Revista Lusófona de Ciência das Religiões Ano XI, nº 16/17 (2012)

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    Vestígios da prática cerimonial judaica no Cante : o canto colectivo do Baixo Alentejo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Weffort, Alexandre Branco
    O Baixo Alentejo apresenta uma forma característica de canto colectivo, o Cante. Hoje um género musical essencialmente profano, o Cante apresenta traços de um canto ritual. A sua origem, até agora correlacionada aos cânticos arcaicos do rito cristão (e, num plano mais restrito à prática performativa a nível solista, à música “árabe”), é uma questão em aberto. Neste artigo explora-se a possibilidade de uma explicação para as características musicais e morfológicas dessa forma de canto através de outra música cerimonial: à música cerimonial judaica.
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    The “right way” of Hermetism: disputes on Gnostic’s, Pagan’s and Christian’s (re-)visions of the Hermetic phonomenon in late antiquity
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Pereira, R. G. Gurgel
    This paper aims to understand the phenomenon of Hermetism though the perspective of its process of reception and reproduction in society. It will explore the phenomenon that was the transformation of the Hermetica into a social discourse. The so-called technical and philosophical Hermetica are texts. A text is the result of a production: it is composed by men, and addressed to men. It is important to consider the intentions and values present in a text’s production, and to understand that its process of reception and reproduction in society are, in fact, complex and dynamic. A text must be viewed as not being simply a reflection of the society into which it is inserted, but rather as an active form of social mobilization. After a text’s production, it is presented to a society where different groups can participate in its process of reception and reproduction, or “textual circularity”. Then, different interpretations concerning the texts’ intentions can be proposed to society throughout the process of debatemic.
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    Santo António de Lisboa nos caminhos da Europa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Abreu, Luís Machado de
    Texto da Oração De Sapientia proferida em Outubro de 1995, na Universidade de Aveiro, por ocasião do 8º Centenário do Nascimento de S. António de Lisboa. Depois de esboçadas as principais fases da formação escolar e religiosa em Lisboa e em Coimbra, mostra-se como o futuro santo decidiu abraçar a ordem franciscana. Tornou-se pregador notável, atento às questões sociais da época. A tradição popular acolheu-o, desde muito cedo, e continua a festejá-lo efusivamente. Também os poetas o cantam com frequência nos seus poemas.
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    Para uma história do Arquivo Secreto do Vaticano : a propósito da edição da documentação do período da expansão portuguesa do fundo da Nunciatura Apostólica
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Franco, José Eduardo; Pinheiro, Luís
    O levantamento e a edição dos descritivos da documentação patente no fundo da Nunciatura de Lisboa existente no Arquivo Secreto do Vaticano, pretende ser um serviço significativo para o conhecimento da nossa histórica na sua relação com a história de muitos povos e culturas. Trata-se de documentação relativa ao período da expansão portuguesa que promoveu aquela que podemos chamar a primeira globalização do Cristianismo na sua forma confessional católica desde a modernidade.
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    Para uma história de uma ordem secreta de filiação monárquica : Sociedade Secreta de São Miguel da Ala (1848-1859)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Levi, Joseph Abraham
    Este artigo pretende problematizar e contribuir para o conhecimento das origens e do complexo e pouco estudado percurso da Ordem Secreta de São Miguel da Ala, afeta ao partido miguelista e defensora do ideário da recuperação do Antigo Regime legitimista, no contexto do processo de consolidação do regime liberal em Portugal.
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    O ensino da Religião na Escola Laica : uma leitura do “Relatório Debray”
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Pinto, Paulo Mendes
    O texto aqui editado centra-se no campo que é, de facto, o mais premente da afirmação da relação entre as religiões e a sociedade: a escola. É pela instituição escolar que todos desejamos que os jovens adquiram certo grupo de valores e de práticas cívicas, é na instituição escolar que depositamos todo um largo conjunto de anseios, de desejo de soluções que cada vez mais a sociedade e a família não apresentam de forma eficaz.
