Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por assunto "APRENDIZAGEM"
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Item A aprendizagem baseada em problemas : o desenvolvimento de competências sociais transversais através de um projecto interdisicplinar na área do comércios e serviços(2013) Carvalho, Bruno Miguel Almeida; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Já não causa estranheza a palavra globalização, pois, apesar de muitas vezes ser utilizada de forma incorreta, ela justifica a velocidade com que a economia evolui nos dias hoje, e torna possível alterar em pouco tempo e determinar de forma crucial o destino do indivíduo e da sociedade. Certo é que a velocidade da informação e a inovação tecnológica catapultaram alterações em vários domínios, na economia, no ambiente e na sociedade, tornando constantes os desafios, no mundo em que vivemos. Também a comunidade educativa tem como desafio inovar constantemente na preparação de cidadãos cada vez mais aptos e capazes, para conseguirem ter sucesso num mundo cada vez mais exigente, em que não se satisfaz apenas com qualificações, mas também com competências. O presente estudo incide numa experiência de aprendizagem aplicada numa escola profissional na área do comércio, onde foram desenvolvidas várias competências provindas de diferentes áreas do saber, mas transversais na sua aplicabilidade perante a realidade, através da realização de um projeto interdisciplinar. A procura de estratégias de ensino que ajudem a desenvolver aprendizagens significativas e motivadoras levou à escolha do método de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Os resultados obtidos comprovam que no ambiente educativo testado a metodologia aplicada proporcionou resultados muito positivos no que concerne ao desenvolvimento de aprendizagens significativas para a futura atividade profissional de técnico de vendas, assim como no elevado grau de satisfação dos alunos com as atividades realizadas.Item Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ?(2011) Pereira, Rui Alexandre Santos; Duarte, José Bernardino, orient.Actualmente no Ensino Básico as disciplinas de História e Geografia são vistas, maioritariamente , como desinteressantes e pouco úteis a grande parte dos alunos. Variadas razões podem ser apontadas, como a excessiva memorização de conteúdos, cultivados por um ensino expositivo enquanto forma de ensino com maiores adeptos pelos professores nas escolas. Aliada a esta memorização surge, inevitavelmente, a pouca retenção na memória no tempo dos conhecimentos adquiridos a estas disciplinas. Partindo dos pressupostos teóricos sobre os métodos de ensino mais inovadores, que sugerem a realização de experiências educativas com uma metodologia activa e um ensino por competências , efectuou-se uma experiência de aprendizagem em que se utilizou a ferramenta Google Earth nas aulas de História e Geografia do 8º ano de escolaridade. Pretendeu-se aferir se, com recurso às novas tecnologias, os alunos interiorizariam melhor conceitos relativos ás duas áreas do saber.Item Conceções de professores acerca das virtualidades do modelo de aulaoficina para a aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais, nas disciplinas de história e geografia(2013) Rodrigues, Sofia Machado Pereira dos Santos ; Duarte, José Bernardino, orient.Este estudo pretende contribuir para dar resposta às dificuldades que persistem atualmente no sistema de ensino no que respeita aos alunos sinalizados como jovens com Necessidades Educativas Especiais. É também propósito desta investigação demonstrar, através de conceções de professores atualmente no sistema de ensino, que um caminho possível para o sucesso escolar destes alunos passa por um modelo de aula que esteja em contraponto com o modelo de aula tradicional, expositivo. Pretende-se propor aos docentes quer da disciplina de História, quer da disciplina de Geografia, que adotem um modelo de aula centrado na construção de conhecimento pelos próprios alunos, os quais beneficiariam de um maior acompanhamento por parte do professor, o qual faria da sua sala de aula uma oficina onde este assumiria a figura de mestre e os alunos a figura dos artificies, os quais, através da exploração de fontes documentais (históricas e geográficas) aprenderiam a construir os seus quadros concetuais. Em Portugal este modelo poderia ser vantajoso para as aprendizagens dos alunos ao abrigo do Decreto-lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro, os quais precisam de um maior seguimento do seu trabalho durante as aulas, a par das medidas de adaptação curricular que a lei, para eles, já prevê.Item A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia(2013) Silva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo da; Duarte, José Bernardino, orient.No mundo atual, as Tecnologias da Informação e Comunicação revelam-se o instrumento central de gestão dos conteúdos, auxiliando o trabalho docente e ajudando os alunos a construir o seu conhecimento e, consequentemente, levando-os a compreender criticamente a realidade que os rodeia, a sociedade da informação e do conhecimento. A utilização destas ferramentas possibilita criar/ inovar alternativas didáticas capazes de operar verdadeiros processos de mudança, motivando e estimulando os alunos para aprendizagens mais significativas. Se bem que todas as áreas do saber devem experimentar novos métodos e experiências de aprendizagem, a História e a Geografia são campos profícuos para a utilização de metodologias de recurso às TIC, âmbito ainda pouco desenvolvido no que toca o Currículo Nacional do Ensino Básico. Mais, existe muito ceticismo entre os professores, pelo que o uso destes instrumentos é renegado e subaproveitado, utilizando-se exaustivamente os recursos clássicos, cujos resultados e margem de erro são já amplamente conhecidos e justificados. O presente estudo, desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em ensino da História e Geografia ao 3º ciclo do ensino básico e secundário, visa ser uma reflexão sobre a forma como as TIC estão atualmente integradas no contexto educativo, alertando para a necessidade de encetar verdadeiras transformações que moldem a escola às exigências da sociedade atual. Num contexto limitado ao cenário do estágio curricular, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, analisando a representação que os alunos e professores têm desta prática. Os resultados deste estudo vão demonstrar que a utilização efetiva das TIC está aquém das suas potencialidades, ilustrando-se alguns dos motivos deste facto.Item A progressão do conhecimento histórico e geográfico com base no levantamento das ideias prévias: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade(2014) Carvalho, Marina Alexandra Nunes da Silva; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.O presente relatório resulta do meu Projeto de Iniciação à Prática Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, ministrado pela Escola de Educação, Administração e Ciências Sociais da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Assente na convicção de que os alunos trazem consigo ideias prévias sobre o conhecimento histórico e geográfico para a sala de aula, que derivam das suas experiências pessoais, o presente estudo de natureza qualitativa, tem por base a linha de pensamento construtivista, inspirada no modelo de investigação Grounded Theory, em que a análise se vai desenvolvendo, as respostas vão sendo conceptualizadas, e os conceitos agrupados em categorias. A amostra composta por 24 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade de uma Escola Secundária com 3º Ciclo, consistiu, numa primeira fase, na aplicação de um questionário para o levantamento das ideias prévias dos alunos sem recurso a consulta ou explicação prévia da professora, antes da lecionação dos conteúdos, e numa segunda fase, após a lecionação dos temas, na aplicação dos mesmos questionários, que foram novamente categorizados, com o objetivo de avaliar a progressão dos conhecimentos dos alunos.