Mestrado em Neuropsicologia Aplicada
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Item Navegação espacial com recurso à imagética num espaço virtual com EEG(2024) Pedrosa, Ricardo Jorge Venâncio; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA imagética refere-se à capacidade mental de criar, manipular e experimentar imagens mentais. Essas imagens podem ser visuais, auditivas, táteis, gustativas ou olfativas, e são formadas na mente do indivíduo sem a presença de estímulos sensoriais externos correspondentes. Esta capacidade consiste na recuperação de informação armazenada na memória e reutilizá-la através dos processos cognitivos. Estudos anteriores, mostram não só a importância do recurso à imagética no processo da navegação espacial, mas também a utilização de pistas auditivas como facilitadoras do desempenho de navegação espacial. Com este propósito, foi desenhada uma tarefa apoiada em realidade virtual e eletroencefalografia, que visa estudar a navegação espacial sem recurso à visão e utilizando a imagética como facilitadora da navegação, assim como o ritmo das ondas cerebrais associados à imagética durante a navegação espacial em 20 sujeitos. Foram recolhidas métricas relacionadas com tempos, distâncias, toques e dados de um questionário de imagética e testes neuropsicológicos. Os resultados não demonstraram que a ausência de referências sensoriais (visuais, auditivas, tácteis ou olfativas) durante a navegação, dificulta o processo de criação e recuperação das memórias, mas levantou novas questões sobre a relação entre a imagética e a navegação espacial. Estes dados permitirão a outros estudos explorarem a utilização da imagética em sujeitos visuais e não visuais e como as referências sensoriais são mais eficientes no processo de navegação espacial. Palavras-Chave: Navegação Espacial, Soundspace, Imagética, Realidade Virtual, EEGItem Os efeitos colaterais e/ou adversos dos inibidores de serotonina em terapêutica com crianças com Perturbação do Espectro de Autismo : uma revisão sistemática(2024) Bastos, Miguel Ângelo Mendonça; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação que afeta o neurodesenvolvimento, sendo os sintomas visíveis a partir dos 2 anos de idade, afetando cerca de 1% da população infantil. Variados meios terapêuticos têm sido enaltecidos, sendo um destes o tratamento com recurso a antidepressivos, os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), os quais atuam em determinados sintomas da PEA. Todavia, efeitos colaterais e/ou adversos podem interferir com esta terapêutica. A presente revisão sistemática com base na metodologia do PRISMA, têm como principal objetivo analisar os possíveis efeitos colaterais e/ou adversos, avaliando assim a eficácia e segurança deste tratamento. A seleção dos artigos, teve em consideração os critérios de inclusão e exclusão com base no grau de concordância inter-juízes (k= .62, p< .001), perfazendo um total de 9 artigos incluídos e analisados à posteriori. Os resultados mostraram melhorias significativas nos sintomas da PEA (e.g., comportamentos repetitivos e nervosismo) com recurso à fluoxetina e ao escitalopram, apesar dos efeitos colaterais e/ou adversos explanados, ao contrário da fluvoxamina, sertralina e citalopram, que não contribuíram para melhorias da sintomatologia e com efeitos colaterais e/ou adversos. Conclui-se assim, que a fluoxetina e o escitalopram poderão ser considerados no tratamento de sintomas da PEA apesar dos efeitos colaterais e/ou adversos. Contudo, generalizações não poderão ser realizadas dadas as limitações do estudo e estudos futuros deverão focar-se na elaboração de mais estudos randomizados controlados com os ISRS num espaço temporal alargado, de forma a melhor analisar os riscos que estes comportam para o tratamento. Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo; PEA; Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina; ISRS; Tratamento; CriançaItem A região frontal nos processos de memória de trabalho e atenção seletiva : evidências em pacientes com lesão(2024) Candido, Patricia Konmann; Escola de Psicologia e Ciências da VidaAcredita-se amplamente que a região frontal especialmente o córtex frontal, desempenha um papel crucial no processo de interação de informações da Memória de Trabalho e na orientação da Atenção Seletiva para estímulos relevantes. O conteúdo da memória pode modular a atenção seletiva, com foco nas regiões frontais do cérebro e a capacidade de ligação de conteúdo da memória (e.g., pistas visuo-verbais com os estímulos-alvos de atenção dependem de mecanismo top-down mediados por substratos frontais, também parietais e occipitais). No entanto, a envolvência da região frontal em processos de interação entre memória e atenção seletiva tem como base estudos de neuroimagem funcional que são meramente correlacionais e como tal não permitem a realização de inferências causais. A presente dissertação busca entender como a lesão frontal afeta a capacidade de manipular conteúdo da memória de trabalho para direcionar a atenção para estímulos-alvo, complementando estudos de imagem cerebral correlacionados. Pacientes com lesões na área frontal (n =3) e um grupo de controlo (n = 22) realizaram uma tarefa que diretamente mede a interação entre memória de trabalho e a atenção seletiva em um simples teste de reconhecimento de memória. O paradigma de memória de trabalho/atenção seletiva continha duas condições: em condições válidas, pistas verbais (para reter na memória) especificavam a cor de um estímulo-alvo de pesquisa atencional enquanto em condições neutras não houve nenhuma pista verbal preditiva do estímulo-alvo. Os achados comuns são que os tempos são mais rápidos em condições válidas relativamente a neutras e que a influência exercida pelo conteúdo da memória de trabalho na atenção seletiva depende de mecanismos top-down mediados por regiões frontais. Os resultados deste estudo sugerem que pacientes com lesão frontal (com particular ênfase no giro superior frontal superior) apresentam déficits no controlo cognitivo, nomeadamente habilidade reduzida na capacidade de ligar conteúdo da memória com estímulos-alvo atencionais para potenciar o desempenho cognitivo (e.g., em condições válidas vs. neutras) comparativamente ao grupo controlo. O desempenho dos pacientes no teste de reconhecimento de memória foi alto sugerindo que dificuldades apresentadas pelos pacientes nas tarefas de memória de trabalho/atenção seletiva se deve maioritariamente a déficits em processos de atenção seletiva e controlo oculomotor (comparativamente com déficits na retenção de informação na memória de trabalho). Estes achados sustentam a importância da região frontal nos processos de interação entre memória e atenção, indicando que lesões na região frontal podem afetar a orientação da atenção visual pela memória de trabalho, especialmente em relação à velocidade de processamento de informações e geração de respostas. Palavras-Chave: Área Frontal, Memória de Trabalho, Atenção Seletiva, Atenção Visual, Função Executiva, Campo Ocular Frontal, Lesão Cerebral FrontalItem Efeitos da educação na conectividade estrutural no envelhecimento saudável(2024) Baracat, Carla Maria Manzi Pereira; Escola de Psicologia e Ciências da VidaEste estudo teve como objetivo, identificar os efeitos da educação na conectividade estrutural/microestrutural no envelhecimento saudável. A pesquisa foi realizada com 57 voluntários saudáveis com idades entre os 23-79 anos, apresentando visão normal ou corrigida e sem histórico de distúrbios neurológicos e psiquiátricos. Na metodologia, foram utilizadas informações a partir da aquisição de dados de neuroimagem; do processamento de dados de imagem por tensor de difusão e reconstrução de redes neuronais, a extracção de medidas de teoria de grafos e eficiência de conectividade e posterior análise estatística, com a finalidade de comprovar ou não esta tese. Os resultados demonstram que o envelhecimento está associado com o declínio da eficiência na conectividade estrutural/microestrutural de uma larga rede neuronal cortical. Por outro lado, os níveis de educação, quantificados como o número de anos de escolaridade, demonstraram uma associação positiva com a eficiência da conectividade estrutural. No entanto, importante salientar que os efeitos positivos da educação na conectividade estrutural não sobrevieram quando controlados para a variável idade, indicando que os resultados do estudo não permitiram conclusões definitivas no que se refere a potenciais efeitos de neuroproteção da educação durante o envelhecimento saudável. Estudos futuros poderão ter como base uma população mais envelhecida (e.g. com participantes a partir dos 65 anos) quando começa a surgir um maior declínio da integridade cerebral e quando os efeitos de educação na neuroproteção assumem particular relevância. Palavras-chave: Conectividade Cerebral, Neuropsicologia, Envelhecimento Saudável, Educação e Conectividade EstruturalItem Efeitos da terapia do surf: análise da intervenção em crianças, adolescentes e jovens adultos com Perturbações do Espectro do Autismo e Défice de Atenção e Hiperatividade(2023) Silva, Marcelo Guimarães Barbosa da; Oliveira, Jorge, orient.Este trabalho teve como intuito analisar o impacto do surf terapêutico nas funções executivas de participantes com diagnóstico das Perturbações do Neurodesenvolvimento, especialmente a Perturbação do Espectro do Autismo, a Perturbação do Défice de Atenção e Hiperatividade e de desenvolvimento neurotípico. Para o estudo, foram inscritos 31 indivíduos, sendo 16 crianças entre 8 e 11 anos, dez adolescentes entre 12 e 15 anos e cinco adultos entre 20 e 55 anos. Os selecionados participaram de um programa de surf terapia em um período de três meses e de periodicidade semanal, com duração estimada de três horas para cada sessão. Através de uma bateria de avaliação neuropsicológica, foi possível observar a influência do surf terapêutico nos aspetos da atenção, capacidade de planeamento, memória, flexibilidade cognitiva e controlo inibitório. Em princípio, o estudo demonstrou resultados significativos na melhoria das funções executivas, tendo sido observado importantes ganhos nas competências socioemocionais dos participantes. Vale ressaltar que as crianças apresentaram ganhos mais expressivos do que os adultos. Desta forma, foi possível inferir que o desporto pode servir como um importante instrumento terapêutico para uma idade mais tenra, com impacto direto na neuroplasticidade. Entretanto, torna-se necessário uma maior quantidade de estudos e amostras mais robustas para uma melhor compreensão dos resultados desta terapêutica e a importância destas intervenções como uma prática diferenciada. Palavras-chave: Surf terapia. Desporto. Perturbações do neurodesenvolvimento. PEA. PHDAItem O uso da realidade virtual na reabilitação cognitiva de pessoas com doença de alzheimer de leve a moderada – uma investigação de casos(2022) Barbosa, Maria Fernanda Fernandes de Castro; Oliveira, Jorge, orient.Esta pesquisa está relacionado com o uso da Realidade Virtual (RV) - Systemic Lisbon Battery (SLB) na reabilitação cognitiva de pessoas com quadro leve a moderado da doença de Alzheimer. Defende-se que a RV possui vantagens sobre as técnicas tradicionais, na avaliação e reabilitação neuropsicológica de indivíduos com Demências, Lesão Cerebral Adquirida ou Psicopatologias. A amostra deste estudo são utentes com diagnóstico de doença de Alzheimer de leve a moderada, da Santa Casa de Misericórdia da Amadora (SCMA), a partir de 65 anos de idade. Foram utilizadas medidas de avaliação pré e pós intervenções: Avaliação Clínica de Demência (CDR); Mini-Mental State Examination (MMSE); Bateria de Avaliação Frontal (FAB); Escala Geriátrica de Depressão (GDS-15); Escala de Avaliação das Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD’S); e Trail Making Test (TMT). O protocolo de avaliação foi realizado na primeira sessão, antes da intervenção do SLB e depois da última sessão. Os resultados individuais sugerem que o uso da SLB pode trazer melhoras no desempenho cognitivo global desta amostra.Item Interação entre envelhecimento e a memória de trabalho para categorias visuais de objetos e semântica(2022) Magalhães, Carlito Santos; Teles, José, orient.Investigação prévia e extensiva indica que o envelhecimento afeta as capacidades cognitivas com particular ênfase para as funções executivas e memória de trabalho embora tipicamente recorrendo ao uso de estímulos visuais com pouca expressão ecológica (e.g. estímulos em formas de figuras geométricas). Por outro lado, este estudo teve como objetivo estudar possíveis associações entre o envelhecimento e o processamento de objetos na memoria de trabalho. Em particular procura-se estabelecer se o envelhecimento afeta o processamento na memória de trabalho (ao nível de