Mestrado em Turismo

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    Football 4all: the potential role of it on connecting locals and visitors in football games
    (2022) Shhadah, Bushra; Bakas, Fiona Eva, orient.
    Nowadays, the use of smart phones for social interactions is more common than ever. With globalization and the economic growth, there was never so many people traveling for study and work. In a world on the path of becoming more and more digital, smart technology as IT apps developed have a central part on our daily life. Replacing face-to-face communication, with more hours of work and less hours of leisure, apps and social media are being used to fulfill the necessity of social gathering. In this study, the aim isto highlight the importance of developing an app that can improve tourists’ experience in their destination and their interaction with locals in terms of social connection, happiness and well-being. By applying a survey to analyze the use of social media on informal gatherings to play soccer and its importance for social linking, combining with the Literature Review that was made, this study makes a significant contribution in terms of identifying the most significant features that an app to connect local and visitor football lovers, should have. This project enabled to use the competence acquired in the Master Degree study in Tourism of Universidade Lusófona, applying the concepts obtained with my experience as a student of a different country, who arrived as a visitor but, with social connectivity and experiences lived, started to feel and become as a true local, in Portugal. Keywords: locals; visitors; sport tourism; smart technology; well-being.
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    Turismo inclusivo : a acessibilidade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico
    (2022) Rebelo, Sandra Filipa Castro Da Fonseca; Patuleia, Mafalda, orient.
    A acessibilidade plena a pessoas com mobilidade reduzida, aplicada ao turismo, é de difícil concretização e não deve ser vista de forma absoluta, mas como uma preocupação de tornar os serviços turísticos mais acessíveis e centrados nas necessidades específicas e individuais das pessoas enquanto turistas, devendo as entidades nacionais e regionais adotarem boas práticas, de modo a construir um turismo de todos, para todos. Neste estudo foi utilizado o método Delphi, um método qualitativo que pretende reunir, junto de peritos da área do turismo, um conjunto de conhecimentos sobre um determinado tópico. Assim sendo, tendo em conta estas características, definiu-se um painel de membros, de doze especialistas. Foram definidos como objetivos, analisar a competitividade de um destino para pessoas com mobilidade reduzida, analisar se Lisboa é atrativa e inclusiva tendo em conta as infraestruturas, serviços, hospitalidade, atrações turísticas e acessibilidades, de forma a responder ao objetivo geral - verificar a acessibilidade e atratividade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico. Esta metodologia qualitativa foi especificada e apoiada com uma metodologia quantitativa, onde através de uma análise de conteúdos e dos dados estatísticos recolhidos nas entrevistas, delimitou-se, após um grau de concordância entre os especialistas determinadas características e elementos fundamentais a ter em conta para a acessibilidade de Lisboa para pessoas com mobilidade reduzida que influencia a sua competitividade com outros destinos turísticos. Os resultados obtidos no estudo demonstram que os fatores e recursos de Lisboa são cada vez mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Concluiu-se que o entretenimento, as infraestruturas gerais e de turismo, os alojamentos, as várias atividades e os recursos culturais e a qualidade dos serviços, são as que apresentam uma maior acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, ao contrário do marketing de um destino, das acessibilidades e dos recursos naturais.
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    A sustentabilidade social no turismo : impactos no comportamento de compra do turista
    (2022) Flávia Daniela Couto, Sacramento; Patuleia, Mafalda, orient.
