ECEO - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECEO - Dissertações de Mestrado por assunto "ACCESSIBILITY"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Gestão pública na acessibilidade do idoso ao sistema de transporte público coletivo urbano : uma avaliação na Rodoviária Central de Brasília, a capital do Brasil(2019) Silva, Carlos Augusto Ribeiro; Souza, Jones Madruga de, orient.O envelhecimento populacional é uma realidade. O Brasil será, em breve, o sexto país em número de idosos no mundo. Dentre as iniciativas do poder público para atendimento dessa população crescente, destaca-se a gestão do transporte público urbano, cuja demanda aumenta proporcionalmente ao número de idosos, que se deslocam diariamente a trabalho ou lazer. Esta dissertação propôs-se a analisar a acessibilidade dos usuários idosos ao Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano no Terminal Rodoviário do Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal. Pesquisa de campo foi realizada nesse terminal, por onde circulam, diariamente, cerca de um milhão de pessoas. Foram escolhidos pontos de maior concentração de usuários do transporte público rodoviário urbano do Distrito Federal, e em horários de maior movimento. A pesquisa mostrou que, para os usuários idosos, os principais problemas de acessibilidade foram referentes à falta de informação, atitude nem sempre amistosa de motoristas e funcionários do Terminal Rodoviário e a infraestrutura do local. Tais aspectos permitiram concluir que as políticas públicas voltadas à acessibilidade do idoso têm sido muito tímidas, fazendo-se necessária a implementação de ações que possam contribuir para a melhoria das condições de acessibilidade dos usuários idosos de transporte público no Terminal Rodoviário do Plano Piloto.Item Turismo inclusivo : a acessibilidade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico(2022) Rebelo, Sandra Filipa Castro Da Fonseca; Patuleia, Mafalda, orient.A acessibilidade plena a pessoas com mobilidade reduzida, aplicada ao turismo, é de difícil concretização e não deve ser vista de forma absoluta, mas como uma preocupação de tornar os serviços turísticos mais acessíveis e centrados nas necessidades específicas e individuais das pessoas enquanto turistas, devendo as entidades nacionais e regionais adotarem boas práticas, de modo a construir um turismo de todos, para todos. Neste estudo foi utilizado o método Delphi, um método qualitativo que pretende reunir, junto de peritos da área do turismo, um conjunto de conhecimentos sobre um determinado tópico. Assim sendo, tendo em conta estas características, definiu-se um painel de membros, de doze especialistas. Foram definidos como objetivos, analisar a competitividade de um destino para pessoas com mobilidade reduzida, analisar se Lisboa é atrativa e inclusiva tendo em conta as infraestruturas, serviços, hospitalidade, atrações turísticas e acessibilidades, de forma a responder ao objetivo geral - verificar a acessibilidade e atratividade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico. Esta metodologia qualitativa foi especificada e apoiada com uma metodologia quantitativa, onde através de uma análise de conteúdos e dos dados estatísticos recolhidos nas entrevistas, delimitou-se, após um grau de concordância entre os especialistas determinadas características e elementos fundamentais a ter em conta para a acessibilidade de Lisboa para pessoas com mobilidade reduzida que influencia a sua competitividade com outros destinos turísticos. Os resultados obtidos no estudo demonstram que os fatores e recursos de Lisboa são cada vez mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Concluiu-se que o entretenimento, as infraestruturas gerais e de turismo, os alojamentos, as várias atividades e os recursos culturais e a qualidade dos serviços, são as que apresentam uma maior acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, ao contrário do marketing de um destino, das acessibilidades e dos recursos naturais.