Mestrado em Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Turismo por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 57
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A restauração nos transportes turísticos : o catering no comboio TGV europeu : projecto de empresa para explorar o catering do TGV em Portugal(2009) Gomes, Vitor Manuel; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Este projecto apresenta-se em três capítulos, antecedida da introdução onde serão apresentadas as questões teóricas, metodológicas e conceptuais. No primeiro capítulo faremos um enquadramento dos conceitos relacionados com o transporte turístico, em particular o ferroviário, onde serão focalizados a estratégia e competitividade, a gastronomia, a restauração, bem como catering. No segundo capítulo faremos a análise do catering do TGV europeu, analisando os serviços de catering de cada TGV, examinaremos a importância das linhas TGV para o futuro do turismo no espaço europeu, bem como esboçaremos um indicador de atractividade potencial do catering a bordo do TGV. No terceiro capítulo concentraremos o foco na concepção de um projecto empresarial para a exploração do catering a bordo do TGV para ligação de Lisboa a Madrid, tendo por base as previsões de passageiros anunciadas pela RAVE, projectando receitas e despesas potenciais para os próximos cinco anos, respeitando os indicadores de gestão para o sector, com base em três cenários (realista, optimista e pessimista). Finalmente, inferiremos se a empresa apresentará potencial para ser viável ou inviável do ponto de vista operacional e financeiro, com base nas opções tomadas ao longo do projecto de dissertação.Item Os custos de desempenho ocultos no dia-a-dia de um restaurante(2009) Santos, Pedro Alexandre Pinto Soares da Silva; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.O desafio era mostrar aquilo que poucos vêem e ninguém mede, mas que pode ajudar a resolver muitos problemas no sector da restauração. Assim, o objectivo é identificar, analisar e mensurar os custos de desempenho ocultos no dia-a-dia de um restaurante. A síntese bibliográfica reflecte a pesquisa efectuada, visando um método que nos ajudasse a medir concretamente os disfuncionamentos que ocorrem nos desempenhos diários dos empregados de mesa de um restaurante. Descobrimos a abordagem socioeconómica de Henri Savall e o seu método de avaliação dos custos de desempenho ocultos. Explicitamos de seguida este método de Savall e apresentamos uma síntese da história do restaurante, com o intuito de mostrar que, desde o seu nascimento, o restaurante é muito mais do que um local onde vamos comer. Feito este caminho, apresentamos o restaurante de luxo que escolhemos e onde aplicámos o método de avaliação dos custos de desempenho ocultos com algumas alterações, pois originalmente este método foi desenvolvido e aplicado ao sector da Indústria. Terminamos com a explicação da forma como aplicámos o método e os respectivos resultados encontrados. Concluímos que a aplicação do método escolhido revela informações preciosas para a gestão e para a tomada de decisão e enfatiza a importância do trabalho efectuado pelos empregados de mesa no seu dia-a-dia.Item Contributo do enoturismo para o desenvolvimento de regiões do interior: o caso da rota dos vinhos do alentejo(2009) Pina, António José da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A actividade vitivinícola e a sua relação com o turismo, as motivações, as características e os comportamentos dos consumidores do enoturismo são relevantes para a criação de valor. Alguns investigadores determinaram segmentos de mercado do enoturismo através de estudos efectuados a partir da oferta. Estes segmentos mostraram-se também válidos para a Rota de Vinhos do Alentejo, tendo sido determinados pela análise de “Clusters”. A dimensão e a importância económica do enoturismo nesta região tem uma expressão significativa, pelo que se considera determinante fazer introduzir uma outra dinâmica à actividade assente em processos e critérios de planeamento e de imagem de marca. Estes processos colocarão a Região de Vinhos do Alentejo ao nível das principais regiões vitivinícolas mundiais.Item O impacto da internet na gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas(2009) Costa, António Fernando Rodrigues da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente trabalho tem por objective o estudo da problemática das alterações induzidas pela internet na gestão comercial das unidade hoteleiras portuguesas. O estudo desenvolveu-se em duas fases. Na primeira, através de pesquisa e revisão bibliográfica, procedeu-se aà teorização dos conceitos e técnicas abordadas. A segunda assentou num trabalho de investigação realizado em duas vertentes: a primeira, onde se procurou conhecer a situação vivida através da recolha de dados sobre os sítios das unidades hoteleiras da amostra considerada; a segunda, onde se procurou, através da técnica Delphi, avaliar as perspectivas da evolução dessa mesma realidade. O trabalho realizado evidenciou que a internet, enquanto canal de comunicação e de comercialização, induziu alterações significativas, ainda que em diferentes graus, na forma de realizar a gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas. Alterações que se traduziram, no essencial, na: crescente importância da gestão da relação com os clientes; maior complexidade das políticas de produto e de preços; forte aceleração da acção comercial. Ou seja, a internet induziu não só a necessidade de redefinição do posicionamento das unidades hoteleiras portuguesas, bem como da forma destas realizarem o trabalho comercial.Item Imagem percebida de Lisboa como destino turístico por parte do mercado finlandês(2010) Fernandes, Daniel Korhonen de Abreu; Neves, Joana Maria de Oliveira, orient.O presente estudo pretende analisar a imagem percebida de Lisboa como destino turístico por parte do mercado finlandês, considerando as seguintes perguntas de partida: a) quais os elementos que caracterizam a imagem percebida de Lisboa como destino turístico por parte dos turistas finlandeses; b) quais os factores com maior predominância na imagem percebida e c) qual o perfil do turista finlandês que visita Lisboa. Para atingir os objectivos deste estudo, foi realizado um inquérito por questionário a turistas finlandeses em Lisboa, de forma autoministrada, nos meses de Maio, Junho, Setembro e Outubro de 2008, no último dia da sua estada. Para além de questões que visaram compreender a imagem percebida de Lisboa como destino turístico, por parte dos inquiridos, o questionário incluiu perguntas sobre as suas características sócio-demográficas. Os resultados confirmaram as três componentes da imagem propostas no modelo de Echtner e Ritchie: psicológica-funcional, atributos-holística e comum-única. Os mesmos permitem também concluir que os inquiridos valorizam principalmente as características históricas e estéticas da cidade, como também o bom clima e a simpatia da população local. Por sua vez, os aspectos relativos à programação, eventos, diversão nocturna, interacção com a população local e preços, são os factores menos associados à cidade pelos inquiridos. As qualidades e as características únicas de Lisboa foram destacadas, tendo-se também verificado um elevado grau de satisfação com a visita à cidade e um vasto leque de sugestões dos inquiridos para melhorar Lisboa como destino turístico.Item Execução e exploração de uma unidade de Turismo em espaço rural na modalidade de casas de campo(2011) Silva, Carlos Alberto Perlucho da; Neves, Joana Maria de Oliveira, orient.O turismo rural é um sector económico e social em pleno crescimento, o que justifica que um número cada vez maior de operadores, (nomeadamente promotores e investidores) comecem a interessar-se por este. No entanto, as organizações e as prestações do turismo rural sofrem de fraquezas crónicas, em matéria de definição da produção e de concretização da distribuição, ou seja, a forma como estas colocam os seus produtos no mercado é insuficiente. É conveniente, portanto, reflectir sobre o assunto e contribuir, mesmo que de uma forma modesta, para a alteração desta paisagem díspar para melhor responder às necessidades de desenvolvimento do mundo rural. Na maior parte dos casos o turismo rural reduz-se ao agro-turismo (acolhimento turístico nas explorações agrícolas), englobando o turismo verde, com locais tranquilos e alternativos ligados ao campo. Pretende-se que o turismo rural exista, se desenvolva, agrade, para que se distinga do turismo de massas. É por tudo isto que os citadinos cada vez mais ávidos de particularidades procuram o campo, a natureza e a ruralidade