    O turismo tem crescido rapidamente em muitas regiões e países, apoiando e impulsionando as economias locais. No entanto, o fim não justifica os meios e os impactos ambientais e sociais desse desenvolvimento têm de ser tidos em consideração. O turismo sustentável não é apenas uma tendência ou palavra da moda. É sim um conceito que deve ser implementado em todo o lugar e em todas as atividades. As empresas, nas suas atividades diárias impactam, direta ou indiretamente, os seus empregados, stakeholders, clientes e comunidades locais, algo que é especialmente visível na indústria do turismo. Infelizmente, não temos ainda assistido a esforços consideráveis para medir os impactos sociais do turismo, da perspetiva do consumidor- o turista -, que detém papel de crescente relevância no desenvolvimento da atividade. Este trabalho tem como objetivo estudar os impactos socias do turismo e o papel desempenhado pela indústria hoteleira neste campo, através de uma perspetiva diferente, a dos turistas, clarificando a sua opinião relativamente aos esforços feitos pelos hotéis e seus gestores na gestão destas questões. Os turistas têm um papel cada vez mais importante na construção da imagem e no marketing dos destinos e a sua opinião é hoje, mais do que nunca, um ativo a considerar e prestar atenção. Será que valorizam uma performance mais responsável e socialmente sustentável? Será isso suficiente para que estejam predispostos a pagar mais para se alojarem num hotel que o faz? Terão os turistas noção do seu poder nesta matéria? Um questionário com vários indicadores-chave retirados da literatura sobre os impactos socias do turismo foi aplicado a turistas portugueses para tentar responder a estas assuntos e compreender de que forma eles afetam o processo de tomada de decisão dos turistas e posteriormente, uma entrevista, que permitiu aprofundar os conhecimentos que o questionário tinha permitido adquirir. Este estudo permitiu perceber que a sustentabilidade social é de facto um fator intensificador da lealdade e predisposição para pagar mais pela estadia num estabelecimento hoteleiro. De forma transversal, os participantes no estudo mostraram que este é um tema deveras importante para os consumidores e que deve ser tido em consideração nas decisões de gestão de hotéis.
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    Villa dos Capuchos : projeto para a criação de um empreendimento de turismo no espaço rural no nordeste, Açores
    (2022) Raposo, Rita Valério; Palrão, Teresa Sequeira Ribeiro Rodrigues, orient.
    Nos anos de 2020 e 2021, a indústria do turismo foi altamente afetada pelos efeitos da pandemia da COVID-19. A procura de áreas onde o turista pudesse ter um maior contacto com a natureza, que transmitem calma e tranquilidade, e com a oportunidade de realizar atividades caraterísticas destes locais aumentou significativamente, como consequência da necessidade do distanciamento social, medida recomendada para mitigar a propagação do vírus. Desta forma, a indústria teve de adaptar as suas infraestruturas e adotar normas de higiene mais rigorosas para aumentar a confiança e segurança dos seus hóspedes. Para responder à procura de espaços em contacto com a natureza, o projeto da Villa dos Capuchos nasceu com a intenção de aumentar a procura na Vila do Nordeste, concelho da costa nordeste da ilha de São Miguel, Açores, Portugal, criando um alojamento turístico que proporcione experiências e atividades relacionadas com Turismo em Espaço Rural (TER). Até recentemente, o Nordeste era conhecido pelo seu isolamento, e também pela sua distinta beleza natural intocada, o que torna este projeto relevante. Atualmente, este município dispõe apenas de um hotel e as restantes estruturas de alojamento são de alojamento local TER. A criação de um alojamento atrativo aumenta a possibilidade de trazer movimento turístico à pequena freguesia do Nordeste, que carece de uma oferta turística diferenciada. Para isso foram feitas entrevistas às agências de viagem, no sentido de avaliar a sua perceção sobre o potencial desenvolvimento do TER. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da análise line by line coding das entrevistas. Com este estudo é objetivo analisar o mercado e estudar a viabilidade de rentabilizar uma propriedade de 4181m2, remodelar e construir casas de campo, enquanto se tem uma abordagem ambientalmente sustentável, utilizando os restantes espaços vazios para cultivar hortícolas e frutas biológicas e acolher animais de quinta. Será feito através da análise dos dados estatísticos e da literatura disponível para melhor compreender o ambiente que envolve a propriedade, principalmente a dinâmica da indústria do turismo na Região Autónoma dos Açores e a sua influência na economia da região. Esta análise será seguida da definição de estratégias para dar vida ao projeto. Este projeto visa assim contribuir para a melhoria do turismo do Nordeste e ainda analisar o mercado através da perceção das agências de viagem sobre o desenvolvimento do turismo rural.
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    As necessidades dos viajantes com crianças autistas : um guia prático para acompanhamento na hotelaria
    (2022) Silva, Kennia Alexandrino da; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.
