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Item 1. Introdução(2017) Freitas, Rui Lomelino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Esoterismo Ocidental constituiu-se durante as últimas décadas um indiscutível campo de conhecimento académico, fundamental para a compreensão da História das Ideias. Pode ser definido como um "padrão de pensamento" com as suas raízes na filosofia helénica, em particular o Gnosticismo, Hermetismo e Neoplatonismo.Item 10. Franco-maçonaria e Esoterismo(2017) Ventura, António Pires; Bobet, Valeria Aguiar; Camargo, Felipe; Freitas, Rui Lomelino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoUm sistema de ritos nos quais, através da alegoria e do símbolo se procura proporcionar ao iniciado a Iluminação e uma irmandade de filósofos-construtores – este é o ideal da maçonaria que influenciou diversos desenvolvimentos científicos, culturais, políticos e sociais até aos dias de hoje.Item 11. Rosacruz, Teosofia Cristã e Ciências Arcanas(2017) Mateus, Gabriel; Freitas, Rui Lomelino; de Mendonça Jr, Francisco; Bubello, Juan Pablo; Carreira, Fernando; Vieira, Otávio Santana; Lindemann, Ricardo; Macias, Enrique Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Theosophia cristã, que emerge no Renascimento, em contraposição ao dogmatismo teológico, procurou unir a via religiosa com a via científica, assumindo-se como Religião do Pensamento, da que falaria Giordano Bruno ao descrever o hermetismo. Foi neste contexto que se desenvolveu a astrologia, a alquimia, as ciências médicas, a magia e o estudo da natureza, profundamente influenciados pelo trabalho de Paracelso. Neste movimento a arte encontrou novos cânones de beleza, adquirindo uma dimensão simbólica, menos formal e utilitária, mas muito mais profunda. A religião tornava-se mística, individual, buscando o contacto directo e sem intermediários com o divino arquitecto. O pensamento filosófico era incitado ao questionamento e o método experimental era aplicado de forma racional. Desta miscelânea nasceram impulsos e movimentos que determinariam profundamente a História moderna e contemporânea. São conhecidos autores deste movimento, entre muitos outros, nomes como: Valentin Weigel, Heinrich Khunrath, Johann Arndt e Jacob Bohme.Item 12. New Age e o Esoterismo Ocidental(2017) Honrado, Alexandre; Casademont, Eudald Espulga; Cordovil, Daniela; Vital, Mariana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA New Age é uma corrente variegada do esoterismo contemporâneo que se espalhou supõe-se que a partir da Califórnia, nos Estados Unidos, mas tem raízes em diversas correntes. É comum entre vários investigadores a indicação de Alice Bailey como ‘inventora’ da denominação New Age e Marilyn Ferguson e Fritjof Capra são tipicamente considerados os expoentes máximos desse movimento. O termo New Age é muitas vezes associado a Era de Aquário. O holismo ocupa um lugar central na filosofia da New Age. Nessa visão tudo está interligado. É objectivo deste painel temático compreender melhor o fenómeno na sua manifestação actual e nas influências advindas da tradição esotérica ocidental.Item 2. Arte e Esoterismo Ocidental(2016) Lousa, Teresa; Ribeiro, Luís Campos; Soares, Manuela; Marivoet, Salomé; Garcia, Jorge Tomás; Rita, Dora Iva; Garcia, Inês Henriques; Peneda, João; Ventosa, Roger Ferrer; Rodrigo, Júlio Mendes; Marjorie E., Warlick; Váraljai, Anna; da Rocha, Isabel; Nunes, Mariana Bernardo; Ribeiro-Pereira, Miguel; Oliveira, Arilson; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA arte constitui, tal como muitas outras áreas do saber, um veículo de expressão e de comunicação de conhecimentos interiores, sendo considerada pela Gnosis uma das quatro colunas do conhecimento, em conjunto com a Ciência, a Filosofia e a Religião. Podemos encontrar, da Antiguidade à Contemporaneidade, em templos, pinturas, esculturas, na música e também na literatura e poesia, muitos testemunhos de como os artistas plasmaram, numa linguagem metafórica, intuições de uma ciência tendencialmente dialética. Mais do que uma via mística, a arte constitui também uma das principais manifestações culturais de um saber que, por não ser mainstream e por ter sido cunhado pejorativamente durante séculos, não pode ter uma divulgação pacífica ou ostensiva. Por isso, o esoterismo ocidental encontrou inegavelmente na arte, pelo seu caráter imagético e metafórico e não textual ou literal, um território de difusão e promoção extremamente fértil. Assim, neste Simpósio Temático gostaríamos de receber propostas que explorem a relação da arte com o esoterismo ocidental numa dupla vertente: como revelação e como divulgação de um saber hermético.Item 3. Hermetismo, Pitagorismo e Platonismo como forças motrizes do Renascimento e da Ciência Moderna(2017) Anacleto, José Manuel; Marques, José Manuel; Gonçalves, Nuno Ferreira; Ferré, Pere Sanches; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Hermetismo, o Pitagorismo e o Platonismo – parentes próximos e, em muitos casos, indestrinçáveis – ressurgiram em força na Europa na primeira metade do século XV e constituíram forças iniciadoras ou deveras influentes do Renascimento e (por estranho que a muitos possa parecer) do nascimento da Ciência Moderna. Os concílios de Florença e de