Mestrado em Neuropsicologia Aplicada
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Item Análise das características psicométricas da escala de avaliação da confiança no equilíbrio específico da atividade (CEEA) com recurso ao modelo de rasch, numa amostra geriátrica(2019) Fiúza, João Pedro Assis Franco; Lopes, Paulo Jorge Ferreira, orient.A presente investigação teve como objetivo realizar uma análise das características psicométricas da escala de avaliação da Confiança no Equilíbrio Específico da Atividade (CEEA) com recurso ao Modelo de Rasch. A amostra foi constituída por 184 indivíduos de ambos os sexos dos quais 104 (56.5%) indivíduos eram do sexo feminino e 80 (43,5%) do sexo masculino, com uma média de idades de 73,8 anos (DP=7,16). Os resultados indicam que o sistema original de onze categorias de resposta da escala CEEA não funciona corretamente, tendo sido verificado que quatro linhas orientadoras de Linacre não foram superadas com sucesso, nomeadamente ao nível da distribuição regular das observações; aumento homogéneo das médias das pessoas que escolhem as categorias; estatística de ajuste e do aumento homogéneo dos passos de calibração (Fk). Estes resultados permitem identificar uma fragilidade da escala, tendo sido por isso considerada uma agregação de categorias de resposta de modo a suprimir as fragilidades observadas. Uma solução considerada adequada foi obtida através da agregação de sete categorias de resposta da escala CEEA. Após a reanálise, verificou-se que os resultados cumprem todas as linhas orientadoras de Linacre, conferindo melhores características psicométricas e maior eficácia e utilidade à escala CEEA.Item Análise das características psicométricas do inventário de sintomas SCL-90-R através do Modelo de Rasch(2021) Almeida, Ana Rita Ferreira de; Oliveira, Jorge, orient.A presente investigação teve como objetivo realizar uma análise das características psicométricas do inventário de sintomas SCL-90-R com recurso ao mLodelo de Rasch, numa amostra de indivíduos com perturbação por utilização de substâncias inseridos em comunidade terapêutica, enquanto instrumento de avaliação de possíveis compromissos emocionais em quadros neuropsicológicos presentes nestes indivíduos. A amostra foi constituída por 315 sujeitos, 90,2% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 73 anos. Os resultados observados permitem verificar que todas as linhas orientadoras de Linacre (2002) são superadas com sucesso e que os principais indicadores de fiabilidade apontam para resultados bastante adequados, quer para itens, quer para pessoas, sugerindo um instrumento adequado, com boas caraterísticas psicométricas, útil e eficaz na avaliação da presença de sintomatologia psicopatológica. Dada a repercussão dos estados emocionais nas funções cognitivas, o SCL-90- R enquanto instrumento de avaliação de alterações emocionais, poderá ser de grande utilidade na avaliação neuropsicológica.Item Análise das caraterísticas psicométricas da Escala de Impulsividade UPPS-P na população portuguesa mediante o Modelo de Rasch(2015) Leandro, André Justino; Lopes, Paulo Jorge Ferreira, orient.O trabalho tem por finalidade realizar uma análise das caraterísticas psicométricas da escala de impulsividade UPPS-P, na População Portuguesa, através do Modelo de Rasch. A amostra é constituída por 3131 pessoas, de ambos os sexos (55,6% homens e 44,4% mulheres) com uma média de idades de 43 anos (DP=12,3). Os resultados revelam que o sistema original de quatro categorias de resposta da UPPS-P não funciona corretamente, quer na escala total, quer nas restantes dimensões. Por outro lado, observou-se que duas linhas orientadoras de Linacre não foram superadas com sucesso, nomeadamente a nível da coerência entre categorias e medidas e, entre medidas e categorias, que se revela muito fraca entre algumas delas, bem como no intervalo mínimo entre os passos de transição, que não se supera. Estes resultados encontrados fragilizam a escala e degradam a medida, pelo que se procurou uma agregação de categorias de resposta, de forma a suprimir estas fragilidades encontradas. Assim, uma solução adequada obteve-se através da agregação de duas