precisão de respostas e tempos de reação) de faces, cenas e material verbal. Para tal foram recrutados para participar no estudo um total de 55 voluntários saudáveis. Os sujeitos tinham visão normal ou corrigida, sem histórico de alterações neurológicas ou transtornos psiquiátricos e nenhum comprometimento cognitivo onde suas habilidades gerais de controle executivo foram avaliadas com o Montreal Cognitive Assessment (Moca) e a memória de trabalho com tarefas 1-back. Os resultados demonstram uma associação entre o envelhecimento e declínio no processamento de faces tanto ao nível de tempos de reação como ao nível de precisão de respostas. Por se turno, declínio no processamento de cenas e material verbal apenas se verificou ao nível dos tempos de reação, mas não ao nível de precisão de resposta. No geral, os resultados encontrados indicam particular susceptibilidade do envelhecimento no processamento de faces potencialmente refletindo elevados níveis de especialização/automatização em jovens adultos e certa reserva cognitiva no que se refere ao processamento de cenas e material verbal (embora o processamento desta categoria de objetos torna-se mais lento com a idade). Conclui-se que é importante que sejam criados momentos que permitam a pessoas de mais idade potenciar seu bem-estar psicológico e social e a necessidade de desenvolver formas de desenvolvimento de tratamento para permitir melhorar a qualidade de vida e o funcionamento da memória de trabalho das pessoas com mais idade no cenário atual e futuro.Item Estudo da tarefa de navegação espacial soundspace VR com recurso a electroencefalografia(2022) Cartaxo, Joana Daniela de Jesus Caires; Oliveira, Jorge, orient.A navegação espacial é uma capacidade que permite a navegação até um determinado local, quer o ponto de destino seja conhecido ou desconhecido, tendo por base diferentes processos cognitivos. Esta função cognitiva baseia-se na informação sensorial, com predominância na visão. Consequentemente, indivíduos com cegueira congénita ou adquirida apresentam maiores dificuldades navegacionais quando comparados com indivíduos com acuidade visual. Destaca-se ainda que existe uma lacuna na literatura no que diz respeito à eletrofisiologia da navegação espacial considerando que os sistemas motores, propriocetivos e vestibulares são frequentemente negligenciados apesar do seu contributo significativo para uma navegação eficiente. Assim sendo, os objetivos deste estudo são: estudar não só o ritmo cerebral associado à navegação espacial sob movimento físico, como também investigar as estratégias empregues durante a navegação com recurso a uma tarefa em Realidade Virtual baseada num sistema Soundspace.Item Eficácia da estimulação cognitiva computorizada no envelhecimento saudável : revisão sistemática da literatura(2022) Abrantes, Andreia Filipa Godinho; Oliveira, Jorge, orient.O aumento do índice de envelhecimento populacional nas últimas décadas tem colocado em evidência os problemas associados a esta fase do ciclo de vida. Consequentemente, a promoção de melhores condições de vida na terceira idade e as estratégias de envelhecimento ativo surgem como uma prioridade nas sociedades atuais. Neste projeto pretendeu-se explorar a eficácia das intervenções de estimulação cognitiva apoiadas nas novas tecnologias com o intuito de compreender a eficácia da intervenção neuropsicológica com base em jogos de suporte digital através da promoção da função cognitiva. Procurou conhecer quais as funções cognitivas mais vulneráveis ao envelhecimento; quais os domínios frequentemente utilizados nos programas de intervenção (domínio único ou em múltiplos domínios) e qual o nível ótimo de frequência e intensidade de estimulação cognitiva usados nos jogos de suporte digital. Através desta revisão sistemática, foram abordadas estas questões para informar sobre quais as características mais eficazes da estimulação cognitiva baseadas em novas tecnologias e contribuindo para o desenvolvimento futuro de melhores programas de intervenção no envelhecimento. Os resultados suportam melhorias significativas na maioria dos grupos intervencionados a partir de programas de treino cognitivo computorizado quando comparados com os grupos de controlo ativo. No que respeita à intervenção, o multidomínio