Mestrado em Gestão Aeronáutica

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    A motivação na escolha de operadora de serviço completo : um estudo empírico aplicado à Tap Air Portugal
    (2021) Sequeira, Emerson Jorge Lopes do Rosário; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    Este trabalho teve como objetivo analisar os fatores que têm vindo a influenciar os passageiros que viajam nas Operadoras de Serviço Completo, no caso em concreto, na TAP Air Portugal. O forte crescimento das Operadoras de Baixo Custo, apresentando um novo modelo de negócio, trouxe uma dinâmica no negócio da aviação, “alertando” a OSC (operadora de serviço completo) numa possível mudança de atitude tanto para com o passageiro bem como para a própria operadora em salvaguardar a sua permanência no mercado minimizando os impactos negativos. Este estudo também pode ser justificado pelo facto de a TAP utilizar o Aeroporto de Lisboa como o seu Hub, numa estratégia que tem sido um sucesso, oferecendo aos passageiros dos voos de longo curso uma alternativa de ligação para os seus voos domésticos. Estas ligações desde que sejam feitas na mesma operadora oferecem maior comodidade aos passageiros e a preços competitivos. Esta mudança de atitude no modelo de negócio por parte das operadoras tradicionais tem vindo a trazer um crescimento do tráfego nos aeroportos, pressionando o crescimento e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, até mesmo na construção de novas infraestruturas. Na presente investigação utilizou-se um estudo de caso com a aplicação de um questionário. Os resultados foram promissores indo ao encontro da Revisão da Literatura e contribuem para a melhoria da tomada de decisão empresarial de modo a aplicarem políticas ajustadas aos interesses das necessidades dos passageiros, criando valor. De todo não se pode esquecer do ordenamento territorial, a necessidade da regulação adequada às exigências, para que haja um crescimento sustentável e equilibrado de acordo com os modelos de negócio.
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    Impactos das companhias aéreas low-cost, no desenvolvimento socioeconómico da ilha terceira : um estudo empírico
    (2021) Luiz, Annette da Fonseca; Dias, Álvaro Lopes, orient.
    O modelo de negócio das LC implica a redução do custo das viagens e a opção por aeroportos secundários, o que tem contribuído positivamente para o aumento de atividades económicas relacionadas com o turismo nestas regiões. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto socioeconómico das companhias aéreas LC na Ilha Terceira, utilizando como indicadores o número de voos, o alojamento, a empregabilidade, a procura, a receita anual e o PIB per capita. Foram ainda comparados com os dados da RAA, e entre épocas alta e baixa. Para tal foram recolhidos dados relativos a estes indicadores junto da IATA e da SREA que foram utilizados para a análise documental e realizadas quatro entrevistas, duas a agentes de viagens e duas a gestores hoteleiros. Os resultados revelaram um aumento do número de voos para a Ilha Terceira, de número e capacidade dos alojamentos, de postos de trabalho, de hóspedes e dormidas, sendo a maioria dos hóspedes portugueses, seguidos pelos alemães, norte-americanos, espanhóis, franceses e italianos. A estadia média reduziu e a receita aumentou para a hotelaria tradicional e diminuiu para o turismo rural. Esta tendência foi mantida na RAA, excetuando o turista italiano, que fica excluído das principais nacionalidades que procuram este destino e para a receita, que aumentou nos dois tipos de alojamento estudados. A principal diferença prende-se com a sazonalidade, enquanto que para a RAA a maioria dos indicadores mostram esta tendência, para a Ilha Terceira esta preferência é muito mais ténue. A chegada das LC coincidiu também com o aumento do PIB per capita e do rendimento das famílias na RAA, podendo concluir-se que as LC demonstraram ter impacto no crescimento socioeconómico, principalmente no setor turístico, mesmo nas ilhas menos promovidas pelos operadores turísticos.
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    A gestão da fadiga no grupo de bombeiros sapadores que prestam assistência ao aeroporto de Viseu : implicações para a segurança
    (2020) Lopes, Maria Filomena Correia Moutinho; Simões, Anabela, orient.
