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    Food offerings in food and beverage vending machines at a private university
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2025) Gomes, Patricia; Gil, Rafael; Oliveira, Leandro; ECTS - School of Health Sciences and Technologies; CBIOS - Research Center for Biosciences & Health Technologies
    A entrada no ensino superior é um período transicional importante, caracterizado pela aquisição de maior independência nas escolhas alimentares. O objetivo deste estudo é caracterizar a oferta de alimentos e bebidas nas MVAAB de uma instituição privada de ensino superior. Para tal, foi desenvolvida e aplicada uma ferramenta de avaliação às MVAAB presentes na universidade, sendo a recolha de dados efetuada durante o mês de janeiro de 2023. A categorização dos alimentos e bebidas (permitidos/proibidos) seguiu as normas do Despacho n.º 8127/2021. Nas 16 máquinas avaliadas (6 de alimentos e bebidas e 10 de bebidas quentes), os géneros alimentícios encontrados com maior frequência foram os chocolates (30,1%), as águas sem gás (14,0%) e as bolachas de chocolate (18,6%). Nos equipamentos avaliados, 49% dos géneros alimentícios presentes foram classificados como proibidos (variando entre 42,9% na Biblioteca e 50,3% na Sala PC). A quantidade média de açúcar padrão das máquinas de bebidas quentes foi superior a 5 g, ultrapassando o valor máximo definido pela legislação. Esses resultados destacam a necessidade de reformular a oferta alimentar nas MVAAB da universidade privada em estudo, com o objetivo de melhorar a qualidade nutricional dos géneros alimentícios disponibilizados e promover hábitos alimentares mais saudáveis.
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    O poder das palavras
    (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2022) Cardoso, Daniel; Santos, Sofia José; Garraio, Júlia; Araújo, Sara; Carvalho, Alexandre Sousa; Cravo, Teresa Almeida; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
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    Oil characterization of sardine by-products and effluents from a canning factory : nutritional importance
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2025) Bispo, Paulo; Batista, Irineu; Bandarra, Narcisa; ECTS - School of Health Sciences and Technologies
    O óleo presente nos subprodutos da sardinha e nos efluentes das fábricas de conservas é um produto altamente valorizado a nível mundial. Por conseguinte, o objectivo deste estudo foi caracterizar por métodos cromatográficos (cromatografia em fase gasosa e HPLC) o perfil lipídico destes subprodutos, do óleo libertado na cozedura da sardinha e o presente no efluente geral da fábrica e do extraído destes subprodutos por uma solução salina 10 %. O perfil de ácidos gordos do óleo dos subprodutos e libertado no processo de cozedura apresentava níveis elevados de EPA (cerca de 14,7 %), DHA (ca. 13,0 %) e um valor da razão n-3/n-6 de 11,8. Em contrapartida, o óleo do efluente geral tinha o perfil lipídico de um óleo vegetal com um alto teor de ácido oleico (42,98 %) e 21,76 % de ácido linoleico. Estes resultados mostram que o óleo dos subprodutos e libertado durante a cozedura eram uma boa fonte de ácidos gordos n-3. No entanto, o elevado índice de peróxidos (132 meq O2 kg-1) do óleo extraído pela solução salina indicava que os subprodutos da sardinha deveriam ser devidamente conservados.
