Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 09 - 2017 (Vol. 53) : O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFB
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Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 09 - 2017 (Vol. 53) : O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFB por assunto "COMMUNICATION"
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Item Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre Museu e Sala de Milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia(Lusofona University, 2017) Silva, Genivalda Cândido da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA pesquisa realizada teve como objetivo analisar como as práticas ex-votivas, presentes no Santuário do Bomfim, se vinculam à cultura popular dos pagadores de promessa que são inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos. notou-se a necessidade de realizar a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular abordando os seguimentos conceituais dos termos que circundam e representam a história e formação do Santuário do Senhor do Bomfim, como: o sacro e o profano, a estética, a folkcomunicação e a museologia que são temas transversalizados que, ao final dos estudos percebemos estarem intrinsecamente vinculados. Elucidando assim a compreensão, como se dá a sua contextualização com os ambientes trabalhados e as diferentes formas comunicacionais, a qual, é propiciada nos espaços abordados na pesquisa.Item Revisitando a relação entre museu e comunicação(Lusofona University, 2017) Weinstein, Mary; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho busca enfocar a relação entre museu e comunicação, no que tange à publicização de propostas, atividades e agendamento da própria instituição. Tratamos de jornalismo, da opinião pública e da premência de que o museu seja notícia o bastante, entre tantos assuntos que são agendados pelos meios de comunicação, para poder se colocar na mídia. Reconhecemos que o museu em si é um agendador que selecionou o objeto de memória, de arte, ou de qualquer outra natureza, para publicizar, destacar, salientar e colocar em evidência, sendo, portanto, também, um mediador. Então, esta permeabilização da mídia pela seleção que o museu faz se torna um meta agendamento que confirma as escolhas feitas para plasmar a realidade, para valorizar e destacar na sociedade. Para problematizar estes aspectos, recorremos à Teoria da Agenda Setting, ao conceito de opinião pública de Walter Lippman e à constatação de que há uma necessidade de publicizar o patrimônio cultural. Como universo empírico, selecionamos dez museus situados em Salvador, na Bahia.