Mestrado em Museologia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Museologia por assunto "BRASIL"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Conceição das Crioulas : história de uma educação feita de histórias, memórias que inspiram lutas(2018) Zidanes, Anna Elisa do Nascimento; Moutinho, Mário Caneva, orient.A presente pesquisa aborda Museologia, Memória e Educação, e tem como objetivo reconhecer como as pessoas se apropriam das suas memórias e como isso contribui para o desenvolvimento de sua consciência crítica do mundo. Em abordagem teórica verifica a influência do pensamento do educador brasileiro, Paulo Freire, enquanto referencial significativo aos dois campos, com ênfase às suas reformulações, nomeadamente a Museologia Social e a Sociopedagogia que, em diálogo, constroem o aporte necessário à discussão sobre memória e identidade, no reconhecimento da função social que compete às ações museológicas e educativas, pela promoção da justiça social e pelo desenvolvimento humano. Apresenta como objeto de estudo a experiência sociopedagógica por uma Educação diferenciada na comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, localizada no município de Salgueiro, estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. Traz ênfase à iniciativa da comunidade em registrar as suas histórias de vida como forma de reconstrução cultural e fortalecimento da identidade de resistência, em favor das suas lutas, primordialmente a reconquista e proteção do seu território. Como metodologia utilizou estudo de caso, orientado pelo método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, complementado pela metodologia Histórias de Vida/Narrativas biográficas.Item Mauritshuis em movimento : novas perspectivas em busca do olhar decolonial(2023) Silva, Maria Luisa Moita M. da; Pausini, Adel Igor Romanov, orient.Este trabalho propõe apresentar uma reflexão sobre a possibilidade de um museu normativo, que nasceu no contexto da formação dos estados nacionais europeu e na construção do imaginário moderno e colonial, em passar por processo de decolonização baseado em práticas que propõe a desconstrução da colonialidade que o fundou. Para esta investigação, optou-se pela metodologia de método indutivo com estudo de caso, a partir do museu Mauritshuis, localizado em Haia nos Países Baixos, e o projeto da exposição “Shifting Image - In Search of Johan Maurits”, que teve como proposta apresentar diferentes e diversas perspectivas a respeito da imagem da figura histórica de Maurício de Nassau e da presença do império holandês no Brasil no século XVII. Cabe a pesquisa analisar o processo de exposição como uma potência para transformações estruturais na instituição enquanto espaço de reflexão das identidades coletivas e no trabalho da relação entre o território, os temas e os protagonistas sociais, de acordo com o pensamento dos Estudos Decoloniais e da Sociomuseologia. Palavras-Chave: Estudos decoloniais; Sociomuseologia; Mauritshuis; Museologia; InsurgênciaItem Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio(2020) Cândido, Amanda Campos de Freitas; Sarraf, Viviane Panelli, orient.; Moutinho, Mário Caneva, orient.O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.