Cogitur : Journal of Tourism Studies nº 04 (2011)

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    Direcção Hoteleira em Equipa com o USALI e o BSC – para uma gestão mais eficaz e eficiente
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Lamelas, José; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Num ambiente muito competitivo, incerto, muito complexo, a passagem do líder único para a direcção em equipa de competências complementares é considerada uma evolução que muito contribui para a inovação, motivação, bom clima organizacional e melhoria da eficácia e eficiência. O objectivo desta investigação é averiguar se há ou não relação entre o modelo da co-liderança e a melhoria da eficácia e da eficiência, nas empresas da hotelaria portuguesa. Para isso, utilizámos 1723 inquéritos, mais entrevistas, análise estatística (da satisfação dos clientes e da performance económico-financeira) e análise de casos de co-liderança. Os resultados da pesquisa confirmam que quanto mais vincado é o modelo de co-direcção, melhor a eficácia e a eficiência. As variáveis co-liderança e GOP estão ambas fortemente correlacionadas entre si e com outros importantes indicadores de eficácia operacional como Clima Organizacional, Motivação Laboral e Satisfação dos Clientes.
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    Ensino Pós-Graduado de Turismo nos EUA : uma experiência portuguesa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Ribeiro, Nuno F.; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O presente artigo baseia-se numa intervenção do autor feita no âmbito do “Seminário sobre as Relações do Ensino Superior e da Investigação Científica com as Actividades Turísticas”, que decorreu na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Junho de 2008, subordinada ao tema do ensino pós-graduado em turismo, de alunos portugueses nos EUA. Tendo como ponto de partida a experiência pessoal do autor, o artigo aborda o sistema de ensino pós-graduado em turismo dos EUA, comparando-o com o português, com particular relevo para os diferentes percursos académicos, e efectuando a destrinça entre os dois principais tipos de instituições de ensino de turismo norte-americanas. O artigo aborda ainda as relações entre as instituições de ensino superior em turismo nos EUA e os organismos e empresas turísticas nomeadamente ao nível da pesquisa cientifica.
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    Estatuto Científico do Turismo no Ensino Superior Português
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Salgado, Manuel; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O debate proposto parece ser oportuno no âmbito dos objectivos do Seminário Epistemologia do Turismo. O artigo aporta alegações relevantes sobre a natureza científica e académica do Turismo. Neste âmbito, o enquadramento teórico discute o seu actual estatuto científico e a maturidade como disciplina. A investigação sistematiza os dados a partir do estudo aplicado à realidade do ensino superior português, com o intuito de demonstrar a importância desta área após a implementação das mudanças curriculares e educativas do Processo de Bolonha. Na sequência desta análise podemos concluir que o Turismo tem sido reconhecido paulatinamente como Ciência e Disciplina, nomeadamente em Portugal.
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    Principais entraves na via de autonomização dos Estudos do Turismo : anarquismo epistemológico ou concertação estratégica?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Dias, Francisco; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O presente artigo tem como objectivo demonstrar que a credibilização e dignificação institucional da área científica do Turismo junto da tutela ministerial não é uma questão de esforço de demonstração das bases epistemológicas do Turismo, mas sim uma questão de concertação estratégica da emergente comunidade de investigadores do Turismo. Parte-se do pressuposto de que a emancipação das áreas científicas é um processo complexo e gradual que inclui 3 dimensões relevantes: (1) epistemológica; (2) social e económica; (3) político-institucional e identitária. São formuladas duas hipóteses: a primeira hipótese assume que, na atribuição do estatuto de autonomia a áreas científicas, a dimensão político-institucional e identitária tem primazia sobre a dimensão epistemológica; a segunda hipótese sustenta que a crescente importância social e económica do Turismo tem servido para atrair financiamentos para as universidades, subsidiando projectos e grupos de investigação atomizados pelas diversas unidades de I&D das várias ciências sociais reconhecidas (Economia, Geografia, Sociologia, Antropologia, etc…), sendo este facto um obstáculo à autonomização do Turismo como área científica interdisciplinar. Estas duas hipóteses obtiveram corroboração empírica através da análise da lista de áreas científicas da FCT e da distribuição dos grupos de investigação do Turismo pelas diversas unidades de I&D reconhecidas e avaliadas pela FCT em 2007. É ainda aventada a hipótese, a qual só o tempo poderá validar, segundo a qual a emergente comunidade de investigadores do Turismo, maioritariamente vinculada ao Politécnico, tentará contrariar a actual tendência de espartilhamento disciplinar, apostando cada vez mais na criação de grupos de investigação interdisciplinares, o que levará ao reconhecimento dos Estudos do Turismo como área científica autónoma. Assume-se ainda que a dignificação dos Estudos do Turismo passa pela sua emancipação, a qual tarde ou cedo será conseguida, como o resultado cumulativo das seguintes linhas evolutivas: (1) a crescente aposta na formação pós-graduada em Turismo; (2) a criação de novas unidade de investigação em Turismo nas instituições de ensino onde existem Mestrados e Doutoramentos em Turismo; (3) o contínuo esforço de dignificação do Ensino Politécnico; (4) a procura de pontos de referência em outros países, onde o ensino e a investigação têm forte tradição.
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    Reflexões sobre o conceito de epistemologia na análise do turismo e o enquadramento categorial da diversidade de concepções de ciência
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Sarmento, Eduardo Morais; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O actual artigo pretende sistematizar uma série de reflexões que possam contribuir para a definição e reflexão crítica de uma metodologia de análise centrada no campo da Epistemologia do Turismo. De uma forma geral, neste artigo ir-se-á, tentar estabelecer uma ponte entre as reflexões da filosofia das ciências e propor a sua adaptação às reflexões epistemológicas e metodológicas inerentes ao Turismo.
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    Autenticidade e inovação: factores de renovação dos destinos turísticos maduros
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Cunha, Licínio; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Os destinos turísticos maduros caracterizam-se pela redução da sua capacidade para garantir satisfação aos consumidores, declínio das taxas de crescimento dos fluxos turísticos, degradação da imagem e perda de competitividade. Nesta fase necessitam de proceder à sua renovação ou rejuvenescimento através de novos factores de competitividade. Entre eles incluem-se a autenticidade transformada, em factor de atracção (push-factor), e a inovação. Neste trabalho identificam-se as várias correntes relativas à análise da autenticidade e as categorias de inovação no processo de renovação dos destinos, concluindo que ambas fazem parte de um processo contínuo que deve constituir uma centralidade das políticas turísticas.
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    Inovação no Turismo: um processo catalisador de desenvolvimento
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Vieira, João Martins; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O turismo tem acolhido o processo de inovação empresarial com facilidade. Porém não se pode dizer que ele tenha sido gerador autónomo de inovação. É importante, por isso, que o seu papel nesse processo seja mais activo, sobretudo quando ele é já reconhecido como alavanca para o desenvolvimento. Este reconhecimento será tanto maior quanto mais se acolherem no turismo as suas componentes inovadoras transformando-o num pilar do processo catalisador do desenvolvimento nacional.