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    Ser professor : um ofício em vias de extinção : reflexões sobre práticas educativas face à diversidade, no limiar do século XXI [de] Luiza Cortesão
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Lopes, Filomena; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Recensão crítica da obra de Luíza Cortesão Ser Professor: um ofício em vias de extinção. O questionamento das funções do professor; o confronto de paradigmas.
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    UNDER FIRE : news coverage of the Russian side of the war in Ukraine as combat : The case of Bruno Amaral de Carvalho
    (Associacao Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo, 2023-12-26) Loureiro, Luís Miguel; Pereira, Rui; Figueira, Alexandra; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
    Partindo do caso do jornalista freelancer Bruno Amaral de Carvalho, identificamos e analisamos os dois tipos de combates em que se envolveu para garantir a cobertura da guerra da Ucrânia, para a CNN Portugal, a partir do lado russo, entre março e outubro de 2022. Além de se envolver na guerra de informação que, desde 2014, configurou dois campos metanarrativos relativamente à Ucrânia, o jornalista, o único a trabalhar desse lado da guerra para os média portugueses no período em análise, teve de combater as estratégias de degradação simbólica que lhe foram dirigidas por políticos e jornalistas, sob a forma de ataques ao caráter e à independência. O estudo recolhe os conteúdos produzidos por Bruno Amaral de Carvalho para a CNN Portugal, classificando-os de acordo com esses campos metanarrativos, e faz a decomposição e análise ao processo de degradação simbólica que obrigou o jornalista a esse duplo combate.Palavras-chave: Metanarrativas. Jornalismo. Propaganda. Guerra de informação. Degradação simbólica.
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    A Morfologia Urbana da Cidade do Funchal e os seus espaços públicos estruturantes
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Bettencourt, Luísa Catarina Freitas Andrade; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    A cidade ...Todos a conhecem. Amada por uns e odiada por outros. Lugar de encontros e de desencontros; de memórias e de história; do conhecimento e de divertimento; de escolhas e de trocas. Palco de transformações e interacções.Gosto da cidade, sobretudo de a observar. Ela transforma-se, cria-se e recria-se a cada dia. Em cada esquina há uma descoberta, uma forma, uma memória, um “olhar” indiscreto, uma história de vida. Enfim, na cidade há vidas, de ontem e de hoje, que se cruzam e misturam, acabando por se renovar e recriar.A cidade é um teatro com múltiplos actores e espectadores.Enquanto espectadora da cidade observo-a incessantemente para a conhecer e interpretar. Procuro compreender as suas formas, os seus lugares, os seus espaços. Comparo-a com o seu passado e com o seu semelhante. Analiso-a para actuar.O estudo que aqui se apresenta é sobre a cidade do Funchal, os seus lugares e espaços, os seus actores, os cantos e recantos onde se escondem e guardam as memórias e os testemunhos da “cidade do açúcar”, da “cidade do vinho” e de todas as que lhes sucederam e que se transformaram na actual Cidade do Funchal. (...)
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    Navigating inter-agency collaboration and the integration of customs security : insights from the Brazilian case
    (Maritime Security Centre Of Excellence, 2025-01) Medeiros, Sabrina; Correa, Claudio; Moreira, William de Sousa; Cantarino, Guilherme; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; LusoGlobe - Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade
    This study investigates the collaborative dynamics among armed forces and law enforcement agencies, as police departments and customs, emphasising their integral role in fortifying maritime borders and countering transnational threats through inter-agency and civil-military cooperation. With a focal lens on the Global South perspective, anchored in Brazil's experience, a neo-institutional framework is employed to analyse inter-agency cooperation policies and practices. Brazil's unique challenges, opportunities, and contributions to global maritime security efforts are illuminated through comparative patterns presented within Global South nations, unveiling commonalities and disparities. The paper emphasises practitioners' insights and geospatial analysis, employing a dual-method approach combining maritime security practices and geospatial analysis techniques to glean comprehensive insights into inter-agency cooperation and maritime security dynamics. The methodology conducts semi-structured interviews with key stakeholders, data aggregation from open-source intelligence (OSINT), simulations and scenarios, and maritime security data. Proposing Brazil's proactive engagement as a regional leader, the study advocates for enhanced inter-agency collaboration by establishing tailored coordination mechanisms, capacity-building initiatives, and knowledge-sharing platforms. Looking ahead, a call for a comprehensive approach to maritime security in the Global South comes from applying long-range prospective methods and tools with participative and collaborative roles. That urges integrating economic development, environmental protection, and social inclusion agendas alongside traditional security measures. This study paves the way for a roadmap for bolstering maritime security cooperation, underscoring Brazil's pivotal role in spearheading regional initiatives for a safer maritime domain.