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    Investigation of the additive antimicrobial effects of clove and marjoram extracts against common oral pathogens
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2025) Sheykhia, Mohammad; Mirnejad, Reza; Zarei, Seyed Mohammad; Kheirandish, Mozhgan; Amrollahi-Sharifabadi, Mohammad; Abdelaziz, Sahar; Salimi-Sabour, Ebrahim; Gonçalves, Sara; Mosaffa-Jahromi, Maryam; ECTS - School of Health Sciences and Technologies
    De acordo com a medicina tradicional persa, o cravo e a manjerona têm propriedades antibacterianas. Este estudo investiga os seus potenciais efeitos sinérgicos contra agentes patogénicos orais. Os extratos etanólicos de cravo e manjerona foram testados quanto à atividade antimicrobiana contra Streptococcus mutans, Streptococcus salivarius, Streptococcus sanguinis e Candida albicans utilizando concentração inibitória mínima (CIM), concentração bactericida mínima (CBM), ensaios de tempo de eliminação e índices de concentração inibitória fracionada (CIF). O extrato de cravo demonstrou uma atividade superior, com valores de CIM/MBC de 0,52/1 mg/mL para S. mutans, 0,2/1 mg/mL para S. salivarius e S. sanguinis, e 4/8 mg/mL para C. albicans, superando o metronidazol e o Persica. O extrato de manjerona também apresentou uma atividade notável, especialmente contra S. salivarius (MIC/MBC: 0,52/2,15 mg/mL). A análise FIC revelou efeitos aditivos para as combinações cravo-manjerona contra S. mutans, S. sanguinis e C. albicans, embora tenha sido observado um efeito redutor para S. salivarius. Os estudos de eliminação temporal confirmaram efeitos bactericidas melhorados em 24 horas em comparação com os tratamentos de referência. Os efeitos aditivos dos extratos de cravo e manjerona mostram-se promissores como agentes suplementares aos produtos antimicrobianos existentes. Mais investigação é necessária para avaliar a sua segurança e eficácia in vivo.
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    Milestone 4: Training : YouNDigital -Jovens, Notícias e Cidadania Digital
    (Universidade Lusófona, 2024-10-01) Brites, Maria José; Castro, Teresa Sofia; Maneta, Margarida; Mesquita, Lucia; Müller, Mariana S.; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
    A formação YouNDigital é uma tarefa significativa do projeto YouNDigital - Jovens, Notícias e Cidadania Digital (DOI 10.54499/PTDC/COM-OUT/0243/2021), que está relacionada com a transferência de conhecimento, das fases anteriores do projeto - da revisão de literatura ao trabalho de campo -, da comunidade e para a comunidade, contribuindo para a formação de audiências. Além da vertente educativa, esta tarefa do projeto procura promover uma reflexão crítica e cuidada dos públicos sobre os media, as notícias e a cidadania digital. A abordagem proposta assenta numa compreensão sólida das literacias, como meio de envolver e familiarizar os públicos-alvo com o debate em torno das notícias, da diversidade e da veracidade de informação e, mais recentemente, da Inteligência Artificial (IA) e dos algoritmos. O projeto YouNDigital, ao longo da vida projeto, tem desenvolvido a sua rede de sinergias e parcerias para formação, como é o caso da Direção-Geral de Educação, o Centro Educativo de Santo António, em Portugal e o Programa EducaMídia, Instituto Palavra Aberta, que tem contribuído para a educação mediática no Brasil. Este Milestone descreve em pormenor o desenho e implementação desta formação, incidindo nos seus conteúdos, atividades e recomendações de leitura. Esta formação destina-se a (1) jornalistas e decisores políticos e a (2) jovens, sejam eles participantes deste projeto ou novos participantes.
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    O impacto dos estereótipos de gênero no Gender Gap em contexto escolar na área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) no Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo
    (2024) Farias, Salete Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Martins, Alcina Manuela de Oliveira
    A pesquisa tem como foco a marcante sub-representação de mulheres nas áreas STEM (Ciência,Tecnologia, Engenharia e Matemática), buscando analisar os fatores que explicam essa significativa disparidade de gênero. A investigação foi conduzida no contexto escolar, especificamente nos cursos STEM do IFMA Campus Monte Castelo, localizado em São Luís do Maranhão - Brasil. Os fundamentos teórico-metodológicos adotados seguiram o paradigma de Investigação Fenomenológico Interpretativo, incorporando abordagens tanto qualitativas quanto quantitativas. A população estudada incluiu adolescentes do sexo feminino matriculadas em cursos STEM de nível médio, bem como mulheres matriculadas em cursos STEM de nível superior no IFMA Campus Monte Castelo. Utilizou-se um questionário para coletar dados das participantes, e foram conduzidos três grupos focais com mulheres e um grupo focal com as adolescentes participantes. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com os Coordenadores de Curso dessas participantes. A análise qualitativa dos dados empregou a análise de conteúdo, organizada por meio do software Atlas.ti. Na análise quantitativa, recorreu-se à Análise Fatorial Exploratória para examinar as propriedades psicométricas do instrumento, seguida pela aplicação de estatística inferencial. Os resultados destacam que os fatores contribuintes para essa sub-representação estão distribuídos entre aspectos Individuais, Familiares, de Pares e Escolares, impactando negativamente o progresso, desempenho e retenção de mulheres nessas áreas, mesmo após ingressarem nos campos STEM. Uma análise aprofundada revelou subfatores específicos em cada um desses âmbitos. Observou-se que situações de preconceito de gênero ocorreram com maior frequência nas interações entre as participantes e seus colegas, permeando vários contextos, incluindo relações com colegas, docentes e familiares. Conclui-se que as razões para a escolha de cursos STEM não estão diretamente vinculadas à influência parental ou docente. Outros subfatores identificados, como autopercepção e habilidades matemáticas, identidades STEM, envolvimento e presença feminina nessas áreas e na docência STEM, atuam como fatores motivadores, exercendo influência direta e empática por parte das professoras e recebendo apoio familiar. Além de evidenciar a persistência do gender gap nos cursos STEM oferecidos pelo IFMA - Campus Monte Castelo, esta pesquisa proporciona contribuições significativas para a Educação, oferecendo insights valiosos sobre a sub-representação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
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    Museu como tecnologia social : reflexões à luz da Sociomuseologia
    (2025) Luiz, Nathália Pamio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Cândido, Manuelina Maria Duarte; MOUTINHO, MÁRIO CANEVA DE MAGALHÃES
    A tese Museu como Tecnologia Social: reflexões à luz da Sociomuseologia investiga o papel dos museus como instrumentos de inovação social, à luz das tecnologias sociais, com ênfase nas perspectivas da Museologia Social e da Sociomuseologia. A pesquisa analisa como práticas museológicas participativas podem promover desenvolvimento local, inclusão e coesão social, especialmente em museus que assumem a função social como princípio estruturante de suas ações junto às comunidades com as quais se relacionam. Parte-se da concepção de Tecnologia Social como a articulação entre saberes populares e conhecimento técnico, visando a transformações sociais sustentáveis. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e envolveu a análise de referências teóricas, bibliografia técnica, políticas públicas, projetos museológicos específicos, redes e organizações colaborativas, plataformas de comunicação digital e visitas técnicas realizadas em Portugal. Também foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com especialistas e agentes da museologia social, incluindo Hugues de Varine, Raquel Gomes, Nádia Almeida e Márcio Carvalhal. A tese propõe um exercício de autodiagnóstico e reflexão crítica sobre o papel dos museus como tecnologias sociais, recodificando práticas e estratégias em direção a uma abordagem plural, dialógica e inclusiva. Os resultados apontam para o potencial dos museus como dispositivos estratégicos de inovação social, alinhados a agendas internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as diretrizes do ICOM e da UNESCO, iniciativas como SOMUS, e programas de cooperação internacional como o Ibermuseus. A pesquisa conclui que uma Museologia democrática e comprometida com a função social pode estruturar processos transformadores e sustentáveis nas comunidades, e que somar forças com as Tecnologias sociais pode trazer novas possibilidades e oportunidades para o setor.
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    Exercício físico para pessoas com doença crónica : Exercício físico para pessoas com doença oncológica
    (Direção-Geral da Saúde, 2022) Rodrigues, Bruno; Carraça, Eliana; Viamonte, Sofia; Dinis, José Maria; Joaquim, Ana; CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIFI2D)
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    Communication strategy proposal for a luxury brand to avoid woke-washing accusation
    (2025) Korn, Chessery Sunanda; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; ALEXANDRE, ILO AGUIAR REGINALDO
    Enquanto o ativismo da marca e a sustentabilidade em grandes marcas de moda de luxo são bem analisados e frequentemente objeto de ceticismo, esta pesquisa examina se o mesmo se aplica a marcas emergentes que constroem a sua identidade em torno destes valores desde o início, fazendo com que enfrentem menos riscos de inautenticidade percecionada ou mesmo de woke-washing. A dissertação consiste num estudo de caso de uma pequena marca de luxo, analisando como a comunicação de ativismo nas redes sociais impacta o engagement, a perceção de autenticidade e o comportamento do consumidor. A análise das redes sociais e de um inquérito online revelou que declarações sociopolíticas e ambientais aumentam o engagement. Porém, a ausência de ações concretas e a comunicação inconsistente sobre CSR podem resultar em perceções de inautenticidade, menor disposição para pagar e menor probabilidade de partilha. O estudo oferece recomendações práticas para pequenas marcas de luxo: usar storytelling estratégico, desenvolver campanhas e destacar processos de produção para melhorar a transparência e a credibilidade. Realça ainda a importância de uma comunicação consistente sobre CSR e de ações concretas após declarações, sobretudo em períodos de grande visibilidade, como desfiles de moda, reforçando a autenticidade e evitando acusações de woke-washing.
