Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019) por assunto "INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Alvares, Flavia; Chirelli, Mara; Pio, Danielle; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.Item Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Mangas, Catarina; Freire, Carla; Santos, Olga; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores.Item Las estrategias para asegurar la calidad de la investigación cualitativa : el caso de los artículos publicados en revistas de educación(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Diaz Bazo, Carmen; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO uso da pesquisa qualitativa nas ciências sociais e, em particular, na educação, exigiu que ela seja legitimada em face da pesquisa positivista, mostrando seu rigor na construção do conhecimento. Garantir a validade, confiabilidade e objetividade requer estratégias específicas da natureza da pesquisa qualitativa que devem se tornar visíveis para os leitores. Este artigo apresenta um estudo documental que explora como a pesquisa qualitativa considera critérios e estratégias para garantir sua qualidade. O corpus da análise consistiu em 60 artigos publicados no ano de 2017 em cinco revistas de educação na América Latina. Os resultados mostram que a maioria deles (85%) não especifica quais estratégias eles usam para que seus resultados atendam aos critérios de reflexividade, credibilidade, transferibilidade, dependência e confirmação. As estratégias para garantir a reflexividade e a credibilidade como: a referência à posição do pesquisador, a triangulação, a revisão de outros pesquisadores e o retorno aos participantes são pouco utilizados. Esses dados nos convidam a refletir sobre a necessidade de explicitar esses critérios para demonstrar o valor e a integridade da pesquisa qualitativa.Item Evasão escolar no ensino superior: um estudo qualitativo via mapeamento de licenciaturas(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Souza, Thays Santos; Sá, Susana; Castro, Paulo Alexandre de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoRealizou-se uma investigação qualitativa sobre a evasão dos cursos (presenciais) de licenciaturas em Física, Matemática e em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Considera-se evadido o estudante que abandona(ou)/desiste(iu) do curso no qual está matriculado antes de concluí-lo. O objetivo principal deste estudo foi mensurar e compreender a realidade da evasão nos cursos de graduação presenciais da UFG. Os cálculos de evasão foram consolidados para o período de 2014 a 2016, a partir de duas fórmulas: a primeira estipulada pela Comissão Especial de Estudos sobre evasão; e a segunda utilizada pelo grupo de trabalho do Fórum de Pró-reitores de Planeamento e Administração. Com a finalidade de obtenção de dados, foram aplicados quatro questionários (instrumentos de recolha de dados validados), com questões abertas e fechadas. Entre os principais motivos que levaram/levam os estudantes a abandonar o curso foram apontados: os professores, a coordenação, o ensino e as aulas. Concluiu-se que a trajetória académica é definida sob ponto de vista (pressão) social, os estudantes não escolhem o curso por vocação, mas sim por influências exógenas ou outras razões tais como relações pessoais e/ou profissionais.