tem maior prevalência, na medida em que foram elaboradas diversas atividades estimulantes de modo a envolver um maior número de funções cognitivas. Quanto à frequência das sessões, conclui-se que o plano de intervenção mais eficaz encontra-se entre as 3 sessões e as 5 sessões por semana. Relativamente à duração das mesmas, as intervenções que resultaram em maior eficácia eram constituídas por sessões de tempo superior a 30 minutos.Item Revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da estimulação cognitiva no contexto do envelhecimento saudável e patológico(2022) Lopes, Suzlene Esperança dos Santos; Oliveira, Jorge, orient.Este estudo teve como objetivo efetuar uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da estimulação cognitiva no contexto do envelhecimento saudável e na Demência de Alzheimer. Sob estes critérios, foram identificados e selecionados artigos pertinentes ao tema, tendo sido encontrados 11 artigos que cumpriram com os parâmetros de inclusão para esta dissertação: artigos com participantes em idade superior a 60 anos, artigos em língua inglesa sobre o assunto escolhido publicados nos últimos 10 anos ou estudos com participantes diagnosticados com Demência de Alzheimer (DA) dentro do subtipo leve e moderado. A senescência configura-se a partir de alterações decorrentes de processos fisiológicos do envelhecimento que não configuram doenças, enquanto a senilidade é um complemento da senescência no envelhecimento, mas que, ao longo do envelhecimento, surgem mecanismos fisiopatológicos, os quais resultam em doenças cronicas. Os 11 artigos analisados comprovaram efeitos positivos da estimulação cognitiva e melhoria na qualidade de vida dos participantes. Um programa de estimulação foi eficaz para o funcionamento cognitivo e emocional, além de minimizar a progressão de sintomas comportamentais/neuropsiquiátricos dos participantes com demência. Apesar do escasso número de estudos nesta área de conhecimento, os programas de estimulação cognitiva verificados mostraram-se positivos para a cognição e bem-estar social do indivíduo em estágio de envelhecimento saudável e na Demência de Alzheimer.Item Eficácia de diferentes programas de reabilitação cognitiva computadorizada em pacientes com Acidente Vascular Cerebral(2022) Fonte, Mariana Ramos; Oliveira, Jorge, orient.O presente estudo consiste numa revisão sistemática da literatura, e teve como objetivo explorar a eficácia de diferentes programas de reabilitação cognitiva em pacientes vítimas de acidente vascular cerebral. Após uma vasta pesquisa da literatura existente sobre esta temática, esta revisão abrangeu seis artigos científicos que foram exaustivamente analisados. Devido a alguma escassez de literatura, não foi possível apurar os objetivos inicialmente propostos. No entanto, de forma geral, concluiu-se a eficiência do paradigma de realidade virtual na reabilitação de doentes com a patologia referida.Item Neurofeedback por EEG no PHDA em crianças : uma revisão sistemática(2022) Pais, Mariana Pestana; Cruz, Ana Rita Pereira da, orient.A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) afeta o desenvolvimento neuronal, é diagnosticada durante o período escolar, e apresenta uma taxa de prevalência de 5% entre a população (APA, 2013). Em contexto clínico, o Neurofeedback (NF) surge como meio complementar de tratamento da sintomatologia presente em indivíduos diagnosticados com PHDA. Trata-se de uma técnica dirigida ao treino de frequências cerebrais, registadas através de eletroencefalografia (EEG). Através da análise quantitativa do EEG, é possível separar o sinal elétrico em diferentes componentes, e desta forma avaliar o impacto das intervenções de NF nos componentes cerebrais treinados. A presente revisão sistemática tem como objetivo analisar os protocolos estandardizados, metodologia e implementação dos RCT’s, baseando-se não só na observação dos ganhos registados no EEG, mas também, noutras medidas (e.g., neuropsicológicas, comportamentais e questionários). Isto irá permitir compreender se o NF é eficaz no tratamento da PHDA em crianças, recorrendo ao EEG como medida psicofisiológica para a recolha desses dados. Nesta revisão foram considerados (a) todos os artigos publicados, (b) com amostras de adolescentes (com idades até