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    Automatização e utilização de tecnologias de informação no marketing digital
    (2025) Barbosa, Bruno Alexandre Correia Gomes; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SARCINELLI, ARTHUR FRANCA
    Esta dissertação explora o impacto da automatização, Inteligência Artificial (IA) e tecnologias relacionadas nas estratégias de marketing digital. Analisa como a IA, machine learning, big data e ferramentas de automatização melhoram a eficiência do marketing, personalizam as experiências dos clientes e otimizam decisões. Através de métodos mistos, incluindo revisão da literatura e entrevistas com profissionais de marketing, identifica tendências, desafios e questões éticas na adoção da IA. Conclui que, embora essas tecnologias melhorem a criação de conteúdos e a segmentação, também apresentam desafios como gestão de dados, privacidade e perda de empregos. Destaca a necessidade de equilíbrio entre avanços tecnológicos e supervisão humana, bem como a adaptação dos profissionais de marketing. As tecnologias emergentes, como LLM e PNL, irão intensificar a personalização e a interação com clientes. As empresas devem lidar com questões éticas, como segurança de dados e preconceitos algorítmicos, para garantir uma implementação responsável.
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    Como as pessoas assistem e interagem com o Big Brother Portugal, através do Instagram
    (2024) Lopes, Miguel Ângelo Rosa; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; ALEXANDRE, ILO AGUIAR REGINALDO
    Na presente dissertação, vou aprofundar a ligação existente entre a aplicação Instagram e o programa Big Brother Portugal. Neste estudo, propomos-mos aprofundar os conhecimentos sobre o Big Brother em geral e também o formato português. O intuito da pesquisa é demonstrar se os espectadores do reality show interagem com o programa através do Instagram e de que modo o fazem. Para um trabalho mais completo, o uso da metodologia quantitativa é para recolher os dados que comprovem as hipóteses e respostas aos objetivos. Analisou-se a edição Big Brother Desafio Final, que iniciou a 7 de janeiro e terminou a 17 de março de 2024, o que nos permitiu analisar gostos, comentários e hashtags, durante dez semanas. A presente análise revela-nos que o público interage bastante com o programa, apesar de não ser algo linear. Os temas com mais likes são desistência (42.951), vencedor (40.951) e a entrada de um concorrente (30.493), reforçando que a forte interação se deve à fama que os participantes já carregam. A nível de comentários, os temas foram salvação e desistência que somaram um total de 10 727, 9 022 e 8 227 comentários. Outro facto que podemos destacar, é que as quantidades alargadas de interação por parte do espectador, se devem também ao facto de que os concorrentes que estão na casa já são conhecidos pelo público. A diferença é que, concordando ou não com a situação, o espectador pode colocar like mas, quando se trata de um comentário, quem o faz sente a necessidade de partilhar o que pensa.