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    Perspectives on the future of film education in Europe
    (2024-12-01) Damásio, Manuel José; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
    This paper explores potential avenues for the future development of film education in Europe, emphasizing how ongoing technological, social, and institutional trans­formations affect both the medium of film in itself but also the pedagogical approaches implemented within film schools. Acknowledging rapid advancements like virtual and augmented reality, artificial intelligence, and shifting audience behaviors, the paper argues for a paradigm shift toward educating through film, rather than merely about it. The authors present FilmEU – one of the new “European Universities” Alliance – as a model for the future develop­ment of film education, highlighting its interdisciplinary and trans-European approach to creative arts. Additionally, the “Samsara” pedagogical framework is introduced. This is a pedagogical framework designed to foster a holistic learning experience that balances technical training with a broader media literacy and critical thinking focus. The paper advocates for innovative, project-driven approaches that enable film schools to remain relevant and impactful in the cultural and creative industries in the midst of the profound ongoing transformations.
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    Risk management strategies & market opportunities for commercialisation of new biopolymer production technologies
    (BioLaMer, 2024-09-30) Farias, A. R.; DOMINGOS, SAMUEL FILIPE PEREIRA; SILVA, CATARINA ROCHA POSSIDONIO DA; Cruz, Bernardo Mateus; ALVES, SÍLVIA COELHO RIBEIRO FERNANDES LUÍS; LOUREIRO, ANA LUISA CARDOSO MARQUES TEIXEIRA; PORTUGAL, ELIANA MARIA DOS SANTOS; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human Interactions; Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    This report provides a comprehensive overview of risk management strategies and market opportunities for the commercialization of new biopolymer production technologies. To ensure a broad and informed perspective, data was collected through a combination of extensive literature reviews, interviews, and workshops with key stakeholders. The objectives were multifaceted: (1) to identify the primary industry and consumer barriers to biopolymer commercialization outlined in the literature; (2) to gather stakeholders' individual and collective perceptions regarding bioplastics, focusing on business models, risks, challenges, market opportunities, and strategic recommendations; and (3) to provide insights into effective risk management strategies to address these barriers, while facilitating discussions on how to overcome them and enable the successful commercialisation of biopolymer production technologies. Our findings reveal that the commercialization of biopolymers encounters several barriers, including technological challenges in scaling production, high production costs, a complex regulatory landscape, and consumer misconceptions. In response, we identified several key risk management strategies: fostering technological innovation to enhance production performance and scalability; fostering multidisciplinary and transdisciplinary approaches to overcome technological and knowledge limitations in biopolymer production; implementing cost-reduction measures through government incentives and private investment; harmonizing regulatory frameworks to create a supportive environment for commercialization; improving consumer awareness and product labelling to address misconceptions, build trust, thereby encouraging greater adoption of bioplastics. The strategies discussed aim not only to mitigate existing challenges but also to unlock significant market opportunities. The growing environmental consciousness worldwide presents a promising avenue for international market expansion and innovation. Advancements in biopolymer technology enhance applicability across various industries, particularly in packaging, agriculture and biomedical sectors, all of which are actively pursuing sustainable materials. Furthermore, international market expansion and the promotion of circular economy practices present additional avenues for integrating bioplastics into sustainable production and waste management systems. Our results indicate that by effectively navigating these challenges and capitalizing on market opportunities, the biopolymer industry has the potential to become a catalyst for transformative change, fostering the circular economy and a more environmentally responsible future.
