Revista Lusófona de Ciência das Religiões Ano XI, nº 16/17 (2012)
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Item O cristão e a Res publica : lições da história mais antiga(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Lamelas, Isidro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente estudo pretende mostrar como foi emergindo e se foi consolidado a consciência política cristã no período que antecedeu a grande viragem constantiniana, isto é, durante o período em que essa consciência mais foi posta à prova. Mais do que retomar a velha questão das relações Império-Igreja, pretende-se relevar, por um lado, os aspectos distintivos da cidadania cristã, tal como foi exposta na primeira apologética cristã, por outro, mostrar como, desde Paulo até Eusébio de Cesareia, se foi consolidando uma teologia política mais em continuidade do que em ruptura. Tal evolução marca a passagem da religião da cidade à religião da consciência ou do “homem cívico” ao “homem interior”, mas assinala também a transição do modelo paradoxal, marcado pela esperança escatológica, para o modelo providencialista da “igreja imperial” e do império teocêntrico. Desde então a salvaguarda do paradoxo (tensão escatológica) só será possível pela via da “fuga mundi”, tal como será reivindicada pelo monaquismo.Item Cultura escolar católica, elitista e masculina(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Dallabrida, Norberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste ensaio se propõe a compreender a cultura escolar burguesa praticada no Ginásio Catarinense, estabelecimento de ensino secundário, localizado na cidade de Florianópolis (cidade da região Sul do Brasil), dirigido por padres jesuítas alemães e freqüentado por adolescentes do sexo masculino, durante a primeira metade do século XX. Por um lado, analisa os saberes sofisticados transmitidos por esse colégio, definidos pelos poderes públicos mas ressignificados pela visão católica e germânica do clero jesuíta. Ele coloca o foco também sobre as habilidades distintivas desenvolvidas entre os estudantes, que concorriam para a produção de um habitus burguês. O artigo apresenta uma perspectiva “sócio-histórica”, sendo apoiado empiricamente em depoimentos de ex-alunos e em abundantes documentos escritos, de modo especial nos relatórios anuais do colégio.Item As Flamengas (da Ordem das Clarissas)(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Honrado, Alexandre; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEstudar a história da chegada e estabelecimento em Lisboa de um grupo de freiras vindas dos Países Baixos para fugir à perseguição protestante movida contra as ordens católicas é o objetivo central deste artigo. Pertencente ao convento de Alkmar, da Ordem de Santa Clara, o grupo de freiras proveniente da Flandres refugiou-se em Lisboa, fundou convento e transpôs o seu modo de vida comunitário autónomo para Portugal.Item Missionação, perseguição conflito de pertenças : um pano de fundo para ler o acervo documental referente ao Oriente da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Miranda, José Carlos de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSubjaz ao próprio nome – e, a fortiori, à auto-representação – da Modernidade um programa de reposição das coordenadas filosóficas, sociais e políticas da Antiguidade. Linhas-mestras desse programa são a reabsolutização da Razão e a reabsolutização do Poder. Na Europa meridional católica, esta teve de se fazer contra a Religião, isto é, secularizando-se. É este o pano de fundo em que se propõe uma leitura global do acervo documental em epígrafe e do seu significado para a história da sociedade e da mentalidade portuguesas.Item Natureza e velocidades do movimento ecuménico(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Oliveira, Silas de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO movimento ecuménico moderno é de origem Protestante e Ortodoxa, tem cem anos e desemboca na instituição do Conselho Mundial de Igrejas. Embora convidada desde o início, a Igreja Católica Romana rejeitou o apelo e proibiu aos seus fiéis o contacto com esse movimento. Só depois do Concílio Vaticano II aceitou integrar uma das comissões do C.M.I., mas sem pertencer à instituição como uma das suas Igrejas membros. O movimento ecuménico teve sempre o cuidado de se conceber como pluralidade de Igrejas e o C.M.I. assume-se, na língua inglesa, como uma fellowship of Churches. O ensino oficial da Igreja Católica Romana mantém que as Igrejas Ortodoxas estão em falta enquanto não aceitarem a doutrina do “Primado de Pedro” e que as “Comunidades Eclesiais” provenientes