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    Diretrizes para estimular o desenvolvimento (de comunidades) do interior
    (2025) Vianna, Liandra Araújo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Rodrigues, António José de Macedo Coutinho da Cruz
    O presente estudo parte da problemática do crescente decréscimo da qualidade de vida nas grandes cidades ao redor do mundo, em alguns aspectos (social, econômico e psicológico) e do evento paralelo de desertificação demográfica (gradual evasão de moradores de cidades do interior). Para tal, investigou-se as principais causas de ambos os fenômenos a fim de compreender suas origens e orientar possíveis soluções. Esta investigação fundamentou-se em autores de disciplinas diversas como biologia, antropologia, psicologia, políticas públicas, entre outras, a fim de buscar inspiração para a solução de ambos os problemas: ? A superpopulação das grandes cidades e sua relação com o aumento da solidão e de doenças mentais e físicas. ? O esvaziamento compulsório de pequenas cidades do interior. Além disso, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, investigou-se iniciativas existentes em diversas vertentes e países, bem como entrevistou-se moradores de uma cidade do interior da Itália, em campo. Com base nas descobertas feitas nesta fase, entendeu-se que como qualquer problema de cunho social e complexo, existem muitos fatores que influenciam a decisão de permanecer ou se mudar para algum lugar, e que uma solução engessada não provocaria os resultados desejados com a intensidade necessária. Como foi observado que muitas das iniciativas que já estão a ser testadas, só atendiam a poucas das necessidades globais de um ser humano, entendeu-se o porquê de seus efeitos serem em pequena escala e muito pontuais. O que levou a conclusão de que a solução proposta deveria, assim como o problema, ter uma abordagem mais holística do que as já existentes. Da união destas fontes de conhecimento, extrairam-se diretrizes para a ocupação do interior, que podem, e devem, ser adaptadas a diferentes realidades locais, que objetivam atrair novos moradores e fazer com que os existentes possam ter a escolha de permanecer ou não em suas cidades. Tais diretrizes tem como base as necessidades do ser humano de acordo com o modelo de Maslow e casos de sucesso já testados e comprovados ao redor do mundo. Como se trata de um modelo teórico, para que sua eficácia seja comprovada, se faz necessário a implementação do mesmo empiricamente, para que seus resultados possam ser testados, mensurados e as diretrizes possam ser ajustadas de acordo.
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    Uma análise dos fatores chave de compra no mercado do retalho alimentar português
    (2024) Martins, Pedro Martim da Costa; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho DAbreu
    O presente estudo analisa os fatores que influenciam a escolha de supermercados pelos consumidores portugueses, explorando o impacto de fatores como o preço, variedade de produtos, imagem de marca e qualidade percebida. Adicionalmente, examina a influência de fatores sociodemográficos e estratégias promocionais, como descontos e programas de fidelização na decisão de compra. A investigação adota uma abordagem mista, combinando questões quantitativas e qualitativas através de um questionário aplicado a 165 participantes. Esta metodologia permitiu identificar padrões de comportamento e aprofundar a compreensão das motivações dos consumidores. Os resultados evidenciam uma disparidade entre a perceção e os comportamentos reais dos consumidores, destacando o papel subjetivo da qualidade percebida e a influência significativa da confiança e imagem de marca. Observou se que, embora fatores como o preço e variedade sejam valorizados, muitas escolhas refletem conveniência e hábitos. Estratégias promocionais, especialmente descontos, mostraram-se importantes, enquanto programas de fidelização mostraram um impacto moderado, destacando-se o Continente pela personalização e eficácia. O estudo conclui que uma forte imagem de marca, confiança do consumidor e estratégias alinhadas às expectativas são essenciais para influenciar positivamente as decisões de compra.
