Cadernos de Investigação Aplicada nº 05

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    Diferenciação pedagógica : da teoria à prática
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Henrique, Mário
    Nos últimos anos tem vindo a ser reforçada a importância da escolarização e do sucesso educativo de todas as crianças independentemente dos meios de proveniência, com as mais diversas caraterísticas, interesses, dificuldades e aptidões. Em 1996/97 foi iniciado um processo de reflexão acerca dos currículos, tendo ressaltado a necessidade de pôr fim a um currículo rígido e inflexível. Depois de um período experimental, foi publicado o Decreto-Lei n.º 6/2001, legislando a flexibilidade curricular. A antiga concepção de que a igualdade de oportunidades na educação implica uma mesma escola para todos, sendo o mérito de cada aluno o responsável pelos diferentes resultados, deu lugar à valorização da riqueza da diferença. A investigação que se tem feito nos domínios da educação e a influência de conferências internacionais, de onde resultaram compromissos entre as nações em matérias de educação, pressionaram o debate interno e o início de um processo de adequação da escola aos alunos.Neste artigo abordamos as diferentes definições e conceções de Diferenciação Pedagógica e apontamos algumas pistas de ação, decorrentes da investigação nacional feita nos diversos ciclos do ensino básico. Seria desejável que os governantes incentivassem a reflexão acerca desta questão e que os cursos de formação inicial de professores dotassem os futuros docentes de ferramentas de reflexão e inovação, dirigidas para a criação de ambientes de aprendizagens respeitadores das diferenças interindividuais.
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    Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pinto, Fernanda
    Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).
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    A geografia social urbana na licenciatura em educação social
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Rodrigues, Manuel Alberto
    Pretende-se fundamentar a importância da geografia social urbana na composição curricular das licenciaturas em educação social, ao mesmo tempo que se sugerem temas passíveis de serem estudados. As cidades são os espaços geográficos onde vive a maior parte da população e onde o fenómeno da ecologia urbana se faz sentir com mais incidência. Os educadores sociais intervêm sobretudo nas grandes cidades, lugares onde se manifestam os maiores e mais graves problemas consequentes de desajustamentos e de exclusão. A estrutura habitacional das cidades, a propriedade do solo urbano, as exclusões e a imigração, conduzem, necessariamente, a segregações e a agregações, em função do status sociais, refletindo-se em qualidades de vida diferenciadas. O conhecimento dos fenómenos estudados na geografia social urbana pelo educador social, contribui para a concretização de projetos de intervenção social mais adequados e ajustados às diferentes realidades e fenómenos urbanos sintetizados através de blocos temáticos.
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    Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pereira, Fernando Oliveira
    No estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola.
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    Ensino experimental das ciências e educação em ciência no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar : um projeto de supervisão pedagógica de atividades laboratoriais e da utilização de Quadros Interativos e Moodle
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Albino, Jocélia da Silva Ferreira; Silva, Maria Manuela Abreu da; Silva, Ana Paula Lopes da
    Este artigo apresenta os resultados de um estudo que incidiu sobre um projeto de supervisão clínica, realizado num ambiente de formação contínua e de trabalho colaborativo entre docentes de vários níveis de ensino. Esse projeto visava simultaneamente promover o domínio das atividades laboratoriais, com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aplicadas ao Ensino Experimental das Ciências e à Educação em Ciência por parte de docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico em exercício, e o desenvolvimento de diversas competências por parte das crianças envolvidas. Os resultados obtidos revelam que o projeto produziu alguns dos efeitos visados.