Percorrer por autor "Silva, Ana Paula Lopes da"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Computerized cognitive training using virtual reality on everyday life activities for patients recovering from stroke(2020-04-07) Oliveira, Jorge; Gamito, Pedro; Lopes, Beatriz; Silva, Ana Rute Tavares; Galhordas, João; Pereira, Eduarda; Ramos, Elisabete; Silva, Ana Paula Lopes da; Jorge, Áurea; Fantasia, António; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsRecent studies argue that the use of virtual reality tasks depicting activities daily living may be an effective means for cognitive rehabilitation. The aim of this study was to test an ecologically oriented approach in virtual reality resembling the demands of everyday life activities for cognitive rehabilitation following stroke. The sample comprised 30 sub-acute stroke patients recovering from stroke in a rehabilitation hospital. They were assessed in a single-arm pre-post intervention study on global cognition, executive functions, memory and attention abilities. The intervention consisted of virtual reality in a multidomain cognitive training approach depicting everyday life tasks (preparing food, choosing clothes, shopping, etc.). Improvements were found in the assessed cognitive domains at 6 to 10 post-treatment sessions. In-depth analysis through reliable change scores has suggested larger treatment effects on global cognition. Overall results suggest that the use of virtual reality-based exercises on everyday life activities may be a useful cognitive rehabilitation approach to provide short-term gains in cognition following stroke.Item Educação, na primeira pessoa(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Clímaco, Maria do Carmo; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoMaria do Carmo Clímaco é doutorada em Política Social – Educação, pela Escola de Gestão da Universidade de Cranfield, UK, e mestre em Ensino das Línguas, pela School of Education da Universidade de Boston, EUA. Foi dirigente nos serviços centrais do Ministério da Educação entre 1997 e 2005, e presidente da Associação Internacional das Inspecções de Educação, entre 2001 e 2004. Em 2006, integrou o Grupo de Trabalho responsável pelo primeiro modelo de Avaliação Externa das Escolas, decorrente da Lei 31 de 2002. Actualmente, exerce funções docentes na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), e integra a equipa de coordenação da participação portuguesa no projecto Rede Europeia sobre Liderança Escolar (EPNoSL- European Project Network on School Leadership). Tem vários trabalhos publicados na área da Avaliação das Escolas, da administração escolar e da análise do Sistema Educativo. Mas, considera-se sobretudo uma professora…Item Ensino experimental das ciências e educação em ciência no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar : um projeto de supervisão pedagógica de atividades laboratoriais e da utilização de Quadros Interativos e Moodle(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Albino, Jocélia da Silva Ferreira; Silva, Maria Manuela Abreu da; Silva, Ana Paula Lopes daEste artigo apresenta os resultados de um estudo que incidiu sobre um projeto de supervisão clínica, realizado num ambiente de formação contínua e de trabalho colaborativo entre docentes de vários níveis de ensino. Esse projeto visava simultaneamente promover o domínio das atividades laboratoriais, com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aplicadas ao Ensino Experimental das Ciências e à Educação em Ciência por parte de docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico em exercício, e o desenvolvimento de diversas competências por parte das crianças envolvidas. Os resultados obtidos revelam que o projeto produziu alguns dos efeitos visados.Item A good practice in School Leadership : Portuguese case study(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Clímaco, Maria do Carmo; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThe schools’ evaluation regime, comprising self and external evaluation procedures, was put in force in 2002 and justified by the policy makers as a tool for “deepening school autonomy” and “improvement”, gave rise to some “insecurity” and “malaise” within schools. Therefore, hipper-bureaucratization evaluation procedures have been adopted in many schools, which some studies indicate as a tendency and evidence of reduced autonomy.Item A liderança dos professores para a equidade e a aprendizagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2015-07-03) Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNas últimas duas décadas, a investigação sobre a liderança nas escolas tem vindo a evidenciar a sua relação com a qualidade da vida escolar (Elmore, 2008; Poekert, 2012). Porém, a ênfase tem sido maioritariamente colocada no papel das lideranças formais, que se reconhece influenciarem os professores e, por via deles, a qualidade das aprendizagens dos alunos. Por outro lado, Woods e Roberts (2013) evidenciam tanto a inevitabilidade da liderança ser distribuída nas escolas como, quando reconhecida e intencionalmente fomentada, ser uma estratégia de desenvolvimento social, de reforço dos valores da participação democrática de todos os implicados no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, da promoção da equidade e da justiça social. Assim, julgamos necessário deslocar a ênfase para a “liderança dos professores”, nomeadamente a sua autoliderança e a liderança dos seus alunos, isto é, que se considere os professores quando são chamados a liderar o desenvolvimento do currículo e os seus alunos tanto durante o trabalho na sala de aula como no processo de aquisição das aprendizagens, cuja qualidade decorre, em grande medida, do investimento que os professores fazem no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional (Flores, Ferreira & Fernandes, 2014). Com o objetivo de estimular uma reflexão que possa aprofundar e definir novos percursos de investigação sobre a liderança nas escolas, apresenta-se, neste texto, uma revisão da literatura de obras e autores diversos, que incidem sobre o perfil e a ação dos professores, enquanto sujeitos que mais diretamente influenciam as aprendizagens dos alunos e dos colegas, com impacto social transformador.Item Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Clímaco, Maria do Carmo; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013).Item Spiritual Intelligence Self-Assessment Inventory : psychometric properties of the Portuguese version of SISRI-24(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula Lopes da; Oliveira, Jorge; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsSpiritual intelligence has gained increasing importance as an academic construct in the field of psychology. We present the psychometric properties for the Portuguese adaptation of the Spiritual Intelligence Self-Report Inventory-24, SISRI-24. The exploratory analysis showed a factorial structure different from the original scale, comprising three factors instead of four as in the original version, in which “Transcendental Awareness” was removed. The confirmatory factorial analysis revealed adjustment to a three-factor model for the Portuguese version. The main indexes of adjustment are generally better than the original four-factor version, suggesting the adequacy of this solution for the Portuguese population. The analysis with the convergent measures (SWBQ and MPWQ) provides evidence of the construct’s validity and criterion. The results are promising, allowing us to proceed with the uses of this tool for measuring spiritual intelligence, which may, however, be improved in the future.