Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor por assunto "ALUNOS"
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Item A indisciplina no ambiente escolar : o olhar dos professores sobre esta realidade(2008) Bomfim, Maria Luciene; Duarte, José Bernardino, orient.Na tentativa de encontrar respostas que venham contribuir de forma positiva sobre a problemática da indisciplina escolar, foi desenvolvida uma investigação em uma unidade estadual de ensino, que teve como objetivo amplo analisar os olhares dos professores em face da indisciplina no ambiente escolar. Foram sujeitos da pesquisa 14 professores, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e o instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semi estruturada com o intuito de verificar suas visões sobre a indisciplina no ambiente. Os docentes bastante preocupados sugeriram algumas alternativas, como discussões com os alunos sobre os efeitos dos atos indisciplinares, para a vida escolar e humana; oportunidade de envolvimento, destes tidos como indisciplinados, em atividades diversas; inovação das ações pedagógicas e outras. Para responder a esta diversidade de situações recorreu-se a teóricos: Aquino (1996), Araújo (1996), De La Taille (2001); Estrela (2002). Concluiu-se que, o entendimento dos atos indisciplinares é bastante complexo, tem a intervenção do contexto social, educacional e sinaliza uma resposta à compreensão que os alunos fazem desta escola que ainda se apresenta estruturada nos moldes tradicionais. Conclui-se ainda que os mesmos não se adaptam e encontram uma maneira, toda deles, de mostrar o repúdio e o desagrado ao modelo de educação oferecidoItem A participação de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de sala de aula : o que pensam e o que dizem fazer os Professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico(2014) Rodrigues, Ana Paula Alves; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.A educação de alunos com necessidades educativas especiais é um dos grandes desafios do sistema educativo. Atualmente a legislação e a linguagem na esfera educacional instituem a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular. Cabe à escola, de acordo com os princípios subjacentes a uma sala de aula inclusiva, adaptar-se aos alunos que tenham qualquer tipo de problemática criando oportunidades educativas e sociais, no âmbito de uma escola aberta e apta a responder com eficácia à diversidade dos seus alunos. A gestão da diversidade na sala de aula representa um dos maiores problemas das nossas salas de aula. Neste contexto, consideramos o professor, um elemento chave sobre como dinamizar a participação dos alunos na sala de aula. O objetivo deste nosso estudo foi perceber as relações entre as perceções dos professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico face à participação dos alunos com necessidades educativas especiais e as práticas que desenvolvem para concretizar essa participação nas atividades de sala de aula. A metodologia que escolhemos foi inicialmente de natureza quantitativa e, num segundo momento, tivemos necessidade de recorrer a uma metodologia de natureza qualitativa, com o intuito de esclarecer alguns dados obtidos no questionário aplicado. Aplicámos um questionário a 127 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e optámos pela entrevista semiestruturada no que diz respeito à metodologia qualitativa. Os resultados encontrados confirmam existir uma relação entre as perceções e as práticas desenvolvidas pelos professores, no sentido, de dinamizar a participação dos alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula. Verificamos, ainda, que as perceções que têm sobre a participação dos alunos com necessidades educativas especiais os leva a testemunhar o desenvolvimento de práticas que respondem à diversidade dos seus alunos, no sentido, de lhes facilitar a participação. Verificámos alguma resistência à cooperação e à colaboração entre os professores do ensino regular e os de educação especial.