Doutoramento em Artes dos Media
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Item Catarse coletiva ou a comunidade em pira: o Enterro do Rico Irmão na aldeia do Touro(2019) Lourosa, Rui Sérgio de Sousa Cândido; Pinto, José Gomes, orient.O ritual Enterro do Rico Irmão tem lugar na terça feira de Carnaval na Aldeia do Touro, em plena Serra da Nave no centro-norte de Portugal e funciona como pivot desta investigação que aqui se materializa: é objeto de trabalho teórico e prático e é matéria-prima para a produção e reflexão no domínio do artístico. - Para tal, é produzida descrição, análise e reflexão acerca deste ritual, a partir de trabalho de campo e de revisão bibliográfica, possibilitando o seu contraste com os rituais aproximados e com os rituais de sacrifício e permitindo, assim, entretecer uma linhagem e um diálogo destas práticas através dos tempos. Há também, neste trabalho desenvolvido, o desejo de entender e demonstrar uma forma de catarse da comunidade que se efetua nestes rituais e que pauta, gravando a fogo as ruas da Aldeia do Touro, a noite de Terça-feira de Carnaval a cada ano. A partir deste entendimento e diálogo com o ritual, nele próprio e na sua investigação, bem como numa revisão do estado da arte, cria-se o envolvimento e a esteira para uma produção artística, a partir do fotográfico. Nesta produção cria-se, também, uma investigação e experimentação acerca dos meios usados, no trabalho de campo, no atelier e na consecução da obra expositivamente em formato instalação. Enquanto resultado, todo o trabalho de desenvolvimento artístico se transforma num contínuo diálogo entre todos os momentos da investigação, permitindo aferir conclusões teóricas e operativas acerca de todos os estudos e processos envolvidos.Item Cidade como Tela: memórias urbanas, construção participativa e turismo no espaço público de Pelotas - Brasil(2022) Pinheiro, Pedro Mascarenhas de Souza; Sousa, Andreia Pinto de, orient.A cidade é um palimpsesto de histórias vividas, escritas e reescritas sobre si mesmo, porém nunca totalmente apagadas. É nela que os acontecimentos, os personagens e os locais de memória se entrelaçam e criam lembranças que perduram nas narrativas de seus moradores e visitantes. Assim como a cidade, a memória se constrói e se molda na coletividade se constitui em um importante fator na construção da identidade e da identificação com o espaço vivido. Este trabalho visa compreender se a construção coletiva e colaborativa de um objeto virtual que colete, armazene e divulgue estas histórias urbanas contribui para a identificação do usuário do espaço público da cidade de Pelotas, extremo sul do Brasil e possui, em si, potencial turístico. Considerada uma investigação-ação esta pesquisa apresenta um caráter prático-teórico de construção concomitante, onde um suporta as criações, avaliações e correções de rumo do outro. A fundamentação teórica deste trabalho está alicerçada em temas como a memória, o narrador, as histórias urbanas, a cidade e o turismo. Construído sobre a metáfora da cidade como uma tela à espera de seu preenchimento por parte dos usuários e das próprias histórias o projeto possui abordagem metodológica tanto qualitativa quanto quantitativa, consideradas complementares para alcançar os resultados. A história oral, a gravação em vídeo, os elementos disruptivos de paisagem, a caminhada exploratória, o grupo focal e o inquérito aplicado a usuários do espaço público foram ferramentas utilizadas neste trabalho. Como resultados estão a construção de um ambiente virtual (www.cidadecomotela.com) de acesso gratuito, o mapeamento das memórias urbanas que demonstra a semelhança entre os locais de memória dos participantes do projeto e os locais turísticos da cidade de Pelotas, a elaboração de elementos disruptivos de paisagem, instalados no espaço urbano, que chamam a atenção de moradores e turistas e convidam a conhecer histórias que ocorreram nos locais por onde passam. A oferta de um atrativo turístico com foco no patrimônio histórico imaterial, representado por estas histórias e a observação de que as memórias urbanas influenciam, para os respondentes desta investigação, na identidade e na identificação com o local. Conclui-se que o projeto Cidade Como Tela pode sim servir como fator de identificação do usuário do espaço público com o município e possui potencial relevante como atrativo turístico cultural para a cidade de Pelotas. Palavras-chave: Memórias urbanas; Arte participativa e colaborativa; Identidade e identificação; Turismo.