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    O pensamento proto-nacionalizante de Fernando Oliveira e António Vieira : fundamentos sacralizantes da ideografia da nação portuguesa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Franco, José Eduardo
    Este estudo visa estabelecer o confronto hermenêutico entre duas obras importantes para compreender a formação daquilo a que denominamos o mito de Portugal: um reino singular e perene fundado em direito divino numa antiguidade que remonta aos patriarcas bíblicos, cuja história é protegida e conduzida providencialmente pelo céu, em ordem ao cumprimento de uma missão com abrangência universal.
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    O Movimento Emaús : notas para a sua história
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Carreteiro, João
    O Movimento Emmaus é um Movimento secular, de solidariedade social, comprometido com a não-violência e que reclama independência em relação a qualquer forma de poder. Fundada na França do Pós-Guerra pelo Abade Pierre, com o objectivo de “devolver a esperança e a dignidade” aos mais desfavorecidos e “acordar consciências” entre os privilegiados, a sua independência é assegurada pelo trabalho dos seus membros e voluntários, levando-os a ajudar outros em igual ou pior situação. Constituída em «comunidades», encontra-se espalhada pelo mundo.
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    O cristão e a Res publica : lições da história mais antiga
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Lamelas, Isidro Pereira
    O presente estudo pretende mostrar como foi emergindo e se foi consolidado a consciência política cristã no período que antecedeu a grande viragem constantiniana, isto é, durante o período em que essa consciência mais foi posta à prova. Mais do que retomar a velha questão das relações Império-Igreja, pretende-se relevar, por um lado, os aspectos distintivos da cidadania cristã, tal como foi exposta na primeira apologética cristã, por outro, mostrar como, desde Paulo até Eusébio de Cesareia, se foi consolidando uma teologia política mais em continuidade do que em ruptura. Tal evolução marca a passagem da religião da cidade à religião da consciência ou do “homem cívico” ao “homem interior”, mas assinala também a transição do modelo paradoxal, marcado pela esperança escatológica, para o modelo providencialista da “igreja imperial” e do império teocêntrico. Desde então a salvaguarda do paradoxo (tensão escatológica) só será possível pela via da “fuga mundi”, tal como será reivindicada pelo monaquismo.
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    O Brasil no Arquivo Secreto do Vaticano
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Melo, Maria Filomena Borja de
    Este artigo descreve o âmbito e os critérios de apresentação dos conteúdos dos documentos respeitantes ao Brasil existentes no fundo da Nunciatura Portuguesa, no Arquivo Secreto Vaticano. Salienta-se a diversidade de temáticas abordadas neste conjunto documental e apontam-se as principais linhas de estudo que pode suscitar, sugerindo-se também a consulta de outras fontes coevas que com ele se articulam.
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    Natureza e velocidades do movimento ecuménico
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Oliveira, Silas de
    O movimento ecuménico moderno é de origem Protestante e Ortodoxa, tem cem anos e desemboca na instituição do Conselho Mundial de Igrejas. Embora convidada desde o início, a Igreja Católica Romana rejeitou o apelo e proibiu aos seus fiéis o contacto com esse movimento. Só depois do Concílio Vaticano II aceitou integrar uma das comissões do C.M.I., mas sem pertencer à instituição como uma das suas Igrejas membros. O movimento ecuménico teve sempre o cuidado de se conceber como pluralidade de Igrejas e o C.M.I. assume-se, na língua inglesa, como uma fellowship of Churches. O ensino oficial da Igreja Católica Romana mantém que as Igrejas Ortodoxas estão em falta enquanto não aceitarem a doutrina do “Primado de Pedro” e que as “Comunidades Eclesiais” provenientes da Reforma, sem Episcopado e Eucaristia válidos, “não são Igrejas em sentido próprio.” O entendimento católico da unidade ecuménica continua a ser o de “retorno”, enquanto o movimento ecuménico representado pelo C.M.I. busca os propósitos de koinonia e de consenso.
