R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações por assunto "CASE STUDIES"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Impacto dos fatores motivacionais no desempenho dos colaboradores e docentes : estudo de caso na Uni-Mindelo(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Reis, Filipa Lopes dos; Santos, Letícia; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA motivação no trabalho tem sido um tema de investigação cada vez mais relevante pela sua importância na cultura organizacional. As investigações revelam que níveis de motivação baixos refletem diversas formas de custos para a organização. Por outro lado, níveis de motivação altos traduzem-se em satisfação no trabalho, produtividade e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. Tendo em conta a influência de fatores internos e externos na motivação no trabalho, este estudo tem como objetivo compreender o impacto dos fatores motivacionais dos colaboradores e dos docentes no sucesso da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), em Cabo Verde. Para este estudo de caso de caráter exploratório, foi realizado um inquérito por questionário no qual participaram 81 colaboradores e docentes. Para a análise de resultados foram quantificados os dois tipos de motivação e comparados. Os resultados demonstram que os fatores motivacionais dos inquiridos são semelhantes e encontram-se em níveis satisfatórios na sua maioria, o que reforça a ideia de que nem todos os problemas de desempenho que ocorrem nas organizações são causados por baixa motivação. Neste caso, o sucesso da Universidade pode passar pela criação de um corpo docente próprio, pela criação de parcerias com as empresas e com a construção de infraestruturas que tornem a atividade académica agradável.Item A inteligência emocional como factor determinante da liderança(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Reis, Filipa Lopes dos; Lopes, Carla; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA Inteligência Emocional tem-se revelado essencial para a liderança, uma vez que as empresas estão cada vez mais competitivas. O presente trabalho pretendeu analisar a por base um estudo de caso (Junta de Freguesia dos Olivais), via questionário, obteve-se uma amostra de 52 respondentes (numa população de 95) e abordam-se os seguintes tópicos: Inteligência Emocional, estilo de liderança, desempenho e motivação. Tendo em conta o conhecimento que adveio do preenchimento do questionário por parte dos colaboradores da Junta de Freguesia, foi-nos possível responder aos objetivos propostos: qual a relação da Inteligência Emocional com a liderança e como é que esta está relacionada com as tomadas de decisões, sendo as mesmas repercutidas na liderança exercida e por conseguinte na satisfação dos colaboradores, havendo uma relação direta no desempenho dos mesmos.Item Perceptions of schools principals through distributed leadership: case study of two public spanish schools(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Garcia, Ingrid; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesExperience has shown that the attitude of the person assuming the management functions in the school is a key and decisive element in the quality of the change processes in the school. Of these ideas is born, the concept of (DL). METHOD. The research design as a qualitative study by a case study. The main objective is to understand the four dimensions of DL and the actions of the Principal through representative cases of two public schools. The techniques used to collect information were documentary analysis, questionnaires, in-depth structured interviews, and observation. RESULTS AND DISCUSSION. The results found are very broad and correspond to the two schools. This research presents the results of the LD, which refers to the responses given by two Principals, of the four dimensions (DL Practices, Shared Decisions, Mission, Vision and Professional Development). The conclusions are extensive and will be explained in the development of communication.