aos 17 anos), (c) diagnosticados com PHDA (segundo o DSM, ou semelhante), (d) incluídos em estudos clínicos randomizados blind ou double blind, (e) com recolha de outras medidas de avaliação da intervenção, e (f) seguindo protocolos NF estandardizados. Foram excluídos artigos com participantes com comorbidades. Os resultados encontrados apontam no sentido do NF se tratar de uma intervenção eficaz no tratamento da PHDA, apresentando melhorias nas medidas aplicadas aos informantes distais e proximais. Melhorias nos questionários e medida EEG foram também observados, porém, em menor proporção. Relativamente ao objetivo principal desta revisão, os protocolos implementados carecem de homogeneidade entre si, comprometendo a eficácia do NF.Item Estudo da resposta pupilar como indicador da memória de reconhecimento(2022) Maia, Inês Carvalho; Oliveira, Jorge, orient.Desde os anos 60, os investigadores têm explorado a relação entre o tamanho da pupila e a função cognitiva. As respostas pupilares são conhecidas por indicar processos cerebrais envolvidos na perceção, atenção e tomada de decisões, podendo fornecer um biomarcador acessível do desempenho da memória humana e dos estados cognitivos em geral. A presente investigação pretendeu estudar a resposta pupilar como indicador da memória de reconhecimento. A amostra foi constituída por 21 estudantes universitários que realizaram uma tarefa de reconhecimento composta por 3 pares de listas diferentes, cada uma com 10 palavras na fase de apresentação e 20 palavras na fase de reconhecimento. A análise dos resultados foi feita com base nas respostas comportamentais, nomeadamente as omissões, falsos alarmes, rejeições corretas e acertos, e na média da resposta pupilar, com a manipulação do tempo do intervalo de retenção. Os resultados não evidenciam um aumento da dilatação pupilar face ao aumento do intervalo de retenção, o que não comprova a primeira hipótese. No entanto, indicam um aumento da média da resposta pupilar quando a percentagem de falsos alarmes aumenta, o que corrobora parcialmente a segunda hipótese.Item Estudo das qualidades psicométricas do Teste de Atenção BQ(2022) Lage, Catarina Coelho; Oliveira, Jorge, orient.A Atenção Seletiva permite-nos fazer a seleção entre estímulos relevantes e estímulos irrelevantes ou distrações. O objetivo do presente estudo consiste na compreensão das qualidades psicométricas, nomeadamente, a validade convergente, divergente, concorrente e a fiabilidade do teste bq, uma adaptação informatizada do teste d2, que tem como objetivo avaliar a atenção seletiva de um indivíduo. A amostra é constituída por 34 participantes, com uma média de idades de 39,15 anos (DP= 12,2). Foi aplicado um conjunto de provas neuropsicológicas, nomeadamente, o teste Montreal Cognitive Assessment (MoCA), o teste d2, o teste bq, o questionário Beck Depression Inventary - II (BDI-II) e o questionário de usabilidade, de forma a compreender como os indivíduos classificam a experiência com os testes d2 e bq. Os resultados obtidos no estudo vão ao encontro dos objetivos, quer para as validades convergente, divergente e concorrente, como a consistência interna do teste bq, com um α de Cronbach excelente para 4 dos 9 parâmetros avaliados. Assim, verificou-se que o teste bq é eficaz, sendo necessário em estudos futuros, uma amostra mais heterogénea e a analise de outras medidas psicométricas como a estabilidade temporal.Item Ser ou não ser? Eis a função : uma abordagem ao funcionamento cognitivo de indivíduos em situação de reclusão(2022) Gonçalves, Inês Isabel Fernandes; Cruz, Ana Rita Pereira da, orient.Estudos sobre a associação entre disfunção cognitiva e criminalidade demonstram que, indivíduos em situação de reclusão, nomeadamente indivíduos reincidentes e condenados por crimes violentos, tendem a apresentar um padrão de funcionamento marcado por dificuldades ao nível das competências cognitivas, sociais e emocionais. Com este estudo, objetivou-se avaliar e caracterizar o funcionamento executivo de indivíduos em situação de reclusão, em função do tipo de crime e número de detenções prévias. Com base nesta relação, hipotetizou se que, tanto os reclusos reincidentes como os condenados por crimes violentos, apresentariam maiores défices executivos, assim como assumiriam