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    Produção péptidos bioativos através de fermentação
    (2025) Moita, Tomás Gonçalves Pereira; Faculdade de Medicina Veterinária; Lima, Ana Isabel Gusmão; SANTOS, MARIA ISABEL DA SILVA
    Os desafios emergentes na área da segurança alimentar, têm colocado ênfase na necessidade de soluções inovadoras que aliem sustentabilidade, eficácia e segurança, como alternativas a antibióticos e desinfetantes alimentares. Este trabalho dá continuidade a trabalhos prévios da equipa, nos quais se desenvolveu um fermentado derivado de soro de queijo com péptidos bioativos antimicrobianos de elevado potencial para aplicação nesta área. Este estudo visou identificar a bactéria responsável pela produção destes péptidos durante a fermentação do soro de queijo, estabelecer um protocolo de produção escalável e validar a eficácia antibacteriana do fermentado contra espécies bacterianas patogénicas alimentares. A espécie responsável pela fermentação foi identificada através do seu isolamento em diferentes meios de cultura, caracterização fenotípica e por espectrometria de massa. A sua capacidade de proteólise fermentativa em leite foi testada em diferentes substratos (leite UHT, meio BHI e soro de queijo) e tempos de fermentação (0 a 7 dias). Foram monitorizados parâmetros como crescimento bacteriano, variações no pH, proteólise (avaliada por SDS PAGE) e atividade antimicrobiana dos hidrolisados solúveis. Uma vez selecionado o melhor protocolo de fermentação, a atividade antibacteriana foi novamente testada contra diversas bactérias, recorrendo ao método de microdiluições sequenciais. Os resultados levaram à identificação de uma nova estirpe fermentativa capaz de utilizar o soro de queijo para a produção do hidrolisado de péptidos. Foi desenvolvido um protocolo de fermentação com soro de queijo - o substrato que demonstrou ser o mais eficaz - de dois dias, tendo em conta o pico de atividade antibacteriana observado. O fermentado obtido demonstrou atividade antibacteriana de largo espectro contra várias bactérias patogénicas associadas a surtos alimentares. O protocolo de fermentação desenvolvido apresenta elevado potencial para a segurança alimentar, saúde animal e humana, reconduz-se aos princípios da economia circular e no conceito "Prado ao Prato", promovendo a sustentabilidade e a valorização de resíduos industriais, e será submetido a uma patente. Apesar das conquistas alcançadas, este trabalho representa apenas um ponto de partida. Futuras investigações deverão centrar-se na síntese escalável dos péptidos, com vista à sua aplicação comercial.
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    Composição corporal de equinos submetidos a um treino com a passadeira aquática
    (2025) Gonçalves, Tifany Moreira; Faculdade de Medicina Veterinária; COELHO, CLARISSE SIMÕES; Nascimento, Carolina da Silva
    O objetivo deste estudo foi testar a hipótese do treino em passadeira aquática (PA) alterar a composição corporal dos cavalos de salto de obstáculos. Seis equinos, com ~16 anos de idade, ~578 kg, em nível moderado de competição e considerados clinicamente aptos para competir, foram avaliados antes (M1) e após (M2) um protocolo de treino que incluiu a PA (20minutos (min), duas vezes/ semana, altura da água ao nível do carpo) a uma conhecida sequência de exercícios regulares durante 10 semanas. Os animais serviram como o seu próprio controlo, pois realizam estes exercícios durante um ano. Em ambas as ocasiões, a espessura do Longissimus dorsi (LD) e a gordura da garupa (GG) foram examinadas através de ecografia realizada em ambos os lados, e o peso corporal (PC) foi registado. Estes parâmetros foram utilizados para calcular a percentagem de gordura corporal (GC), a massa gorda (MG) e a massa livre de gordura (MLG). Os dados foram analisados através do teste t (p<0,05). Foi observado um aumento significativo do PC (~550,5 vs. 587,0 kg), diretamente relacionado com o ganho de MLG (485,1 vs. 520,1 kg). A MG manteve-se inalterada (65,4 vs. 66,9 kg), uma vez que não foram observadas alterações significativas na espessura do GG (0,69 vs. 0,59 cm). A espessura do LD de ambos os lados manteve-se inalterada. Conclui-se que o treino de PA resultou em alterações na composição corporal caracterizadas principalmente pelo ganho de massa muscular que pode estar diretamente relacionado com o trabalho na água.
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    Comunicar ciência no âmbito do projeto de investigação europeu EPIC-WE
    (2025) Costa, Andreia Cardoso; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Lopes, Paula Bela Rosa Luís
    Este Relatório de Estágio marca o ponto mais alto da minha jornada académica no Mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais, concluído na Universidade Lusófona, em Lisboa. O Estágio está inserido no Projeto de Investigação Europeu “EPIC-WE”, sob a supervisão do CICANT, tendo tido início em dezembro de 2023 e término em abril de 2024. O Relatório está dividido em seis capítulos principais: Capítulo 1 – Comunicar Ciência; Capítulo 2 – Os Eventos na Comunicação de Marketing; Capítulo 3 – Enquadramento Metodológico; Capítulo 4 – Contextualização do Estágio e Apresentação do Projeto EPIC-WE; Capítulo 5 – Tarefas e Experiências Adquiridas no Projeto; Capítulo 6 – Análise da Eficácia, Resultados e Impactos. Este estágio destacou-se pela integração da comunicação digital na promoção de eventos culturais, com foco na divulgação de Game Jams, como instrumentos de mobilização comunitária e sensibilização ambiental, envolvendo estudantes da Universidade Lusófona. A análise dos resultados mostrou que, além do impacto qualitativo, foi fomentada uma forte comunidade colaborativa entre os jovens participantes, promovendo a partilha de conhecimentos e o envolvimento com o património cultural de Óbidos. O relatório conclui com uma reflexão sobre a importância dos eventos culturais como ferramentas de comunicação, alinhadas com os valores europeus e a preservação cultural.
