Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar por assunto "AUTONOMIA EDUCACIONAL"
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Item Construção e implementação do projeto político-pedagógico da escola: impasses e possibilidades(2014) Dominici, Ildete Pinheiro; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Este trabalho apresenta um estudo sobre Projeto Político-Pedagógico-PPP, cujo objetivo principal foi conhecer as dificuldades que as escolas enfrentam para elaborar e concretizar as ações educativas previstas nesse instrumento do planejamento escolar, bem como as possibilidades de superação desses obstáculos, sob a ótica dos sujeitos do processo educativo, isto é, dos gestores, supervisores, demais profissionais da educação, pais/mães/responsáveis e estudantes. O debate sobre o PPP foi reforçado a partir das políticas educacionais decorrentes das reformas educativas da década de 1990, no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB nº 9.394/96 e das discussões acerca da autonomia e da gestão democrática da escola. Procurou-se conhecer as concepções dos sujeitos acerca do PPP; identificar as dificuldades para sua construção e implementação; analisar como ocorre a participação dos sujeitos nesse processo; verificar se o PPP elaborado é efetivamente implementado nas escolas e identificar as possibilidades de superação dos impasses para sua construção e implementação. A investigação se caracteriza como um estudo de caso coletivo, cujo estudo empírico foi realizado em três escolas das redes municipal e estadual de ensino. Os procedimentos metodológicos da investigação incluíram aplicação de questionários e observações registradas em diário de campo. A análise de conteúdo dos dados resultantes desses instrumentos revelou que, em nível de apreensão teórica, o PPP é compreendido por gestores, supervisores e professores como documento organizador das ações da escola, enquanto entre os demais profissionais da educação, pais/mães/responsáveis e estudantes, constatou-se um total desconhecimento sobre o tema. As maiores dificuldades apontadas para a elaboração e implementação do PPP foram a falta de participação dos agentes escolares e óbices relacionados aos docentes, como individualismo e falta de interesse e participação. Verificou-se também que a participação dos sujeitos no processo de construção do PPP é adstrita à equipe diretiva das escolas e que sua concretização, quando elaborado, ainda não ocorre efetivamente. Os sujeitos sinalizaram como possibilidades para a superação dos impasses relativos à elaboração e implementação do PPP, entre outras, a colaboração da equipe diretiva e dos professores e a boa vontade e o compromisso dos profissionais da escola. O estudo reforçou a convicção de que para o cumprimento do papel social da escola é imprescindível o esforço coletivo para instituir uma cultura de participação democrática na concepção e gestão do PPP e de desenvolvimento das autonomias dos sujeitos envolvidos no processo educativo.Item Desafios à liderança para a coesão do Agrupamento(2012) Graça, Cidália Maria Martins da Piedade; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.O presente trabalho aborda a construção do plano estratégico do Diretor, para promover a coesão de um Agrupamento que se caracteriza pela diversidade do conjunto de escolas que o compõem, pela heterogeneidade dos seus alunos e das populações que serve e, ainda, pela extensão territorial que ocupa de forma dispersa. As últimas alterações legislativas, que levaram à constituição dos novos agrupamentos, colocaram enormes desafios às direções das escolas. Assim, este trabalho de projeto pretende ser uma solução possível para esse problema. Para o elaborar, baseámo-nos fundamentalmente na experiência profissional da investigadora, nomeadamente no seu conhecimento do contexto do Agrupamento, nos normativos legais que suportam a administração e gestão escolar, em literatura de referência e, obviamente, no Projeto Educativo do Agrupamento. Na medida em que este documento foi elaborado pelo conselho pedagógico, definindo a filosofia que o Agrupamento pretende preconizar e corporizar e sendo a resposta educativa, resultante de um processo em que intervieram muitos dos elementos da comunidade, que definiram as políticas educativas do Agrupamento, consubstanciando-as em princípios, orientações e metas a longo prazo. Salienta-se, porém, que concretizar o Projeto Educativo do Agrupamento depende de uma intervenção fundamentada, estruturada, dinâmica e adequada, por parte do Diretor. Daí se apresentar aqui um possível plano estratégico, o qual decorre naturalmente do diagnóstico feito ao Agrupamento, nomeadamente das suas potencialidades, constrangimentos, oportunidades e ameaças do contexto, base no qual foram apontadas linhas precisas de ação, mostrando-se uma visão clara e precisa. Assim como os caminhos possíveis para atingir essa visão, sempre, no sentido do melhoramento do nível das aprendizagens, das qualificações e do desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a coesão do Agrupamento.Item Projeto educativo em escolas do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e grau