que são locais seguros e tranquilizadores. Neste contexto, surgem novas unidades de turismo em espaço rural e actividades de complementaridade, como a Unidade Casa da Fonte Velha, objecto do presente projecto, contribuindo para o reforço da oferta turística local e regional, assim como para um desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho onde se insere.Item A organização de eventos : definição de estratégias para a atenuação da sazonalidade no Algarve e na Sub-região do Litoral Alentejano(2011) Cardeira, Maria Inês de Jesus; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O Turismo de Eventos está a assumir um papel cada vez mais importante como produto complementar ou como um núcleo de atracção principal, originando uma nova forma de lazer turístico em que os visitantes estão mais interessados na autenticidade e evasão do quotidiano. O Turismo de Eventos pode funcionar como uma alavanca para o desenvolvimento de destinos competitivos, atractivos e genuínos e deve ser associado a experiências/ organização de eventos que incluam elementos típicos do destino. O desenvolvimento da região em análise, Algarve e Sub-região do Litoral Alentejano, como destino de Turismo de Eventos deve estar extremamente interligado com eventos específicos dos Concelhos dado o respectivo potencial de estímulo do marketing e marca dos destinos turísticos. O Turismo de Eventos também pode ser extremamente relevante na promoção e desenvolvimento sustentável das culturas locais, conservação dos recursos naturais e contribuição para as economias regionais dando origem a soluções vantajosas para todos os intervenientes no processo e demonstrando a capacidade dos destinos turísticos em se diferenciarem de outros destinos concorrentes. Além disso, potencia a atractividade turística da região em análise através da organização de eventos, na perspectiva do aumento e diversificação da oferta turística e da atenuação da sazonalidade.Item A importância da marca no Turismo : o Rebranding do Sana Sesimbra Hotel 4****(2011) Sargedas, Sandra Raquel Rocha da Cunha; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A dinâmica do mercado actual em constante mutação torna-o cada vez mais exigente, obrigando as empresas a acompanhar de forma constante todas estas mudanças rápidas e muitas vezes inesperadas. É neste contexto que a questão do valor da marca se torna essencial para as organizações. De forma a criar uma imagem positiva na mente dos consumidores é necessária uma gestão rigorosa da marca, cabendo aos gestores a responsabilidade de criar uma estratégia de posicionamento tendo como base a oferta de um benefício junto de todos os seus públicos-alvo, cumprindo sempre uma promessa. A marca é assim um sinal que pode representar um benefício ou uma missão de determinada empresa, distinguindo os seus produtos e serviços das empresas concorrentes. A presente dissertação expõe a concepção de um projecto real de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de reposicionamento levada a cabo por uma organização ligada à hotelaria, tendo como objectivo a sua avaliação crítica. Esta será analisada através de apoio bibliográfico sobre a temática assim como através de entrevistas realizadas aos responsáveis do grupo e documentos por eles fornecidos. De forma a contornar a limitação do estudo sobre a impossibilidade de reunir dados primários por conta da autora, colaboradora na empresa em estudo, será analisado um site através do qual se poderá observar o grau de satisfação dos clientes antes e depois da implementação da nova estratégia. Este estudo permitirá concluir se a implementação está a ser realizada de forma correcta e de que forma poderão ser corrigidas posteriormente as anomalias ou melhorados alguns aspectos.Item Evolução e perspectivas das necessidades de formação turística e hoteleira na Região do Alentejo(2011) Revés, Paulo Fernando Nobre da Costa Vargas; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Num mundo cada vez mais global, com alterações constantes nos comportamentos dos consumidores, de novos e emergentes destinos e criativas formas de exploração turística, a diferenciação turística irá fazer-se cada vez mais pela qualidade dos serviços prestados. Essa qualidade terá que passar inevitavelmente pelos seus recursos humanos, e neste domínio o papel da formação profissional