Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019) por assunto "APRENDIZAGEM"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Alvares, Flavia; Chirelli, Mara; Pio, Danielle; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.Item Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Mangas, Catarina; Freire, Carla; Santos, Olga; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores.Item Percepción de Blended Learning en profesores universitarios de distintos ámbitos disciplinares(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Martín García, António; Sánchez Gómez, María Cruz; Costa, António Pedro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO papel dos professores no processo de melhoria da eficácia e eficiência da integração de novas abordagens pedagógicas e do potencial oferecido pelos recursos tecnológicos é essencial para introduzir uma mudança substancial nos processos de ensino-aprendizagem, no ensino superior. A partir desta ideia, o objetivo deste estudo é conhecer as experiências e percepções de professores universitários de diferentes áreas disciplinares (ramos do conhecimento) sobre a aceitação e adoção de metodologias baseadas em Blended Learning (BL). O trabalho empírico foi realizado seguindo um desenho metodológico misto do tipo derivativo sequencial de equivalência de status. As informações quantitativas foram coletadas com um questionário, elaborado ad hoc, com base no referencial teórico proposto pelos Modelos de Aceitação Tecnológica (TAM), respondido por 980 professores universitários; destes, 86 expressaram abertamente a sua opinião sobre estas metodologias, constituindo a parte qualitativa deste estudo. Os resultados mostram, a opinião dos professores participantes do estudo a respeito das fragilidades, ameaças, pontos fortes e oportunidades da educação B-learning.