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    Desafios da comunicação através das redes sociais no mundo da dança
    (2025) Santos, Ana Filipa Gameiro Lomba Travassos dos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SARCINELLI, ARTHUR FRANCA
    O relatório analisa a aplicação prática das redes sociais num contexto empresarial, com base na experiência que foi adquirida durante um estágio no departamento de comunicação e marketing da Jazzy Dance Studios. O documento destaca a relevância das redes sociais como ferramentas estratégicas de marketing, dando enfâse à sua importância para o engajamento e fidelização de clientes, e, apresenta uma análise detalhada das atividades realizadas, incluindo a criação de conteúdos, gestão de redes sociais, e promoção de eventos. Além de explorar as principais estratégias adotadas, o relatório identifica oportunidades de melhoria, como a utilização de métricas e a maior aposta em plataformas como o Tiktok. Este estágio revelou desafios como a necessidade de monitoramentos estruturados que permitissem avaliar estratégias de marketing, no entanto, contribuiu para o desenvolvimento de competências em comunicação digital e para a preparação para o mercado de trabalho.
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    Derrame pleural em gatos : revisão de literatura e descrição de 3 casos clínicos
    (2025) Lima, Tiago Leão de Campos; Faculdade de Medicina Veterinária; MENESES, ANDRÉ MARCELO CONCEIÇÃO
    A presente dissertação explora em profundidade o maneio e o diagnóstico do derrame pleural em gatos, combinando uma revisão bibliográfica detalhada com a análise de três casos clínicos representativos, os quais refletem diferentes etiologias e desafios terapêuticos. Foram avaliadas condições associadas à insuficiência cardíaca congestiva (ICC), linfoma mediastínico e peritonite infeciosa felina (PIF), destacando a complexidade no estabelecimento de um diagnóstico diferencial, especialmente devido à inespecificidade dos sinais clínicos iniciais, como dispneia, taquipneia e anorexia. Esses sinais demonstraram a necessidade de exames complementares, incluindo radiografia, ecografia e análises laboratoriais, para a caracterização do fluido pleural em transudato, exsudato ou quilo, e a identificação da causa primária. Nos três casos clínicos analisados, a toracocentese foi determinante como medida emergencial para estabilização respiratória e alívio da pressão intratorácica, enquanto soluções terapêuticas definitivas variaram conforme a patologia de base. No caso da ICC, o uso de diuréticos e o controle de complicações cardíacas foram essenciais, embora tenham revelado a necessidade de inovações terapêuticas para o maneio a longo prazo. O linfoma mediastínico, associado a derrame quiloso, evidenciou a importância de exames tomográficos para o diagnóstico e o potencial de tratamentos combinados, incluindo quimioterapia e intervenções cirúrgicas. A PIF, por sua vez, destacou os desafios relacionados à falta de tratamentos eficazes no cenário nacional, mas também apresentou perspetivas promissoras com o avanço de antivirais como o GS-441524, que pode transformar o maneio desta condição fatal. O estudo concluiu que uma abordagem multidisciplinar, com integração de diagnóstico por imagem, análises laboratoriais e intervenções terapêuticas personalizadas, é indispensável para otimizar os desfechos clínicos. Além disso, reforça-se a importância de avanços na pesquisa e na disponibilização de medicamentos inovadores, como forma de ampliar as opções de tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes felinos acometidos por derrame pleural.