    O presente estudo visa identificar as necessidades das famílias que viajam com filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outros fatores similares que possam diferenciar e até influenciar na decisão destas famílias com relação à atenção e cuidados dispostos oferecidos pelo setor turístico. Como ponto-chave desenvolvido neste material está a hotelaria, no que tange a prestação de serviços, infraestrutura e conhecimento do staff sobre o tema do autismo. Portanto, este estudo visa colaborar na identificação de alguns cuidados ou de atenção que uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode, de facto, necessitar. Focados na infância, a investigação tentará colaborar com as possíveis melhorias na experiência de famílias com crianças com TEA que também são consumidores do turismo global. A partir dos estudos específicos sobre a temática, sintetizaremos o que é o autismo e como o turismo enquanto atividade de experiência e lazer pode ser benéfico no desenvolvimento pessoal, familiar e social do indivíduo. Aqui reuniremos a análise do inquérito aplicado aos pais e/ou tutores de crianças autistas para ouvir deles o que de facto tem valor em suas experiências turísticas familiares. Além da análise do referencial teórico, também criamos um guia rápido e de boas práticas como sugestão de formação profissional para as empresas turísticas, nomeadamente a hotelaria, mas que no futuro poderá também ser um primeiro passo para formações profissionais de outras esferas do segmento, como por exemplo para as companhias áreas ou outros transportes turísticos; parques de diversões; restauração; agências de viagens; etc.
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    Turismo feminino nos países islâmicos : apontamento contemporâneos sobre a viagem
    (2022) Pinto, Ana Catarina Flor Baptista da Silva; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.
    A realização deste estudo tem o objetivo principal de responder a uma questão: como identificar as expectativas de uma mulher face à viagem a um país reconhecidamente islâmico? Pretende-se analisar as respostas sobre as viagens de dezoito entrevistadas de várias faixas etárias e experiências em viagem, adquiridas através da aplicação da metodologia de entrevistas de profundidade com o objetivo de compreender quais as diferentes opiniões sobre ser uma mulher viajante nos países islâmicos. Foi realizada uma pesquisa exploratória através de formação no contexto dos países árabes, e da revisão de literatura recolhida sobre o turismo feminino na atualidade e a importância e urgência de mais informação académica sobre o turismo feminino nos países islâmicos, tendo em conta as suas particularidades quanto ao género feminino, e ainda a necessidade de compreender: quanto daquilo que sabemos sobre os países islâmicos é real, e quanto é preconceito? Depois de aplicadas as entrevistas foi feita uma análise de dados de modo a compreender quais os conceitos que mais estão presentes em cada uma das respostas das entrevistadas. Para a conclusão deste estudo foram comparados os resultados da análise de dados das entrevistas com a revisão de literatura de modo a discernir as ligações entre todos os componentes do estudo. Foi finalmente evidente que a reação de uma mulher quando confrontada com a hipótese de uma viagem a um país islâmico é, no que concerne à curiosidade e ao interesse cultural, uma reação muito positiva, mas não sem serem consideradas a falta de representação feminina, a falta de sensação de segurança e o receio do assédio.
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    TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
    (2018) Domingos, Sandra Isabel dos Santos; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    O Turismo tornou-se numa das atividades mais competitivas a nível mundial o que desafia a qualidade dos recursos humanos. Assim, a competitividade exige profissionais com uma bagagem de competências, nomeadamente no que se refere ao “saber-fazer”, “saber-ser” e “saber-estar”. Assim, o presente estudo tem como objetivo perceber as implicações de um modelo de referência como o TEDQUAL na perceção da qualidade ao nível da formação profissional. Desta forma, esta pesquisa pretende verificar a influência que as variáveis independentes: expectativas e satisfação dos educandos, satisfação dos educadores, perceções dos empregadores e as expectativas que os empregados têm na variável dependente perceções da qualidade. Torna-se importante definir os conceitos de satisfação, expectativas e perceções e enfatizar a sua importância nas perceções da qualidade do curso técnico de turismo nas escolas profissionais. Constatou-se que um maior grau de recomendação dos empregadores e empregados influência positivamente as perceções da qualidade do curso, assim como a satisfação dos educadores. Também se concluiu que existe correlação entre as variáveis expetativas e satisfação dos alunos no que respeita às perceções da qualidade. Podemos concluir que os alunos que frequentam ou frequentaram o curso técnico de turismo ficaram satisfeitos com o processo de ensino-aprendizagem, tendo este correspondido às suas expectativas e que existe uma forte relação entre a formação e o mercado de trabalho, representado pelas empresas do setor turístico.
