Babilónia : Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Babilónia : Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução por assunto "AUTOBIOGRAPHIES"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Item The dialectic of silence and remembrance in Lily Brett’s ''Things could be worse''(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Botez, Catalina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThe dynamics of silence and remembrance in Australian writer Lily Brett’s autobiographic fiction Things Could Be Worse reflects the crisis of memory and understanding experienced by both first and second-generation Holocaust survivors within the diasporic space of contemporary Australia. It leads to issues of handling traumatic and transgenerational memory, the latter also known as postmemory (M. Hirsch), in the long aftermath of atrocities, and problematises the role of forgetting in shielding displaced identities against total dissolution of the self. This paper explores the mechanisms of remembrance and forgetting in L. Brett’s narrative by mainly focusing on two female characters, mother and daughter, whose coming to terms with (the necessary) silence, on the one hand, and articulated memories, on the other, reflects different modes of comprehending and eventually coping with individual trauma. By differentiating between several types of silence encountered in Brett’s prose (that of the voiceless victims, of survivors and their offspring, respectively), I argue that silence can equally voice and hush traumatic experience, that it is never empty, but invested with individual and collective meaning. Essentially, I contend that beside the (self-)damaging effects of silence, there are also beneficial consequences of it, in that it plays a crucial role in emplacing the displaced, rebuilding their shattered self, and contributing to their reintegration, survival and even partial healing.
- Item A escrita da dor : relações de trauma, memória e narrativa em ''Quero Viver... memórias de um ex-morto'', de Joseph Nichthauser(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Haiski, Vanderléia de Andrade; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste trabalho tem por objetivo investigar como o evento do Holocausto é representado na literatura brasileira, através do relato de testemunho Quero Viver... memórias de um ex-morto (1976), de autoria do judeu- brasileiro Joseph Nichthauser, que narra suas memórias como vítima do Holocausto nos anos de 1939 a 1945. A literatura de testemunho difundiu- se pelos diversos países que tiveram eventos violentos ou que acolheram as vítimas de catástrofes, como, por exemplo, o Brasil, que recebeu imigrantes judeus em busca de refúgio no país. Esta obra é o primeiro relato de testemunho escrito em português e publicado no Brasil e, através dela, é possível perceber como questões como o trauma e a memória são abordados por intermédio da narrativa e, também, como a narrativa auxilia o sobrevivente na superação do trauma. As contribuições teóricas de Walter Benjamin, Michael Pollak, Regina Igel e Márcio Seligmann-Silva servem de base para essa pesquisa.
- Item The other in me: the ''in-between" identities of two immigrant autobiographers(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Azevedo, Rui Vitorino; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information TechnologiesEste texto visa analisar duas autobiografias imigrantes numa perspectiva pós-colonial, com especial incidência no enquadramento teórico dos Estudos Pós-coloniais. Tenta-se mostrar o modo como a presença de um «outro» hegemónico pode influenciar a formação identitária e, neste caso específico, como a cultura do «colonizador» é interiorizada e os dois autores assimilam a cultura dominante antes de imigrarem.