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    Afirmação do direito ao ambiente no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos no contexto do combate à poluição
    (2024) Soares, Evandro Fabrício Lopes; Faculdade de Direito e Ciência Política; Ferreira, Lígia Andreia Carvalho Abreu
    Na Era Pós-industrial a qualidade do ambiente começou a ficar comprometida, sobretudo pelas emissões veiculares, industriais, setor da energia, atividades domésticas e material plástico, que impactam diretamente no ambiente e na saúde humana. Existiram alguns instrumentos comunitários e internacionais que reconheceram o direito do(ao) ambiente, enquanto direito humano. Esse direito, ergueu-se com a Declaração de Estocolmo, mas existiram outros instrumentos como a Declaração do Rio, Protocolo de Quioto, Convenção de Aarhus e o Acordo de Paris sobre o Clima. Estudos científicos demonstram o impacto da poluição, do aquecimento global e das alterações climáticas sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente. O ativismo apresenta-se como um sustentáculo da responsabilidade ambiental No caso de violação, divergência ou litígio do direito ao ambiente, há que esgotar os meios jurisdicionais internos, interpondo a referida Ação judicial nos Tribunais Judiciais e/ou nos Tribunais Administrativos. O recurso ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, deverá surgir apenas em último recurso. Dada a inexistência de um direito humano ao ambiente, previsto na Convenção Europeia dos Direitos Humanos, o presente estudo, baseado numa análise jurisprudencial do Tribunal de Estrasburgo, conclui que essa afirmação decreta-se através dos artigos 2.º, 3.º, 6.º, 8.º, 10.º e 14.º da Convenção. Palavras-chave: Direito ao ambiente; Poluição; Impactos na saúde; Direitos Humanos; Direito de Ação Ambiental
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    Impacto dos conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na produção jornalística
    (2024) Costa, Tiago Miguel Silva; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CATALÃO, DANIEL DOS SANTOS
    O surgimento da web 2.0, dos smartphones, da internet móvel e das diversas redes sociais, ampliaram a panóplia de possibilidades do cidadão no mundo digital. As combinações destes fatores tecnológicos permitiram, entre outras coisas, que o internauta se tornasse num agente ativo, sendo capaz de produzir e publicar informação produzida pelo próprio, os denominados conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU). Estes conteúdos vieram, de uma forma natural, criar uma disrupção no panorama jornalístico, graças ao novo enquadramento comunicacional, onde as audiências ganham um papel mais ativo do que outrora, tornando-se em verdadeiros cidadãos-jornalistas, com as ferramentas necessárias para registarem tudo o que passa em seu redor e contarem as suas próprias narrativas. A adoção dos CGU por parte dos jornalistas é um tema controverso, devido aos prós e contras que estes conteúdos apresentam. Por um lado, podem afirmar-se como conteúdos com elevado índice de relevância informativa, ajudando a tornar a informação mais rica. Por outro lado, estes mesmos conteúdos apresentam se, na internet, mesclados entre muitos outros que não constituem nenhum fundo de verdade, o que pode colocar em causa a credibilidade da informação jornalística, obrigando ao jornalista a esforços redobrados na verificação das informações obtidas via audiência. Desta forma, este estudo pretende analisar o fenómeno dos CGU e perceber qual o impacto que os mesmos têm sobre os meios de comunicação em Portugal. Palavras-chave: Conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU), jornalismo, jornalismo participativo e prosumer.
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    Meios de comunicação utilizados na promoção do festival IndieJúnior Porto : relatório de estágio – IndieJúnior Porto
    (2025) Carvalho, Diogo Miguel Guedes; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SANTOS, LARA MARISA GONÇALVES DOS
    Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais da Universidade Lusófona do Porto. O estágio totalizou três meses de trabalho, e foi realizado na empresa lndielisboa, com foco na produção da oitava edição do festival de cinema infantil e juvenil lndieJúnior Porto. Pretende-se analisar os meios de comunicação utilizados para a promoção do festival lndieJúnior Porto, sendo as atividades realizadas em ambiente de estágio, a metodologia usada para atingir estes fins. Procura-se realizar também um levantamento teórico sobre festivais de cinema e a sua importância no âmbito nacional, bem como os meios de comunicação disponíveis atualmente e qual a importância da sua utilização na promoção de festivais de cinema. De modo a complementar esta recolha de informação, foi realizado um questionário com o objetivo de analisar a utilização das redes sociais por parte do público do festival e a interação deste com os conteúdos publicados nas páginas oficiais do festival lndieJúnior Porto. No final, foram analisados todos os resultados obtidos através dos diferentes métodos de investigação, de modo a dar uma resposta ao objetivo delineado para este relatório. Palavras-chave: Festivais de Cinema, Meios de Comunicação, Marketing, Promoção, Redes Sociais.