categorias de reposta da escala UPPS-P. Após a reanálise, os resultados demonstraram que todas as linhas orientadoras de Linacre foram superadas com sucesso e que, possibilitam uma escala de avaliação da impulsividade com melhores caraterísticas psicométricas, mais útil e eficaz.Item Análise das qualidades psicométricas da prova de atenção Tolouse-Piérron(2019) Costa, Andreia da Luz Paradela da; Lopes, Paulo Jorge Ferreira, orient.A prova de atenção Tolouse-Piérron (TP) é uma prova de avaliação neuropsicológica que avalia o domínio da atenção (atenção concentrada). Pretende-se com este estudo analisar as qualidades psicométricas da TP em indivíduos com comportamentos aditivos de uso de substâncias ilícitas, dependência alcoólica e em população normativa (amostra comunitária) com recurso à validade convergente, discriminante, analisando a consistência interna, com o objetivo de obter os pontos de corte para a população portuguesa que permitam discriminar diferenças entre grupos clínicos e não clínicos. A amostra é constituída por 979 voluntários sendo 617 homens e 362 mulheres, divididos em quatro grupos, três dos quais clínicos (redução de riscos, tratamento em comunidade e tratamento de síndrome alcoólica) e um grupo normativo. A média de idades da amostra é de 38.7 (DP=12.22). Através da análise dos resultados verificou-se que a TP se correlaciona significativamente com as provas Color Trail Test (CTT) exceto no CTT 1 erros e nas figuras 1 e 2 do teste de perceção visual Poppelreuter. Quanto à análise de ROC verificou-se que a TP discrimina melhor os grupos redução de riscos e tratamento em comunidade vs grupo normativo, e que não foi capaz de discriminar o grupo de dependência de síndrome alcoólica.Item Aplicação de um programa de estimulação cognitiva: efeito no desempenho cognitivo e ocupacional numa população psicogeriátrica institucionalizada(2016) Dábrio, Marta Regina Franco Morgado; Oliveira, Jorge, orient.O crescente envelhecimento populacional tem contribuído para o interesse da realização de estudos nesta área. A evidência sugere que a estimulação cognitiva (EC) tem um efeito positivo na cognição, na sintomatologia depressiva e no desempenho ocupacional dos idosos. Neste contexto, a Neuropsicologia Clínica tem um papel fundamental, quer na avaliação das funções cognitivas em défice e preservadas quer na implementação de programas de intervenção. O principal objetivo deste estudo é verificar a eficácia de um Programa de Estimulação Cognitiva (PEC), desenvolvido por Spector e colaboradores (2006), no desempenho cognitivo e ocupacional e na sintomatologia depressiva, numa população psicogeriátrica institucionalizada. A amostra é constituída por 24 participantes, 12 constituem o grupo de controlo e 12 o grupo experimental. O grupo experimental foi sujeito a intervenção com 14 sessões de EC. A avaliação da eficácia do PEC foi feita através da aplicação das versões portuguesas do Mini Mental State Examination (MMSE), Montreal Cognitive Asssessment (MoCA), subtestes da Wesheler Memory Scale (WMS-III), Frontal Assessment Battery (FAB), Geriatric Depression Scale – 15 (GDS-15) e Indíce de Barthel, em dois momentos de avaliação, antes e após a intervenção. Os resultados deste estudo evidenciaram melhorias significativas, do grupo submetido a EC, no desempenho cognitivo geral, especificamente ao nível da linguagem, atenção, capacidade de abstração, memória logica e aprendizagem associativa. Não se verificaram efeitos do PEC ao nível do desempenho ocupacional e sintomatologia depressiva. Neste sentido, este estudo sugere a implementação de PEC, de forma a melhorar o desempenho cognitivo e prevenir a deterioração da população psicogeriátrica institucionalizada. Pelos resultados obtidos, justifica-se a realização de estudos futuros, com amostras de maior dimensão de forma a obter conclusões mais consistentes.Item Assimetrias hemisféricas no reconhecimento de objetos: um estudo com potenciais evocados(2015) Vasconcelos, Rute Alexandra Gouveia Walter da Fonseca; Oliveira, Jorge, orient.O objetivo deste estudo foi estudar o papel dos hemisférios cerebrais no reconhecimento visual de objetos. Participaram nesta investigação 19 