maiores riscos na tomada de decisão, contrariamente aos indivíduos primários e aos condenados por crimes não violentos. A amostra compreendia um total de 50 participantes, em diferentes fases do cumprimento de pena, condenados por diversos tipos de crime, e cujas avaliações neuropsicológicas foram realizadas com base em provas como o MoCA, FAB, MD, WCST e IGT. Os dados dos participantes foram analisados com recurso a procedimentos paramétricos, nomeadamente testes T para amostras independentes. Os resultados obtidos revelaram um desempenho semelhante entre os participantes de cada subgrupo (i.e., reincidentes vs. primários; violentos vs. não violentos), por isso, do ponto de vista da significância estatística, não foi possível confirmar as hipóteses colocadas. Estes resultados sugerem alguma inconsistência na discriminação de um subgrupo que se destacasse pelas suas capacidades ou comprometimentos cognitivos.Item Uso do IOP-29 na deteção da simulação de sintomas : uma revisão sistemática de literatura(2021) Nascimento, Leonardo de Castro Pio; Cruz, Ana Rita Pereira da, orient.O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente os trabalhos científicos que utilizaram o 'Inventory of Problems 29' (IOP-29) para detetar a simulação de sintomas. Para isto foi utilizada como palavra-chave “Inventory of Problems-29", tendo sido realizada a pesquisa nas bases de dados do Google Académico e na Biblioteca do Conhecimento Online (b-On). Posteriormente, também foi verificado o site do Iop-test.com. Todos os resultados foram importados para uma tabela do programa Microsoft Excel para a gestão dos dados e análise dos resultados. Foram então analisados 17 artigos entre população forense, adultos não clínicos e vários simuladores experimentais. Foi possível observar que o IOP-29 é capaz de diferenciar bem entre simuladores experimentais e pacientes honestos; há evidências iniciais que sua eficácia é mantida em diferentes culturas e países; o poder diagnóstico dos pontos de corte tradicionais do IOP-29 (ou seja, > 50) possui uma boa combinação entre sensibilidade e especificidade com valores acima de 70% de eficácia em ambos; há evidências iniciais que sua eficácia se mantém em contextos em que a aplicação é feita on-line. Esta eficácia, no entanto, pode ser aumentada quando se utiliza o também recém desenvolvido 'Inventory of Problems - Memory' (IOP-M) como medida complementar. A combinação com outras ferramentas que podem ser utilizadas para a deteção da simulação de sintomas, como o 'Test of Memory Malingering' (TOOM) e o 'Minnesota Multiphasic Personality Inventory' (MMPI 2), indicou um aumento de eficácia durante o reconhecimento de simulação. Alguns estudos também sugeriram que o IOP-29 possui uma eficácia superior ao Rey Fifteen Item Test (FIT), Personality Assessment Inventory (PAI) e ao Structured Inventory of Malingered Symptomatology (SIMS).Item Introdução em contexto nacional de um instrumento de validação de sintomas - V5 : estudo da relação com as funções executivas e importância para a prática da neuropsicologia(2021) Ratão, Catarina Melo; Cruz, Ana Rita Pereira da, orient.As funções executivas (FE) são de grande relevância para a saúde mental e física, englobando um conjunto de capacidades cognitivas necessárias para ultrapassar com maior facilidade tarefas da vida diária. Sendo a saúde mental de grande relevância para o bom funcionamento das mesmas, é importante perceber como é que os indivíduos se posicionam no que diz respeito a questões de ansiedade, depressão ou até de euforia. O objetivo principal deste trabalho assenta na introdução em contexto nacional de um instrumento de validação de sintomas (V5), que por sua vez irá auxiliar na interpretação da avaliação neuropsicológica. Foi ainda realizada uma análise da relação, numa amostra comunitária, entre o instrumento de rastreio psiquiátrico com FE. A aplicação das provas foi realizada online com participantes da comunidade com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa, e compreensão do idioma bem como com acesso a meios tecnológicos. O instrumento V5, apresenta uma consistência interna aceitável. Os resultados descritos neste trabalho revelaram-se promissores pelo que se sugere a continuação da validação do mesmo em contexto nacional.Item