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    Missionação, perseguição conflito de pertenças : um pano de fundo para ler o acervo documental referente ao Oriente da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Miranda, José Carlos de
    Subjaz ao próprio nome – e, a fortiori, à auto-representação – da Modernidade um programa de reposição das coordenadas filosóficas, sociais e políticas da Antiguidade. Linhas-mestras desse programa são a reabsolutização da Razão e a reabsolutização do Poder. Na Europa meridional católica, esta teve de se fazer contra a Religião, isto é, secularizando-se. É este o pano de fundo em que se propõe uma leitura global do acervo documental em epígrafe e do seu significado para a história da sociedade e da mentalidade portuguesas.
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    Jesuítas e Franciscanos perante a sociedade e religião nipónicas : o caso da Apologia do Japão de Valentim Carvalho
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Franco, José Eduardo
    Oartigo faz a contextualização da missionação cristã do Japão no século XVI e analisa o processo que conduziu ao desfecho trágico da história do cristianismo nipónico no século seguinte. Um dos factores que contribuíram para a ocorrência de desentendimentos graves entre os missionários das ordens mendicantes, que entretanto quiseram participar na missionação japonesa, e os missionários jesuítas pioneiros da evangelização das Ilhas do Sol Nascente foi a discordância daquelas em relação aos métodos aculturacionistas usados pelos Padres da Companhia. Depois da expulsão dos missionários ocidentais em 1614 e da proibição da prática da religião cristã no Japão, chegou até nós um documento manuscrito da autoria do jesuíta Valetim de Carvalho que propõe uma explicação para este desfecho da actividade missionária ocidental no Japão e faz a apologia do modo de missionarinaciano contra as críticas dos mendicantes, particularmente dos franciscanos. O nosso artigo pretende dar a conhecer e fazer uma primeira análise deste manuscrito que transporta uma importante memória histórica.
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    Intolerância religiosa : alteridade e violência simbólica
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Rodrigues, Jeyson Messias
    Desde as origens da religiosidade ocidental, esta já se apresenta como produto de diversas tradições sintetizadas em sincretismos, a partir dos choques e encontros entre múltiplos discursos religiosos. Ainda assim, percebe-se atualmente, diversas manifestações de incômodo, mal-estar e mesmo de hostilidade à alteridade religiosa, em clara negação a essa hibridez identitária. Tal realidade de intolerância que outrora se manifestou muito mais de forma física, nos dias atuais ainda vem se manifestando através de diversas formas de violência simbólica. É exatamente essa nova roupagem da intolerância religiosa que ora tem vitimado a identidade cultural afro-brasileira, mediante discursos que estigmatizam a religiosidade de matriz africana, demonizando-a. Dessa forma, o presente artigo se constitui em um esforço no sentido de enfatizar esse caráter plural que marca as diversas tradições religiosas, especialmente a cristã, se apresentando enquanto alternativa em relação às reivindicações por pureza e verdade universal ora usadas para fundamentar diversas manifestações de intolerância religiosa.
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    Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Costa, Joaquim
    A modernidade construiu uma poderosa narrativa social de secularização, vista como declínio inelutável da religião por esta serincompatível com o progresso. Boa parte do Iluminismo, sobretudo nos países católicos, foi hostil à religião. Em Portugal, foi o que aconteceu, com extensões ao Período Liberal e à I República. Mais recentemente, aconteceu algo semelhante nos nacionalismos árabes do século XX em relação ao islamismo, visto como obscurantista. Entretanto, os dados vieram invalidar a narrativa do declínio da religião e obrigar a reformular o conceito de secularização. Mais: parte importante da “recuperação” religiosa não é “progressista”. No caso cristão, David Martin afirma mesmo que os pobres têm optado crescentemente pelo pentecostalismo e pelo carismatismo católico. Porquê? O autor deste artigo procura uma explicação possível do fenómeno usando dois conceitos de uma teoria da religião de Stark e Bainbridge: “recompensas” e “compensadores”.
