Cogitur : Journal of Tourism Studies nº 04 (2011)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cogitur : Journal of Tourism Studies nº 04 (2011) por assunto "ESTUDOS DE CASO"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Direcção Hoteleira em Equipa com o USALI e o BSC – para uma gestão mais eficaz e eficiente(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Lamelas, José; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesNum ambiente muito competitivo, incerto, muito complexo, a passagem do líder único para a direcção em equipa de competências complementares é considerada uma evolução que muito contribui para a inovação, motivação, bom clima organizacional e melhoria da eficácia e eficiência. O objectivo desta investigação é averiguar se há ou não relação entre o modelo da co-liderança e a melhoria da eficácia e da eficiência, nas empresas da hotelaria portuguesa. Para isso, utilizámos 1723 inquéritos, mais entrevistas, análise estatística (da satisfação dos clientes e da performance económico-financeira) e análise de casos de co-liderança. Os resultados da pesquisa confirmam que quanto mais vincado é o modelo de co-direcção, melhor a eficácia e a eficiência. As variáveis co-liderança e GOP estão ambas fortemente correlacionadas entre si e com outros importantes indicadores de eficácia operacional como Clima Organizacional, Motivação Laboral e Satisfação dos Clientes.Item Ensino Pós-Graduado de Turismo nos EUA : uma experiência portuguesa(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Ribeiro, Nuno F.; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO presente artigo baseia-se numa intervenção do autor feita no âmbito do “Seminário sobre as Relações do Ensino Superior e da Investigação Científica com as Actividades Turísticas”, que decorreu na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Junho de 2008, subordinada ao tema do ensino pós-graduado em turismo, de alunos portugueses nos EUA. Tendo como ponto de partida a experiência pessoal do autor, o artigo aborda o sistema de ensino pós-graduado em turismo dos EUA, comparando-o com o português, com particular relevo para os diferentes percursos académicos, e efectuando a destrinça entre os dois principais tipos de instituições de ensino de turismo norte-americanas. O artigo aborda ainda as relações entre as instituições de ensino superior em turismo nos EUA e os organismos e empresas turísticas nomeadamente ao nível da pesquisa cientifica.