Doutoramento em Educação
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Percorrer Doutoramento em Educação por assunto "ALUNOS"
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Item O financiamento da Educação Superior: uma análise do custo do aluno e sua percepção nos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe : 2011 e 2012(2014) Freitas, Sônia Magna Moura Delmondes; Cabrito, Belmiro, orient.Em virtude da escassez de recursos recebidos pelas instituições públicas federais, tornou-se fundamental a busca de alternativas que contribuam para fortalecer o gestor na tomada de decisões e, por conseguinte, permitam um melhor gerenciamento de tais recursos. Este trabalho procurou identificar o custo do aluno dos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (UFS – Brasil) nos anos de 2011 e 2012. Para tanto, separou-se o custo do ensino dos demais produtos (pesquisa e extensão) que a universidade oferece. O custo total desse Centro foi de 28% das despesas de custeio da UFS. O custo médio do aluno ficou em R$ 5.108 e R$ 5.697, em 2011 e 2012, respectivamente. Após exclusão dos alunos de outros cursos, esse custo médio atingiu R$ 3.800 em 2011 e R$ 4.795 em 2012. Também se traçou o perfil socioeconômico dos alunos, com suas percepções e expectativas quanto ao papel da universidade em sua vida e na sociedade. Ficou evidente que a escolha do curso deveuse ao interesse pela profissão, à possibilidade de ascensão social e de inserção no mercado de trabalho. A escolha da instituição (UFS), por sua vez, adveio de sua relevância na sociedade, como polo gerador de conhecimento e qualificação profissional.Item Novos desafios à aprendizagem e autonomia em matemática: estudo crítico e comparativo(2013) Gomes, Amélia Orquídea Garcia; Pereira, Maria de Lourdes de Pina Manique Ferreira Braga de Figueiredo, orient.O presente estudo tem, como objetivo, analisar e comparar criticamente os últimos programas de Matemática, confrontando o programa homologado em 1991 (DGEBS, 1991) com o de 2007 (Ponte et al., 2007), tendo em conta o processo de ensino-aprendizagem, a diversificação de estratégias, atividades e instrumentos, a autonomia da aprendizagem, bem como a auto e a heteroavaliação. Durante dois anos letivos, analisamos o impacto da implementação do programa de 2007 (Ponte te al., 2007) junto de alunos e professores. O processo de investigação é de natureza qualitativa, pois envolve a obtenção de dados descritivos, provenientes do contacto do investigador com a situação em estudo. Na recolha de dados privilegiamos não só as tarefas matemáticas, mas também recorremos a outros instrumentos – relatório matemático, teste em duas fases, diário de bordo, entrevistas a professores e ao relatório final de avaliação do PM II/PMEB. A análise dos dados revelou que, de uma forma geral, perante diferentes abordagens, os alunos tiveram uma aprendizagem mais eficaz, mostrando-se mais autónomos e competentes. Tal foi comprovado em diversos momentos de auto e heteroavaliação, dado que os alunos se mostraram capazes de refletir individualmente, em pares ou em grupo, numa perspetiva construtivista de avaliação reguladora.Item Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma : um vetor de mudança no puzzle da organização escolar(2018) Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Esta investigação tem como objetivo procurar alternativas ao atual modelo organizativo das escolas públicas, quanto à coordenação e orientação educativa, que facilite a organização e a gestão da instituição Escola. É pertinente refletir sobre os docentes responsáveis pela dinâmica do grupo de alunos da turma, sobre o sistema organizacional no qual o exercício do cargo de diretor de turma se insere e estudar um novo desenho organizacional de escola que permita a este docente atuar de forma assumida no processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos. A metodologia a aplicar integra-se numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo e interpretativo. Assim, procedeu-se à seleção de oito escolas privadas, selecionadas de acordo com o seu bom posicionamento no ranking de escolas a nível nacional, para construirmos um modelo alternativo de gestão. Recolheram-se as opiniões de vinte e dois diretores de escolas/agrupamento de escolas públicas e de vinte e dois diretores de turma sobre o modelo atual de gestão e o modelo alternativo. Para ter acesso às informações dos diretores das escolas privadas foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e para recolher as opiniões dos inquiridos das escolas públicas foram elaborados questionários. Neste enquadramento, pretendeu-se saber qual o paradigma organizacional escolar que, na opinião dos inquiridos, faculta o aumento da taxa de sucesso educativo dos alunos e o sucesso da instituição.Item A tutoria em contexto escolar a influência das tutorias na prevenção de trajetórias desviantes(2011) Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos; Carrilho, Luísa Gentil, orient.Avaliámos o contributo da implementação das tutorias na prevenção de trajetórias desviantes numa população do 3º ciclo do Ensino Básico em Escolas integradas no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Esta dissertação é constituída por duas partes. A primeira diz respeito ao enquadramento legal e teórico da problemática em estudo e a segunda apresenta o trabalho empírico. No quadro teórico, apresentamos uma abordagem concetual à temática da tutoria e das trajetórias desviantes, recorrendo a diversos autores no sentido de explicar a importância que a mesma pode ter na prevenção deste tipo de comportamentos em contexto escolar. Apontámos os fatores de risco e de proteção e abordamos a organização escolar e as suas dinâmicas, elencando alguns comportamentos problemáticos ocorridos com maior sistematicidade e que podem ser minimizados com a intervenção tutorial. No estudo empírico desenvolvido que integra um estudo qualitativo e outro quantitativo, apresentamos e analisamos os dados recolhidos. Relativamente ao estudo qualitativo, foram efetuadas, entrevistas semi-estruturadas, no sentido de analisar a perceção dos professores face às conceções da tutoria. No estudo quantitativo, avaliamos a perceção dos professores sobre os níveis de Apelatividade, Instabilidade e Agressividade dos alunos da amostra selecionada, utilizando uma Escala de Agressividade. Este estudo foi desenvolvido no início e no final do ano letivo, no sentido de perceber as alterações que os professores percecionaram no comportamento e resultados dos alunos. Focalizamos os alunos que beneficiaram de tutoria e um grupo aleatório que não beneficiou desta valência ao longo do ano e tentámos perceber se a sua implementação teve algum impacto. Nas conclusões, refletimos sobre a importância da implementação das tutorias e sobre a sua operacionalização, sublinhando a necessidade que a formação docente pode aportar às boas práticas, bem como o reconhecimento da tutoria, enquanto valência de acompanhamento e orientação.