Doutoramento em Artes dos Media
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Percorrer Doutoramento em Artes dos Media por assunto "CINEMA"
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Item A relação entre o eu e o outro mediado pela câmara(2022) Sequeira, Rosa Luísa Pinto de Sousa; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient.Esta tese-criação parte de uma análise constelar para refletir de uma forma artística e teórica, os cinemas e as suas relações com o contemporâneo. Fazendo uma abordagem materialista histórica, faz-se uso dos conceitos de Constelação Benjaminiana e do Atlas de Aby Warburg, para pensar as imagens em movimento estabelecendo correlações que estabelecemos com o outro e com o mundo, num processo em continuum. Explora-se a ideia de cinema Frankenstein, corpo cine-palimpsesto, cinegrafema e ecrã mise en abyme. Conceitos rizomáticos que se contaminam e se interconectam numa estrutura constelar, entre a teoria do trabalho escrito e a poiética do fazer artístico. Paralelamente ao trabalho teórico, é apresentada a Cine Constelação, uma exposição composta por diferentes trabalhos áudio visuais, que desvendam várias questões relacionadas com a imagem, cinema, dispositivo, memória e arquivo. Os vídeos exibidos estão imersos na sua condição fluida, são fragmentos que evocam e articulam de uma forma imagética, vários conceitos abordados ao longo deste processo. Em Cine Constelação, os vídeos funcionam como poemas visuais, trabalhos in media res, impregnados de impureza e de destempo, que permanecem em devir como objetos metaartísticos, numa constelação em expansão, que também podem ser exibidos e ativados em diferentes dispositivos e contextos, com várias possibilidades de exibição e leituras polissémicas. Palavras-chave: Cinema, Constelação, Cine-palimpsesto, Cinegrafema, Cinema Frankenstein, Arquivo, Memória, CâmaraItem Sound design for film: liberating from image, seducing surrender(2022) Novack, David William; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.Sound Design for film is a subject of increasing critical studies in recent decades. Michel Chion’s foundational theories provide strong frameworks for discussing film sound, however most of his work and the work of others have theorized sound in constricted paradigms rooted in image theory, greatly limiting the discourse around the functions of sound in film. This doctorate thesis is a work of artistic research by a film sound practitioner and posits a path to liberate sound design from image first by critically examining sound theory, then articulating sound functions with broader cinematic, linguistic and philosophical writings. We then create an artistic output that sheds light on specific functions of sound design that are not well explained by existing theory, and interrogate those functions via statistically-based content analysis. With these functions established, we turn to Genette’s narrative discourse as a possible avenue for establishing a rhetorical construction for sound design as a direct means of communication, and we apply an extrapolated model to an analysis of Todd Haynes’ Velvet Goldmine. In conclusion, we find that sound subverts image paradigms altogether via a hybrid engagement we call surrender, and offers the listener-viewer a path, beyond representation, to experience.