FCSEA - Centros de Investigação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCSEA - Centros de Investigação por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 77
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Turismo e Cultura: Rotas do Atlântico(Afrontamento, 2000) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA emergência do Turismo na Região da MadeiraItem Educação e Democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2002-05) Torres, Carlos Alberto; O'Cadiz, Maria del Pilar; Wong, Pia Lindquist; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoComo todas as obras, também edição portuguesa de Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e a reforma educativa, de Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz e Pia Lindquist Wong, tem uma história. Seguindo uma boa prática existente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, a nóvel área das Ciências de Educação decidiu proceder a organização periódica de um colóquio científico que permitisse aos seus estudantes, docentes e investigadores o contacto com os trabalhos e as interrogações de investigadores e académicos de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, sob uma temática específica. Para o primeiro Colóquio, realizado em Março de 2000, decidiu-se associar os nomes e a obra de dois dos maiores pedagogos da língua portuguesa, Paulo Freire e Rui Grácio, para uma reflexão sobre os caminhos da educação e sobre a possibilidade de uma acção emancipatória no campo educativo.Item Mercadores de Letras : Rumos e Estratégias dos Editores e Livreiros no Estado Novo(Marca D’Água, 2009) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs "mercadores de letras" que agora publicamos corresponde ao texto da nossa dissertação de mestrado em História Contemporânea, defendida na faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, em 1998. Por diversas razões e apesar de algumas propostas, sempre com a intenção de aligeirar o texto, não o publicamos na altura. Os projetos entretanto encetados e os novos rumos tomados pela nossa atividade de investigação, nomeadamente a opção pelo doutoramento em museologia, desviaram-nos decisivamente da nossa investigação sobre os editores e livreiros, sobre a divulgação do livro e da leitura. Foram anos de muita atividade. Em colaboração com o nosso amigo Ricardo Machaqueiro, desenvolvemos vários trabalhos sobre editoras e sobre os editores, nomeadamente sobre a Civilização do Porto, a Prelo a Teorema. Fizemos alguns trabalhos sobre Bibliotecas de Lisboa: A saudosa Biblioteca Popular, a biblioteca dos Operários da Sociedade Geral, A biblioteca do Arsenal do Alfeite, onde buscamos os vestígios da atividade de Bento Gonçalves, a Biblioteca da Voz do Operário. Trabalhamos várias livrarias, como a livraria leitura do Porto e a Livraria Ler, a livraria do Luís Alves, tertúlia do lisboeta bairro de Campo de Ourique, ao pé da estátua da Maria da Fonte. Alguns destes textos foram dados ao prelo em periódicos. A ver vamos se alguns serão reeditados.Item Os manuais liceais de ciências da 1.ª República(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA 1.ª República foi palco de uma multiplicidade de alterações e intenções educativas que tentaram influenciar o modo de ensino vigente. Os manuais escolares, devido a serem uma importante fonte do conhecimento científico e pedagógico, revestem-se como objectos de estudo significativos sobre o ambiente educativo dessa altura. Este trabalho visa dar um contributo para o campo da análise manualística, ao apresentar os dados bibliográficos, as características físicas e modo de organização dos manuais escolares mais relevantes destinados ao ensino liceal das ciências durante a 1.ª República. Nesse período destacaram-se indubitavelmente as obras para o ensino liceal da Zoologia, elaboradas por Aires, e para o ensino liceal de Botânica, redigidas por Coutinho, cujos manuais deram um contributo essencial para o ensino das ciências da época.Item As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905-1959)(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, Bento; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO ensino das teorias da origem das espécies no sistema de ensino liceal português ainda não está completamente esclarecido. Esta investigação visou contribuir para essa clarificação, ao mostrar o modo como os autores dos manuais de Ciências Naturais destinados ao ensino liceal, fizeram essa transposição, no período compreendido entre 1905 e 1959. Para tal, estudaram-se as perspectivas e as teorias da origem das espécies, os mecanismos e as provas do evolucionismo que apresentaram. Os resultados mostraram que a tipologia diversificada de mecanismos e de provas de evolução que