Cadernos de Investigação Aplicada nº 05
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Investigação Aplicada nº 05 por assunto "DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Diferenciação pedagógica : da teoria à prática(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Henrique, MárioNos últimos anos tem vindo a ser reforçada a importância da escolarização e do sucesso educativo de todas as crianças independentemente dos meios de proveniência, com as mais diversas caraterísticas, interesses, dificuldades e aptidões. Em 1996/97 foi iniciado um processo de reflexão acerca dos currículos, tendo ressaltado a necessidade de pôr fim a um currículo rígido e inflexível. Depois de um período experimental, foi publicado o Decreto-Lei n.º 6/2001, legislando a flexibilidade curricular. A antiga concepção de que a igualdade de oportunidades na educação implica uma mesma escola para todos, sendo o mérito de cada aluno o responsável pelos diferentes resultados, deu lugar à valorização da riqueza da diferença. A investigação que se tem feito nos domínios da educação e a influência de conferências internacionais, de onde resultaram compromissos entre as nações em matérias de educação, pressionaram o debate interno e o início de um processo de adequação da escola aos alunos.Neste artigo abordamos as diferentes definições e conceções de Diferenciação Pedagógica e apontamos algumas pistas de ação, decorrentes da investigação nacional feita nos diversos ciclos do ensino básico. Seria desejável que os governantes incentivassem a reflexão acerca desta questão e que os cursos de formação inicial de professores dotassem os futuros docentes de ferramentas de reflexão e inovação, dirigidas para a criação de ambientes de aprendizagens respeitadores das diferenças interindividuais.Item Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pinto, FernandaPretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).