FE - Faculdade de Engenharia
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Percorrer FE - Faculdade de Engenharia por assunto "AÇO"
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Item Estruturas mistas de aço-betão e de betão armado em edifícios correntes : dimensionamento e custo(2018) Semedo, Hironilsa Lenira da Veiga; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.Numa economia onde são cada vez mais recorrentes as críticas ao setor da construção civil por atrasos e falta de produtividade, e numa sociedade cada vez mais rigorosa em todos os aspetos técnicos e estéticos, torna-se imprescindível que as empresas realizem os seus planos de trabalho em função das necessidades dos clientes. Neste trabalho foca-se sobre o estudo de um edifício de habitação corrente de betão armado, onde os elementos estruturais foram substituídos por elementos mistos aço-betão. Assim, o estudo consistiu no dimensionamento dos elementos mistos aço-betão e na análise e comparação de custos das duas soluções estruturais aço-betão e betão armado. O dimensionamento dos elementos mistos foi realizado com base em estudos académicos e normativos, apresentando-se os cálculos para o dimensionamento dos elementos estruturais, de acordo com o Eurocódigo 4, tais como lajes mistas com chapa perfilada, vigas de aço e pilares tubulares com secção retangular, onde o aço e o betão trabalham como um único elemento. Posteriormente, recorrendo ao levantamento de medições das duas soluções em questão, foi possível avaliar o custo de execução de cada solução estrutural, de forma a definir a solução mais económica. Por fim, com os resultados dos custos das duas soluções conclui-se que, a estrutura mista aço-betão apresenta menor custo comparado com a estrutura tradicional de betão armado.Item Pulsed laser welding between DP1000 steel and aluminum alloy 1050(2021) Pereira, António B.; Cabrinha, Ana; Rocha, Fábio; Marques, Pedro Carmona; Fernandes, Fábio A. O.; Sousa, Ricardo J. Alves de; Faculdade de EngenhariaThe welding of dissimilar metals was carried out using a pulsed Nd: YAG laser to join DP1000 steel and an aluminum alloy 1050 H111. Two sheets of each metal, with 30 × 14 × 1 mm3, were lap welded, since butt welding proved to be nearly impossible due to the huge thermal conductivity differences and melting temperature differences of these materials. The aim of this research was to find the optimal laser welding parameters based on the mechanical and microstructure investigations. Thus, the welded samples were then subjected to tensile testing to evaluate the quality of the joining operation. The best set of welding parameters was replicated, and the welding joint obtained using these proper parameters was carefully analyzed using optical and scanning electron microscopes. Despite the predicted difficulties of welding two distinct metals, good quality welded joints were achieved. Additionally, some samples performed satisfactorily well in the mechanical tests, reaching tensile strengths close to the original 1050 aluminum alloy. The possibility to effectively join high strength dual-phase steels with a soft, ductile 1XXX aluminum alloy opens a new range of design possibilities and attests the versatility of laser-type welding operations. The authors hope that this study can serve as a sounding base for any other future work in this area.