Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por assunto "AEROBIC RESISTANCE"
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Item A influência dos professores e da gestão de aula na avaliação e no desenvolvimento da resistência(2012) Gonçalves, Hugo Gonçalo dos Santos; Proença, Jorge, orient.O presente estudo teve como objetivo principal analisar a influência dos professores e da gestão de aula na avaliação e no desenvolvimento da resistência. Para isso foi necessário comparar os resultados obtidos no tipo de tarefas realizadas em conjunto com o tempo potencial de aprendizagem (TPA) e nas duas avaliações do teste do Vai-e-Vem entre as turmas de Professores Estagiários e as turmas de Professores Não Estagiários. O estudo foi realizado na Escola Básica 2,3/Secundária Aquilino Ribeiro, tendo sido amostra composta por 90 alunos (52 do género feminino e 38 do género masculino) com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Na recolha de dados foi essencial utilizar os seguintes instrumentos: 1)o questionário de atividade desportiva, Telama (1997); 2) a escala de Borg - Borg (1990); 3) a gravação das aulas em suporte digital; 4) o teste do Vai-e-Vem da bateria de testes do FitnessGram. Os dados foram tratados através da ferramenta estatística SPSS V.20. Quanto aos resultados obtidos conclui que não existem diferenças significativas entre o tempo potencial de aprendizagem entre professores estagiários e professores não estagiários. Na comparação da perceção subjetiva de esforço nas aulas de Educação Física, a média dos resultados indicia que os alunos consideram as aulas ligeiramente cansativas, quer seja com os professores estagiários, quer seja com os não estagiários, para além disso não existe diferenças significativas. No que diz respeito à evolução da aptidão aeróbia constatei que todos os professores conseguiram pequenas conquistas, porém os mesmos não podem ser considerados como significativos.Item Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide(2023) Sargento, Pedro José Moreira; Rosa, Bruno Avelar, orient.Este relatório procura apresentar as opções, reflexões e balanços tidos durante o estágio pedagógico. Na Lecionação, as estratégias e processos utilizados resultaram na progressão da maioria dos alunos. A falta de Aptidão Aeróbia foi um problema encontrado e resultou daí a escolha do projeto “O Desenvolvimento da Aptidão Aeróbia nas aulas de Educação Física”. No projeto Professor a Tempo Inteiro, expandi a minha experiência ao lecionar a alunos mais novos e tive a oportunidade de lecionar outras matérias. No projeto Professor a Tempo Inteiro no Desporto Escolar, expandi o meu leque de feedback e o reportório de progressões pedagógicas. No Direção de Turma o foco foi melhorar a relação interpessoal dos alunos. Daqui resultou o projeto “Juntos na Orientação”. A Saída de Campo, desenvolvida sob o tema “Jogos Olímpicos da Portela 2023”, foi o expoente máximo do estágio pedagógico e uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos desenvolvidos ao longo do ano letivo. No Desporto Escolar aprofundei os meus conhecimentos no Futsal e no projeto “A participação feminina no Futsal” procurei aumentar o número de alunas. No Seminário procurei apresentar soluções que pudessem mitigar as questões relacionadas com a falta de “A Aptidão Aeróbia nas Aulas de Educação Física”. Palavras-chave: aptidão aeróbia, relação interpessoal, participação feminina, HIITItem Resistência Aeróbia dos Alunos do 1.º Ciclo(2015) Pereira, Nuno Miguel Carvalho; Proença, Jorge, orient.O presente trabalho foca o tema da aptidão aeróbia (ApA) nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e tem como objetivo principal, perceber o efeito, positivo ou negativo, que as férias de verão têm na ApA destas crianças. A metodologia adotada é de índole quantitativa, apresentando um estudo do tipo descritivo-correlacional, contando com a participação de um grupo de 75 alunos, que estão divididos em três turmas: 1.º, 2.º e 3.º anos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o teste váivem da bateria de testes fitnessgram e a técnica de análise dos dados recolhidos foi a análise descritiva. Os resultados demonstram que as férias tiveram um efeito positivo para 50.7 % dos alunos e para 44 % tem um efeito negativo.