na sua qualificação será preponderante. As empresas necessitam ao nível das profissões operacionais, que as pessoas possuam mais competências de adaptação à constante mudança, mais capacidade prospetiva, mais comportamento inovador. Contudo estas não se revelam muito atrativas para as novas gerações, não permitindo uma relação perfeita entre trabalho e usufruto da vida, reconhecimento social e retorno salarial. A recente expansão da formação no turismo e na hotelaria, leva a questionar a sustentabilidade desta progressão em termos de empregabilidade no país ou na região, existindo opiniões quanto à necessidade de ocorrerem mudanças profundas na lógica do sistema de formação profissional. Os vários organismos oficiais que tutelam esta matéria, têm funcionado com notória descoordenação, duplicando atividades e consumindo recursos tão escassos na atual conjuntura. Neste contexto, pretende-se compreender a atual situação da oferta formativa em turismo e hotelaria na histórica região do Alentejo, quer no ensino superior quer no ensino técnico-profissional e aferir a sua adequação ao objetivo de formar os futuros profissionais para o mercado de trabalho na região e no país analisando o desenvolvimento das diversas políticas de formação do sector. A partir desta análise e tendo em consideração as perspetivas de crescimento turístico regional e as necessidades das empresas perspetivam-se as necessidades de oferta e de procura de formação de recursos humanos na região.Item O turismo como estratégia de redução da pobreza em Cabo Verde(2011) Semedo, Carlos Alberto ; Sarmento, Eduardo Morais, orient.É nossa convicção de que o turismo deverá ser utilizado como uma estratégia complementar de reforço ao desenvolvimento do país, na procura da resolução de alguns dos problemas que ainda afectam Cabo Verde, não como um fim em si mesmo, como acontece com tantas economias em todo o mundo. Enquanto alvo das acções de redução da pobreza, as populações têm um papel central na implementação da estratégia. A implementação de estruturas turísticas terá que ter em conta os interesses da população e dos investidores e deverá apresentar vantagens comparativas à população rural, através da compensação pelo uso dos seus espaços e recursos. Isto significa que é imperativa a definição de uma estratégia adequada à realidade nacional, que apresente coerência, fundamentada em princípios de responsabilização dos diferentes actores envolvidos, preservando o ambiente, valorizando e divulgando a cultura, promovendo o envolvimento comunitário no sentido da pro-actividade, e criando assim condições para que a sustentabilidade seja exequível. Estes benefícios não se limitam apenas às comunidades, nem dizem respeito apenas aos recursos naturais; devem possibilitar a realização de lucros (também para as comunidades locais) e a manutenção de empregos (estabilidade de empregos), contribuindo para a erradicação da pobreza e pela oportunidade, às comunidades receptoras, na viabilidade dos serviços sociais, e pelo desenvolvimento cultural de todas as ilhas.Item Turismo: uma oportunidade para Óbidos(2011) Ferreira, Nuno Miguel da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.As abordagens tradicionais sobre o desenvolvimento dos locais, do ponto de vista económico, social e ambiental, referem o turismo como uma actividade a considerar, se tais espaços forem detentores de recursos e de património específicos (Pardelas et al., 2005). Esta visão permite sustentar que a actividade turística, submetido ao nível regional-local, poderá constituir uma alavanca de desenvolvimento baseado na diferenciação cultural, social e nos recursos turísticos existentes (Vera, 2002). Assim, este trabalho não só tem como objectivo analisar e discutir o papel do turismo para o desenvolvimento local, mas como também, perceber a sua aplicabilidade fazendo o cruzamento entre os conceitos analisados e o estudo de caso de Óbidos.Item Turismo religioso: potencial de desenvolvimento turístico da Vila de Arcozelo, Vila Nova de Gaia(2011) Pinto, Cátia Sofia de Oliveira Almeida; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Existem vários turistas que se descolam para um determinado destino impulsionados por uma ou mais motivações. De qualquer das formas, devido ao intenso ritmo de vida das pessoas, a religião tem sido, cada vez mais, um