transpuseram, evidencia que a argumentação em prol do evolucionismo continuou a dominar o discurso dos autores dos manuais desse período. Contudo, concorreram nesses manuais diversas explicações para a evolução das espécies, como o lamarckismo, o neolamarckismo, o darwinismo, o neodarwinismo, a ortogénese, o mutacionismo e o transformismo teísta. The teaching of the origin of species theories in the Portuguese secondary education hasn’t been completely clear yet. This investigation aimed to contribute to this clarification, showing the way the authors of secondary schools science textbooks, did that transposition, from 1905 to 1959. Therefore, there were studied the perspectives and the origin of species theories, the mechanisms and proves of evolutionism that they had presented. The results showed that the diverse typology of mechanisms and proves of evolution they had transposed, showed that the argumentation in favor of the evolutionism continued to domain the discourse of school textbooks authors from this period. However, there were many explanations in these textbooks for the evolution of species, such as Lamarckism, neoLamarckism, Darwinism, neoDarwinism, Orthogenesis, Mutationism and Theistic Evolutionism.Item A Definição e o Âmbito do Turismo: um aprofundamento necessário(2010-01-31) Cunha, Licínio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAo longo de todo o século XX os organismos internacionais reconhecem a necessidade de definir os conceitos básicos do turismo com o fim de obter estatísticas comparáveis. Inicialmente fizeram-no tendo em vista apenas as relações internacionais de que resultou um conceito restritivo do turismo. À medida que as viagens se foram alargando a todos os países e estratos populacionais, tais organismos foram adoptando as definições até chegar à actual, aprovada pela Comissão de Estatísticas da ONU em 1993. Apesar do largo consenso que obteve, apresenta, contudo, algumas dificuldades. Ao mesmo tempo, os autores e investigadores procuraram definir o turismo, não já com a preocupação de elaborar estatísticas, mas na tentativa de caracterizar uma actividade complexa que emergindo no princípio do século, se viria a transformar numa das maiores actividades económicas mundiais. Contudo, também destas definições não resulta a clara compreensão do fenómeno turístico nem abarcam toda a sua realidade. O presente trabalho pretende identificar as insuficiências de uma e de outras com o objectivo de contribuir para encontrar uma definição que possa merecer a aceitação por parte da comunidade científica.Item Turismo: “Coragem para agir”(Edições Universitárias Lusófonas, 2010-02-24) Cunha, Licínio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoHá uma grande apetência para proclamar “o ano de ouro do turismo”, “o melhor de sempre” só porque a procura cresceu. Mas, não é verdade, que em situações de evolução normal, os anos não são os melhores de sempre? Basta crescer 1%! É uma “boutade” que pode não ter significado nenhum mas, pelos vistos, do agrado geral porque é repetida constantemente. Mas tem consequências negativas porque tende a iludir a realidade, a criar euforias desajustadas e abranda o esforço para corrigir as situações de desequilíbrio. Basta a experiencia para o demonstrar.Item Günter Strauss e a Colecção de Minerais do Museu Mineiro do Louzal(Edições Universitárias Lusófonas, 2010-06-01) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoGünter Strauss is Ph.D. in geology from the University of Munich in 1965. He is a German living by long time in Spain. Naw he is a SAPEC High Advisser His doctoral thesis, submitted in 1965, with the title "About the Geology of the Province of pyrite Southwest of the Iberian Peninsula and its oil fields, especially in the pyrite mine Louzal - Portugal" Systematized the term" Iberian Pyrite Belt ", called for the deposits of iron ore cuprífera, rich in sulfur and other metallic minerals, which occurs between the rivers Sado and Guadalquivir, where they settled several mining complexes, of Louzal, Rio Tinto, through Castro Verde, Santo Domingo and Tharsis. Local mining tradition with an ancient where today seeks to preserve the legacy and memory of mining through measures to enhance equity. The result of work carried out Louzal then formed the basis of geological and documentary collection that has survived and has been proposed for cultural units under the activities of the mining museum Louzal. The richness and importance of this collection, consisting of several hundred documents, geological samples classified, minerals and cartography, comes from its presence Situ"In its state of preservation, that despite the various threats it is still within reach of their preservation, and the