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    O impacto da inteligência artificial na perceção de credibilidade de uma marca
    (2025) Vieira, Bruna Alexandra Azevedo; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Sousa, Andreia Sofia Pinto de
    Na sociedade contemporânea, impulsionada pelos meios digitais, as marcas têm marcado presença nas plataformas online, aproximando-se da sua audiência. Ainda assim, a utilização crescente da Inteligência Artificial (IA), como instrumento de auxílio para a produção de conteúdos, levanta questões sobre a credibilidade das marcas, isto é, embora a IA facilite o trabalho dos profissionais, ao permitir que se concentrem em tarefas mais complexas, reduzindo custos e melhorando serviços, é importante salientar que a verificação do conteúdo gerado por estas ferramentas inteligentes é fundamental, uma vez que não são totalmente fiáveis. Deste modo, a presente investigação concentra-se na credibilidade das marcas que recorrem à IA como ferramentas de apoio para a produção de conteúdos. Para compreender esta questão, foi realizada uma revisão detalhada da literatura sobre IA, credibilidade das marcas, as diversas ferramentas de produção de conteúdos baseadas em IA e os desafios e barreiras associadas à utilização destas ferramentas. Palavras-chaves: Inteligência Artificial; Credibilidade; Marcas; Produção de conteúdos digitais
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    Processo de autonomização dos jovens em unidades de apoio e promoção de autonomia
    (2024) Santos, Ana Maria De Jesus Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Marques, Jacqueline Ferreira
    O trabalho da autonomia é longo e árduo, difícil de levar a cabo, e se reveste da necessidade de ter sempre em mente a subjetividade, na medida em que se implica um sujeito da experiência, da ação, da relação e do desejo - a criança ou jovem - em interação com outros sujeitos - os cuidadores - a quem compete ajudar o primeiro a tornar-se progressivamente mais autónomo sem sobre ele impor o seu próprio desejo, a sua pressa ou a expetativa de que seja quem não é. O presente estudo apresenta como principal objetivo importância da unidade de apoio e promoção de autonomia dos jovens no processo de autonomização dos jovens institucionalizados. O estudo foi dirigido aos jovens e à equipa técnica de unidades de apoio e promoção de autonomia da área de Lisboa. Foram efetuados pedidos de colaboração a 40 unidades e obtivemos resposta de 26 jovens e 3 técnicos, que constituíram a amostra do estudo. Foi utilizada a metodologia mista recorrendo a um inquérito por questionário com respostas fechadas e abertas e posterior análise de conteúdo categorial dos mesmos. Realizaram-se dois questionários um para os jovens e o outro para os profissionais, que integram 3 grandes dimensões: caracterização, competências adquiridas (cognitivas, emocionais e funcionais) e impacto das Unidades de Apoio e Promoção de Autonomia dos Jovens no desenvolvimento e concretização do processo de autonomização. As principais conclusões foi que através das unidades de apoio e promoção da autonomia é possível os jovens assumirem algumas responsabilidades, tais como responsabilidades de gestão doméstica e financeira (cozinhar, pagar as contas, ir as compras), bem como procurar trabalho, entre outros. O que torna esta resposta social muito importante para adquirição da autonomia. Palavras Chaves: Autonomia, Unidade de Apoio e Promoção de Autonomia, Jovens, Competências. Projeto de Vida
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    O consentimento no direito da proteção de dados pessoais: os desafios no contexto da atividade pública
    (2024) Machado, José Grazina; Faculdade de Direito; Calvão, Filipa Urbano; ALMEIDA, FRANCISCO MANUEL LUCAS FERREIRA DE
    Esta tese de Doutoramento tem como objeto de estudo o consentimento no Direito da Proteção de Dados Pessoais, mais concretamente, no contexto dos desafios que se lhe colocam no âmbito da atividade pública. Para guiar e estruturar dogmaticamente a investigação ao consentimento, elegemos duas questões que constituem o objeto da presente investigação. São elas: averiguar em que termos opera o consentimento como autolimitação ao direito à proteção dos dados pessoais; saber se o consentimento poderá ser empregue, enquanto fundamento de licitude, para os tratamentos de dados pessoais a realizar no contexto das relações com o Estado e as demais pessoas coletivas de direito público. Para responder às duas interrogações, aquilatamos o consentimento e efetuamos uma análise das normas que têm por objeto a sua consagração. Depois, formulamos a construção do conceito, inserindo-o dogmaticamente no contexto da autolimitação de direitos fundamentais, centrando-o no direito à proteção