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    Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
    (2021) Azambuja, Tatiana Giacomuzzi; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    As motivações e desejos dos turistas são constantemente mutáveis, e neste contexto, o empreendedorismo, demonstra uma significativa contribuição. Em especial na indústria turística, os empreendedores de estilo de vida destacam-se pela sua contribuição não apenas para o setor turístico, mas para a comunidade inserida. Empreendedores com um estilo de vida, metas, características e atitudes que muito se diferenciam dos demais empreendedores. Esta investigação almeja retratar suas características, suas motivações, sua ligação com a comunidade, bem como os fatores intrínsecos para que suas atividades sejam contínuas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com questionário aplicado à 115 empresários de estilo de vida, auferido pela escala de Likert e aplicada a abordagem PLS através do software PLS3 para a análise fatorial. Os resultados apontam que tanto as redes, caracterizadas pelo networking, quanto a atmosfera, uma ligação ao local influenciam positivamente o sentimento de satisfação com a vida. Mas principalmente, que os objetivos financeiros são capazes de influenciar as relações consideradas pelo networking e pela atmosfera, intervindo diretamente na percepção, na forma de conceber e atuar em seus negócios, e consequentemente no aumento da sua satisfação com a vida, fator este indispensável para o sentimento de sucesso e de continuidade da prática do empreendedor criativo.
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    Influências do overtourism : perspetiva do turista
    (2020) Sousa, Sara Maria Mendonça Ferreira de; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    As taxas do aumento do número de turistas são enormes em toda a Europa. O fluxo de visitantes em muitas cidades europeias é alarmante. Como resultado, as cidades estão a dar os seus primeiros passos contra este fenómeno: overtourism. Existem diversos fatores que residentes e turistas acham ser influenciados por este mediático obstáculo. Como por exemplo especulação imobiliária, a dificuldade de usufruir de um determinado espaço ou mesmo a arduidade em encontrar pessoas locais e conseguir absorver as suas tradições. Foram realizadas entrevistas a habitantes da área metropolitana de Lisboa, que também são turistas, para se conseguir apurar quais os aspetos que estes acham ser os mais influenciados pelo impacto do overtourism e quais as atividades que preferiam fazer quando se encontram num ambiente com excesso de pessoas. Dos inquiridos, vários foram os que disseram que não mudam o tipo de atividade que fazem quando estão num ambiente de overtourism e que nem sequer pensam nisso quando estão a decidir a próxima viagem. No entanto, a maioria prefere sítios mais recatados para conseguir usufruir do local.
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    Definição de uma rota do cacau e do café em São Tomé e Príncipe
    (2020) Prazeres, Felizarda Monforte dos; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    Nos últimos anos tem-se verificado um crescimento contínuo da atividade turística, associado ao aprofundamento e à diversidade da oferta turística, tornando-a numa das atividades económicas que maior crescimento apresenta a nível mundial. Este fenómeno também se verifica em São Tomé e Príncipe, registando os valores mais altos de sempre no que se refere à procura turística, passando a ser uma das prioridades do atual governo que tem adotado estratégias para o turismo Santomense, ajustadas às especificidades do território e às necessidades de todos os stakeholders envolvidos. O presente projeto para obtenção do grau de mestre tem como objetivo evidenciar uma abordagem para a diversificação da oferta turística Santomense através da criação de uma rota do Cacau e do Café, recorrendo ao restauro das infraestruturas coloniais existentes. Os resultados sugerem que a ideia é relevante e de importância significativa para a diversificação do turismo Santomense. Contudo, tendo em conta o valor associado à implementação do projeto é necessária a participação de diversos stakeholders nomeadamente o estado, setores privados, fundos internacionais, agências de viagens, entre outros.