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    Diagnóstico molecular e serológico de herpesvírus canino em cães de canis de reprodução na região metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo
    (2025) Santos, Sofia Nunes dos; Faculdade de Medicina Veterinária; Alves, Maria Margarida Ferreira
    O HVC-1 é um vírus com distribuição mundial, conhecido por causar problemas de infertilidade, distúrbios reprodutivos e mortalidade neonatal em cães. Na Europa, vários estudos indicam uma alta prevalência de anticorpos anti-HVC-1 em cães domésticos, com uma incidência mais elevada em animais pertencentes a canis de reprodução. No entanto, sobre este assunto, poucos foram os estudos realizados em Portugal. O presente trabalho teve como objetivos realizar o diagnóstico molecular de HVC-1 em cães de quatro canis de reprodução, na Região Metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo, comparar a excreção do vírus a nível ocular, nasal e genital, e avaliar a seroprevalência de anticorpos IgG anti-HVC-1 nestas coletividades. Durante o mês de Agosto de 2022, realizou-se a recolha de zaragatoas oculares (n=40), nasais (n=39), vaginais (n=28) e prepuciais (n=12), em 40 cães (28 fêmeas, 12 machos), pertencentes a 4 canis de reprodução. A presença de infeção por HVC-1 foi avaliada através de PCR convencional, com primers específicos para amplificação do gene da glicoproteína B. A partir de amostras de soro, foi realizado um teste de ELISA para pesquisa de anticorpos IgG anti-HVC-1. De entre os 40 animais testados, em 35 foi amplificado DNA de HVC-1 (77,50%), com resultados positivos em todas as localizações anatómicas analisadas, embora se tenha verificado uma maior frequência de positividade nas zaragatoas vaginais (64,29%) e prepuciais (41,67%). Foram encontradas frequências de infeção de 55,56%, 73,33%, 87,50% e 100% nos quatro canis em estudo. A população estudada apresentou uma seroprevalência de anticorpos IgG anti-HVC 1 de 100%, demonstrando que todos os animais, à exceção de um que se encontrava vacinado, tiveram contacto prévio com o vírus; 27,5% (11/40) dos animais apresentavam títulos de anticorpos considerados elevados. Os resultados alcançados evidenciam a presença ubíqua de HVC-1 nas coletividades em estudo, destacando a importância do maneio adequado dos animais e a necessidade de implementar medidas de prevenção da transmissão do vírus nestes locais. O presente trabalho vem, assim, contribuir para uma compreensão mais aprofundada sobre a epidemiologia e dinâmica de transmissão do HVC-1 em Portugal.
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    Reconhecimento da dor oral em cães : desafios e limitações da perceção dos proprietários
    (2025) Rolo, Sebastião Rosado de Santos; Faculdade de Medicina Veterinária; SOUZA, VINICIUS RICARDO CUNA DE; CRUZ, LUIS MIGUEL DO AMARAL
    A dor oral em cães é um desafio na medicina veterinária, pois os animais não conseguem expressar o desconforto de forma clara. Por isso, o envolvimento dos tutores é essencial para reconhecer sinais clínicos e garantir um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. Este estudo teve como objetivo avaliar a perceção dos proprietários sobre a dor oral nos seus cães e compará-la com a avaliação feita por médicos veterinários. Para isso, foi aplicado um questionário a 108 tutores durante consultas em dois CAMVs. As respostas foram analisadas e comparadas com a avaliação clínica dos veterinários, com o intuito de identificar diferenças na perceção da dor oral. Os resultados mostraram que, embora 74% dos tutores afirmem estar atentos à saúde oral dos seus cães, muitos não conseguem identificar sinais iniciais, como inflamação gengival e mobilidade dentária (Apêndice I). Além disso, verificou-se que a maioria não procura consultas veterinárias especificamente para avaliar a saúde oral, o que evidencia uma falta de conscientização sobre o tema. O estudo também destacou alguns desafios, como a dificuldade de preenchimento do questionário devido ao grande número de perguntas e a necessidade de uma amostra maior para obter dados mais consistentes. Conclui-se que é fundamental investir em ações educativas para os tutores e promover campanhas de sensibilização sobre o impacto da dor oral na qualidade de vida dos cães, incentivando a prevenção e o acompanhamento veterinário regular.