dos dados pessoais. Seguidamente, avançamos para uma apreciação mais centrada no Direito da Proteção dos Dados Pessoais, investigando o consentimento como mecanismo jurídico de autolimitação daquele direito, aflorando o consentimento na Constituição da República Portuguesa (CRP), na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (CDFUE), na Diretiva 95/46/CE e no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Aí, aprofundamos o nosso estudo, procedendo a uma análise exaustiva, mais densa, dos atributos do consentimento e da relevância jurídica que este assume no quadro do referido diploma europeu. Então, no quadro das relações jurídico-públicas, detemo-nos na razão de ser da consagração constitucional do direito à proteção dos dados pessoais e perscrutamo-lo, assim como os direitos à abstenção e intervenção do Estado. Estes dois polos constituem parte da justificação da resposta a uma das perguntas. Inferimos, também, que o consentimento do titular dos dados corresponde ao exercício do direito à proteção dos dados pessoais como faculdade deste, no qual se projetam outros, na sequência da disponibilidade do bem jurídico protegido pela norma de direito fundamental. Por fim, propendemos para concluir pela irrelevância do consentimento como fundamento de licitude nos tratamentos de dados pessoais nas relações jurídico-públicas, em grande medida, fundada na assimetria relacional no plano subjetivo. PALAVRAS-CHAVE: Direitos fundamentais; direito da proteção dos dados pessoais; consentimento; relações jurídico-públicas.
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    Expetativas das famílias de crianças com multideficiência face à sua inclusão escolar
    (2024) Fonseca, Joana Filipa Freixo Pinto da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; OLIVEIRA, ISABEL MARIA RODRIGUES DO AMARAL
    Sendo a inclusão um conceito complexo no seu entendimento, este estudo perspetivou conhecer mais sobre esta temática e sobretudo, compreender que expetativas têm as famílias de crianças com multideficiência face à sua inclusão escolar. A descoberta de caminhos inclusivos e de novas práticas pedagógicas são evidenciadas como dificuldades na inclusão destas crianças que, por sua vez, não correspondem às expetativas destes pais. Entender que barreiras existem nesse processo é importante, mas conhecer que expetativas vivem nestas casas é o principal objetivo deste relatório. Realizaram-se cinco entrevistas às mães das crianças com multideficiência com o objetivo de entender quais são as suas expetativas na inclusão escolar do seu filho, compreendendo o modo como as famílias entendem a inclusão e conhecendo melhor a sua dinâmica familiar. Foi através dessa recolha de informação que se analisou os dados fornecidos pelas entrevistadas e que, posteriormente, se respondeu à grande questão de partida deste estudo. Concluiu-se que as preocupações relativas ao futuro da criança, as dificuldades sentidas pelas entrevistadas monoparentais e a falta de apoios são motivos das suas fracas expetativas relativas ao processo inclusivo dos seus filhos, por se sentirem desamparadas. Palavras-chave: Multideficiência; Inclusão; Expetativa; Ensino Especial
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    Violência no namoro : perceções de estudantes do ensino secundário do concelho de Lagos
    (2024) Oliveira, Beatriz Lucas de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Chaves, Eva Raquel Xavier de Melo Gil
    Atendendo à literatura (inter)nacional de referência, compreende-se que a violência no namoro entre os/as adolescentes consiste num grave problema da sociedade, com sérias consequências para um adequado desenvolvimento dos/as jovens. A presente investigação tem como objetivo compreender de que forma as características sociodemográficas influenciam os níveis de legitimação de atitudes de violência no namoro dos/as adolescentes do concelho de Lagos. A amostra foi constituída por 327 estudantes, entre os 14 e os 24 anos, sendo 56,6% do sexo feminino e 41% do sexo masculino. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, compreendendo a caracterização sociodemográfica e a Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), para a recolha de dados. Alguns dos resultados obtidos mais relevantes expõem uma maior legitimação de atitudes associada à violência psicológica. Relacionados os níveis de legitimação com as características sociodemográficas dos/as jovens, observamos níveis de legitimação superiores associados aos jovens do sexo masculino, com durações de namoro inferiores, que frequentam o 10.º ano, inseridos no ensino profissional, com maior número de reprovações escolares e que são, ou foram, agressores/as de violência no namoro. Palavras-chave: Violência no Namoro; Adolescência; Legitimação; Atitudes.