elemento turístico que atrai várias pessoas que têm como principal motivação a fé. O Turismo Religioso ou Turismo com destino religioso, não tem sido considerado individualmente. Isto significa que este tipo de Turismo tem uma ligação forte com o património existente em áreas que desenvolvem a actividade turística. Por sua vez, o Turismo Religioso só é praticado quando existe esse património. A Vila de Arcozelo em Vila Nova de Gaia é um local que se depara com algumas limitações em termos económicos pelo que o Turismo poderá desempenhar um papel importante na sua estratégia de desenvolvimento. Apesar de afastada do grande centro urbano portuense, consegue atrair vários tipos de turistas, nomeadamente turistas de sol e mar e religiosos. Estes últimos têm como principal curiosidade visitar a “Santa” Maria Adelaide, mais conhecida por a “Santa das Noivas”. Em síntese, em termos científicos, esta Dissertação, procurou analisar as influências e o potencial que o Turismo Religioso pode representar para esta Vila e assim contribuir de forma consistente para o desenvolvimento local.Item A animação turística no contexto do turismo de natureza: contributo para a criação de uma empresa de animação turística no concelho de Sintra(2011) Pereira, Ângela Sofia Mendes; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O turismo entendido como fenómeno social justifica que sejam realizados estudos, tendo em linha de conta que as suas práticas, em especial as relacionadas com o usufruto da natureza, assumem importância e aceitação por parte das populações tendo em conta o seu bem-estar físico e social. O desenvolvimento do turismo deve pautar-se por príncipios de sustentabilidade, fruição e preservação da natureza, funcionando como uma atractividade turística na linha das “Boas práticas”. A presente investigação visa, entre outros objectivos, problematizar o turismo de natureza na óptica do desenvolvimento do turismo, tendo por base a criação de uma empresa de animação turística que poderá operar, em especial, no Concelho de Sintra, cujo “core business” será a animação, nas dimensões turística, social, cultural e desportiva. A metodologia adoptada prevê a análise de documentos de cariz científico e outros de manifesto interesse, a aplicação de inquéritos por questionário e a entrevista. O estudo acenta nos pressupostos que sustentam uma investigação de cariz descritivo, tendo como método uma investigação-acção que verte para um estudo de caso, pelo que não se prevê a generalização de resultados.Item A gestão turística face às novas tendências com aplicação nas áreas protegidas : estudo de caso no âmbito do Turismo de Natureza(2012) Pedroso, Raquel Ferreira; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.Actividade multidisciplinar, o Turismo não é alheio às mudanças constantes da sociedade, da política, da tecnologia, da cultura e da economia e finança, assistindo-se ao surgimento de novas tendências quer ao nível da Procura, quer ao nível da Oferta Turística. Entre as tendências mais significativas está a maior consciencialização ambiental e o novo paradigma da Sustentabilidade, verificando-se no Turismo a crescente relevância ou importância do «Turismo de Natureza» e o uso das Áreas Protegidas para o seu desenvolvimento, obrigando imperativamente uma nova forma de estar e agir por parte da Gestão Turística. Consciente que ambas as ciências – Turismo e Gestão – evoluíram a par da própria História das sociedades, assistiu-se ao aparecimento de modelos emergentes de gestão assentes, sobretudo, no conhecimento expresso na melhoria do desempenho, na criatividade, aprendizagem e transparência. Deste modo, a presente dissertação procura contribuir para um melhor conhecimento das tendências e da gestão turística face às mesmas por parte das organizações de Turismo de Natureza a operar em Áreas Protegidas. Para o efeito, foram consideradas, enquanto População-Alvo, as organizações que de acordo com a legislação portuguesa se inserem nas tipologias de Turismo no Espaço Rural, Casas da Natureza e Animação Ambiental a funcionar nos Departamentos de Gestão de Áreas Classificadas do Norte e Sul. Os resultados obtidos reflectem uma homogeneidade de respostas, concluindo-se que na sua generalidade, as organizações de Turismo de Natureza a operarem em Áreas Classificadas reconhecem a necessidade de