Ferrara, a Academia Florentina, figuras como Plethon, Marsílio Ficino, Picco della Mirandola, Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Roger Bacon e Francis Bacon, Thomas Morus e Thomas Campanella, entre outros, sem esquecer os manifestos Rosacruzes, representam sinais manifestos e até evidentes disso mesmo.Item 6. Estética, simbólica e esoterismo(2017) Cavalcante, Francisco de Assis; Amorim, José Carlos de Abreu; Moraes, Suelma; Mendia, Fabio; Jimenez, Rócio Sola; Segundo, João; Ferré, Pere Sanches; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs manifestações simbólicas e imagéticas que têm um amplo uso no ocidente e ao mesmo tempo foram rejeitadas, utilizam-se de uma larga morfologia, símbolos, sintemas, signos, ícones, emblemas, os mesmos fornecem significação para a construção da realidade que o homem apreende a partir do século XV. Haja vista, que há uma ampla divulgação de tratados alquímicos, cabalistas, herméticos, movimento este que alcança no século XVIII uma barreira impávida do racionalismo. Desta maneira, temos aqui uma ampla e difusa produção imagética, cuja a permanência de indicadores estéticos nos permite evocar uma estetização nestes trabalhos, a partir das imagens evocadas e ilustradas que nos remetem à conceitos abstratos e alegóricos dos textos, cuja a análise dos mesmos, nos permite inseri-los no âmbito da arte. O presente simpósio visa receber trabalhos que voltem-se para os aspectos estéticos (este termo entendido de forma ampla), presentes nos múltiplos trabalhos alquímicos, herméticos, cabalistas, rosacruzes e outros do gênero, que possuam um diálogo com o esoterismo ocidental. Afim de, que possamos perceber as contribuições epistemológicas para o campo do esoterismo na estetização.Item 7. Teosofia Antiga e Moderna(2017) Lindemann, Ricardo; Anacleto, José Manuel; Marchesini, Otávio; Baptista, Erlinda Martins; Almirall, Juan; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Simpósio/Painel Temático sobre Teosofia Antiga e Moderna tem por objetivo apresentar pesquisa opcional em três subdivisões de área temática: (i) A Teosofia Antiga ocidental, conforme sua origem grega possivelmente remota em Pitágoras e Platão, ou mais recente no Neoplatonismo Alexandrino (Século III dC, significando literalmente “Sabedoria Divina”) a partir de Amônio Sacas, Plotino, Jâmbico, Proclo, Orígenes de Alexandria, entre outros, e suas possíveis correlações orientais, principalmente no Hinduísmo, Vedanta, Yoga e Budismo; (ii) A Teosofia Moderna, principalmente a partir de Blavatsky e da fundação em 17/nov./1875 da Sociedade de Teosófica (e suas derivações: Maçonaria Mista Internacional, Igreja Católica Liberal, etc.) encorajando o estudo comparativo de Religião, Filosofia e Ciência, investigando principalmente A Doutrina Secreta e suas proposições fundamentais, as Cartas dos Mahatmas, em temas como a relação entre o Absoluto, o Logos ou Deus, as Leis de Periodicidade, Reencarnação, Karma, Evolução e o Plano Divino; autores como Besant, Leadbeater, Jinarajadasa, Sri Ram, Taimni, Krishnamurti, entre outros, e em obras traduzidas por Fernando Pessoa como Ideais da Teosofia, A Voz do Silêncio, Introdução ao Yoga, etc. ; (iii) As correlações ou correspondências entre A Teosofia Antiga e a Moderna e sua possível unidade.Item Are urban living labs the new normal in co-creating places?(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Bylund, Jonas; Riegler, Johannes; Wrangsten, Caroline; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem A Árvore da Palavra(MPPM, 2012-06-02) Leite, Pedro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Museologia e os Processos de Resolução de Conflitos. Proposta metodológica da museologiaItem Árvore das Memórias - Laboratório de Pesquisa em Museologia(2018) Leite, Pedro Pereira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoDesenvolver epistemologias inovadoras para trabalhar com a complexidade e a mudança em comunidades sustentáveis e promover políticas publicas culturais para a diversidade culturalItem Assessing digital co-creation in urban transformations: Case of Vilnius(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Skaržauskienė, Aelita; Mačiulienė, Monika; Gudelytė, Laura; Mačiulis, Algimantas; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoPublic spaces play a vital role in urban democracy since they enable collective usage and reflection. One of the ways to make open public spaces more attractive and inclusive in modern times full of busyness is through the use of innovative digital technologies. Mobile and Internet-based interventions into public spaces deploy a number of strategies – from gathering data through GIS, syntax mapping to using digital tools to collect ideas and opinions of stakeholders. Digitization may often lead to bottom-up initiatives where the citizens and other stakeholders voluntarily employ their talent and resources to enhance the quality of life and solve problems of urbanized societies. This chapter presents methodological Digital Co-Creation Assessment Framework which considers a variety of aspects in the transformation of open spaces to co-creative systems: socio-cultural contexts, multi-stakeholder perspective, diversity in needs, incentives for participation of