sujeitos saudáveis que foram submetidos a uma tarefa de lateralização de objetos vs não-objetos com um paradigma de memória de reconhecimento. Os registos de potenciais evocados foram recolhidos através de 12 canais ligados a amplificadores BrainProducts. Foram analisados o P300 e o componente positivo tardio (LPC) na fase de teste. Os resultados mostram vantagens no processamento de não-objetos pelo hemisfério direito e de objetos pelo esquerdo, bem como uma maior amplitude P300 e LPC nas regiões parietais. Estes resultados sugerem que não-objetos são identificados mais eficazmente quando processados inicialmente pelo hemisfério direito, o que vai de acordo com as suas capacidades visuais. O mesmo resultado foi verificado para os objetos quando processados inicialmente pelo hemisfério esquerdo, o que é congruente com as suas capacidades semânticas.Item Avaliação da atenção com provas informatizadas versus convencionais em populações clínica e saudável: Uma revisão sistemática(2021) Pires, Ana Rita da Silva; Oliveira, Jorge, orient.A atenção é uma das funções cognitivas mais básicas da nossa cognição. Diversas patologias afetam a capacidade atencional, bem como o envelhecimento saudável. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi analisar o estado de arte referente à avaliação da atenção, em patologias degenerativas e não degenerativas, bem como em população saudável. Pretendeu-se também verificar quais as alternativas informatizadas em relação às provas de atenção convencionais, analisar quais as provas de atenção com mais efeitos de aprendizagem e qual a metodologia de avaliação mais suscetível aos efeitos de aprendizagem. Esta revisão sistemática integra 33 estudos, dos quais foi possível aferir que 21 provas são informatizadas e oito são convencionais. 11 artigos avaliam a atenção em patologias não degenerativas, 11 avaliam a atenção em patologias degenerativas e 11 artigos utilizam como amostra população saudável. Adicionalmente, foram identificados oito estudos que analisam os efeitos de aprendizagem das provas. Não foi possível concluir quais as provas de atenção mais adequadas para as patologias aqui abordadas. Quanto aos efeitos de aprendizagem, foi observado que a maioria dos testes apresentam estes efeitos de uma forma mais significativa entre as duas primeiras aplicações, independentemente do tempo decorrido entre elas, diminuindo em aplicações subsequentes.Item Avaliação da Atenção com recurso ao Teste da Galeria Virtual(2018) Holmes, Daniel Pedro William; Oliveira, Jorge, orient.O presente estudo tem como objetivo específico avaliar o desempenho de participantes com idade superior a 60 anos, na realização da prova da Galeria Virtual de forma a poder ser feita uma comparação relativamente à prova Color Trail Test, d2, FAB (Frontal Assessment Battery) e MoCA (Montreal Cognitive Assessment) a fim de se comprovar se esta prova é um bom preditor da avaliação do constructo da Atenção e permitir aferir a sua validade convergente. A Galeria Virtual é uma prova em ambiente virtual que avalia o contructo da Atenção, originalmente integrada na bateria sistémica de Lisboa 2.0. Esta prova consiste na apresentação de três sequências de quadros distintos em que o participante inicialmente tem de encontrar as diferenças entre dois quadros apresentados lado a lado. Existem sete diferenças entre os dois quadros apresentados. O segundo conjunto de quadros consiste em um quadro central que é dividido em várias partes, em que o sujeito tem de clicar na figura de fora e na figura de dentro, de modo a esta desaparecer. No terceiro conjunto de quadros, os participantes têm de encontrar cinco figuras destacadas nos quadros que estão demonstrados em cima. A amostra é constituída por 27 participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 92 anos, com uma média de 76. Através da análise dos resultados é possivel concluir que existe uma correlação entre as provas do Color Trail Test e as provas da Galeria Virtual, significando que esta tem uma avaliação mais executiva.Item Avaliação do funcionamento cognitivo e o impacto da institucionalização em população com 65 ou mais anos(2021) Martínez, Paola Andrea