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    Desenvolvimento de escala: medir a responsabilidade turística
    (2019) Aldana, Inês Amaral Aires Oviedo; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    Até ao início do presente ano de 2020, deparámo-nos com valores históricos no fluxo turístico a nível global, desde a democratização do turismo. Impreterivelmente, as viagens turísticas têm vindo a contribuir para o uso excessivo dos recursos do planeta. É imprescindível tomar consciência das nossas ações e sermos responsáveis ao contribuir com uma atitude consciente, em especial os que viajam. O aparecimento de segmentos de turismo fica definido pelas necessidades do mercado, e, poderá também ele ser a chave para o crescimento do futuro dos destinos. Nesta investigação trata-se o turismo responsável e como a responsabilidade do turista pode ser medida. Para tal, realizou-se tratamentos estatísticos em softwares como o IBM SPSS para a análise fatorial exploratória e o Smart PLS para a análise fatorial confirmatória. Estes estudos metodológicos contribuem para o desenvolvimento de uma escala de medição da responsabilidade do turista. A compreensão das dimensões de responsabilidade cívica e de responsabilidade filantrópica permitem conhecer como o turista pode atuar de forma responsável nos destinos sem comprometer a pegada ecológica no planeta.
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    The impacts of tourism on Lisbon’ Cultural identity
    (2020) Daly, Pauline Daniele Anne-Marie; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    In the past last decades tourism was long perceived as a solution to remediate to economic crisis and recessions, while the impacts were secondary and weren’t qualified. Focusing of the consequences of tourism development, the identities of historic urban areas were constantly been neglected as essential features and symbols of their attractiveness. However, long before tourism, modifications of cities spatial structures and social geography were conducted by governments as strategies to repopulate certain urban areas abandoned for historical or economic reasons. For instance, through gentrification, urban rehabilitation or revitalisation, the urban structures became more appealing and attracted investments that strengthen local economies. Nevertheless, these transformations have dismantled cultural patterns and were amplified by touristification. This investigation deals with gentrification and urban rehabilitation as precursors of tourism growth and how it influences a neighbourhood’s cultural identity. Using a historic touristic destination as an example gave leverage to the understanding of the repercussions. Lisbon historic neighbourhoods; Alfama, Mouraria and Bairro Alto, influenced our understanding with the active participation of the residents as co-contributors of this research. Findings confronted our pre-existing understandings on tourism growth to the impacts generated on cultural identity.
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    Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
    (2020) Melo, Júlia de Castro Ribeiro Nunes; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    O objetivo desta dissertação foi elaborar um estudo quantitativo, que comparasse a Usabilidade, Funcionalidade e Criatividade de algumas Apps Turísticas no domínio do Turismo Criativo, percebendo como afetam a Intenção de Uso. Deste modo, foi elaborado um questionário direcionado aos turistas utilizadores de travel apps. Foi recolhida uma amostra de 50 respondentes em Lisboa, que classificaram 3 apps distintas, Tripadvisor, Airbnb Experiences e Expedia. Os findings revelam que os turistas percecionam que as experiências turísticas que vivenciam são criativas, no entanto não foi possível assegurar uma correlação entre a criatividade das experiências e a Intenção de Uso. Os resultados apresentam ainda uma correlação significativa entre Usabilidade e Intenção de Uso, e Funcionalidades e Intenção de Uso.
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    O empreendedor criativo em locais costeiros e não costeiros: uma análise comparativa sobre o contexto da descentralização de destinos turísticos
    (2020) Leão, Maria de Fátima Ramos
    Com o crescente aumento do turismo no mundo e Portugal tendo o maior crescimento turístico da Europa, cada vez mais se discute a questão da descentralização do turismo nos destinos turísticos, para que não haja uma massificação e a perda do valor cultural e histórico destes. Em contrapartida novos segmentos no setor turístico estão aparecendo, como o turismo criativo e juntamente, o empreendedor criativo. Estes segmentos tem sido uma ferramenta importante para preservar o patrimônio histórico, trazendo um turismo saudável, gerando crescimento e valor para a cidade. O foco desta tese de mestrado é colocar o olhar nos empreendedores criativos nas zonas costeiras e não costeira e perceber a performance destas localidades em relação ao empreendedorismo criativo e a descentralização do turismo na cidade de Lisboa.
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    Turismo criativo e experiências quotidianas: uma análise comparativa nas óticas do anfitrião e do hóspede
    (2019) António, Diana Solange; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    Este trabalho foi feito com o propósito de apresentar e discutir dois lados dos pontos de vistas da ótica do habitante local e do visitante. Com a revisão de literatura, serão exploradas várias vertentes ligadas ao turismo. De seguida, a análise feita será apresentada aos questionários que foram realizados no âmbito da dissertação que visa demonstrar várias experiências turísticas quotidianas. No final, haverá a exposição das conclusões que este trabalho originou.
