Mestrado em Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Turismo por assunto "AIRLINES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Revenue management nas companhias aéreas: alteração de modelos tarifários(2019) Portalegre, Bárbara Carvalho; Dias, Álvaro Lopes, orient.Ao longo desta dissertação estudou-se o impacto do Revenue management e elasticidade de preço na rentabilidade de uma companhia aérea, tendo como objectivo entender o impacto que as politicas tarifárias, Marketing e a competitividade no mercado têm na rentabilidade da mesma e avaliar a diferença entre uma companhia aérea Low Cost e Legacy. Efectuou-se a pesquisa de artigos que abrangem-se o tema do estudo, com o auxílio do Google Académico, procedendo-se à avaliação, selecção e tratamento dos variados artigos. Posteriormente analisaram-se os dados obtidos, referentes ao modelo conceptual do estudo, através de estatística discretiva, correlações, testes de hipóteses e regressão linear. Constatouse que as políticas tarifárias afectam a rentabilidade de uma companhia aérea, afectando assim o seu Revenue Management. Observou-se também que o Marketing não tem influência na rentabilidade de uma companhia aérea, resultados que não vão ao encontro com a revisão de literatura do estudo. Para reforço da exactidão dos resultados obtidos, em futuros estudos sobre o tema, seria ideal um aumento da amostra. Considera-se que também é possível aplicar o modelo conceptual para o estudo de outros sectores do turismo.