Mestrado em Gestão Aeronáutica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão Aeronáutica por assunto "AIR ROUTES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O planeamento e gestão da rota aérea Maputo-Lisboa-Maputo: um caso empírico aplicado à LAM – Linhas Aéreas de Moçambique(2020) Fortes, Leandra Madeira Nery; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo o planeamento e a gestão da rota Maputo-Lisboa através da análise de fatores que influenciam na sua conceção e no setor do transporte aéreo, desde a análise externa ou da envolvente do seu mercado (a análise PESTEL) e análise interna, que concerne a parte da avaliação dos concorrentes, passando pela análise SWOT(pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) e traçando estratégias de forma a atrair os passageiros, melhorar os serviços e lidar com as adversidades que surgirem ao longo do processo de modo a manter a rota. O presente trabalho tem também como objetivo, fornecer um estudo completo e preciso que auxilie os profissionais no setor aeronáutico, principalmente os funcionários que desempenham funções no departamento comercial, mas também aos estudantes académicos, a terem uma noção geral dos procedimentos e fatores que regem o planeamento de uma rota aérea, além do fornecer informações pertinentes em termos de apoio no processo de tomada de decisões. A metodologia aplicada nesta dissertação foram o estudo de caso e entrevista semiestruturada, porque permite ao pesquisador aprofundar mais o conhecimento sobre determinada entidade e extrair informações que possibilitam um trabalho bastante rico e espera-se como resultado um crescimento de três porcento no transporte de passageiros e maior quota no seu hub principal. A dissertação encontra-se organizada por oito capítulos, em que o primeiro se dedica a parte introdutória do mesmo, no segundo capítulo é feita a revisão da literatura abordando tópicos relacionados ao marketing, especificamente ao planeamento de uma rota aérea, como o a análise do meio envolvente geral e específico, análise SWOT e objetivos de marketing, baseado no modelo de Kotler. Os últimos dois capítulos abordam a metodologia de investigação utilizada, análise de dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente.