantasia, António; HEI-LAB - Human Environment Interaction LabRecent studies argue that the use of virtual reality tasks depicting activities daily living may be an effective means for cognitive rehabilitation. The aim of this study was to test an ecologically oriented approach in virtual reality resembling the demands of everyday life activities for cognitive rehabilitation following stroke. The sample comprised 30 sub-acute stroke patients recovering from stroke in a rehabilitation hospital. They were assessed in a single-arm pre-post intervention study on global cognition, executive functions, memory and attention abilities. The intervention consisted of virtual reality in a multidomain cognitive training approach depicting everyday life tasks (preparing food, choosing clothes, shopping, etc.). Improvements were found in the assessed cognitive domains at 6 to 10 post-treatment sessions. In-depth analysis through reliable change scores has suggested larger treatment effects on global cognition. Overall results suggest that the use of virtual reality-based exercises on everyday life activities may be a useful cognitive rehabilitation approach to provide short-term gains in cognition following stroke.Item Educação, na primeira pessoa(University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Clímaco, Maria do Carmo; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoMaria do Carmo Clímaco é doutorada em Política Social – Educação, pela Escola de Gestão da Universidade de Cranfield, UK, e mestre em Ensino das Línguas, pela School of Education da Universidade de Boston, EUA. Foi dirigente nos serviços centrais do Ministério da Educação entre 1997 e 2005, e presidente da Associação Internacional das Inspecções de Educação, entre 2001 e 2004. Em 2006, integrou o Grupo de Trabalho responsável pelo primeiro modelo de Avaliação Externa das Escolas, decorrente da Lei 31 de 2002. Actualmente, exerce funções docentes na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), e integra a equipa de coordenação da participação portuguesa no projecto Rede Europeia sobre Liderança Escolar (EPNoSL- European Project Network on School Leadership). Tem vários trabalhos publicados na área da Avaliação das Escolas, da administração escolar e da análise do Sistema Educativo. Mas, considera-se sobretudo uma professora…Item Ensino experimental das ciências e educação em ciência no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar : um projeto de supervisão pedagógica de atividades laboratoriais e da utilização de Quadros Interativos e Moodle(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Albino, Jocélia da Silva Ferreira; Silva, Maria Manuela Abreu da; Silva, Ana Paula Lopes daEste artigo apresenta os resultados de um estudo que incidiu sobre um projeto de supervisão clínica, realizado num ambiente de formação contínua e de trabalho colaborativo entre docentes de vários níveis de ensino. Esse projeto visava simultaneamente promover o domínio das atividades laboratoriais, com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aplicadas ao Ensino Experimental das Ciências e à Educação em Ciência por parte de docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico em exercício, e o desenvolvimento de diversas competências por parte das crianças envolvidas. Os resultados obtidos revelam que o projeto produziu alguns dos efeitos visados.Item A good practice in School Leadership : Portuguese case study(University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Clímaco, Maria do Carmo; Silva, Ana Paula Lopes da; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationThe schools’ evaluation regime, comprising self and external evaluation procedures, was put in force in 2002 and justified by the policy makers as a tool for “deepening school autonomy” and “improvement”, gave rise to some “insecurity” and “malaise” within schools. Therefore, hipper-bureaucratization evaluation procedures have been adopted in many schools, which some studies indicate as a tendency and evidence of reduced autonomy.Item A liderança de sistemas nas escolas públicas portuguesas : do caso único à avaliação externa da IGEC(2024) Gonçalves, Maria José Broeiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Silva, Ana Paula Lopes daO sistema educativo português é constituído, predominantemente, por agrupamentos de escolas (AE) que são organizações complexas, onde o sucesso escolar resulta do envolvimento de todos, característico de uma liderança de sistemas (LS), focada na totalidade, nas redes, na conexão e na reunificação das partes (Morin). No âmbito da liderança escolar e, em particular, da LS, definimos a questão de partida do nosso trabalho de investigação: Qual a expressão da LS nas escolas públicas em Portugal? E as subquestões: Como um AE promove a LS e qual(ais) a(s) resultantes? De que forma a IGEC integra a LS no seu processo de avaliação externa de escolas (AEE)? Como a IGEC avalia o estado de desenvolvimento da LS nas escolas públicas em Portugal? Para responder a estas questões, realizaram-se dois estudos empíricos. O primeiro, um estudo de caso único partiu de uma história de vida profissional e evidenciou o trabalho da diretora/equipa diretiva como uma LS. Esta, ao longo de um mandato, alcançara uma melhoria de 9,4%-10%, no sucesso escolar (interno-externo), uma redução da indisciplina de 11,7% e um decréscimo do abandono escolar para 0,04%. O segundo, um estudo de análise documental de relatórios da AEE, procurou encontrar, no processo de AEE, uma correspondência com a LS, tendo-se verificado que a IGEC já contempla os indicadores da LS em todos os seus domínios/categorias/subcategorias no seu modelo de AEE. Contudo, a IGEC só consegue avaliar de forma parcial a LS. A AEE já obtém uma prestação de contas dos AE, mas não uma prestação de contas coletiva. A IGEC consegue avaliar os AE de forma sistemática, mas falta-lhe realizar uma abordagem sistémica. Podemos afirmar que a avaliação que a IGEC faz da LS nos AE é positiva, mas parcial. Palavras-chave: Liderança Escolar; Sucesso Educativo; Liderança de Sistemas; Avaliação Externa de Escolas; Paradigma da Complexidade.Item A liderança dos professores para a equidade e a aprendizagem(University of Lusophone Humanities and Technology, 2015-07-03) Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNas últimas duas décadas, a investigação sobre a liderança nas escolas tem vindo a evidenciar a sua relação com a qualidade da vida escolar (Elmore, 2008; Poekert, 2012). Porém, a ênfase tem sido maioritariamente colocada no papel das lideranças formais, que se reconhece influenciarem os professores e, por via deles, a qualidade das aprendizagens dos alunos. Por outro lado, Woods e Roberts (2013) evidenciam tanto a inevitabilidade da liderança ser distribuída nas escolas como, quando reconhecida e intencionalmente fomentada, ser uma estratégia de desenvolvimento social, de reforço dos valores da participação democrática de todos os implicados no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, da promoção da equidade e da justiça social. Assim, julgamos necessário deslocar a ênfase para a “liderança dos professores”, nomeadamente a sua autoliderança e a liderança dos seus alunos, isto é, que se considere os professores quando são chamados a liderar o desenvolvimento do currículo e os seus alunos tanto durante o trabalho na sala de aula como no processo de aquisição das aprendizagens, cuja qualidade decorre, em grande medida, do investimento que os professores fazem no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional (Flores, Ferreira & Fernandes, 2014). Com o objetivo de estimular uma reflexão que possa aprofundar e definir novos percursos de investigação sobre a liderança nas escolas, apresenta-se, neste texto, uma revisão da literatura de obras e autores diversos, que incidem sobre o perfil e a ação dos professores, enquanto sujeitos que mais diretamente influenciam as aprendizagens dos alunos e dos colegas, com impacto social transformador.Item Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos(University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Clímaco, Maria do Carmo; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013).Item Transferência de competências na educação do poder central para o poder local : o caso do concelho de Arruda dos Vinhos(2024) Parente, Regiane da Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Silva, Ana Paula Lopes daEste estudo investigou as perceções dos agentes educativos, incluindo docentes, autarcas e pais/encarregados de educação, em relação à transferência de competências na área da educação do poder central para a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos. Através de entrevistas e análise de conteúdo baseada na metodologia de Bardin (1977), foram identificadas diversas perceções e desafios. Os docentes reconhecem a procura por eficiência na gestão, mas têm preocupações quanto a possíveis tensões. O diretor do agrupamento destaca a necessidade de uma gestão financeira eficaz, enquanto a Associação de Pais espera maior comunicação entre as instituições. O Vereador da Educação vê na transferência uma oportunidade de adaptação das políticas educacionais locais e destaca a importância da qualidade da educação. A Chefe da Unidade de Educação demonstra um envolvimento ativo na preparação do processo. A autarquia valoriza a proximidade entre instituições e a adaptação às necessidades locais, mas enfrenta desafios, especialmente nos transportes de crianças com necessidades especiais. Em resumo, este estudo revela a complexidade da transferência de competências na educação, destacando a importância da colaboração, eficácia e qualidade na gestão educacional local. Palavras-chave: Políticas educativas, descentralização, Municipalização, transferência de competências, perceções dos agentes educativos locais.