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    As experiências sexuais de clientes de sexo comercial em contexto abrigado
    (2024) Moreno, Bárbara Cristina Bragança; Instituto de Serviço Social; Ramalho, Nélson Alves
    A investigação científica sobre trabalho sexual tem sido crescente. Todavia, no contexto português, os estudos sobre os clientes do sexo comercial têm sido limitados. Assim, para suprir esta lacuna, a presente investigação pretendeu conhecer e analisar as suas experiências sexuais com profissionais do sexo. Para tal, através de uma netnografia, procedeu-se à análise de comentários efetuados pelos clientes de sexo comercial acerca das suas experiências sexuais publicados no fórum GP-PT.net, no ano de 2022. Verificou-se que as experiências sexuais dos clientes são vivenciadas de formas distintas e influenciadas por diferentes fatores que variam de acordo com o preço e o local da prestação dos serviços sexuais, os atributos físicos e relacionais das profissionais do sexo, assim como com o controlo de tempo efetuado por estas. Deste modo, a presente investigação ajudou a melhorar a compreensão do sujeito clientelar, possibilitado a desconstrução de mitos e estereótipos que, socialmente, persistem sobre estes. Palavras-chave: trabalho sexual; trabalho sexual online; clientes do sexo comercial; experiência sexual
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    Boniteza de um sonho : ensinar-e-aprender com sentido
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2003) Gadotti, Moacir; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Neste artigo o autor retoma o conceito freiriano de "boniteza", entendendo-o como uma nova lógica, uma nova visão do trabalho pedagógico. Para mudar o mundo é preciso primeiro pensá-lo de outra forma; para mudar a educação é preciso enxergá-la de outra forma. O autor procura enxergar a educação pelo seu lado "belo", pela ótica da "boniteza". Para isso ele precisou colocar a questão do sentido da educação e do papel do educador, do professor. Ser professor hoje não é nem mais difícil nem mais fácil do que era há algumas décadas atrás. É diferente. Diante da velocidade com que a informação se desloca, envelhece e morre, diante de um mundo em constante mudança, seu papel vem mudando, senão na essencial tarefa de educar, pelo menos na tarefa de ensinar, de conduzir a aprendizagem e na sua própria formação que se tornou permanentemente necessária.