Ramírez; Oliveira, Jorge, orient.Tendo em conta o contexto de envelhecimento da sociedade atual, particularmente em Portugal, com um índice de envelhecimento muito elevado que o posiciona nos primeiros lugares em termos de envelhecimento populacional, a institucionalização ganha cada vez mais importância e constitui uma necessidade na maioria dos casos, mas também, tem vindo a ser uma opção pessoal para muitos idosos. Desta forma é relevante o desenvolvimento de estudos no âmbito da institucionalização do idoso e a investigação na área do funcionamento cognitivo e as suas alterações, para conseguir dar resposta as necessidades que surgem com o avanço da idade e garantir o bem-estar geral da população idosa. A presente dissertação avaliou e comparou o funcionamento cognitivo e o ajustamento emocional de pessoas maiores de 65 anos que se encontravam institucionalizadas numa residência Sénior privada, localizada numa zona privilegiada em Lisboa e outro grupo de pessoas maiores que residiam na sua própria habitação, a amostra foi constituída por 50 participantes, 32 estavam institucionalizados e 18 residiam em habitação particular. O Grupo de idosos institucionalizado tinha uma média de idade de 80 anos e o grupo não institucionalizado de 74 anos. No referente às habilitações literárias os idosos institucionalizados apresentaram maior nível de escolaridade com 44% dos participantes com nível de ensino superior, em comparação com o grupo não institucionalizado que representou o 22%. A avaliação do funcionamento cognitivo foi feita a através da aplicação das versões portuguesas do Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Frontal Assessment Battery (FAB), RUDAS e o Questionário de Memória de Trabalho (QMT). A avaliação da sintomatologia depressiva foi feita a traves do Beck Depression Inventory (BDI) e Geriatric Depression Scale-15 (GDS-15). Os resultados foram analisados e comparados para verificar se existe algum impacto no funcionamento cognitivo que possa estar associado à institucionalização. Não se verificaram diferenças significativas nos resultados das provas que avaliaram o funcionamento cognitivo nos dois grupos e os idosos institucionalizados apresentaram níveis de depressão ligeiramente menores. Foram identificadas correlações negativas entre alguns domínios cognitivos do MoCA e a FAB com a Idade e uma correlação positiva entre a idade e os resultados totais da GDS.Item Avaliação neuropsicológica de indivíduos de um programa de substituição em baixo limiar de exigência(2018) Ambrósio, Inês Soutelo; Lopes, Paulo Jorge Ferreira, orient.A presente investigação pretendeu caracterizar o perfil neuropsicológico dos utentes do PSBLE. Este estudo exploratório teve como objectivo verificar se existiam diferenças no desempenho neuropsicológico entre os utentes do PSBLE e a respectiva amostra de controlo, ao nível do funcionamento cognitivo geral nomeadamente a atenção focalizada, o funcionamento executivo, a memória e a velocidade de processamento de informação. O grupo clínico foi constituído por 88 participantes pertencentes ao PSBLE da Associação Ares do Pinhal que visa a inclusão social de indivíduos com consumos abusivos de substâncias psicoativas ilícitas, concretamente de opiáceos, como a heroína. A amostra de controlo composta por 30 indivíduos, foi recolhida com base nas características sócio-demográficas conhecidas do grupo clínico que possam influenciar os rendimentos neuropsicológicos, nomeadamente a idade, habilitações literárias, situação profissional e residencial. Os resultados demonstram que existem diferenças significativas do desempenho neuropsicológico entre os dois grupos, indicando um melhor desempenho para o grupo clínico comparativamente ao grupo de controlo. No entanto, olhando apenas para o grupo clínico, os resultados indicam a existência de alterações ao nível do funcionamento cognitivo geral e da capacidade de concentração. Conclui-se que o desempenho neuropsicológico dos utentes do PSBLE demonstra ser superior em comparação ao respectivo grupo controlo. Contudo, o desempenho dos utentes do PSBLE aparenta estar comprometido em alguns domínios, sugerindo uma necessidade de intervenção junto dos