FEFD - Faculdade de Educação Física e Desporto
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Percorrer FEFD - Faculdade de Educação Física e Desporto por assunto "AEROBIC RESISTANCE"
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Item O destreino e treino de uma judoca de elite após a gravidez : estudo de caso(2016) Louro, Abel Filipe Carrega Pereira Ribeiro; Monteiro, Luís Fernandes, orient.OBJECTIVES: To analyze the effects of detraining (inactivity due to pregnancy) and training of an elite female athlete of Judo in (1) Body composition, bone mass and bone mineral density (BMD); (2) Cardiorespiratory capacity (VO2max); (3) Different ways of strength manifestation in upper and lower limbs; (4) Physiological parameters of heart rate and lactic anaerobic capacity; and (5) Neuromuscular parameters of speed, power, strength and rate force development. METHOD: A female judoka from the light weight category (≤48 kg) and finalist at the Olympic Games Beijing 2008, performed several tests on four different occasions; Two months before the Olympic Games (1st Moment), after pregnancy and in a period of inactivity (2nd Moment - 2010), after 12 months, when she came back to training (3rd Moment - 2011) and after 12 months of retraining (4th Moment - 2012). We also considered in this study, as a reference for comparing with the studied athlete (Score-Z), the performance results of National Team (N=12) (VO2máx measured on treadmill and Body Composition using DEXA) and International Teams (N=7) (Bench Press and Rowing tests using Isocontrol 5.1, SJ, CMJ and RJ using ISONET 500 Force Platform and a Specific Judo Test - Coptest). RESULTS: After an inactivity period (pregnancy), maximal oxygen uptake (VO2máx) decreased by 15%, BMD decreased by 11%, maximum strength decreased by 29%, as well as a significant decrease in the remaining variables studied. After 12 and 24 months of retraining, significant and rapid improvements were seen. For most of the parameters, the athlete approached the pre-Olympic levels. About maximum strength and aerobic and anaerobic capacity, the athlete surpassed the pre-Olympic levels with significant increases. Concerning the parameters of power and rate force development, there were no improvements and on the other hand, the athlete was not able to return to the pre-Olympic level of 2008. CONCLUSIONS: These results show that detraining (pregnancy) in an elite athlete can be pronounced, with rapid improvements after retraining. The impact of detraining on body composition, aerobic and anaerobic capacity, strength, power and rate force development emphasizes the need for training stops to be limited to short periods in an elite athlete. Any interruption should include, if possible, 'maintenance training'. That way any decrements in those physiological and neuromuscular parameters associated with performance in judo bouts will be minimized.Item A influência dos professores e da gestão de aula na avaliação e no desenvolvimento da resistência(2012) Gonçalves, Hugo Gonçalo dos Santos; Proença, Jorge, orient.O presente estudo teve como objetivo principal analisar a influência dos professores e da gestão de aula na avaliação e no desenvolvimento da resistência. Para isso foi necessário comparar os resultados obtidos no tipo de tarefas realizadas em conjunto com o tempo potencial de aprendizagem (TPA) e nas duas avaliações do teste do Vai-e-Vem entre as turmas de Professores Estagiários e as turmas de Professores Não Estagiários. O estudo foi realizado na Escola Básica 2,3/Secundária Aquilino Ribeiro, tendo sido amostra composta por 90 alunos (52 do género feminino e 38 do género masculino) com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Na recolha de dados foi essencial utilizar os seguintes instrumentos: 1)o questionário de atividade desportiva, Telama (1997); 2) a escala de Borg - Borg (1990); 3) a gravação das aulas em suporte digital; 4) o teste do Vai-e-Vem da bateria de testes do FitnessGram. Os dados foram tratados através da ferramenta estatística SPSS V.20. Quanto aos resultados obtidos conclui que não existem diferenças significativas entre o tempo potencial de aprendizagem entre professores estagiários e professores não estagiários. Na comparação da perceção subjetiva de esforço nas aulas de Educação Física, a média dos resultados indicia que os alunos consideram as aulas ligeiramente cansativas, quer seja com os professores estagiários, quer seja com os não estagiários, para além disso não existe diferenças significativas. No que diz respeito à evolução da aptidão aeróbia constatei que todos os professores conseguiram pequenas conquistas, porém os mesmos não podem ser considerados como significativos.Item Prescrição e controlo do regime de treino aeróbio em nadadores(2017) Cunha, Paulo Jorge Rodrigues; Proença, Jorge, orient.A Natação Pura Desportiva (NPD), em função da natureza do esforço em situação competitiva, pode ser designada como uma modalidade de resistência, onde a participação do metabolismo aeróbio, apesar de variável, é determinante para o provimento energético da quase totalidade das provas (Gomes-Pereira, 1992; Rodriguez & Mader, 2011) A presente dissertação tem como alvo a avaliação e prescrição do treino aeróbio em nadadores de nível nacional e internacional, sendo composta por três estudos sequenciais. 