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    O trabalho em rede e a importância da comunicacão nas organizações sociais
    (2024) Rodrigues, Helena Abrunhosa; Instituto de Serviço Social; GAMEIRO, FÁTIMA CRISTINA DA SILVA RIBEIRO
    O trabalho em rede e a comunicação nas organizações sociais parecem influenciar os objetivos individuais, grupais e organizacionais. Com o objetivo de conhecer a perceção do interventor social relativamente ao trabalho em rede, mais concretamente, como o define, quais os seus objetivos, estratégias de gestão, formas de participação e de avaliação utilizadas e a importância que lhe é atribuída e à comunicação no trabalho em rede, mais especificamente, o que deve ser tido em consideração na dinâmica da comunicação interna e externa e qual a sua importância quando se trabalha em rede, foram estudados 31 interventores sociais, a maioria do sexo feminino (87,1%), com idades compreendidas entre os 21 e 68 anos (M=37), licenciados (58,1%), assistentes sociais (61,3%), a desenvolver intervenção na área metropolitana de Lisboa (61,3%), com experiência profissional há más de um ano na área social (16,1%) e há pelo menos um ano na atual organização social (22,6%). Foi utilizado o método Delphi, metodologia mista, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e a inquéritos por questionário. Como resultados, relativamente ao trabalho em rede, os interventores sociais elencaram 251 afirmações, sendo que identificaram como mais importantes 21 relativas à definição do trabalho em rede, 30 objetivos, 29 estratégias de gestão, 17 formas de participação, oito formas de avaliação, 21 afirmações para ressaltar a importância que lhe atribuem, 16 vantagens e 12 desvantagens. Quanto à comunicação no trabalho em rede, os interventores sociais listaram 87 afirmações, elegendo como mais significativas 14 relativas à dinâmica da comunicação interna, 22 à comunicação externa, oito afirmações para ressaltar a importância da comunicação no trabalho em rede e seis canais de comunicação que se devem privilegiar no trabalho em rede. Conclui se que os interventores socias forneceram um mapa conceptual significativo para o enriquecimento destes conceitos que tanto são utilizados na intervenção e que tão pouco têm sido explorados na teoria. Palavras-chave: Trabalho em Rede; Comunicação; Organizações Sociais; Interventores Sociais
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    O papel do Serviço Social na resposta à pandemia da covid-19 : práticas, dificuldades e desafios
    (2024) Varela, Carla Cristina da Veiga Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Ferreira, Paula Isabel Marques
    A pandemia da covid-19 obrigou a uma reestruturação das práticas do Serviço Social, colocando novos desafios no campo de intervenção. O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas do Serviço Social na resposta à pandemia da covid-19, no território de Loures, configurando-se para tal a seguinte questão de partida: Qual foi a importância do papel do Serviço Social na resposta à pandemia da covid-19? Para os fins propostos, utilizou-se uma metodologia qualitativa, com recurso aos instrumentos de recolha de dados, entre os quais, a análise documental, e a entrevista semiestruturada aplicada a quinze assistentes sociais do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Loures, dando a conhecer a intervenção do Serviço Social (práticas, dificuldades e desafios) no contexto pandémico. Dos resultados obtidos destacam-se a capacidade de reinvenção, a criatividade e resiliência dos profissionais, e as dificuldades e desafios enfrentados, pautados sobretudo por um aumento da volumetria de trabalho e pelo alargamento e complexificação do sistema-cliente, bem como a perceção dos assistentes sociais face ao papel do Serviço Social na resposta à pandemia, qualificado de elevada importância, prestando um trabalho de excelência e imprescindível na mitigação dos danos emergentes do contexto de crise. Sugere-se ainda a realização futura de estudos com vista à avaliação do serviço prestado no âmbito da intervenção social na resposta à pandemia e dos impactos causados no processo de mudança dos indivíduos e famílias. Palavras-Chave: Covid-19; Emergência Social; Serviço Social; Intervenção em Crise, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.