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    Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
    (2019) Oliveira, André Filipe Pereira Nelas; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    Os eventos são e continuarão a ser um elemento inseparavelmente ligado à promoção turística, dado que a relação entre eventos e turismo é intensa e os efeitos gerados são recíprocos (Vieira, 2015). O estudo da influência dos eventos nos destinos onde se realizam tem ganho força no decorrer dos anos, na investigação do turismo, dada a importância destes na promoção, posicionamento e moldar da imagem do destino. Indo de encontro à crescente evolução da relação entre turismo e eventos, o presente estudo tem como objetivo perceber a influência de um evento – RFM SOMNII – no valor do destino – Figueira da Foz –, analisando diversas medidas de valor, como: a sustentabilidade, a imagem e valor do destino, a comunidade local, o valor gerado para os negócios de atividades turísticas e os benefícios económicos para a região. A metodologia adotada para atingir o objetivo proposto, teve como base uma metodologia mista, com uma investigação quantitativa, através de um questionário aplicado a visitantes do evento e a residentes do município da Figueira da Foz e com uma investigação qualitativa, na forma de entrevistas semiestruturadas realizadas a proprietários de negócios locais ligados à atividade turística. O questionário teve como objetivo entender a perceção dos inquiridos acerca dos impactos do evento nas diversas medidas de valor referidas e resultou numa amostra de 154 inquéritos válidos, enquanto a entrevista, aplicada a três empresários, pretendeu estudar a influência do evento nos negócios turísticos locais. Após terem sido analisados os dados, verificou-se que, à exceção da comunidade local, o RFM SOMNII surte uma influência positiva nas restantes medidas de valor. As conclusões retiradas deste estudo podem fornecer um modelo para uma avaliação estratégica integrante das três forças – evento, destino e comunidade local.
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    Revenue management nas companhias aéreas: alteração de modelos tarifários
    (2019) Portalegre, Bárbara Carvalho; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    Ao longo desta dissertação estudou-se o impacto do Revenue management e elasticidade de preço na rentabilidade de uma companhia aérea, tendo como objectivo entender o impacto que as politicas tarifárias, Marketing e a competitividade no mercado têm na rentabilidade da mesma e avaliar a diferença entre uma companhia aérea Low Cost e Legacy. Efectuou-se a pesquisa de artigos que abrangem-se o tema do estudo, com o auxílio do Google Académico, procedendo-se à avaliação, selecção e tratamento dos variados artigos. Posteriormente analisaram-se os dados obtidos, referentes ao modelo conceptual do estudo, através de estatística discretiva, correlações, testes de hipóteses e regressão linear. Constatouse que as políticas tarifárias afectam a rentabilidade de uma companhia aérea, afectando assim o seu Revenue Management. Observou-se também que o Marketing não tem influência na rentabilidade de uma companhia aérea, resultados que não vão ao encontro com a revisão de literatura do estudo. Para reforço da exactidão dos resultados obtidos, em futuros estudos sobre o tema, seria ideal um aumento da amostra. Considera-se que também é possível aplicar o modelo conceptual para o estudo de outros sectores do turismo.
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    Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
    (2018) Damous, Amaranta Aldora da Cruz; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    O presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência por turistas brasileiros, através de um estudo embasado nas teorias das motivações e os fatores ‘push’ e ‘pull’, na influência das experiências proporcionadas e como a autenticidade das atividades turísticas é percebida e pode contribuir na motivação e decisão de compra do consumidor viajante. Para esta dissertação foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório baseada na revisão da literatura e diversos estudos que pudessem auxiliar na abordagem aos conceitos das variáveis Motivação, Experiência e Autenticidade, suas dimensões e vinculações ao turismo. Numa segunda etapa, fez-se necessário uma análise quantitativa, através de um questionário online elaborado com questões relacionadas aos motivos de viajar, aos atributos do destino, a importância das experiências e como a autenticidade é percebida pelos viajantes. Os resultados apontam que as experiências vividas em um destino turístico possuem uma grande influência na decisão de compra, pois estas experiências estão ligadas ao desejo interno do indivíduo e devem proporcionar lembranças boas e inesquecíveis daquele local, e indicam que a experiência autêntica é importante porque proporciona novos conhecimentos e pode estimular a curiosidade para aprender coisas novas, e a busca por novidade é uma das principias motivações quando a questão é viajar para turismo.