da Reforma, sem Episcopado e Eucaristia válidos, “não são Igrejas em sentido próprio.” O entendimento católico da unidade ecuménica continua a ser o de “retorno”, enquanto o movimento ecuménico representado pelo C.M.I. busca os propósitos de koinonia e de consenso.Item A persistência do projecto português nos documentos da Nunciatura Apostólica de Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Santos, Fernanda Cristina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo trata de assuntos referentes aos documentos da Nunciatura Apostólica de Lisboa existentes no Arquivo Secreto do Vaticano de Roma, escritos entre o século XVII e XX, decorrendo da sua consulta e levantamento. Em três séculos, a Igreja sofreu inúmeras e incontáveis transformações de que os documentos e toda a correspondência da Nunciatura Apostólica dão conta. A documentação relativa ao Oriente apresenta diversos assuntos de grande importância, mas quer o Padroado quer as Missões no Oriente merecem atenção especial, dada a sua relevância histórica e a sua presença esmagadora nos documentos. A instituição das nunciaturas apostólicas deu-se no final do século XV. A institucionalização deste serviço foi o resultado de um processo que teve o seu início, já antes do primeiro milénio. A Nunciatura de Lisboa, como instituição de carácter permanente consolidar-se-á nas primeiras décadas do século XVI. De futuro, a instituição Nunciatura será instância aferidora das relações de Portugal com Roma, não esgotando, todavia, todos os mecanismos de relacionamento com a sé apostólica. A história de Portugal, logo de início, enquadra-se naturalmente dentro desta organização eclesiástica. A história do Padroado Português Ultramarino, quer se estude no Brasil, na África ou no Oriente, obedece aos mesmos princípios. Observa-se facilmente que a história do Padroado português no Brasil ou na África é muito mais pacífica do que no Oriente, uma vez que no Oriente Portugal sofreu a concorrência de estranhos. A deslocação do centro de gravidade da expansão ultramarina do Índico para o Atlântico assenta em novas estruturas de aproveitamento dos recursos e na colonização sistemática do Brasil. Nos finais do século XVIII e princípios do XIX continuava a ser esta colónia de fixação o destino preferencial da emigração portuguesa. Os domínios africanos enumerados nos textos constitucionais formavam um conjunto de territórios espalhados pelas áreas africano-atlântica e índica. O império colonial português mostrou-se grandioso e persistente graças aos esforços concertados entre a acção missionária e o Estado português.Item A pertinência da documentação do Arquivo Secreto do Vaticano : para os estudos históricos relativos à costa ocidental de África e Ilhas Atlânticas(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Espírito Santo, Arnaldo do; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho abre a apresentação de um projeto editorial especialmente empenhado em facultar a listagem da documentação portuguesa gerada pela Nunciatura de Lisboa e existente no Arquivo do Vaticano. A pertinência desta documentação histórica, para o estudo das relações entre o poder político e o poder religioso, e o processo de expansão do cristianismo, a nível global, é apresentada aqui, juntamente com uma sinopse histórica de todo o arquivo – conjunto de documentos este que permanece no imaginário coletivo como um dos mais secretos de todo o mundo.Item A segunda união desideratum pungente e visões problematizadas no seio da Igreja Católica romana(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Oliveira, Rui A. Costa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs situações canonicamente irregulares do matrimónio – resultantes de ruturas, e convertidas, civilmente, em divórcios e segundas núpcias – e a dificuldade desses fiéis conformarem as novas situações com a plena prática religiosa (sem interdição dos sacramentos) e a letra do Código de Direito Canónico, tem levado muitos católicos a afastarem-se da sua Igreja, ou abandonando as práticas da fé ou a abraçarem outras confissões eclesiásticas cristãs, onde não existe esse interdito. É uma preocupação profundamente sentida por muitos dos responsáveis eclesiásticos e pungentemente vivida no âmago mais íntimo da Igreja católica – o da profundidade da consciência dos seus fiéis. Nesta reflexão, pretendemos, tão-só, deixarmos mais um alerta para os aspetos que nos parecem de grande intransigência, maculada de farisaico legalismo institucional, e por demais denunciados, pela sua feição incoerente, por inúmeros teólogos, pastoralistas e psicólogos de fidelidade católica, aqui invocados.