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    Diálogo teológico-cosmogónico egípcio
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Sales, José das Candeias
    No antigo Egipto, o pensamento teológico que sustentou as teogonias e cosmogonias dos vários centros religiosos não foi, naturalmente, elaborado todo na mesma altura. Tratou-se objectivamente de um processo diacrónico no qual convergiram várias tradições independentes, mas onde também se pressentem «pontos comuns»: 1) a necessidade de conciliar as crenças em torno da divindade principal de determinado local; 2) o sublinhar, em consequência, da «superioridade moral» desse(s) centro(s) teológico(s) e dos seus sacerdotes e 3) o explicar da dialéctica entre a ordem e o caos a partir da existência explicita de determinadas qualidades divinas nos respectivos demiurgos e suas famílias. Além disso, detectam-se nas narrativas mitológicas alguns traços comuns ao nível dos termos e do vocabulário convocados que derivam justamente de uma subliminar intertextualidade discursiva e de um intenso diálogo nocional entre os vários sistemas explicativos egípcios sobre a fundação do cosmos.
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    Cultura escolar católica, elitista e masculina
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Dallabrida, Norberto
    Este ensaio se propõe a compreender a cultura escolar burguesa praticada no Ginásio Catarinense, estabelecimento de ensino secundário, localizado na cidade de Florianópolis (cidade da região Sul do Brasil), dirigido por padres jesuítas alemães e freqüentado por adolescentes do sexo masculino, durante a primeira metade do século XX. Por um lado, analisa os saberes sofisticados transmitidos por esse colégio, definidos pelos poderes públicos mas ressignificados pela visão católica e germânica do clero jesuíta. Ele coloca o foco também sobre as habilidades distintivas desenvolvidas entre os estudantes, que concorriam para a produção de um habitus burguês. O artigo apresenta uma perspectiva “sócio-histórica”, sendo apoiado empiricamente em depoimentos de ex-alunos e em abundantes documentos escritos, de modo especial nos relatórios anuais do colégio.
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    Continuidade nas cissiparidades Neopentecostalismo brasileiro
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Bitun, Ricardo
    O presente artigo procura levantar algumas questões ligadas ao neopentecostalismo brasileiro, em especial, a continuidade em meio à cissiparidade. Procuramos mostrar que o movimento neopentecostal, apesar de suas várias rupturas, aparece como um movimento de continuidade. O movimento sofre uma ruptura, reorganiza-se e reinterpreta seus símbolos e liturgias, atribuindo-lhes novos significados, ao mesmo tempo que resgata diversas práticas de décadas anteriores. Demonstramos como a Igreja Mundial do Poder de Deus, ao enfatizar a cura divina, remasterizou uma antiga prática pentecostal muito utilizada pelas igrejas fundadas nas décadas de 1950 e 1960. Examinamos ainda a presença do mal, bem como a teologia da referida igreja, a fim de buscarmos um fio condutor de continuidade que caracteriza o neopentecostalismo.
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    As Flamengas (da Ordem das Clarissas)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Honrado, Alexandre
    Estudar a história da chegada e estabelecimento em Lisboa de um grupo de freiras vindas dos Países Baixos para fugir à perseguição protestante movida contra as ordens católicas é o objetivo central deste artigo. Pertencente ao convento de Alkmar, da Ordem de Santa Clara, o grupo de freiras proveniente da Flandres refugiou-se em Lisboa, fundou convento e transpôs o seu modo de vida comunitário autónomo para Portugal.
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    A segunda união desideratum pungente e visões problematizadas no seio da Igreja Católica romana
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Oliveira, Rui A. Costa
    As situações canonicamente irregulares do matrimónio – resultantes de ruturas, e convertidas, civilmente, em divórcios e segundas núpcias – e a dificuldade desses fiéis conformarem as novas situações com a plena prática religiosa (sem interdição dos sacramentos) e a letra do Código de Direito Canónico, tem levado muitos católicos a afastarem-se da sua Igreja, ou abandonando as práticas da fé ou a abraçarem outras confissões eclesiásticas cristãs, onde não existe esse interdito. É uma preocupação profundamente sentida por muitos dos responsáveis eclesiásticos e pungentemente vivida no âmago mais íntimo da Igreja católica – o da profundidade da consciência dos seus fiéis. Nesta reflexão, pretendemos, tão-só, deixarmos mais um alerta para os aspetos que nos parecem de grande intransigência, maculada de farisaico legalismo institucional, e por demais denunciados, pela sua feição incoerente, por inúmeros teólogos, pastoralistas e psicólogos de fidelidade católica, aqui invocados.