    Este estudo procurou analisar efeitos dos conteúdos e da organização do trabalho dos bombeiros sapadores de Viseu que prestam serviço no aeródromo Municipal de Viseu. Procurou-se dar a conhecer os aspetos relativos à organização do trabalho e à análise da carga de trabalho, fadiga, sono e stress, assim como todos os riscos associados a esta profissão. Para materializar este estudo aplicou-se o método quantitativo através de um questionário de perguntas fechadas a uma amostra de 17 bombeiros cujo objetivo principal era compreender qual a perceção individual de cada indivíduo face aos perigos da sua atividade. Os resultados demonstraram que os bombeiros sapadores de Viseu estão sujeitos a enormes riscos no desenvolvimento da sua atividade e são afetados pela fadiga e stress colocando em risco a sua segurança.
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    Os estilos de liderança e a sua influência no esforço extraordinário e satisfação : estudo de caso dos técnicos de manutenção na industria aeronáutica
    (2021) Monteverde, Abdulay; Rouco, José, orient.
    O conhecimento sobre a influência dos estilos de liderança dos gestores/ líderes no esforço extraordinário e satisfação dos membros da equipa é uma dimensão estratégica para qualquer organização, nomeadamente na concretização dos seus objetivos nos prazos estipulados. A investigação procura identificar qual o estilo de liderança dos líderes de manutenção no contexto da indústria aeronáutica que mais promove o esforço extraordinário e a satisfação dos membros da equipa. Para atingir os objetivos da investigação seguiu-se uma estratégia quantitativa, através da utilização de um questionário de estilos de liderança e fatores critério (Rouco, 2012), aplicado a 23 líderes de manutenção no contexto da aeronáutica. Dos resultados obtidos, concluiu-se que os líderes percecionam que o estilo de liderança participativo é o que conduz os seus membros de equipa a níveis mais elevados de esforço extraordinário e satisfação. Os líderes mais jovens percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo e por delegação. Os líderes com mais idade percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo. Os líderes do género masculino percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo. Os líderes do género feminino percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo e por delegação. Por outro lado, verificou-se que o estilo de liderança por delegação é o que apresenta um coeficiente mais elevado de correlação com o esforço extraordinário e satisfação.
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    Modernização e expansão do Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe : impacto socioeconómico, tendo em conta a sua localização geográfica
    (2021) Espírito Santo, Cediney do Rosário do; Prazeres, Sérgio Alexandre Monteiro, orient.
    Este trabalho de investigação teve como finalidade de demostrar e mensurar a correlação positiva existente entre a Modernização e Expansão do Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe e o Desenvolvimento Socioeconómico de São Tomé e Príncipe, sendo um estudo empírico, assente num formato simples e compreensível, procurando em todos osseus capítulos encontrar e estabelecer a estreita relação existente entre os impactos do transporte aéreo e os sectores económico e social. Tendo em consideração os desenhos e as perspetivas do mercado do transporte aéreo Africano através de Single African Air Transport Market (SAATM) e a localização geográfica de São Tomé e Príncipe, a pertinência e importância deste estudo assenta na carência de investigação neste campo, nos parâmetros e meios selecionados, ou seja, utilização de dados de painel com recurso a software estatístico/econométricos capazes não só de mensurar, mas também de prever e projetar. Primeiramente através do prefácio, onde estabelece-se os objetivos, a pertinência do tema, as metodologias, e depois nos sete capítulos subsequentes procura-se fazer um retrato pormenorizado do transporte aéreo, explanando sucintamente os contornos do seu aparecimento e desenvolvimento com ênfase nos aeroportos, os seus impactos socioeconómicos e a relação com outras indústrias, nomeadamente a do turismo. Particularmente no último capítulo serão apresentadas as principais conclusões e as reflexões finais, apresentando orientações de estudos futuros e as principais dificuldades encontradas na realização deste trabalho investigativo.