relative rarity of such collections, with the units of mining production. This communication aims to reveal the contribution of Mr Strauss for the formation of this collection and submit his proposal for cultural units, with the hope that those responsible for safeguarding them understand the need for its preservation and dissemination. So discuss the scientific and professional way Günter Strauss, a geologic formation of the estate of Mines Louzal, and the draft musealization proposition.Item A Importância da Avaliação e da Comunicação dos Riscos na Prevenção – Caso Prático: Máquinas para trabalho com madeiras(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Sá, José Carlos; Silva, Olga; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO setor das madeiras é um dos setores de atividade onde se verifica um considerável número de acidentes (mortais e não mortais), segundo dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP). Na sua maioria, as empresas não possuem uma avaliação de riscos, apesar sua obrigação legal e ignoram a importância da mesma como fonte de informação para o planeamento da formação dos seus colaboradores. Para a elaboração deste artigo, foram selecionadas 16 máquinas utilizadas na indústria das madeiras e sobre as quais foram realizadas avaliações de riscos pelo método desenvolvido pelo INSHT – Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo a partir de um modelo concebido por Kinney. Com esta avaliação de riscos pretende-se estudar a variabilidade dos riscos por equipamento, bem como a sua gravidade através do Nível de Risco (NR). Com o intuito de estudar a importância da avaliação e da comunicação dos riscos na prevenção, foi realizado um questionário junto de 104 pessoas com formação relevante na área da segurança e higiene do trabalho (Técnicos Superiores de Segurança e Higiene do Trabalho e Técnicos de Segurança e Higiene do Trabalho) e experiência profissional. No estudo realizado constata-se que a variabilidade de riscos por equipamento não é significativa, mas permite concluir que a realização de avaliação de riscos é importante dentro das organizações, apesar de não ter sido possível determinar o impacto que esta tem na sinistralidade e no desenvolvimento de doenças profissionais.Item Museus como pioneiros para a sustentabilidade ambiental(Museologia & Interdisciplinaridade, Brasilia, 2012-03-03) Mendes, Manuel Cardoso Furtado; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho, que se insere nos estudos da Museologia, visa uma chamada de atenção através desta importante área disciplinar, para a preservação do meio ambiente enquanto património. Referimos a relação entre Museus e meio ambiente e alguns documentos internacionais que fundamentam a introdução das preocupações ambientais e a sua sustentabilidade no âmbito da museologia. Faremos referência a alguns tipos de Museus no que se refere à sua arquitetura e tipo de construção e, apontamos soluções técnicas disponíveis no mercado para as fontes energéticas que consideramos mais apropriadas, relativamente à inserção individual ou coletiva de equipamentos para a captação e produção de energias renováveis e limpas nestes equipamentos culturais.Item Responsabilidad social de los museos contemporáneos.(2012-04-02) Mendes, Manuel Cardoso Furtado; Rechena, Aida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste texto aborda las responsabilidades sociales de los museos contemporáneos tomando como punto de partida la noción de museos como instituciones sociales y al servicio de la comunidad tal y como es defendido por la sociomuseologíaItem Reencontros: A museologia como instrumento da reconstrução da memória social(Edições Universitárias Lusófonas, 2012-06) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo propõe uma reflexão da museologia social como ferramenta na resolução de processos de conflitualidade nas comunidades através da ativação da memória social. A dor dos entes que partem choradas no embondeiro são também modos de olhar o futuro. Fazem parte dos rituais do ciclo da vida e do renascimento no corpo social, onde as partes do todo são sucessivamente reconstruídas no devir. São modos de expressão das partes de um todo sem autonomia ontológica. As memórias sociais enquanto representações dos processos ontológicos construídos nas comunidades transportam o conhecimento sobre as experiências sociais partilhadas e tornadas conscientes em cada presente como expressão duma vontade de futuros. A proposta da análise da sociomnese na comunidade parte da ativação da consciência da experiencia para construir ações socialmente partilhadas. Neste artigo vamos mostrar como a utilização da sociomnese se constitui como ferramenta de investigação-ação que integra a expressão das