Análise das características psicométricas do inventário de sintomas SCL-90-R através do Modelo de Rasch(2021) Almeida, Ana Rita Ferreira de; Oliveira, Jorge, orient.A presente investigação teve como objetivo realizar uma análise das características psicométricas do inventário de sintomas SCL-90-R com recurso ao mLodelo de Rasch, numa amostra de indivíduos com perturbação por utilização de substâncias inseridos em comunidade terapêutica, enquanto instrumento de avaliação de possíveis compromissos emocionais em quadros neuropsicológicos presentes nestes indivíduos. A amostra foi constituída por 315 sujeitos, 90,2% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 73 anos. Os resultados observados permitem verificar que todas as linhas orientadoras de Linacre (2002) são superadas com sucesso e que os principais indicadores de fiabilidade apontam para resultados bastante adequados, quer para itens, quer para pessoas, sugerindo um instrumento adequado, com boas caraterísticas psicométricas, útil e eficaz na avaliação da presença de sintomatologia psicopatológica. Dada a repercussão dos estados emocionais nas funções cognitivas, o SCL-90- R enquanto instrumento de avaliação de alterações emocionais, poderá ser de grande utilidade na avaliação neuropsicológica.Item A senescência e o exercício físico(2021) Neves, Andreia Sofia da Fonseca Barros Vicente das; Oliveira, Jorge, orient.Esta investigação teve como objetivo analisar, identificar as fragilidades na falta de exercício físico em adultos na fase geriátrica, avaliar a reserva cognitiva, ou seja, analisar a influencia da prática de exercício físico no declínio cognitivo. Com o intuito de responder ao objetivo, 50 participantes responderam a um Questionário sociodemográfico, ao Montreal Cognitive Assessment, ao Inventário de depressão de Beck, à Frontal Assessment Battery, T15 de REY, ao Questionário de Suporte Social e o Questionário de Memória de Trabalho, a Rudas, GDS, e ao Questionário de Exercício Físico. Para a amostra apenas foi considerada a população com idade igual ou superior a 65 anos, e com ausência de história de perturbação neurológicas/psiquiátrica, assim como de alterações visuais e/ou auditivas não corrigidas e motoras. Os resultados encontrados indicam a influencia da prática de exercício físico acompanhado nos resultados obtidos na FAB, isto é, a prática de exercício físico acompanhado melhora as funções executivas, existindo ainda uma influência da depressão. Foi encontrada ainda uma relação entre a idade e a escolaridade nos scores obtidos no MOCA e na FAB. Em suma é importante promover a prática de exercício físico em idosos institucionalizados, uma vez que, promove a manutenção do funcionamento cognitivo.Item Avaliação da atenção com provas informatizadas versus convencionais em populações clínica e saudável: Uma revisão sistemática(2021) Pires, Ana Rita da Silva; Oliveira, Jorge, orient.A atenção é uma das funções cognitivas mais básicas da nossa cognição. Diversas patologias afetam a capacidade atencional, bem como o envelhecimento saudável. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi analisar o estado de arte referente à avaliação da atenção, em patologias degenerativas e não degenerativas, bem como em população saudável. Pretendeu-se também verificar quais as alternativas informatizadas em relação às provas de atenção convencionais, analisar quais as provas de atenção com mais efeitos de aprendizagem e qual a metodologia de avaliação mais suscetível aos efeitos de aprendizagem. Esta revisão sistemática integra 33 estudos, dos quais foi possível aferir que 21 provas são informatizadas e oito são convencionais. 11 artigos avaliam a atenção em patologias não degenerativas, 11 avaliam a atenção em patologias degenerativas e 11 artigos utilizam como amostra população saudável. Adicionalmente, foram identificados oito estudos que analisam os efeitos de aprendizagem das provas. Não foi possível concluir quais as provas de atenção mais adequadas para as patologias aqui abordadas. Quanto aos efeitos de aprendizagem, foi observado que a maioria dos testes apresentam estes efeitos de uma forma mais significativa entre as duas primeiras aplicações, independentemente do tempo decorrido entre elas, diminuindo em aplicações subsequentes.