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    As limitações das métricas de segurança operacional tradicionais numa indústria da aviação civil dinâmica : um estudo empírico
    (2021) Alves, Hugo Filipe Pereira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo analisar as limitações das métricas aplicadas aos sistemas de gestão da segurança operacional, numa indústria da Aviação dinâmica e em constante mudança, sendo o foco dessas mesmas métricas o que não aconteceu (um não-evento). Esta filosofia é consistente com perceção de que segurança se carateriza pela ausência de risco intolerável, no sentido em que o sistema é seguro quando nada de desagradável se verifica. Porém, torna-se paradoxal medir o que não pode ser garantido. A mensuração da segurança tendo como indicador o que correu de errado significa que quanto mais um sistema for seguro, menos haverá para medir e se algo raramente ou nunca acontece, torna-se impossível de avaliar o quão bem o sistema funciona. O que, num sentido metafórico, tanto pode conduzir aos objetivos pretendidos, mas também aos limites do sistema. Um aspeto fundamental da gestão da segurança é o controlo, ter poder sobre algo. Contudo, este paradoxo torna a gestão da segurança cada vez mais difícil e com objetivos contraproducentes. Em termos da metodologia implementada, esta baseia-se na aplicação de um questionário, complementando a investigação com a utilização de ferramentas como a Análise Estatística. Relativamente à sua planificação, esta dissertação encontra-se delineada em oito capítulos, em que o primeiro se encontra dedicado à parte introdutória da mesma, do segundo ao quinto capítulo, é feita a revisão do estado da arte abordando tópicos relacionados com a segurança operacional, o impacto da cultura na segurança, as limitações e desafios das métricas aplicadas aos sistemas de gestão da segurança, entre outros. Os últimos três capítulos, abordam a metodologia de investigação utilizada, a análise dos dados recolhidos e as principais conclusões retiradas, respetivamente. Após a resolução do estudo, é possível reiterar que a adoção de uma atitude mais focada nos processos e no entendimento do sistema, no que diz respeito à gestão da segurança, através da implementação do ciclo de Deming como ferramenta de controlo, seria uma mais valia para as organizações, sobretudo como complemento às metodologias de gestão atuais.
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    O planeamento e gestão da rota aérea Maputo-Lisboa-Maputo: um caso empírico aplicado à LAM – Linhas Aéreas de Moçambique
    (2020) Fortes, Leandra Madeira Nery; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo o planeamento e a gestão da rota Maputo-Lisboa através da análise de fatores que influenciam na sua conceção e no setor do transporte aéreo, desde a análise externa ou da envolvente do seu mercado (a análise PESTEL) e análise interna, que concerne a parte da avaliação dos concorrentes, passando pela análise SWOT(pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) e traçando estratégias de forma a atrair os passageiros, melhorar os serviços e lidar com as adversidades que surgirem ao longo do processo de modo a manter a rota. O presente trabalho tem também como objetivo, fornecer um estudo completo e preciso que auxilie os profissionais no setor aeronáutico, principalmente os funcionários que desempenham funções no departamento comercial, mas também aos estudantes académicos, a terem uma noção geral dos procedimentos e fatores que regem o planeamento de uma rota aérea, além do fornecer informações pertinentes em termos de apoio no processo de tomada de decisões. A metodologia aplicada nesta dissertação foram o estudo de caso e entrevista semiestruturada, porque permite ao pesquisador aprofundar mais o conhecimento sobre determinada entidade e extrair informações que possibilitam um trabalho bastante rico e espera-se como resultado um crescimento de três porcento no transporte de passageiros e maior quota no seu hub principal. A dissertação encontra-se organizada por oito capítulos, em que o primeiro se dedica a parte introdutória do mesmo, no segundo capítulo é feita a revisão da literatura abordando tópicos relacionados ao marketing, especificamente ao planeamento de uma rota aérea, como o a análise do meio envolvente geral e específico, análise SWOT e objetivos de marketing, baseado no modelo de Kotler. Os últimos dois capítulos abordam a metodologia de investigação utilizada, análise de dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente.