adoptar ou adaptar-se a modelos emergentes de gestão, sobretudo na base da criação de «Experiências» e «Percepções», reconhecendo para isso o papel fundamental das Dimensões de Desempenho defendidas e apresentadas na presente dissertação como súmula das tendências e da evolução da gestão no Turismo: a Inovação, a Autenticidade, o Marketing e os Agentes de Mudança.Item O turismo e desenvolvimento sustentável : contributos do Turismo de Natureza no desenvolvimento do Parque Nacional da Gorongosa(2012) Leví, Margarida José André; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O Parque Nacional da Gorongosa situado em Moçambique é uma referência em termos de turismo e conservação a nível nacional e internacional, devido à variedade de recursos que possui e dos esforços que têm vindo a ser empreendidos de forma a restaurar e preservar a biodiversidade característica do território. Gorongosa possui uma diversidade de ecossistemas, planícies, maciços rochosos, florestas e falésias que constituem uma forte atracção turística natural capaz de potenciar o desenvolvimento do território, por via do turismo. Por outro lado, o ecoturismo e o turismo de natureza usufruem do património ecológico e paisagístico e ao mesmo tempo contribuem para a manutenção, conservação e melhoria da envolvente territorial, pelo seu valor atractivo e pelo lucro daí resultante. Neste sentido, afigura-se importante efectuar um estudo com vista a alcançar os seguintes objectivos: perceber em que medida o turismo de natureza pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do Parque Nacional da Gorongosa; efectuar um diagnóstico do potencial turístico, analisando as forças e fraquezas bem como as oportunidades e ameaças do território, com importância ou influência na actividade turística do Parque; analisar as acções que podem ser levadas a cabo no sentido de melhorar os serviços prestados e aumentar a satisfação dos visitantes. Com a concretização da presente investigação pretende-se reunir um conjunto de elementos que justifiquem, em jeito de recomendações aumentar a atractividade turística do Parque Nacional da Gorongosa, por via da identificação da melhor oferta turística. Para tal, a metodologia de investigação utilizada consiste na abordagem qualitativa com recurso a análise de fontes documentais e a aplicação de inquérito por questionário ao Doutor Vasco Galante, Diretor de Comunicação do Parque Nacional da Gorongosa.Item Relatório Profissional(2012) Abrantes, António Alberto da Cunha; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente Relatório traduz o percurso profissional por nós realizado no turismo desde o ano de 1980 até ao presente. O Relatório demonstra a amplitude do percurso profissional que desenvolvemos no turismo. Percurso realizado no sector empresarial do Estado, em gabinete ministerial, no sector privado, na gestão de fundo comunitário, no associativismo empresarial e intermunicipal, no ensino superior e como profissional em regime liberal. O Relatório descreve as áreas funcionais, as responsabilidades assumidas, as tarefas realizadas e os resultados alcançados nos diferentes organismos onde prestámos colaboração. Enfatizam-se as competências adquiridas no decurso do percurso profissional, nas áreas pública, privada, associativa e académica, nas vertentes técnica, organizacional, de negócio, interpessoal, intelectual e comportamental. Por último expressam-se os contributos por nós prestados e depositados nos organismos a quem prestámos serviço.Item O impacto do turismo na qualidade de vida e bem-estar do turista(2012) Couto, Sara Ferreira Sá; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O turismo é actualmente uma das actividades de maior crescimento, de maior importância para a economia mundial e que gera mais emprego. No entanto, os benefícios do turismo não podem ser reduzidos aos económicos. Alguns autores defendem a existência de uma relação entre o turismo, a qualidade de vida e o bem-estar daqueles envolvidos na experiência turística, mas nenhum deles demonstra objectivamente essa relação, não havendo em Portugal qualquer investigação nesse sentido. O objectivo deste trabalho é, assim, avaliar o impacto do turismo na qualidade de vida e bem-estar do turista português. Para realizar esta análise foram utilizados dois instrumentos (WHOQOL-BREF e EBP), que