different groups and cooperation capabilities. The framework provides a useful approach to explore initiatives of digital co-creation as it allows to identify potential areas of improvement and to compare case studies on common indicators. However, definition of complex socio-technical systems, such as digital co-creation, is unavoidably partial, contextspecific and temporary. To test the applicability of the evaluation tool, the authors have chosen to analyse the transformation of Aukštamiestis district in Vilnius from a private space to a public place by conducting a case study analysis. The transformational nature of selected case study allowed to identify the limitations of proposed model and define the areas of improvement for applicability in varied contexts.Item AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-03-10) Rosa, Vítor; Dantas, Lucimar; Lopo, Teresa Teixeira; Leal, Maria Clara; Almeida, Everaldo dos Santos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente trabalho de investigação, Avaliação Pedagógica de Resultados Escolares e Literacia de Leitura (AVAL), desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), decorreu entre 2020 e 2021.Item C3Places - Using ICT for Co-Creation of Inclusive Public Places(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-03) Costa, Carlos Smaniotto; Batista, Joana; Almeida, Inês; Menezes, Marluci; Skaržauskienė, Aelita; Mačiulienė, Monika; Botteldooren, Dick; Renterghem, Timothy Van; Pizzi, Rita; Ceravolo, Paolo; Erjavec, Ina Šuklje; Žlender, Vita; Marušić, Barbara Goličnik; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis e-book and correspondent platform MyC3Place present the collection of the outcomes carried out by the partners of the C3Places Project.It explores the new dynamics of open spaces as a trusted service for community and expands our understanding on how mediated public open spaces function, paying attention to stakeholders, local context and different social groups. The e-book shows how it's possible to increase the quality of public open spaces (squares, parks, green spaces) as a community’s service, reflecting through ICT the needs of different social groups. Public spaces are critical for cultural identity, as they offer the place for interactions among generations and ethnicities. Even in the digital era, people still need contact with nature and other people to develop different life skills, values and attitudes, to be healthy, satisfied and environmentally responsible. Using ICT and co-creating with users, this e-book expands our knowledge on meeting emerging citizens’ needs about the future public space. All the contents are classified by means of keywords that are described on the following pages. Then the work of each partner is presented in detail.Item Categorisation of digital tools for co-creation of public open spaces. Key aspects and possibilities(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Erjavec, Ina Šuklje; Žlender, Vita; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoInformation and communication technologies (ICT) have the potential to contribute to the quality and attractiveness of public open spaces and to promote their inclusiveness through a co-creating approach, when ICT tools are used with consideration. There are many different digital tools available and all the time new ones are being developed. However, there is no scholarly consensus on which types of ICT tools are best to use in a specific stage of the co-creation process to effectively support the spatial planning process. This chapter explores the literature and discusses technological and spatial quality as well as user-related aspects of different types of digital tools. Our objective is to define the basis to better understand the different potential of digital tools to meet the needs of people and be useful for all the parties involved in the co-creation process with the focus on planning and development aspects of the quality of public open places. The chapter addresses the challenges faced by urban planners and designers when they wish to integrateICT into the process of planning and design and the complexity of the User – ICT – POS interlink. It also explains stating points for a categorization of digital tools for co-creation. Finally, it proposes a framework for classification of digital tools for co-creation. It also takes up the challenge of identifying the criteria for the assessment of existing ICT tools, their features, added values, suitability and usefulness at a particular stage of the public open space co-creation and development process, as well as paving the way for further analyses of their advantages and disadvantages in comparison to analogue tools.Item Cem Soldos, BONS SONS: quando uma aldeia em manifesto se transforma em festival(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste festival destaca-se pelas suas práticas pró-ambientais em termos de alimentação, nomeadamente ao nível de oferta (refeições vegetarianas; alimentos Km0 — estratégia de produção local, justa, que respeita a diversidade genética e a qualidade dos produtos agroalimentares, procurando que as actividades de transformação e venda ao consumidor final sejam realizadas num raio de 50 km do seu