Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019) por assunto "HIGHER EDUCATION"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Evasão escolar no ensino superior: um estudo qualitativo via mapeamento de licenciaturas(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Souza, Thays Santos; Sá, Susana; Castro, Paulo Alexandre de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoRealizou-se uma investigação qualitativa sobre a evasão dos cursos (presenciais) de licenciaturas em Física, Matemática e em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Considera-se evadido o estudante que abandona(ou)/desiste(iu) do curso no qual está matriculado antes de concluí-lo. O objetivo principal deste estudo foi mensurar e compreender a realidade da evasão nos cursos de graduação presenciais da UFG. Os cálculos de evasão foram consolidados para o período de 2014 a 2016, a partir de duas fórmulas: a primeira estipulada pela Comissão Especial de Estudos sobre evasão; e a segunda utilizada pelo grupo de trabalho do Fórum de Pró-reitores de Planeamento e Administração. Com a finalidade de obtenção de dados, foram aplicados quatro questionários (instrumentos de recolha de dados validados), com questões abertas e fechadas. Entre os principais motivos que levaram/levam os estudantes a abandonar o curso foram apontados: os professores, a coordenação, o ensino e as aulas. Concluiu-se que a trajetória académica é definida sob ponto de vista (pressão) social, os estudantes não escolhem o curso por vocação, mas sim por influências exógenas ou outras razões tais como relações pessoais e/ou profissionais.Item Missão da Universidade: Análise do Discurso de Doutores Honoris Causa(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Chaves, Idália Sá; Arroteia, Jorge Carvalho; Souza, Francislê Neri de; Souza, Dayse Neri de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO título de Doutor honoris causa, que significa em latim “por causa de honra”, é um título honorífico concedido pelas universidades a pessoas que deram um grande contributo ou se destacaram em diversas áreas do conhecimento e da cultura. Geralmente este título é atribuído a personalidades que partilham princípios e missão semelhantes às da instituição que lhes concede o tributo. Assim, acreditamos que a análise dos discursos de Doutores honoris causa pode constituir um contributo para fazer pensar, sistematizar e refletir acerca da missão da Universidade de ontem, de hoje e do futuro. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma análise dos 36 discursos dos Doutores honoris causa da Universidade de Aveiro, Portugal (2017), proferidos por ocasião da cerimónia da sua outorga ao longo das últimas três décadas. Este trabalho refere-se a uma das dimensões de um estudo com base em ampla análise epistemológica realizado no mesmo contexto e tem o seu enfoque na ideia de missão da universidade. Os resultados dos discursos dos Doutores Honoris Causa revelam que a missão da universidade abrange vários domínios desde a valorização do conhecimento à visão crítica e ética, pessoal e cidadã.Item Percepción de Blended Learning en profesores universitarios de distintos ámbitos disciplinares(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Martín García, António; Sánchez Gómez, María Cruz; Costa, António Pedro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO papel dos professores no processo de melhoria da eficácia e eficiência da integração de novas abordagens pedagógicas e do potencial oferecido pelos recursos tecnológicos é essencial para introduzir uma mudança substancial nos processos de ensino-aprendizagem, no ensino superior. A partir desta ideia, o objetivo deste estudo é conhecer as experiências e percepções de professores universitários de diferentes áreas disciplinares (ramos do conhecimento) sobre a aceitação e adoção de metodologias baseadas em Blended Learning (BL). O trabalho empírico foi realizado seguindo um desenho metodológico misto do tipo derivativo sequencial de equivalência de status. As informações quantitativas foram coletadas com um questionário, elaborado ad hoc, com base no referencial teórico proposto pelos Modelos de Aceitação Tecnológica (TAM), respondido por 980 professores universitários; destes, 86 expressaram abertamente a sua opinião sobre estas metodologias, constituindo a parte qualitativa deste estudo. Os resultados mostram, a opinião dos professores participantes do estudo a respeito das fragilidades, ameaças, pontos fortes e oportunidades da educação B-learning.