Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 21 - 2023 (Vol. 65) : Interculturalidade Crítica e Sociomuseologia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 21 - 2023 (Vol. 65) : Interculturalidade Crítica e Sociomuseologia por assunto "EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Jecu, Marta; Belchior, Margarida; Gonçalves, Roberta FagundesEste artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).