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    Promoção do suporte social e dinâmica relacional de crianças e jovens em contexto de Acolhimento Residencial
    (2024) Ricardo, Mara Almeida; Instituto de Serviço Social; Ferreira, Paula Isabel Marques
    As crianças/jovens que entram hoje no sistema de acolhimento são crianças com mais problemas de saúde mental, com comportamentos de perigo e com mais comportamentos de agressão. Associado a estas questões, constata-se que as próprias famílias são famílias mais descomprometidas e com problemas mais complexos. A transição do ambiente familiar para o ambiente de Acolhimento Residencial deixa marcas nas crianças/jovens e um sentimento de perda. Mas o Acolhimento tem o compromisso de recuperar a identidade de cada criança/jovem, restabelecer vínculos e promover uma base segura onde a criança/jovem se possa desenvolver. Aqui, as relações interpessoais e o suporte prestado por estas mesmas interações são cruciais. Tendo por base este quadro de referência, esta investigação teve como objetivos avaliar o impacto do Projeto D´AR-TE na perceção de suporte social das crianças/jovens das UR do PP e LR da SCMS acerca da família e do grupo de pares, compreender a dinâmica relacional destas crianças/jovens com as suas redes de suporte social e avaliar o contributo do Projeto D´AR-TE para a intervenção social em CAR. Para a execução dos objetivos utilizou-se uma metodologia mista. Como instrumentos foram utlizados as Escalas de Medida de Perceção do Suporte Social dos Amigos (PSS-Am) e da Família (PSS-Fam), Prova semi-projetiva de Fagulha e o EMBU- práticas parentais (crianças e figuras de referência), aplicadas no início e no final do projeto. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas a 12 crianças/jovens e a 17 técnicos/monitores das UR do PP e LR da SCMS. Os resultados evidenciaram alterações estatisticamente significativas no aumento da perceção de suporte social da família e pares após a participação das crianças/jovens no Projeto D´AR-TE. Relativamente à perceção de suporte social da equipa educativa e técnica os resultados foram igualmente positivos em todos os tipos de suporte social. A dinâmica relacional entre técnicos/monitores e crianças/jovens foi avaliada positivamente, com evidência de melhoria em algumas dimensões, contudo não em todas. A avaliação geral do Projeto D´AR-TE revelou os contributos do mesmo para a promoção das competências pessoais, sociais e relacionais das crianças/jovens. Conclui-se que a intervenção no reforço do suporte social tem consequências positivas para a diminuição dos comportamentos de risco e para a melhoria do bem-estar das crianças e jovens em Acolhimento Residencial. Palavras-chave: Crianças e jovens em perigo, Acolhimento Residencial, Intervenção Social, Suporte Social, Projetos de intervenção.
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    Processos de inserção : o papel do Rendimento Social de Inserção
    (2024) Mangerico, Mónica Viegas Balugas; Instituto de Serviço Social; Marques, Jacqueline Ferreira
    A problemática da pobreza e exclusão social afetam milhões de pessoas no mundo. No dia a dia vimos noticias que nos remetem para este mesmo tema. São muitas as famílias que recorrem a apoios sociais. O Rendimento Social de Inserção é um desses apoios, já que se trata de uma política social de garantia das necessidades mínimas e da inserção social dos seus beneficiários, através de uma prestação pecuniária e um programa de inserção. O último dado estatístico diz que em outubro de 2023, eram cerca de 181 mil pessoas recebiam o rendimento social de inserção (ISS,2023) A investigação pretendeu analisar a perceção dos beneficiários de RSI acerca da política e compreender o entendimento dos beneficiários acerca do impacto da política na sua vida. A metodologia utlizada foi a metodologia qualitativa com a utilização de entrevistas. Numa primeira fase, foi feito o contacto telefónico com os beneficiários a fim de explicar o objetivo do estudo, perceber se queriam ou não participar e por fim selecionar horas e dia para a realização das entrevistas. Foram assim realizadas entrevistas aos beneficiários do rendimento social de inserção. A amostra foi composta por 20 beneficiários do RSI acompanhados na Santa Casa da Misericórdia da Amadora. Os resultados mostraram que os beneficiários do RSI sentem que esta medida lhes traz um bom impacto à sua vida, nomeadamente ajuda das necessidades básicas, conseguindo fazer face às suas despesas económicas. Apesar de 3 beneficiários constatarem que não sentiram assim tão um grande impacto na sua vida ao receberem esta prestação, realçando que não mudou significativamente nada na sua vida. As dificuldades de integração no mercado de trabalho de modo a provocar a autonomização dos beneficiários poderá ser visível no facto de a maioria da população estar integrada na medida a 6 ou mais anos. Relativamente ao que os beneficiários pensam acerca da medida e o impacto do mesmo na sua vida, na sua maioria respondeu que é uma medida que ajuda, sem dúvida. Contudo tem a noção que "Não combate a pobreza completa, mas veio dar uma ajuda grande". Palavras-Chave: Exclusão Social, Pobreza, Rendimento Social de Inserção.