Mestrado em Neuropsicologia Aplicada
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Neuropsicologia Aplicada por assunto "ANALFABETISMO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Caracterização do perfil cognitivo de idosos portugueses analfabetos e institucionalizados - o contributo do Montreal Cognitive Assessment (MOCA)(2016) Pinto, Vera Lúcia Monteiro; Oliveira, Jorge, orient.A investigação científica tem demonstrado a influência da idade, literacia e institucionalização no desempenho cognitivo. O Montreal Cognitive Assessment (MoCA; Nasreddine et al., 2005) é um teste de rastreio cognitivo desenvolvido para avaliação das formas mais ligeiras de declínio cognitivo. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil cognitivo de idosos portugueses, analfabetos e institucionalizados, analisando o contributo do MoCA. É um estudo de natureza transversal e descritiva, com uma amostra obtida por conveniência, onde foram incluídos 113 participantes a quem foi aplicada uma bateria neuropsicológica que inclui instrumentos de caracterização cognitiva (onde se inclui o MoCA), funcional e de sintomatologia depressiva. Os resultados evidenciam que os sujeitos da amostra são de idade avançada, estão institucionalizados há alguns anos, têm um elevado nível de dependência funcional e, apresentam sinais de sintomatologia depressiva clinicamente significativa. Não foi encontrado impacto significativo do género, idade (a partir de 65 anos) e escolaridade (zero, um ou dois anos) no desempenho do MoCA. A pontuação total do MoCA é baixa, com subprovas que se destacam pelo fraco desempenho (“Cópia do cubo”, “Fluência Verbal Fonémica” e “TMT-B”). Todavia, demonstra alguma potencialidade para identificar globalmente perfis mnésicos e executivos. Os resultados parecem relacionar-se com o padrão de deterioração cognitiva dos sujeitos mas também com a sua baixa escolaridade.