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    Turismo residencial de base comunitária : rumo a um modelo integrado
    (2018) Freire, Carlos Miguel Martins Silva; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    A existência de aldeias portuguesas, em zonas rurais, que se tornaram desertificadas com populações envelhecidas mas que estão localizadas em regiões cheias de cultura, belezas naturais e património, levou a questionar sobre a possibilidade de se desenvolver o turismo residencial numa lógica de turismo de base comunitária como forma de sustentabilidade daquelas comunidades. Uma iniciativa de turismo residencial de base comunitária (CBRT), para que possa ser implementada com sucesso, tem que garantir que existe o nível de procura ajustado, que o destino apresenta o nível organizacional adequado para fazer face a todas as necessidades e por fim que a competitividade esteja assegurada face a outros destinos. O presente estudo tem como finalidade conhecer as percepções de membros da comunidade sobre o impacte dos níveis da procura, de organização e de competitividade do destino na sustentabilidade da comunidade, de forma a validar o modelo de CBRT. Desta forma, os resultados do estudo de caso sobre Santo Estevão, apontam para que, o turismo residencial, quando é fomentado, desenvolvido e gerido com a intervenção activa da comunidade local, contribui para a sustentabilidade do destino.
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    Turismo retrospectivo: o potencial da Cidade Velha, Ilha de Santiago/Cabo Verde
    (2018) Correia, Fernando Augusto dos Santos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.
    A Ribeira Grande de Santiago, pelo coração chamada Cidade Velha, foi a primeira cidade de origem portuguesa a ser construída em África, desempenhando um papel relevante no apoio à expansão portuguesa e ao desenvolvimento do comércio internacional e da navegação de longo curso. Ali aportavam navios das rotas mais variadas, dando oportunidade ao estabelecimento de relações entre vários povos, fazendo da Cidade Velha o berço da mestiçagem, que lhe confere romantismo, mas não supera as dificuldades de desenvolvimento que, de um modo geral, atormentam o terceiro mundo. Numa afirmação do Banco Mundial (2002), é referido que a pobreza é, ela própria, uma barreira à sua própria redução. No mesmo documento e sobre a implementação das necessárias e desejáveis estratégias de combate à pobreza é defendido que estas - devem ter como base a promoção do desenvolvimento económico sustentado da comunidade a que respeitam. Na interpretação deste conceito depreende-se que dificilmente a pobreza resolve sozinha o seu problema. É necessário que existam apoios estruturais e políticos que proporcionem o desenvolvimento económico e social, melhorando a qualidade de vida e mobilizando a população para um objetivo comum. O Turismo pode constituir a charneira entre estas duas premissas: 'relações entre vários povos' e 'desenvolvimento e redução da pobreza'. Nesta dissertação procuramos verificar se existem condições, políticas, sociais, económicas e motivacionais, para que este local de referência - Património Mundial da Humanidade, desde 2009 - possa, servindo-se do turismo, empreender o seu próprio processo de desenvolvimento, em sustentabilidade, assumindo com verdadeiro pragmatismo e de uma forma original a melhoria da sua condição económica e social, restaurando-se e exibindo quadros vivos do seu passado, com a sua própria população. Foram para isso iniciados os trabalhos, fazendo diligências para encontrar informação documental que permitisse reconhecer os objectivos e estratégias que marcam a vontade política do país - Cabo Verde - e a sua identificação com iniciativas desta natureza. Seguiram-se entrevistas exploratórias estruturadas, fundamentando a escolha do método de análise qualitativa que, de forma implícita, foi convertido em quantitativo. Nos quatro grupos, bem identificados - Adm. Central, Adm. Local, Instituições Privadas e População Local - foi procurado detectar anseios, vontades e motivações para o envolvimento num projecto deste tipo. Da análise dos dados recolhidos, conclui-se existirem as condições prévias necessárias para o recurso a formas de turismo sustentável como potenciador de desenvolvimento, norteando ainda propostas para trabalhos complementares subsequentes.