estiveram disponíveis on-line durante um ano para quem quisesse responder voluntariamente. Foram obtidas 1059 respostas. Os resultados demonstraram que o turismo afecta positivamente a qualidade de vida e o bem-estar, sendo esta relação significativa no que respeita a algumas das dimensões da qualidade de vida e do bem-estar. Este estudo vem demonstrar que os gestores da área devem promover serviços que valorizem experiências pessoais satisfatórias, que gerem afectos positivos e que estes efeitos sejam duradoiros, uma vez que podem gerar lealdade com o destino, vontade de gastar mais e de recomendar quando se volta a casa.Item Estratégias de turismo sustentável em Portugal : o caso das aldeias do xisto(2012) Rodrigues, Ana Dalila Torres Aires; Mangorrinha, Jorge, orient.A criação de Estratégias de Desenvolvimento Sustentável no Turismo é essencial para que o Destino Turístico seja único e genuíno. Os adeptos do Turismo Rural e Turismo de Natureza são ainda mais exigentes relativamente às infra-estruturas locais, aos recursos naturais e culturais dos destinos turísticos, bem como a sua autenticidade. A população local tem um papel fulcral no desenvolvimento dos projectos turísticos do seu território e por este motivo a Estratégia escolhida deverá ser adaptada à realidade local e respeitar sobretudo o património cultural e natural, bem como as tradições existentes, não esquecendo o desenvolvimento económico e social da região. Será abordado o projecto das Aldeias do Xisto para compreender se será possível criar uma matriz estratégica de desenvolvimento sustentável para o Turismo Rural Português.Item O ecoturismo como valorização do território : contributos para o aumento da oferta turística existente na comunidade Intermunicipal do médio Tejo(2012) Antunes, Andreia Patrícia Miguel; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O Ecoturismo está a assumir um papel cada vez mais marcante tanto como produto complementar, como produto turístico central que utiliza a natureza de forma sustentada como o palco das suas realizações. Este produto promove uma nova forma de lazer turístico em que os visitantes se deslocam com o intuito de apreciar a natureza no seu estado mais puro e ausentar-se da rotina do quotidiano, muitas vezes através da prática de desportos de natureza. O Ecoturismo alia as componentes ecológica, ambiental e turística e, visa integrar a experiência turística com a protecção dos recursos naturais e construídos, a valorização económica e a participação da população local, constituindo um meio privilegiado para a sustentabilidade do território. O presente estudo permite contribuir para a valorização da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo por via do aumento da oferta turística, tendo por base o Ecoturismo.Item A herança templária no turismo: o caso de Tomar(2012) Santos, José Manuel Faria Nunes dos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A Ordem do Templo foi introduzida na Península Ibérica com o intuito de contribuir para o fortalecimento do ideal e dos objetivos da Cruzada, constituindo, ainda, uma valiosa aliada no povoamento e exploração do espaço reconquistado, enquadrando civil e religiosamente as populações e participando ativamente na defesa das fronteiras do Condado Portucalense, e no que veio a constituir-se como Reino de Portugal. Com este trabalho, procura-se analisar um modelo de desenvolvimento turístico para a cidade de Tomar com base no legado histórico dos templários, uma vez que se constitui num dos seus conjuntos patrimoniais mais representativos ao nível europeu e onde a Ordem do Templo deu lugar à Ordem de Cristo, permitindo que os templários continuassem a sua vida e obra em Portugal na posse de todos os seus bens, contrariamente ao sucedido em quase todo o mundo católico. A metodologia utilizada neste estudo incluiu uma vasta recolha bibliográfica e a utilização da Internet, bem como a avaliação do potencial turístico no que respeita à inventariação e hierarquização dos recursos com base num trabalho de campo, onde foram efetuadas algumas entrevistas para recolha de elementos que permitissem, com rigor, tomar conhecimento das potencialidades que os recursos turísticos existentes poderão ter no aumento da permanência dos turistas que afluem à cidade de Tomar.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »