Mestrado em Gestão de Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Turismo por assunto "DESTINOS TURÍSTICOS"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estratégias de Marketing Digital do Concelho de Cabeceiras de Basto(2022) Fonseca, Ana Catarina Castro; Pereira, Alexandra Matos, orient.O Turismo é um dos setores que mais se desenvolveu ao longo das décadas quer a nível nacional, quer internacional, mas que pode ter tendência a estagnar devido ao elevado número de diferentes destinos turísticos. Por isso é necessário que os agentes do turismo apostem em áreas como o marketing, mais concretamente o marketing digital. Os destinos turísticos são caraterizados pelos seus recursos e produtos turísticos, que determinam a sua oferta. A oferta de um destino turístico é o que permite distingui-lo de outros destinos e é o que o torna mais atrativo, por isso é necessário garantir o seu bom funcionamento para que seja possível satisfazer as necessidades de modo a aumentar a procura. A procura turística está relacionada com a quantidade de serviços e bens que um destino tem para oferecer e ainda com fatores económicos e sociopsicológicos relacionados com o turista. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar as medidas adotadas para a promoção do destino turístico de Cabeceiras de Basto e comprovar através de um estudo detalhado que atualmente é fundamental apostar numa boa estratégia de marketing digital para promover um destino turístico. Para tal, foi realizada a revisão da literatura e uma avaliação das estratégias de marketing digital do destino. Foi, ainda, elaborada uma entrevista ao diretor do departamento de turismo do destino Cabeceiras de Basto. Através da pesquisa bibliográfica foi possível recomendar e propor melhorias para o destino turístico.Item Tourism destination appraisal : an importance performance analysis to Porto, Portugal(2021) Sataphan, Thanyatip; Pereira, Alexandra Matos, orient.À medida que as viagens e o turismo se tornaram uma indústria internacional de vários bilhões de dólares, os fatores que afetam o sucesso dessa indústria passaram a interessar aos profissionais do setor. A necessidade de informações sobre os fatores que desempenham um papel importante no sucesso dos destinos turísticos tem levado a um número crescente de estudos sobre as múltiplas facetas dos casos de sucesso de marketing de destinos. Neste estudo, o investigador tem como objetivo obter a opinião dos turistas sobre o Porto, utilizando a Análise de Importância-Desempenho (IPA) como ferramenta para os turistas avaliarem os atributos do destino no Porto. Os resultados do estudo revelam que o Porto teve um bom desempenho em 7 dos 19 atributos que são “Boa qualidade e variedade de alimentos”, “Gente local simpática e prestativa”, “A cidade tem uma natureza e uma paisagem lindas”, “Variedade de locais culturais / patrimoniais”, “Limpeza da cidade”, “Segurança e proteção” e “Custo-benefício”, que foi alocado no quadrante “Mantenha o bom trabalho”, enquanto “Transporte local confiável” estava no quadrante “Concentre-se aqui” A DMO (Destination Management Organization) do Porto pode utilizar os resultados do IPA para promover eficazmente políticas, estratégias e planos de ação para que a gestão do destino turístico do Porto seja mais eficiente, consistente com o desenvolvimento sustentável e atenda às necessidades dos turistas, levando a uma maior competitividade no mercado de turismo global.