1º Estudo - Desenvolvimento da capacidade aeróbia em nadadores – critérios para prescrição e controlo de tarefas de treino em zonas aeróbias Utilizando um questionário on-line, uma amostra de 51 treinadores portugueses (de reconhecido mérito nacional e internacional a nível dos escalões juniores e seniores) responderam a 4 grupos de questões fechadas relacionadas com os métodos de controlo da carga e as tarefas preferenciais para o desenvolvimento de três zonas distintas de treino aeróbio. Em todas as variáveis verificou-se uma considerável dispersão nos resultados obtidos, com a excepção da frequência cardíaca, como método privilegiado de controlo da carga (90,2%). De salientar a massiva utilização do treino intervalado, em todas as zonas de intensidade, secundarizando completamente os métodos contínuos. 2º Estudo - Prescrição e controlo das velocidades de treino aeróbio em nadadores, associadas a parâmetros fisiológicos, cinemáticos e psicológicos São objetivos específicos deste estudo comparar as velocidades (Vs) calculadas através de protocolo incremental adaptado – 7x200m, de Pyne, Maw, & Goldsmith (2000) – para as intensidades de A1 (limiar láctico) e A2 (limiar anaeróbio), com as Vs prescritas pelos treinadores, e as Vs cumpridas pelos nadadores, através do controlo das seguintes variáveis associadas: a) fisiológicas: lactatemia (La) e frequência cardíaca (FC); b) a perceção do esforço (PE); c) as variáveis cinemáticas: frequência gestual (FG) e índice de nado (IN).A amostra: 16 nadadores masculinos absolutos de nível nacional e internacional, com idade de 20.0±3.7 anos. Foram avaliadas as seguintes tarefas: A1 – 8x400m L 70% p=30” (T1) e 32x100m L 65% p=10” (T2); A2 – 2x(7x200m L 80% p=30”) P=3’ (T3) e 3x(10x100m L 75% p=15”)P=3’ (T4). Principais conclusões: Os treinadores tendem a prescrever Vs inferiores ao estimado protocolarmente, sobretudo em A1. Maioritariamente, os nadadores cumprem com as prescrições dos treinadores. Em A1 as diferenças de V são acompanhadas por diferenças de La e PE, mas não da FC. Em A2 as diferenças de V nem sempre tiveram uma correspondência direta com as restantes variáveis do estudo, particularmente em PE. Os valores de FG e IN não sofrem alterações importantes, mesmo quando se verificam diferenças nas Vs. 3º Estudo - Determinar o efeito de 4 microciclos preparatórios diferenciados pelo desenho das tarefas de treino nas zonas de intensidade A1, A2 e potência aeróbia – séries exatas versus séries progressivas Foi objetivo deste estudo: determinar e comparar o efeito de dois tipos de treino intervalado diferenciados – Séries Progressivas versus Séries Exatas – aplicadas em quatro microciclos do período preparatório do 1º macrociclo da época, nas zonas de intensidade predominantemente aeróbias: A1, A2 e PA. Foram avaliados os seguintes parâmetros: cronométricos (velocidade), bioenergéticos (lactatemia e frequência cardíaca), biomecânicos (frequência gestual, índice de nado e eficiência propulsiva) e psicológicos (perceção do esforço), encontrados em situação protocolar, igual ao 2º estudo. A amostra foi composta por 20 nadadores absolutos de nível nacional e internacional com idades de 18.0±6,5anos, divididos em 2 grupos de 10, onde o regime de treino, nas zonas referidas, foi diferenciado conforme o objetivo.Principais conclusões: Ambas as séries possibilitaram evoluções significativas da V no regime A1; contudo, as séries exatas revelaram-se mais vantajosas pela manutenção dos níveis de execução técnica. As séries exatas permitiram um melhor desenvolvimento da V na zona A2, sem prejuízo para as restantes variáveis. As séries progressivas permitiram uma maior evolução da V, na PA, sem prejuízo para as restantes variáveis.Item Qual o papel da atividade física e desportiva dentro e fora do contexto escolar na aptidão física de crianças e adolescentes?