AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 5 (2023)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 5 (2023) por assunto "EDUCATION"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Bíblia : singularidade escriturística e função pedagógica(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, José Brissos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs Escrituras incorporam uma função pedagógica geral, não só como livro sagrado, e por isso os rapazes judeus aprendiam a ler na Bíblia hebraica (o Antigo Testamento da Bíblia cristã), mas sobretudo enquanto filosofia de vida. Veja-se a riqueza da literatura sapiencial, em particular da autoria do rei Salomão. Mas não só.Item A essencialidade da educação em direitos humanos na formação dos/das professores : uma breve perspectiva na análise do desenvolvimento pedagógico na rede pública de ensino(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Schmitt, Flávio; Penteado, Claudete C.; Souza, Pablo Rangel Cardoso da Costa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo visa analisar a essencialidade da formação aos professores em direitos humanos, a política pública de Educação em Direitos Humanos (EDH) na educação básica da rede pública no Brasil e a formação dos professores na prática pedagógica. Assim, indaga-se a respeito do conhecimento dos/as professores/as da educação básica da rede pública acerca do marco legal nacional que define as políticas públicas relacionadas à EDH, e como esse se inserem na prática pedagógica. À vista disso, nosso objetivo consiste em abordar acerca dos conceitos de direitos humanos (DH) e Educação em Direitos Humanos (EDH), bem como sobre a formação dos professores da rede pública de ensino. A metodologia do artigo foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica Marconi e Lakatos (2011), tendo em vista a coleta de informações a partir de textos impressos e virtuais já publicados, a respeito da temática em DH, EDH e a formação dos professores. Igualmente faremos uso de documentos nacionais e internacionais que abordam as áreas que abordaremos. O estudo se justifica em função da necessidade de uma postura mais adequada diante do objeto de estudo e dos aspectos multidimensionais e extensivos do fenômeno social estudado. A abordagem visa contribuir nas discussões acerca do lugar dos DH na sociedade, a EDH na educação, em especial a formação de professores para a Educação Básica.Item Publicação da 'Didática magna', uma evidência da mudança do pensamento de Cemenius : substituição da religião pela educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lopes, Edson P.; Lopes, Taila Nívea Costa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs estudos do pensamento de Comenius, na atualidade, trazem os seguintes perfis de pesquisadores, de um lado estão, os que à semelhança de Joaquim Hübner entendem ser enfadonhas e supérfluas as questões da religião para as pesquisas comenianas, e assim, retiram tudo de religião das suas reflexões. Por outro lado, existem os que, enxergam o pensamento comeniano somente sob o olhar da religião. Há ainda os que procuram ensinar a inter-relação da educação com a religião para se descobrir a proposta educacional de Comenius. Este artigo, em seu exposto desejo decontribuir com este debate, aponta que no momento em que Comenius publica a Didática magnaem 1657 ele transparece a mudança em seu pensamento ao substituir a religião pela educação. O pressuposto se baseia no princípio de que, conscientemente, Comenius substitui a religião pela educação para poder defini-la como o remédio de Deus para a cura da degeneração do gênero humano.