Mestrado em Estudos Cinematográficos
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Percorrer Mestrado em Estudos Cinematográficos por assunto "ARTE"
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Item Cor : a definição do cinema como arte(2018) Hipólito, João Guilherme Furtado; Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.Esta Dissertação pretende colocar em perspectiva a influência da descoberta, e consequente processo evolutivo da cor, como o elemento polarizador que ajudaria a elevar o estatuto artístico do filme nos primeiros anos do filme, até cerca de 1935. O que se tenta demonstrar aqui é a existência de um desejo histórico pela cor, que viria a desenvolver-se em inúmeros tipos de discurso sobre a mesma e que viriam a influenciar a criação/desenvolvimento da indústria cinematográfica, bem como a noção do objecto fílmico artístico. Esta obra acaba por se dividir em duas componentes. Uma que analisa a invenção dos processos técnicos de cor e seu impacto nos anos consequentes, e uma outra que pretende analisar os discursos formalistas do filme, de forma a perceber o impacto da presença da cor nos primeiros espectadores e potencialidades ou defeitos que os mesmos lhe associaram.Item Dos processos criativos as influências das artes plásticas no cinema(2022) Oliveira, Thiago Maceno de; Miranda, José Bragança de, orient.Este trabalho investiga as influências da pintura no cinema. Para isso, durante o processo de ela boração desse trabalho até o seu final, incluindo a curta metragem documentário que abrange esse projeto, propusemos repensar a relação entre o cinema e a pintura, ressaltando o meio cinemato gráfico como acrescentador e transformador dessa outra arte. É essa idéia que tentaremos resgatar nesse trabalho, buscando uma reflexão que propõem por meio do cinema e de seu poder estético, oferecer uma visão do artista e do tempo pictórico. A sua metodologia empírica envolveu a reali zação de uma curta-metragem documental durante o período da investigação, intitulado: Merege (2021). Essa obra também serve como uma espécie de conclusão prática, uma ação com efeito concreto ou, poderíamos dizer: um produto das discussões que nos propusemos a fazer aqui. A curta-metragem também representa uma parte relevante dessa investigação, na medida em que é através dela que se coloca em prática as hipóteses que veremos a seguir e segundo a qual o cine ma desempenha um papel transformador na obra pictórica. Também buscamos nesse estudo, atra vés de um trabalho empírico, contribuir através da análise de dois filmes: O Sol do Marmeleiro (1992), de Víctor Erice e O mistério de Picasso de Henri-Georges Clouzot (1956), que constitu em, a nosso ver, exemplos significativos da relevância que a pintura pode adquirir nos filmes. Pois ambos apresentam de uma forma concreta o que acontece quando essas duas artes se tocam. Justamente porquê essa capacidade cinematográfica é potencializada a favor da criação de um novo ser estético, de uma obra que revela essa ligação íntima entre o tempo pictórico e o espaço cinematográfico. A partir dessa ligação entre esses dois estudos, a dissertação e a curta, avança remos para a intenção de pensar a representação da pintura no cinema. Por propormos discutir essa relação estética entre o cinema e a pintura, teríamos então que partir desse aspeto. Daí então, o porquê da parte literária dessa tese se iniciar por uma discussão sobre o cinema como forma de arte.