utentes do PSBLE.Item Avaliação neuropsicológica e estimulação cognitiva na toxicodependência(2015) Correia, Teresa Santana; Oliveira, Jorge, orient.O consumo de drogas psicoativas está relacionado com deterioração das funções neuropsicológicas, nomeadamente das funções executivas. O objetivo deste trabalho é verificar o impacto de um PEC no desempenho cognitivo de utentes do Gabinete de Apoio Fixo ao Toxicodependente, em Programa de Substituição de Opiáceos de Baixo Limiar de Exigência. Foram avaliados através de uma longa bateria de testes neuropsicológicos, permitindo assim avaliar domínios como a atenção, memória, funções frontais, tomada de decisão e flexibilidade cognitiva. Esta mesma bateria foi aplicada novamente após aplicação do PEC, de forma a verificar o seu impacto. As sessões de estimulação cognitiva tiveram a duração de 50 minutos, sendo realizada 3 vezes por semana, indo de 10 sessões a 20 sessões. A amostra é constituída por 85 sujeitos (76 do sexo masculino e 9 do sexo feminino) como uma média de idades de 42,46 (DP=7,35) dos quais 7 aderiram ao PEC e foram posteriormente reavaliados. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos da avaliação neuropsicológica. Conclui-se que existem melhorias das funções frontais nomeadamente na tomada de decisão e na flexibilidade cognitiva e ainda na memória auditiva após aplicação do PEC. Desta forma, é imperativo desenvolver programas desta natureza contribuindo para a qualidade de vida de sujeitos consumidores de substâncias ilícitas.Item Características psicométricas da Bateria de Avaliação Frontal numa amostra com perturbação por uso de álcool(2021) Crespo, Carina Vanessa Soares; Oliveira, Jorge, orient.A Bateria de Avaliação Frontal (FAB) é uma prova de avaliação neuropsicológica utilizada com o intuito de avaliar a disfunção nas funções executivas, nomeadamente as funções relacionadas com o lobo frontal. Estudos demonstram que indivíduos com diagnóstico de Perturbação por Uso de Álcool, manifestam diversas alterações neuroanatómicas e que atuam de forma específica nas funções executivas, demonstrando um obstáculo para a assimilação dos tratamentos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar as características psicométricas da FAB numa população com diagnóstico de Perturbação por Uso de Álcool, demonstrando se esta medida de avaliação pode ser discriminativa. A amostra deste estudo é constituída por 155 participantes, 124 dos quais são do género masculino (80%) e 31 do género feminino (20%). Verificou-se que a FAB tem uma consistência interna boa, revelando boa confiabilidade e correlação significativa com as medidas convergentesItem Características psicométricas do Wisconsin Card Sorting Test em várias amostras da população portuguesa(2018) Almeida, Vitor Bruno Faustino; Oliveira, Jorge, orient.O Wisconsin Card Sorting Test (WCST) é um instrumento neuropsicológico largamente utilizado para a avaliação da flexibilidade cognitiva e raciocínio abstrato. Contudo, a falta de estudos psicométricos e normas validadas para Portugal têm limitado a comparação e interpretação clinica da performance dos indivíduos no teste. Os objetivos da presente investigação pautaram-se pelo estudo das caraterísticas psicométricas do WCST em várias amostras da população portuguesa e iniciar o processo de elaboração e construção de normas. Para este propósito juntaram-se 6 bases de dados obtendo-se uma amostra total de 842 indivíduos (M = 54,87; DP = 15,45), sendo depois dividida em função do género, idade, anos de estudo e grupos. Foram calculados as percentagens dos 11 índices do WCST. Verificou-se que existem diferenças estatisticamente significativas na maioria dos índices nas variáveis idade, anos de estudo e grupos. Encontraram-se correlações fortes e moderadas com a FAB, MMSE e fracas com o BDI e Dígitos Inversos da WMS. Concluiu-se que o WCST é um teste válido para a avaliação neuropsicológica da flexibilidade cognitiva e raciocínio abstrato nas presentes amostras. Contudo, são necessárias mais investigações para continuar o processo de validação e elaboração de normas para a população portuguesa.Item Caracterização do perfil cognitivo de idosos portugueses analfabetos e institucionalizados - o contributo do Montreal Cognitive Assessment (MOCA)(2016) Pinto, Vera Lúcia Monteiro; Oliveira, Jorge, orient.A investigação científica tem demonstrado a influência da idade, literacia e institucionalização no desempenho cognitivo. O Montreal Cognitive Assessment (MoCA; Nasreddine et al., 2005) é um teste de rastreio cognitivo desenvolvido para avaliação das formas mais ligeiras de declínio cognitivo. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil cognitivo de idosos portugueses, analfabetos e institucionalizados, analisando o contributo do MoCA. É um estudo de natureza transversal e descritiva, com uma amostra obtida por conveniência, onde foram incluídos 113 participantes a quem foi aplicada uma bateria neuropsicológica que inclui instrumentos de caracterização cognitiva (onde se inclui o MoCA), funcional e de sintomatologia depressiva. Os resultados evidenciam que os sujeitos da amostra são de idade avançada, estão institucionalizados há alguns anos, têm um elevado nível de dependência funcional e, apresentam sinais de sintomatologia depressiva clinicamente significativa. Não foi encontrado impacto significativo do género, idade (a partir de 65 anos) e escolaridade (zero, um ou dois anos) no desempenho do MoCA. A pontuação total do MoCA é baixa, com subprovas que se destacam pelo fraco desempenho (“Cópia do cubo”, “Fluência Verbal Fonémica” e “TMT-B”). Todavia, demonstra alguma potencialidade para identificar globalmente perfis mnésicos e executivos. Os resultados parecem relacionar-se com o padrão de deterioração cognitiva dos sujeitos mas também com a sua baixa escolaridade.Item Construção e efeito das relações com agentes em ambientes de realidade virtual(2020) Abril, Tiago Manuel Costa Silva; Oliveira, Jorge, orient.A literatura sugere que a flexibilidade cognitiva pode influência comportamentos socias, inclusive face a agentes em realidade virtual, porém não existem estudos que procurem confirmar esta possibilidade. Face a tal, este estudo teve como objetivo explorar a construção cognitiva de um relacionamento complementar com um agente em realidade virtual por meio de uma interação breve. Para tal, foi utilizada uma amostra de 53 pessoas com ou a frequentar ensino superior, divididos num grupo de controlo de 20, e em dois grupos experimentais, um de 20 e um de 13. O primeiro grupo experimental interagiu com um agente virtual, sabendo que era um personagem não-humano (NPC) que comunicava verbalmente. O segundo grupo interagiu com o mesmo agente virtual, mas foi informado que era um avatar controlado em tempo real por outra pessoa. Todos os participantes foram avaliados com recuso ao um instrumento de avaliação neuropsicológica de flexibilidade cognitiva (Wisconsin Card Sorting Test), uma tarefa de observação com medição da condutância dérmica (usando Open Signals e Super Lab), um instrumento para avaliar modelos relacionais (Modes of Relationships Questionnaire) e dois instrumentos foram criados para avaliar a projeção antropomórfica complementar do agente virtual. Os resultados confirmam as hipóteses, sendo que a flexibilidade cognitiva tem um efeito na perceção antropomórfica e complementar de NPCs e na aplicação de modelos relacionais face a NPCs, e a natureza dos agentes na aplicação dos modelos relacionais é mediado pela projeção antropomórfica e complementar dos agentes. A interação prévia com o agente virtual origina maior condutância dérmica face a imagens do mesmo mediante a indicação deste ser um NPC, mas não caso seja indicado como sendo um avatar. Os resultados contribuem (1) para a compreensão do impacto da flexibilidade cognitiva na construção de projeções e relacionamentos com agentes em realidade virtual; (2) contribui para a criação e utilização de ferramentas em realidade virtual, com base na comunicação e com abordagem function-led; e (3) para uma visão crítica de modelos e escalas, com produção de uma escala para avaliar antropomorfismo e complementaridade em realidade virtual.Item Construção e validação da prova shoe closet (sct) com idosos em realidade virtual(2017) Jorge, Tatiana de Sousa; Lopes, Paulo Jorge Ferreira, orient.Ao longo do tempo, a