Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação
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Percorrer Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação por assunto "EDUCATIONAL MANAGEMENT"
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Item Avaliação dos órgãos de administração e gestão escolar : a função do diretor(2024) Fortunato, Lisete Maria da Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Freitas, Jacinto Serrão deO trabalho que ora se apresenta insere-se no âmbito do Mestrado de Administração Educacional e Regulação da Educação, tendo por tema o "O Papel do Diretor Escolar" e por objeto de estudo a avaliação dos Diretores das Escolas. A temática Avaliação é, por norma, abordada junto da comunidade científica, na vertente escola ou na vertente docentes e são raras as anuências à Avaliação dos Órgãos de Gestão. Partindo de uma abordagem teórica sobre questões-chave na avaliação dos Órgãos de Gestão, centraliza-se no impacto que uma avaliação externa e interna tem na estrutura organizacional das escolas e de que forma é que a avaliação de desempenho, no caso concreto dos Diretores, mas também dos restantes elementos dos Órgãos de Gestão, influencia o papel das escolas na sociedade atual. Assim, na prossecução deste trabalho de investigação foi delineado um problema inicial: de que forma é realmente feita a avaliação dos órgãos de direção das escolas? Estando também preconizados três eixos de análise teórica: a Liderança; a Gestão Escolar e os seus órgãos constituintes e a Avaliação. Procura-se responder a questões específicas na área da investigação e junto da comunidade escolar: De que forma age o Diretor na avaliação dos restantes elementos que compõe os órgãos de administração e gestão escolar? De que forma a avaliação externa, influencia e determina a ação avaliativa dos órgãos de administração e gestão escolar? De que forma a avaliação influencia a melhoria da qualidade nas escolas? Procura-se aferir, de uma forma comparativa, o modus operandi das diferentes escolas e a forma como o mesmo influencia a Avaliação dos Órgãos de Gestão Escolar. Para tal, estabelece-se uma comparação nos critérios da avaliação interna dos diretores das escolas, mas também se analisa os relatórios da avaliação externa das escolas cujas direções são alvo do presente estudo. É assim possível aferir os níveis de eficiência e eficácia e compreender se a avaliação que se realiza é justa e criteriosa na sua aplicação. Os procedimentos metodológicos adotados centraram-se, não só na pesquisa bibliográfica representativa dos temas abordados ao longo da investigação, mas também na recolha de dados com recurso ao paradigma interpretativo, numa metodologia de carater qualitativo utilizando, como técnica de investigação, a entrevista semiestruturada. O estudo permitiu evidenciar os debates atuais na área da avaliação e, especificamente, na avaliação dos órgãos de gestão e administração escolar reconhecendo que a avaliação é um tema sensível na comunidade escolar e que o máximo do corpo escolar é afetado pelas avaliações externas. O estudo também enfatiza a importância do envolvimento da comunidade numa avaliação justa e transparente, promovendo o desenvolvimento de lideranças e identificando líderes com maior potencial. Em conclusão, o estudo pretende identificar boas práticas de liderança que possam ser replicadas noutras escolas, contribuindo para a divulgação de estratégias de sucesso no setor da educação e promovendo a transparência. Palavras-chave: Avaliação; Escola; Liderança; RegulaçãoItem A relação da liderança - gestão da escola com os resultados dos alunos(2020) Saraiva, Carlos Alexandre Franco Marques; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Com o crescente interesse nos resultados dos alunos e na melhoria das suas aprendizagens, as escolas e os seus Diretores/Gestores têm um papel mais ativo na perseguição dessa mesma melhoria. O objetivo desta pesquisa foi identificar como os Diretores/Gestores escolares estão a conseguir cumprir a missão a que se propuseram, nomeadamente em relação aos resultados escolares dos seus alunos, quais as dificuldades e constrangimentos que enfrentam para o fazerem e que possibilidades têm ao seu dispor para ultrapassarem esses obstáculos. Para alcançar os objetivos da nossa investigação, realizou-se um estudo de casos múltiplos, tendo sido escolhidas três escolas do distrito de Setúbal, pela similaridade da estrutura do agrupamento a que pertencem, sua proximidade geográfica e a possibilidade de acesso do investigador aos dados analisados. A recolha de dados foi realizada através da análise dos documentos estruturantes dos Agrupamentos, entrevistas semiestruturadas aos Diretores/Gestores desses Agrupamentos, assim como através de um questionário aos docentes desses Agrupamentos. Os principais resultados revelam que os diretores esperam que as recentes alterações à legislação aplicada ao Ensino Básico abra um leque maior de possibilidades para criar condições para uma melhoria dos resultados dos alunos, vêm na realização do Relatório de Avaliação Interna uma ajuda para perceber quais os pontos fortes e fracos das Instituições escolares e a interligação interna da organização, assim como a interligação da escola com a comunidade externa. Os principais constrangimentos apontados, para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, são envelhecimento da classe docente, falta de tempo para investirem no atendimento de questões pedagógicas e os fracos recursos financeiros e humanos, o que leva a uma dificuldade acrescida na implementação de novas estratégias e novos projetos. Para conseguirem ultrapassar estes constrangimentos, as escolas necessitam de um reforço de verbas e de recursos humanos, além de um maior crédito horário a atribuir aos seus docentes, para conseguirem influenciarem positivamente as aprendizagens significativas dos alunos e, consequentemente, melhorar os seus resultados escolares. Palavras-chave: Liderança escolar, gestão escolar, resultados escolares.Item Transferência de competências na educação do poder central para o poder local : o caso do concelho de Arruda dos Vinhos(2024) Parente, Regiane da Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Silva, Ana Paula Lopes daEste estudo investigou as perceções dos agentes educativos, incluindo docentes, autarcas e pais/encarregados de educação, em relação à transferência de competências na área da educação do poder central para a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos. Através de entrevistas e análise de conteúdo baseada na metodologia de Bardin (1977), foram identificadas diversas perceções e desafios. Os docentes reconhecem a procura por eficiência na gestão, mas têm preocupações quanto a possíveis tensões. O diretor do agrupamento destaca a necessidade de uma gestão financeira eficaz, enquanto a Associação de Pais espera maior comunicação entre as instituições. O Vereador da Educação vê na transferência uma oportunidade de adaptação das políticas educacionais locais e destaca a importância da qualidade da educação. A Chefe da Unidade de Educação demonstra um envolvimento ativo na preparação do processo. A autarquia valoriza a proximidade entre instituições e a adaptação às necessidades locais, mas enfrenta desafios, especialmente nos transportes de crianças com necessidades especiais. Em resumo, este estudo revela a complexidade da transferência de competências na educação, destacando a importância da colaboração, eficácia e qualidade na gestão educacional local. Palavras-chave: Políticas educativas, descentralização, Municipalização, transferência de competências, perceções dos agentes educativos locais.