local de origem), utensílios (pratos e talheres biodegradáveis, copos reutilizáveis) e compostagem (cozinhas e wc seca — recolha de palha para compostores e serradura para wc seca junto de produtores locais, a quem se devolvem os resíduos orgânicos alimentares), enquadradas numa visão ampla de sensibilização ambiental (vídeos temáticos, porta-beatas, redutores de caudal de água, reutilização de materiais, para além de todas as actividades formativas/participativas durante o ano na aldeia).Item The collectors of meanings. Theoretical considerations on text and image conjunctions(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Jecu, Marta; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis article is an overview of a long tradition of fusing text and image in the body of literary texts. IT explores the role of conceptual art in these approaches by analysing the work of Os Espacialistas e Gonçalo M. Tavares, an artists group and a writer, who recently started to work together.Item Da habitação ao prato – Minga, uma cooperativa integral(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEnquanto cooperativa multisectorial, a Minga estrutura-se em quatro ramos cooperativos e respectivas secções: serviços (apoio em ferramentas de faturação, contabilidade, contratos de trabalho, certificação participada agroecológica); habitação e construção (promoção da [auto]construção ecológica, acesso à habitação [custo, qualidade], intervenção sociopolítica); comercialização (economia circular); e agricultura (produção agro-alimentar/florestal comercializável de pequenos agricultores locais com práticas ecológicas). Privilegia-se a cooperação com entidades públicas, potenciando colectivamente estruturas licenciadas e certificadas através da cooperativa.Item A Definição e o Âmbito do Turismo: um aprofundamento necessário(2010-01-31) Cunha, Licínio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAo longo de todo o século XX os organismos internacionais reconhecem a necessidade de definir os conceitos básicos do turismo com o fim de obter estatísticas comparáveis. Inicialmente fizeram-no tendo em vista apenas as relações internacionais de que resultou um conceito restritivo do turismo. À medida que as viagens se foram alargando a todos os países e estratos populacionais, tais organismos foram adoptando as definições até chegar à actual, aprovada pela Comissão de Estatísticas da ONU em 1993. Apesar do largo consenso que obteve, apresenta, contudo, algumas dificuldades. Ao mesmo tempo, os autores e investigadores procuraram definir o turismo, não já com a preocupação de elaborar estatísticas, mas na tentativa de caracterizar uma actividade complexa que emergindo no princípio do século, se viria a transformar numa das maiores actividades económicas mundiais. Contudo, também destas definições não resulta a clara compreensão do fenómeno turístico nem abarcam toda a sua realidade. O presente trabalho pretende identificar as insuficiências de uma e de outras com o objectivo de contribuir para encontrar uma definição que possa merecer a aceitação por parte da comunidade científica.Item The design of co-participation processes in public spaces in São Paulo as university extension project: The revitalization process of Dom Orione and Major Freire Squares(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Sanches, Débora; Ortiz, Sérgio Ricardo Lessa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis work discusses the revitalisation process of Dom Orione Square and Major Freire Square, developed in a university extension project by architecture and urban planning students of Centro Universitário Belas Artes in São Paulo. The Dom Orione project was conducted jointly with Association Novolhar, which provides social inclusion to children and teenagers in need living near the square. Even without a proper playground, the square is used by children all through the week. At weekends a flea market takes place, with local vendors using improvised tents for selling antiquities. To better understand the children’s expectations, the students organised a design and sculpture workshop in which children could express, the changes they wanted in the square in a playful manner. Through the drawings and clay sculptures, the students were able to create a project that met the needs of the local population. In the Major Freire Square, the project was developed in partnership with the NGO "EU RESOLVO", taking also into account the needs of local residents. Due to its proximity to the São Judas subway station, Major Freire Square has a great potential for recreation activities. The students organised meetings with the local population to discuss their needs in order to create a project suited to the locals. It is believed that participatory processes are fundamental for the training of architects and urban planners sensitive to the real-life issues of the city. Consequently, the appropriation of public spaces by the population in general and by children and adolescents in particular, will be better understood and taken into account. In this way, discussing methodologies and development alternatives by participatory projects contributes to future public policies and to the development of responsive public spaces.