Mestrado em Gestão de Empresas
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Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por assunto "AEROPORTOS"
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Item O desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Angola : o caso do Aeroporto “4 de fevereiro", em Luanda(2013) Silva, Sandra Marisa Veiga da; Reis, Filipa Cristina Henriques L. dos, orient.Os transportes são o principal elo de ligação entre as cidades, logo modernização e melhoria das infraestruturas contribuem para o desenvolvimento económico e social das regiões porque permite a deslocação de passageiros, mercadorias e correio a longas distâncias, possibilita interacção com as economias do mundo inteiro (Oliveira, 2009). Na atual economia multifacetada, o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, constituem importantes motores de fomento do desenvolvimento das regiões e dos países. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar a importância e a evolução do desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Angola, em particular a principal infraestrutura aeroportuária no país, o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda. Com o presente estudo, pretende-se responder à seguinte questão: Qual a real importância do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda para o desenvolvimento da região e do país? Para tal, torna-se necessária a resposta a vários objetivos propostos e identificados no trabalho. Os aeroportos têm como fim primordial facilitar as operações dos aviões nas suas descolagens e aterragens em suas infraestruturas, portanto não é de estranhar que a evolução e transformação de ambos elementos, aeroporto e o avião que desde os tempos remotos andam em paralelo (Cruzado, 2008). Será um estudo que vai abranger toda a área relacionada com a aviação civil em Angola, em especial as infraestruturas aeroportuárias, que são a base para o funcionamento dos transportes aéreos. Num país com a dimensão de Angola, não se pode colocar a hipótese da inexistência de transportes aéreo, seria uma queda drástica para economia, provocando repercussões praticamente em todos os sectores. O estudo terá em especial atenção na investigação da evolução e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias aliado ao desenvolvimento da aviação civil em Angola ainda, os papéis da ENANA, EP como gestor aeroportuário, do INAVIC como entidade reguladora da aviação civil em Angola, a evolução do conceito de aeroporto, a viabilidade económica dos aeroportos em Angola, na representação da mudança dos QFU (Direcção Magnética da Pista) do aeroporto 4 de Fevereiro, a importância da reabilitação dos aeroportos em Angola, um estudo mas abrangente do principal foco do trabalho, Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, algumas estratégias de melhoria a nível dos Bombeiros, o futuro destino do aeroporto 4 de Fevereiro depois da abertura do novo aeroporto que se encontra em fase de construção em Luanda, estratégias para diversificação do negócio, estratégias para o melhoramento da gestão do aeroporto, e ainda estratégias para o desenvolvimento das províncias em Angola de maneira que os aeroportos destas regiões consigam captar mais tráfego, beneficiando o aeroporto e a população destas províncias. Em termos metodológicos, pretende-se utilizar a análise exploratória de dados, a utilização da análise dos dados qualitativos e quantitativos. A presente dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional e em especial, em Angola, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais valia. O trabalho proposto é inovador, uma vez, não existir no momento, em Angola nenhum trabalho do género.Item Quais as habilidades transversais mais importantes numa situação de crise inesperada no contexto aeroportuário?(2022) Alcantara, Fernando Bessa Borba; Martins, Maria Helena, orient.Esta pesquisa visa identificar quais habilidades transversais são mais valiosas para a gestão de crises no setor aeroportuário, especificamente durante uma crise sanitária como a pandemia de COVID-19. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com stakeholders do setor de aviação que estiveram trabalhando durante a crise do COVID-19 em seus primeiros meses. Essas entrevistas seguiram a estrutura da Critical Incidents Technique (Flanagan, 1954), que nos permitiu focar o processo de entrevista em um incidente de cada vez. Para a análise dos dados coletados, optou-se pela utilização de técnicas de análise de conteúdo, orientada pelo modelo PrOCESS (Martins et al. 2021), que categoriza 18 principais soft skills para gestão de crises. Os resultados desta investigação exploratória mostram um conjunto de competências específicas que foram mais valiosas para os stakeholders do setor da aviação durante a crise da pandemia de COVID-19, bem como outras competências que consideraram úteis em cenários com resultados negativos. Esta pesquisa apresenta um conjunto valioso de descobertas para as partes interessadas do setor de aviação para lidar com a crise atual e futura. Além disso, este estudo pode auxiliar no desenvolvimento de planos, medidas e políticas de prevenção mais robustos para a prevenção de crises.