de participação dos professores com turmas(2012) Henriques, Jorge Isidro Ferreira Bretes; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Ciente da parca eficiência do quadro normativo que contextualiza o Projeto Educativo de Escola, desenvolveu-se uma investigação junto de professores, em quatro Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, do concelho de Almada, analisando-se e investigando-se a relação deste documento com a prática pedagógica e o grau de participação dos docentes na sua concretização. Assim, este trabalho, baseou-se em algumas questões de investigação, para que melhor se conhecessem as representações dos Professores acerca do Projeto Educativo. Abordou-se a construção teórica subjacente a este documento; os conhecimentos e perspetivas acerca do mesmo; os valores que lhe são atribuídos pelos docentes; a participação dos professores na sua elaboração; as relações estabelecidas, nomeadamente entre o Projeto Educativo e a vida prática da escola, o Projeto Educativo e as práticas letivas, o Projeto Educativo e o(s) Projeto(s) Curricular(s) de Agrupamento/Turma. Este trabalho de investigação pretende contribuir para a análise dos processos e procedimentos utilizados na conceção, concretização e avaliação do Projeto Educativo, assim como possibilitar a reflexão acerca das perspetivas e do grau de participação dos professores na sua concretização. Com este estudo de caso, pretende-se concluir acerca da aplicabilidade, por parte dos docentes, dos objetivos e das medidas apontadas no Projeto Educativo, melhor definindo a relação que estabelecem com o mesmo.Item Promoção da autonomia do agrupamento de escolas : o projeto de intervenção do diretor(2014) Parreira, Elsa Maria Da Silva Nunes; Lopes, Maria Fernanda, orient.O Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, estipula que qualquer candidato a diretor de agrupamento de escolas ou escola não agrupada tem que conceber e apresentar no ato da sua candidatura um Projeto de Intervenção. Com o presente trabalho, baseado numa metodologia de trabalho de projeto, pretende-se elaborar o Projeto de Intervenção do diretor de um agrupamento de escolas. O Projeto de Intervenção assenta num conjunto de ações programáticas que têm como objetivo responder às necessidades educativas do agrupamento e visam promover a qualidade e adequação do sistema educativo local aos desafios de uma sociedade cada vez mais exigente. Também se pretende mostrar a importância desse conjunto de ações face aos problemas diagnosticados, explicitando as estratégias de intervenção propostas e os recursos que deverão ser mobilizados. A escola é a organização fundamental para perceção e apropriação da herança cultural, contribuindo para a transformação social, refletindo constantemente o seu papel, procurando a construção de novas visões sobre o modo de estar e de atuar nos diferentes espaços sociais onde interage. O novo modelo de gestão preconizado pelo Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, atribui ao Diretor um conjunto variado de funções, para as quais, acima de tudo, exige ser um educador, necessita de ser a alma mater. Tal pressuposto implica ser conhecedor do meio sobre o qual recai a sua ação: os alunos, docentes e não docentes, pais e demais parceiros. Também aqui o Projeto de Intervenção reflete esta forma de previr o futuro, tornando-se o Diretor como elemento próativo de todo o processo, garante da realização da “visão” como estratégia de execução da “missão” organizacional escolar.Item Representatividade e participação dos pais e encarregados de educação no conselho geral de um agrupamento de escolas : potencialidades e constrangimentos(2012) Custódio, Ana Paula de Lemos; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Em 22 de abril de 2008 foi publicado o decreto-lei 75/2008 que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, que está atualmente em vigor. Este documento apresenta, no seu preâmbulo, o objetivo de reforçar a participação das famílias e comunidades na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino e cria um órgão colegial para esse fim, o Conselho Geral, com regras para a sua constituição orientadas para esse reforço. Pretende-se com este trabalho teórico-empírico (centrado num estudo de caso), lançar pistas de debate e reflexão sobre a representatividade e participação dos pais e encarregados de educação no Conselho Geral de um agrupamento de escolas e identificar as potencialidades e os constrangimentos sentidos por aqueles. O estudo empírico levado a cabo procura identificar, por um lado, o tipo de envolvimento e de participação na escola, tanto da generalidade dos pais como dos seus representantes no Conselho Geral e por outro, a forma de comunicação existente entre eles. A análise dos resultados da nossa investigação permitiram constatar que os pais e encarregados de educação não se envolvem nem participam nas atividades do agrupamento relacionadas com a sua organização e gestão, havendo portanto um longo caminho a percorrer no agrupamento, tanto na motivação dos pais para essa participação, como na formação e informação de todos sobre o importante papel que lhes é atribuído pelo diploma.