(2018) Cinzas, Samuel Jessé Seara; Santos, Diana Aguiar Pereira dos, orient.Objetivo: A presente dissertação de mestrado teve como principal objetivo analisar a associação da atividade física e desportiva dentro e fora do contexto escolar na aptidão física de crianças e adolescentes. Método: Numa primeira fase, foi elaborada uma revisão sistemática de literatura (RSL), numa segunda fase, foi realizado um estudo observacional transversal com o objetivo de analisar a associação de diferentes domínios da atividade física e desportiva dentro e fora do contexto escolar na aptidão física de crianças e adolescentes que já praticam algum tipo de desporto extraescolar. Foram incluídos no estudo os resultados de 31 participantes (12 raparigas e 19 rapazes) de idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos. Foram aplicados questionários de atividade física e recolhidos dados de aptidão aeróbia, através do teste de vaivém e calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) através do peso e estatura dos participantes. Resultados: Na revisão sistemática da literatura foram analisados um total de 12 artigos que preencheram os critérios de inclusão; 2 estudos eram estudos de intervenção e 10 estudos observacionais. A variável independente analisada foi a Atividade Física (AF) extraescolar sendo a aptidão física a variável dependente estudada. Os resultados da revisão sistemática sugerem que se deve aumentar o tempo em Atividade Física Moderada e Vigorosa (AFMV) e diminuir as atividades sedentárias, estando a intensidade da AF relacionada a uma melhor aptidão física. Nos resultados do estudo observacional dos 31 participantes foi verificado que o tempo semanal despendido em desporto extraescolar estava associado com o IMC, independentemente do tempo total de atividade física (r=-0,411; p=0,030), mas não da associação do comportamento sedentário recreativo total (r=-0,265; p=0,174). Para as restantes variáveis analisadas (AF total, desporto escolar, desporto, AF não formal e comportamento sedentário (CS) recreativo, não se verificou associação com nenhum dos componentes da aptidão física estudados (aptidão aeróbia ou IMC). Conclusão: Os resultados da revisão sistemática sugerem que se deve aumentar o tempo em AF de intensidade moderada a vigorosa e diminuir as atividades sedentárias para melhorar os níveis de aptidão física, existindo diferenças entre os sexos. Os participantes de desportos competitivos, clubes desportivos e/ou AF fora do contexto escolar têm níveis superiores de aptidão física. Os resultados do estudo observacional dizem-nos que o volume de desporto fora do contexto escolar pode ser determinante para que crianças e adolescentes possam ter um peso saudável.Item Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide(2023) Sargento, Pedro José Moreira; Rosa, Bruno Avelar, orient.Este relatório procura apresentar as opções, reflexões e balanços tidos durante o estágio pedagógico. Na Lecionação, as estratégias e processos utilizados resultaram na progressão da maioria dos alunos. A falta de Aptidão Aeróbia foi um problema encontrado e resultou daí a escolha do projeto “O Desenvolvimento da Aptidão Aeróbia nas aulas de Educação Física”. No projeto Professor a Tempo Inteiro, expandi a minha experiência ao lecionar a alunos mais novos e tive a oportunidade de lecionar outras matérias. No projeto Professor a Tempo Inteiro no Desporto Escolar, expandi o meu leque de feedback e o reportório de progressões pedagógicas. No Direção de Turma o foco foi melhorar a relação interpessoal dos alunos. Daqui resultou o projeto “Juntos na Orientação”. A Saída de Campo, desenvolvida sob o tema “Jogos Olímpicos da Portela 2023”, foi o expoente máximo do estágio pedagógico e uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos desenvolvidos ao longo do ano letivo. No Desporto Escolar aprofundei os meus conhecimentos no Futsal e no projeto “A participação feminina no Futsal” procurei aumentar o número de alunas. No Seminário procurei apresentar soluções que pudessem mitigar as questões relacionadas com a falta de “A Aptidão Aeróbia nas Aulas de Educação Física”. Palavras-chave: aptidão aeróbia, relação interpessoal, participação feminina, HIITItem Resistência Aeróbia dos Alunos do 1.º Ciclo(2015) Pereira, Nuno Miguel Carvalho; Proença, Jorge, orient.O presente trabalho foca o tema da aptidão aeróbia (ApA) nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e tem como objetivo principal, perceber o efeito, positivo ou negativo, que as férias de verão têm na ApA destas crianças. A metodologia adotada é de índole quantitativa, apresentando um estudo do tipo descritivo-correlacional, contando com a participação de um grupo de 75 alunos, que estão divididos em três turmas: 1.º, 2.º e 3.º anos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o teste váivem da bateria de testes fitnessgram e a técnica de análise dos dados recolhidos foi a análise descritiva. Os resultados demonstram que as férias tiveram um efeito positivo para 50.7 % dos alunos e para 44 % tem um efeito negativo.