avaliação neuropsicológica foi baseada em papel e lápis. No entanto encontram-se desatualizadas, uma vez que não são representativos do funcionamento do mundo real. Uma variedade de cenários de realidade virtual (RV) já foram elaboradas com o objetivo de obter melhores resultados na avaliação funcional, obtendo deste modo, uma maior validade ecológica dos testes de avaliação neuropsicológica. O objetivo deste estudo é estudar uma tarefa de avaliação cognitiva que replique uma atividade da vida diária de modo a verificar a sua validade e sensibilidade. A amostra é constituída por 31 (29 mulheres e 2 homens), com uma média de idade de 79,9 anos (DP = 8,2) e com uma média de 8,1 anos de escolaridade (DP = 5,3). Os resultados da SCT estão correlacionados com o MoCA, sendo significativo apenas para o tempo de execução (p = -.04). O mesmo padrão foi obtido para a FAB. Não foram encontradas correlações significativas entre a pontuação total BDI e o índice de interferência do CTT com o SCT (p> 0,05). Os resultados indicaram que estas correlações foram observadas apenas para testes globais de funcionamento cognitivo (MoCA e FAB). Esses resultados mostraram que um desempenho mais fraco na SCT está associado a um mau funcionamento cognitivo e do lobo frontal, avaliado, respetivamente, pelo MoCA e pela FABItem Contributo para a validação de um programa de tecnologia móvel para avaliação neuropsicológica em acidente vascular cerebral(2013) Norberto, Lúcia Isabel de Brito Dias; Oliveira, Jorge, orient.O AVC é a patologia, que causa maior incapacidade e dependência funcional na população adulta portuguesa, com a consequentemente diminuição da qualidade de vida para o doente e cuidadores. As sequelas desta patologia podem ser de vários tipos, alterações motoras, sensitivas, emocionais e cognitivas, dependendo da extensão e localização da lesão no tecido nervoso. Este estudo foca-se nas alterações cognitivas. No processo de reabilitação de uma pessoa que sofreu um AVC a avaliação é muito importante. Na investigação sobre a avaliação neuropsicológica, os testes tradicionais são criticados pela falta de validade ecológica, pelo que a avaliação com recurso a programas de realidade virtual tem ganho protagonismo pela possibilidade de antecipar a funcionalidade de um paciente. Deste modo, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para a validação de um programa de tecnologia móvel para avaliação neuropsicológica de indivíduos que sofreram AVC. Para tal utilizou-se como metodologia a aplicação de testes neuropsicológicos tradicionais e do programa de avaliação em realidade virtual, a um grupo de indivíduos com sequelas de AVC e um grupo de controlo, que permitiu verificar que este é sensível às diferenças de desempenho. Para analisar se o programa avalia os domínios cognitivos indicados, os resultados das suas sub-provas foram correlacionados com os resultados nos testes tradicionais. Após a análise e discussão dos resultados verificou-se que a maior parte das sub-provas do programa avaliam as competências cognitivas pretendidas.Item O delírio : uma revisão na perspetiva neuropsicológica : domínios da esquizofrenia e da perturbação delirante(2016) Rainho, José Inácio Manso; Oliveira, Jorge, orient.O presente trabalho teve como objetivo a revisão da literatura que se tem ocupado do estudo do funcionamento cognitivo no domínio de duas condições psicopatológicas de cujo quadro fazem parte os delírios: a esquizofrenia paranoide e a perturbação delirante. Simultaneamente visou-se confrontar empiricamente os resultados da avaliação neurocognitiva de dois sujeitos, um diagnosticado com esquizofrenia paranoide e o outro com perturbação delirante, com os achados gerais extraídos da literatura sob revisão. Para cumprimento dos objetivos do trabalho procedeu-se a uma ampla pesquisa dos estudos existentes sobre o desempenho cognitivo na esquizofrenia (maioritariamente paranoide) e na perturbação delirante, e à análise e confronto dos resultados das referidas avaliações neurocognitivas com os resultados dessa pesquisa. Com vista à fundamentação teórica do trabalho e ao seu enquadramento no contexto da psicopatologia e da neuropsicologia, procedeu-se