heranças das comunidades e dos territórios na construção dos seus processos sociais. Depois de ilustrar alguns processos de reconstrução de memórias a partir das partilhas das heranças comuns, vamos procurar demonstrar a validade da utilização da museologia social na resolução dos conflitos e na reconstrução dos processos socioculturais das comunidades.Item A Árvore da Palavra(MPPM, 2012-06-02) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Museologia e os Processos de Resolução de Conflitos. Proposta metodológica da museologiaItem Sociomuseologia y Globaización(Edições Universitárias Lusófonas, 2012-08) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTodos sentimos que el mundo está cambiando de forma muy rápida. Nuestras instituciones dedicadas a la memoria se enfrentan a importantes desafíos en un mundo globalizado. Este artículo tiene como objetivo situar la problemática de la sociomuseología frente a la globalización. Después de reflexionar sobre la evolución de la globalización y la sociomuseología, vamos a problematizar algunas de las cuestiones que emergen como desafíos en la sociomuseología contemporánea y que han sido respondidas de diferentes maneras. Finalmente ilustraremos los problemas abordados con tres ejemplos que consideramos significativos de una sociomuseología en tiempos de globalizaciónItem Energias renováveis nos edifícios de Museus : contribuição para a preservação ambiental(Edições Universitárias Lusófonas, 2012-11-05) Mendes, Manuel Cardoso Furtado; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTrata-se de um artigo na área da Museologia, onde relacionamos a responsabilidade social dos Museus com a aplicação das energias renováveis aos seus edifícios, quer existentes ou a construir de raiz. Apresentamos as energias renováveis cuja tecnologia de captação e produção estão tecnologicamente desenvolvidas e prontas a serem utilizadas, dando relevo àquelas que mais se adequem na aplicação direta aos edifícios de Museus, de modo a contribuir-se por esta via para a sustentabilidade e preservação ambiental. É feita referência a alguns casos práticos onde as energias renováveis tenham sido aplicadas com sucesso.Item A Energia Solar Fotovoltaica em edifícios de Museus ou Contros de Cultura: Contributo para a preservação e sustentabilidade ambiental(Edições Universitárias Lusófonas, 2012-12-10) Mendes, Manuel Cardoso Furtado; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo pretendemos abordar a relação entre museologia e proteção do meio ambiente tendo em conta que há necessidade premente de por todos os meios disponíveis salvaguardarmos a continuidade da vida de todos os Seres que habitam este Planeta. Com essa finalidade apresentamos algumas soluções técnicas relativamente à utilização da energia solar com utilização na produção de eletricidade passível de ser aplicada nos edifícios destinados a Museus ou Centros Culturais. Propõe-se e desenvolve-se a energia solar fotovoltaica como solução de elevado nível de eficiência para produção de energia elétrica uma vez que é de fácil integração em praticamente todos os revestimentos e/ou estruturas de edifícios quer existentes quer a construir de raiz.Item Lugares de Memória da Escravatura e do Tráfico Negreiro (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe)(Marca D’Água, 2013-05) Henriques, Isabel de Castro; Leite, Pedro Pereira; Fernandes, Cátia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThroughout the lengthy duration of this extremely violent slavery phenomenon where man's cruelty is made evident, it gave rise to places of memory: monuments, toponyms, ethnonymns, stories, legends and myths. Collective memory has constantly recycled this basic fabric. The aim of this Catalogue, dedicated to acknowledging the memory of places in the Portuguese-speaking African countries, is to identify, list, map and give information about the different sites of memory: those that can be seen and touched, without however forgetting those which have re-enacted the creative process thanks to oral tradition.Item As Narrativas Biográficas e as metodologias de investigação-acção sobre a memória e o esquecimento(Marca D’Água, 2013-06) Leite, Pedro Pereira; Fantasia, Ana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThe integration of Biographical Knowledge in research processes is a methodological proposal of critical empiricism that shifts the centre of production of knowledge to the research objects. We try to show haw Biographical Narratives can allow bypassing the locks and the deviations from real observation by the researcher and focus is work on actors in process. In the critique of the Eurocentric paradigm and is production of hegemonic scientific discourses by Bonaventura Sousa Santos (Santos, 2000) proposes the "south epistemologies" as a research process and the inclusion of knowledge of actors as the research field. In the article we will try to look at the process of production of biographical narratives using the tools of south epistemological proposal. We start reviewing the methodologies working on biographical objects. Then we present the preliminary studies and research we have been doing in communities in southern Mozambique in Djabula Community Centre. These results should be completed with other works on the ground, and now we opened as a collaborative process discussion on African Studies community. The project will be completed in the coming months, through the proposal of a "House of memories" to develop with the local population through articles, stories, sounds and dances that are chosen and will support the chosen narratives by the community. The projects created with local players, from their problems allow rapprochement and dialogue between the different knowledge.Item Heranças do Mar Salgado: A Geocultura na Estratégia do Mar(Marca D’Água, 2013-12) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta publicação resulta dum trabalho de investigação que realizamos em 2012 no âmbito do Instituto de Defesa Nacional em Lisboa Nele problematizamos as heranças e os patrimónios marítimos de Portugal, o âmbito da visão do mar na então discussão o âmbito da Estratégia Nacional. Partimos do senso comum que surge em tantas narrativas identitárias sobre a condição marítima e da relevância do mar na formação da identidade nacional, para procurar discutir o conceito de geocultura na estratégia do mar. A pertinência da abordagem do património marítimo da nação é um tema que será consensualmente reconhecido. Bastará a evocação metafórica da poética de Fernando Pessoa em Mar Português que escreve “Oh mar salgado, quando do teu sal são lágrimas de Portugal” (Pessoa, 1997, 40), para o justificar com um magma primordial onde assenta a essência nacional. As grandes linhas da história da nação neste último século também atribuem uma elevada relevância à escrita sobre o mar. Será pertinente salientar, no âmbito das relações internacionais, que nestes últimos quarenta anos dos três pilares da estratégia de afirmação da nação no mundo, dois – a atlanticidade e a lusofonia, assentam na relação com o mar. A geografia do território, incluindo os seus elementos insulares está também profundamente ligada a essa condição marítima. De fato, como mais à frente veremos a partir da apresentação da representação cartográfica, o território grosso modo corresponde à fachada da Meseta Ibérica, incluindo as bacias hidrográficas que drenam do Maciço Central. Uma condição marítima que marca o clima, o solo, a cultura das gentes, as festas e a alimentação. Será portanto natural que a herança marítima seja uma narrativa patrimonial com relevância nos lugares de memória.Item Testemunhas de Bullying em Contexto Escolar(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Carita, Ana; Macedo, Ana Cristina Linard; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoPotenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivações da pesquisa, que tomou como objeto principal o papel das testemunhas de bullying em contexto escolar. Foi objetivo principal identificar os papéis por elas adotados face ao bullying e a sua posição relativa, bem como a relação entre o papel e variáveis como clima escolar (tipo, frequência e gravidade do bullying), experiência prévia de bullying e emoções. Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequência de bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda às vítimas (H1) e se reconhecido como danoso para estas gerasse igual resposta por parte das testemunhas (H2). Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoções como o medo e o prazer em observar e a não ajuda à vítima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240 estudantes da 6ª à 9ª séries, de ambos os géneros, entre 11 e 16 anos, a maioria com experiência direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada num bairro periférico e problemático de uma cidade do nordeste brasileiro. Os principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papéis observador e apoio à vítima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) não confirmação das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4: o medo apenas está ausente nos que ajudam o agressor; o prazer apenas está presente no mesmo grupo. Os resultados aconselham intervenções no continuum preventivo, multidimensionais (dimensões afetiva, moral, social e cívica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a ações interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade.