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Percorrer pure-collection por assunto "ACTION RESEARCH"
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Item A arte como elo promotor de valores de cidadania na interdisciplinaridade(2024) Cunha, Isabel Malarranha Peralta Godinho e; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; VASCONCELOS, MARIA CONSTANÇA PIGNATELI DE SOUSA EO presente relatório consiste na investigação fundamentada sobre o facto de a Educação Artística servir de veículo de aprendizagem para outros conteúdos e competências, nomeadamente a promoção de valores de cidadania. Pretendeu-se também reforçar a importância da interdisciplinaridade no estimulo de consciências criticas e reflexivas, ao abordar temáticas de cariz sociocultural. A pertinência do estudo da obra “Guernica” de Pablo Picasso e a fundamentação de Unidades Didáticas no 9º ano e no 12ºano, permitiu abrir o espaço à discussão e a reflexões inesperadas. A metodologia de investigação-ação possibilitou o ajuste de estratégias de aprendizagem, num constante feedback em ciclos iterativos, que se revela bastante enriquecedor no Ensino das Artes Visuais, contribuindo para a melhoria do ensino/aprendizagem, flexibilizando também características interdisciplinares dos projetos. Educar para a incerteza e fomentar o espírito criativo, crítico e de solidariedade, num mundo em constante conflito, possibilita ao aluno enfrentar medos e promove o desenvolvimento de competências pessoais e de autodomínio. A Educação Artística abre desta forma a porta a escolhas de valores fomentados por uma cidadania ativa. Palavras-Chave: Educação, Arte, Cidadania, Ensino, Investigação-açãoItem Como fazer das artes visuais uma personagem principal e não secundária, no ensino de hoje em Portugal?(2024) Silva, Rita Machado da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Marques, Inês Maria AndradeEsta tese, pretende ser um trabalho de continuidade e estudo, após a prática supervisionada, integrada no mestrado em Ensino das Artes Visuais, refletindo sobretudo na importância que deveria ser dada à disciplina de educação visual e no ensino em geral das artes visuais em Portugal. Desde o enquadramento teórico relativamente à prática supervisionada, que foi um grande momento de estudo e trabalho de investigação-ação, passando pela contextualização da escola e dos alunos, a clarificação da problemática a ser trabalhada, os objetivos, a metodologia utilizada ao longo de todo o processo, leituras, estratégias, planificações, seguindo para a análise dos dados, culminando nas reflexões sobre os desafios que ocorreram e ocorrem, na história das artes visuais, e como elas devem e podem ser potencializadas. Como docente tenho por objetivo trabalhar a questão da valorização das artes visuais e trazer soluções para que se possam dar passos mais positivos e relevantes no ensino das artes visuais. Palavras-chave: Ensino; Artes Visuais; Educação Visual, Investigação-Ação, aprendizagens motivadoras e significativasItem Desenvolvimento e implementação da política global de recursos humanos na empresa Sistran Engenharia (SU), Lda(2024) Moreira, Daniela das Dores Imperial; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Marques, Nazaré de Jesus Gonçalves Pires SoaresO presente trabalho de projeto tem como objetivo desenvolver e implementar uma Política global de Recursos Humanos (RH) na empresa SISTRAN Engenharia (SU) Lda por meio de uma abordagem qualitativa associada à filosofia interpretativa. A pesquisa foi conduzida por meio da metodologia de Pesquisa-Ação, um processo colaborativo e participativo que procurou soluções práticas para os desafios organizacionais encontrados. No entendimento das escolhas de implementação, adotou-se o modelo do caleidoscópio de mudança, explorando as seis categorias essenciais defendidas por Balogun e Hope Hailey (2004). A utilização dos objetivos SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound) permitiu a criação e o desenvolvimento das metas estruturadas facilitando a avaliação contínua, conforme proposto por Cothran e Wysocki (2005). A gestão do projeto seguiu a metodologia do ciclo de vida do projeto, definido pelo Project Management Institute (PMI, 2021), em conformidade com as cinco etapas defendidas. O plano de implementação do projeto incorporou a ferramenta PERT (Program Evaluation and Review Technique) para determinar com precisão o tempo e a execução das atividades, realçando o caminho crítico (Santos, 2020). Os resultados alcançados incluem o desenvolvimento e a implementação bem sucedida da Política Global de RH. Para o futuro, recomenda-se á empresa a monitorização da implementação da Política através dos indicadores-chave de desempenho KPIs relacionados à Gestão de Recursos Humanos. Esses KPIs, como a satisfação, produtividade, absentismo e turnover, serão fundamentais para a avaliação da eficácia da Política Global de RH, alinhando se ao Blanced Scorecard (BSC) de Kaplan e Norton (1997, como citado em Soares et al., 2023). Palavras-chave: Desenvolvimento, Implementação, Políticas de RH, Estratégia global de RH, Gestão de Recursos HumanosItem O jogo na arte-exploração da criatividade artística através do uso de tecnologias de informação e comunicação(2024) Correia, Carla Sofia Costa Fernandes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Costa, Maria da Conceição GonçalvesO presente relatório consiste numa investigação fundamentada sobre a importância da criatividade e o seu impacto nas aprendizagens, utilizando jogos digitais como instrumentos de ensino/aprendizagem, integrando o Ensino Artístico, a Educação para os Media e a Interdisciplinaridade e, ou potencial Transdisciplinaridade. Esta investigação foi aplicada a duas turmas do oitavo ano de um colégio privado, com média de idades de 13 anos e desvios padrão de 0,47 e 0,50, respetivamente. Na primeira turma, foi planificada uma Banda Desenhada que serviu de base para a criação de um videojogo, enquanto na segunda apenas se trabalhou a Banda Desenhada. Foi possível constatar a importância da implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, não centralizadas na intervenção direta do professor, respondendo aos interesses e motivações dos jovens do século XXI e potenciando competências essenciais. Na Prática de Ensino Supervisionada, explorou-se a criatividade artística através do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), utilizando a ferramenta de criação de videojogos Roblox, numa investigação-ação interdisciplinar, que permitiu o enriquecimento do processo educativo. O feedback da prática revelou oportunidades de aprender ensinando, evidenciado nas atividades planificadas que promoveram a aprendizagem em contexto de transdisciplinaridade. Numa reflexão ponderada, consideraram-se pertinentes as seguintes questões de investigação: qual o impacto dos jogos digitais como ferramenta de ensino na aprendizagem dos alunos? De que forma a relação entre o jogo e a Educação Artística pode facilitar a expressão da criatividade e do pensamento crítico nas competências necessárias para o século XXI? E de que modo o jogo pode ser uma estratégia na operacionalização da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no 3º ciclo? Observou-se, após a avaliação final do ano letivo, que a média global dos resultados em todas as disciplinas é muito similar nas duas turmas. No entanto, os dados confirmam um desempenho superior na turma que foi exposta aos jogos de aprendizagem, em comparação com a outra. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, cujos resultados não podem ser generalizados, a criação do jogo parece indicar um impacto positivo no desenvolvimento das competências trabalhadas ao longo deste projeto. Palavras-Chave: Educação Básica, Arte, Media, Jogo, Investigação-ação, Criatividade