Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018) por assunto "APRENDIZAGEM"
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Item Caminhos da avaliação da aprendizagem ativa: visão do estudante de medicina(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Higa, Elza; Moreira, Haydée; Pinheiro, Osni; Tonhom, Silvia; Carvalho, Maria Helena de; Braccialli, Luzmarina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs instituições de ensino superior, no Brasil, a partir da década de 1980, no âmbito de sua autonomia concedida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) agregam a avaliação dos estudantes por diferentes formas e instrumentos utlizados. A avaliação contempla estratégias pedagógicas e pode contribuir para ajustes requeridos no processo de construção do conhecimento. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a representação social do estudante de medicina sobre o processo de ensino-aprendizagem e os recursos educacionais estruturados na Unidade Educacional Sistematizada (UES). A pesquisa teve abordagem qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais, analisada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e participaram 16 estudantes do quarto ano de medicina. Os resultados indicaram oito ideias centrais: impetrou os recursos de aprendizagem; reflexões clínicas e terapêuticas; correlação teórica e prática eficiente e eficaz; teoria e prática às vezes desafinadas; fidelidade aos passos da tutoria; falta preparo do preceptor e do tutor e fortalezas e fragilidades dos recursos educacionais. A avaliação dos estudantes destacou os pontos fortes e frágeis do processo ensino e aprendizagem, bem como dos recursos educacionais e forneceu subsídios para as adequações necessárias à melhoria proposta educacional da UES e curricular.Item Videogames as a learning tool: is game-based learning more effective?(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Sousa, Carla Patrícia Gonçalves e; Costa, Conceição; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationO potencial dos videojogos na aprendizagem tem vindo cada vez mais a ser estudado, documentado e sustentado. O presente estudo tem por objetivo a sumarização de resultados quantitativos, através de uma Revisão Sistemática com estudo de Metanálise, suportando conclusões acerca da eficácia do uso de videojogos como estratégia de aprendizagem, em diversos contextos. Através de uma pesquisa sistemática em bases de dados e redes sociais de investigadores (Ebsco, ACM, PubMed and ResearchGate), foram obtidos 68 papers. Um processo de screening, baseado em critérios de inclusão, como a utilização de Ensaios Clínicos Aleatorizados, estratégias de aprendizagem baseada em jogos digitais e medidas para avaliar a aprendizagem, resultou numa amostra final de 14 estudos. Os dados foram analisados usando duas matrizes de análise e dois softwares distintos (SPSS e CMA). Considerando a amostra conjunta de 1685 sujeitos, é possível referir que as estratégias de aprendizagem baseada em jogos digitais demonstraram efeitos mais significativos que as abordagens tradicionais, nomeadamente as expositivas, permitindo ganhos de aprendizagem superiores e mais efetivos. Este estudo, enquadrado no GamiLearning, um projeto de investigação-ação que promove a Literacia Mediática em crianças dos 9 aos 12 anos, procurou assim sistematizar evidências científicas neste campo.