Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020) por assunto "ENSINO SUPERIOR"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desajuste de trayectorias estudiantiles : caso comparativo de la Universidad Federal de Paraíba y la Universidad de València(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Diniz, Adriana Valéria Santos; Villar, Alícia; Hernández, Francesc; Castelo Branco, Uyguaciara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda a questão do ajuste acadêmico nas trajetórias das universidades, entendendo-o com base no ritmo de renovação estudantil e adequação de seu desempenho acadêmico. O objetivo é calibrar o ajuste entre os dois indicadores de desempenho, ou seja, renovação e adequação para poder propor uma medida de ajuste integral. Propomos uma metodologia para ponderar o grau de ajuste nas trajetórias das universidades com base nos indicadores de renovação e adequação por meio da proposta de um novo indicador que chamamos de taxa de ajuste. O procedimento de seu cálculo é através da adaptação do índice de Gini usual e tem a característica que permite que seja aplicado a diferentes unidades de análise (graduação, áreas de conhecimento, universidade). A aplicação apresentada neste artigo descreve a comparação feita entre a Universidade Federal de Paraíba (Brasil) e a Universidade de València (Espanha). Os resultados deste estudo nos permitem responder ao objetivo declarado e fornecer uma dimensão do ajuste das trajetórias acadêmicas em cursos de graduação de ambas instituições universitárias. Essa proposta permite observar as instituições universitárias de acordo com seu grau de ajustamento de acordo com as taxas de desempenho acadêmico esperadas no nível institucional.Item Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Morais, José Jassuipe; Albuquerque, Pascoal; Ferreira, António Gomes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda a problemática da formação técnico-profissionalizante portuguesa nas décadas de 1940 e 1970 do século XX como alternativa para a formação profissional de indivíduos que financeiramente não tinham acesso ao ensino superior. O objetivo foi compreender o ensino técnico-profissional a partir da experiência educacional da Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) no tocante ao atendimento dos anseios de empregabilidade, emancipação socioeconômica no movimento escola, trabalho, cidade e dificuldades de acesso ao ensino superior. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa, utilizando manuais escolares e documentos da escola. Os dados foram coletados nos arquivos do objeto de estudo. Os resultados indicam que a formação profissionalizante promovida pela ESAB de Coimbra trouxe empregabilidade para os alunos que concluíam seus estudos. As conclusões indicam que nas décadas aqui estudadas, este tipo de ensino proporcionava ascensão social para jovens que buscavam uma profissão e queriam se inserir no mundo do trabalho. Verificou-se que alguns alunos já eram contratados por grandes empresas, enquanto ainda estavam em sala de aula. Percebe-se assim, tamanho era o prestígio dos diplomados pela Brotero. Enfim, nota-se neste estudo que a formação técnico profissional direcionava jovens de classes sociais pouco abastadas para o mundo trabalho, enquanto isso os estudantes de classes sociais mais privilegiadas tinham acesso ao ensino superior.Item Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e Espanha(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Farias, Maria da Salete de; Oliveira, João de; Lorente, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais.Item Mestrados e doutorados profissionais como espaços de formação docente(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Junior, Luiz de Sousa; Verhine, Robert Evan; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda o papel dos programas profissionais de pós-graduação em Educação no Brasil como lócus de formação docente. Parte-se do pressuposto de que tais programas, considerando sua missão precípua de formar pesquisadores de alto nível e de, em seu trabalho final, apresentar produtos e serviços inovadores que contribuam para o aprimoramento do fazer pedagógico, possam suprir uma lacuna, existente no Brasil, de maior interação do ensino superior com a educação básica. A identidade dos programas profissionais, todavia, encontra-se, ainda, em construção. Com apoio na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, o presente artigo contextualiza o surgimento dos programas profissionais e analisa experiências de intervenção. Concluindo, afirma que a introdução de programas profissionais de educação, ainda recente, pode se constituir em um movimento importante para a redução de assimetrias presentes na oferta de pós-graduação no país e para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à solução de problemas concretos enfrentados pelos docentes e demais profissionais da educação básica em seu cotidiano escolar.Item Perceção das experiências académicas e saúde mental na adaptação ao ensino superior: que relações?(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Fonte, Carla; Macedo, Inês; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO ensino superior e a adaptação académica requerem que os jovens se confrontem com múltiplas e complexas tarefas e as resolvam de uma forma mais ou menos bem sucedida. Esta nova fase da trajetória de vida apresenta-se como um desafio, podendo este impactar ao nível da saúde mental e do bem-estar dos estudantes. Neste âmbito apresenta- -se um estudo cujo objetivo é caracterizar e analisar a relação entre os níveis de saúde mental/bem-estar e saúde mental/psicopatologia e a perceção das experiências académicas em estudantes universitários. Participaram 234 estudantes portugueses com idades entre os 17 e os 56, com uma média de 23.71 e desvio-padrão 5.508. Desses estudantes, 178 eram do sexo feminino e 56 do sexo masculino. Os dados foram recolhidos utilizando um Questionário sociodemográfico, a Escala Continuum de Saúde Mental-Versão Reduzida (Adultos) (MHC-SF), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Os resultados obtidos indicam que, globalmente, uma maior percepção e satisfação com a vida académica, se associa a melhores níveis de saúde mental e bem-estar, indicando que, os desafios enfrentados pelos estudantes, nos domínios pessoal, social, académico, institucional e vocacional, são variáveis relevantes para o seu processo de ajustamento, favorecendo assim os seus níveis de saúde mental e bem-estar.Item Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Porto, Angra Santos; Gomes, Marcius de Almeida; Silva, Sandra Gomes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG – 2011-2020) trata da redução das disparidades regionais na oferta de Programas de Pós- -Graduação Stricto Sensu no Brasil, a partir do diagnóstico e políticas estratégicas por mesorregiões. Nesse sentido, esta pesquisa investigou o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Território de Identidade Sertão Produtivo. Para isso, foi proposto o diagnóstico do perfil institucional, da percepção e dos discursos de professores (as) doutores (as), a respeito das condições acadêmicas, gerenciais e de infraestrutura para interiorização da pós-graduação stricto sensu na região, por meio da aplicação de formulário online e de entrevistas individuais e semiestruturadas, utilizando-se como técnica de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apresentam discursos síntese, extraídos das expressões-chave, ideias centrais e/ou ancoragens, com base em indicadores relativos à percepção de como tem sido a atuação da Universidade, a importância da criação de programas e estratégias institucionais, as dificuldades, potencialidades, expectativas e proposições, que demonstram o potencial estratégico, os desafios e as possibilidades da UNEB e sua inserção no território para consolidar uma política institucional de interiorização.