Biblioteca - Teses de Doutoramento
URI permanente para esta coleção:
Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Navegar
Percorrer Biblioteca - Teses de Doutoramento por assunto "ACTION RESEARCH"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cooperar para aprender: um estudo de investigação-ação no ensino-aprendizagem da gramática portuguesa(2015) Machado, Maria Isabel Pacheco Cunha; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta pretende averiguar de que forma a investigação-ação pode constituir uma estratégia de promoção colaborativa de inovação educativa e mudança de práticas, aplicada ao ensino-aprendizagem da gramática, através da implementação de um Projeto de Oficina de Gramática, na disciplina de Português. A pesquisa apoia-se num paradigma predominantemente qualitativo, configurando um estudo de caso, envolvendo estudantes e docentes de 9º ano, de uma escola do distrito do Porto. A investigação engloba duas vertentes. A primeira tem como sujeitos os estudantes, através da aplicação de testes de avaliação interna e externa de 9º ano e de inquéritos por questionário, no final das sequências didáticas. Em triangulação, a segunda vertente focaliza as perceções das docentes participantes, acerca da intervenção pedagógica em Oficina de Gramática, abrangendo os registos de investigação-ação, o inquérito por entrevista à professora colaboradora e as notas de campo da investigadora. A análise dos resultados permite concluir que a investigação-ação, ao aperfeiçoar o trabalho colaborativo entre professoras e estudantes, ao longo de um ano letivo, possibilitou, em simultâneo, o desenvolvimento profissional docente e discente. Permitiu, ainda, verificar que a utilização do método de aprendizagem cooperativa contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, no domínio da gramática, bem como para o reforço de valores, como a partilha e a solidariedade. Em consequência, é significativa a evolução dos discentes, no domínio da gramática e nos resultados académicos, à disciplina de Português.Item Formação contínua e em serviço de professores de educação física e a Base Nacional Comum Curricular no Brasil : um estudo de pesquisa-ação desenvolvido através da modalidade blended learning(2021) Cortez, Luiz Cláudio dos Santos; Martins, João Filipe da Silva Figueira, orient.A Base Nacional Comum Curricular determina a readequação dos currículos no Brasil. A partir de um processo de formação contínua e em serviço de 20 meses na modalidade Blended Learning, vinculado ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico Curricular (currículo percebido - Goodlad, Klein & Tye, 1979) para o município de Tamarana - PR, este estudo pretende analisar por intermédio do paradigma pensamento do professor (Clark & Peterson, 1986), como quatro professores passaram a perceber e construírem o currículo percebido do componente curricular Educação Física, decorrente da BNCC (currículo formal). Uma pesquisa qualitativa, no âmbito da pesquisa-ação (Thiollent, 1985), utilizou diversos instrumentos para analisar e integrar os dados (e.g., estatística descrita e análise indutiva). Os resultados comprovam uma formação mais ampla, gerando mudanças positivas, despertou novas competências profissionais ora adormecidas. Ao final do processo reconheceram que o b-learning, foi um mecanismo eficiente em seu aprendizado, porém, reforçaram a ideia que o momento presencial ser mais significativo. O estudo demitifica os preconceitos e resistências que envolvem o ensino a distância, sobre o empobrecimento da aprendizagem, pouca interatividade e estratégias de ensino pouco fiável e solitária. Este é um dos primeiros estudos a focar-se no desenvolvimento profissional dos professores de EF e na BNCC.Item Programação computacional e aprendizagem significativa em física: um estudo exploratório com alunos do ensino secundário(2020) Nogueira, João Robert Paula; Duarte, José Bernardino, orient.Este estudo inscreve-se se na área da Didáctica da Física e em particular na programação computacional associada à aprendizagem significativa. Pretendi observar os efeitos relativos à introdução da programação computacional estruturada nas aulas da disciplina de Física e Química A do Ensino Secundário, procurando perceber se dai resulta um acréscimo no entendimento e integração dos conceitos da Física. Realizei uma investigação-acção com uma turma do Secundário, que se estendeu do 10.º ano ao 11.º ano, em sessões que substituíram as aulas regulares da disciplina, nas quais dei a formação em programação necessária para desenvolver numericamente um projecto do ensino da Física, e ajudei a construir os programas associados. O projecto consistiu na elaboração de um programa computacional que, partindo das definições de velocidade, aceleração, força, energia cinética, energia potencial e trabalho de uma força, permitiu calcular e observar graficamente a evolução destas grandezas no movimento de um pára-quedista. Esta investigação é essencialmente qualitativa, tendo sido feita uma aquisição robusta de fontes de informação, passível de triangulação. A análise efectuada neste trabalho permitiu-me observar que estas estratégias promovem, não só um acréscimo de autonomia e espírito crítico nos alunos, como uma aprendizagem significativa da Física, associada aos processos algorítmicos que desenvolveram.Item A relevância da educação sexual no 1ºciclo do ensino básico: relato do impacto de um projeto de investigação-ação no âmbito da formação contínua de professores(2014) Lobão, António José da Silva Correia; Correia, Maria José de Sá, orient.A Educação Sexual destinada a crianças é um tema controverso e objeto de múltiplas discussões. Apesar da legislação existente que impõe a obrigatoriedade da inserção da Educação Sexual, em meio escolar, nomeadamente no 1º Ciclo do Ensino Básico, esta tem encontrado resistências por parte de elementos da Sociedade, por exemplo, da Plataforma de Resistência Nacional, não sendo levada a efeito de forma sistemática, neste nível de ensino. Perante tais desideratos, com este estudo em Educação pretendemos avaliar o impacto de um projeto de investigação-ação no âmbito de Educação Sexual no 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à modificação desta situação, e determinar se nos participantes envolvidos houve, ou não, alteração das suas perceções, quanto ao conhecimento e à relevância da Educação Sexual neste grau de ensino. O Projeto/Programa, construído e aplicado, inspirou-se em algumas das fases e das metodologias usadas no «Projeto Harimaguada». Englobou um plano de formação (oficina de formação), ministrada aos docentes participantes e englobou, ainda, um Caderno Prático de Aplicação, alusivo ao tema e destinado e aplicado aos alunos. A Investigação-ação foi desenvolvida em duas escolas do 1º Ciclo, em cenário de Supervisão Clínica, combinando o processo investigativo com a prática de ensino, em que intervieram dois grupos de professores e alunos, e encarregados de educação. À amostra foram aplicados questionários de questões abertas e fechadas e foi feita uma entrevista a um elemento do Órgão de Gestão. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente e feita uma análise de conteúdo quando tal se justificava. Os resultados obtidos permitem afirmar que a participação dos alunos e docentes no âmbito da Investigação-ação desenvolvida teve um impacto positivo na alteração das suas perceções sobre o conhecimento e relevância da Educação Sexual no 1º Ciclo do Ensino Básico. Tal sugere importância da formação específica e adequada neste nível de ensino, com a aquisição de conhecimentos cientificopedagógicos, de boas práticas, de metodologias e de estratégias apropriadas, em meio escolar, particularmente em contexto de sala de aula e com crianças do 1º Ciclo. É, pois, urgente envolver os alunos, os professores e toda a restante comunidade educativa em atividades relacionadas com a sexualidade e saúde infantis, dando primazia às dimensões ligadas ao conhecimento do corpo, à promoção do bem-estar físico, emocional e social das crianças, ou seja, ao seu desenvolvimento integral.