à exposição dos aspetos fundamentais da temática dos delírios e das funções cognitivas. Os resultados da revisão mostram que a esquizofrenia paranoide e a perturbação delirante estão associadas à disfunção cognitiva em vários domínios, sendo essa disfunção mais acentuada na esquizofrenia. Os resultados das duas avaliações neurocognitivas estão em linha com os achados gerais descritos na literatura que foi objeto da revisão.Item A demência de alzheimer e os efeitos da estimulação cognitiva em seu estágio Inicial : uma revisão sistemática(2021) Souza, Lindanuza Soares Germano; Oliveira, Jorge, orient.A doença de Alzheimer (DA), é a causa mais freqüente de demência e abrange cerca de 60% a 70% dos casos de demência em países ocidentais. Infelizmente não há na atualidade tratamentos farmacológicos que evitem ou curem a demência. Por esta razão se faz cada vez mais necessário que se inove, no tocante a técnicas e estratégias terapêuticas que amenizem os danos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo descrever como a estimulação cognitiva das funções preservadas pode produzir efeitos importantes e de proteção neuropsicológica em fases iniciais da demência. O paciente, ao iniciar uma reabilitação é submetido a um trabalho integrado de multicomponentes, como aspectos mentais e de tarefas manipuladoras, que provocam efeito percebidos a curto e longo prazo após intervenções. No entanto, verifica-se que o foco da intervenção em DA pode não estar relacionado a reabilitação, mas a estimulação de capacidades preservadas, com base na plasticidade cerebral. Métodos: Esta pesquisa tem finalidade básica, com objetivo descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de uma revisão teórica através das bases Pubmed, Scielo, b-On, Web of Science e EBSCO Psycinfo da universidade. Selecionados 10 artigos específicos sobre o assunto, seguindo as diretrizes PRISMA. Resultados: vários estudos testaram a eficácia de intervenções de estimulação cognitiva no tratamento da DA em estágio inicial. Destaca-se grande variedade metodológica capaz de estimular as funções preservadas com intuito de compensar o declínio cognitivo e assim adiar os sintomas neurodegenerativos e melhorar o desempenho funcional de forma a contribuir com a qualidade de vida do idoso com DA. Conclusões: Todas as modalidades de intervenção de estimulação cognitva têm efeito positivo na DA em estagio leve. Embora os resultados não sejam duradouros é significativo para manter ou melhorar o funcionamento cognitivo, o que implica na intensidade dos treinos, para prolongamento da autonomia do doênte.Item Desenvolvimento na primeira infância: análise de uma medida de avaliação(2014) Serrão, Paula Cristina Pereira; Oliveira, Jorge, orient.O presente trabalho apresenta como principal objetivo estudar uma bateria de avaliação para a infância, emanada pelo Instituto Português da Solidariedade e Segurança Social no âmbito da Gestão da Qualidade em Creche, e as suas características psicométricas enquanto Bateria de Avaliação do Desenvolvimento na Primeira Infância. O instrumento em questão encontra-se atualmente em aplicação na creche do Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos, onde a sua aplicação foi alargada também ao jardim-de-infância, através da adaptação realizada pela equipa pedagógica em funções no ano letivo 2008/2009. Este trabalho incide sobre o Perfil de Desenvolvimento dos dezoito aos trinta e cinco meses. Esta medida aplica-se a crianças dos quatro aos trinta e cinco meses, na qual os resultados são calculados tendo por base duas fontes de informação, a observação direta do comportamento da criança nas suas atividades diárias em contexto institucional, e a opinião dos pais ou do adulto responsável pela criança, em reunião individual com a educadora. A medida apresenta adequação na avaliação das dimensões Pessoal e Social, Aprendizagem e Competências Motoras; para os comportamentos de Segurança e Saúde não apresenta consistência interna. É sugerido que a avaliação destes comportamentos apresente aspetos que se sobrepõem às dimensões anteriores, o que pode invalidar a avaliação de comportamentos de saúde e segurança com este instrumento.