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    Impacto do transporte aéreo no desenvolvimento de turismo sustentável em São Tomé e Príncipe: um estudo de caso
    (2021) Carvalho, Lineyd Pires dos Santos Almeida; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, a redução do fosso entre os países desenvolvidos e os países pobres torna-se, assim, no verdadeiro desafio que enfrenta a humanidade, no quadro de cooperação para o desenvolvimento. Tal como o objetivo proposto pelo antigo presidente da República (de São Tomé e Príncipe) Fradique De Meneses: “- Há que mobilizar todas as forças de modo a impulsionar a luta contra a pobreza através do governo, sector privado, organizações governamentais, não governamentais...” estes dois últimos como parceiros de desenvolvimento têm contribuído de forma excepcional para impulsionar os desafios do quotidiano, de modo a implementar medidas para superar as dificuldades patentes. Assim sendo, como objetivo deste trabalho assume-se o compreender da correlação de duas áreas que estão intrinsecamente interligadas, que é a aviação e o turismo. Analisa-se as diversas formas do turismo como atividade produtiva em São Tomé e Príncipe, compreendendo suas múltiplas particularidades e dinâmicas formas de uso, ocupação, apropriação e produção do espaço. O turismo é encarado como um dos motores de desenvolvimento económico da população de São Tomé e Príncipe, sem contudo, descurar da sustentabilidade. Será então retratado o papel preponderante da aviação e como o seu desenvolvimento pode se tornar no elo que faltava para fazer de São Tomé e Príncipe o país que todos os cidadãos querem que ele seja. Em termos metodológicos, utilizou-se um estudo de caso (Micoló, em São Tomé e Príncipe) com recurso a entrevista. Esta correlação turismo e aviação têm sofrido inúmeras alterações e adaptações nos últimos anos, tais como: Competir com um leque diversificado de destinos e pacotes atrativos; Melhoria de aeronaves e dos aeroportos; Novas formas de alojamento; Aumento de números de turistas… Os resultados foram promissores no sentido de ajudar a uma melhor compreensão da problemática como também na criação de valor sócio-económico sustentável para a Região de São Tomé e Príncipe, com enfase para a localidade de Micoló. Perante estes desafios novas estratégias necessitam de ser criadas para fazer face aos mesmos, mas também para aproveitar a oportunidade que esta nossa terra nos proporciona.
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    Overbooking - a inexecução contratual do transportador aéreo e a proteção jurídica dos passageiros aéreos na União Europeia vítimas desta prática
    (2021) Pina, Kuarlini dos Santos de; Inácio, António José André, orient.
    A presente investigação, intitulada “Overbooking - A Inexecução Contratual do Transportador Aéreo e a Proteção Jurídica dos Passageiros Aéreos na União Europeia Vítimas Desta Prática”, tem como objeto analisar um dos principais problemas suscitados no âmbito do contrato de transporte aéreo, a recusa de embarque por Overbooking. O Overbooking, essencialmente a sobre venda de passagens, – é uma prática comum das companhias aéreas que consiste na venda de bilhetes além da quantidade de lugares disponíveis nas aeronaves, embora as empresas justifiquem tal prática como sendo uma estratégia de tentar minimizar as perdas de receitas decorrentes dos passageiros que acabam por não comparecer no momento do embarque à hora prevista – os chamados casos de no-show. Nada justifica que um passageiro que já tenha comprado sua passagem e estando perfeitamente em dia com suas obrigações, como acordado no contrato de transporte, seja impedido de viajar porque a companhia aérea vendeu mais bilhetes do que a quantidade de lugares disponível na aeronave. Trata-se de um assunto que está na ordem do dia da aeronáutica, fundamentalmente após a ocorrência de diversos casos que chocaram o mundo. Tendo em consideração a quantidade de pessoas embarcando todos os anos e o alto índice de reclamações e processos judiciais por parte dos passageiros que, sentindo violados os seus direitos, continuam a apresentar em face desta ocorrência, é de extrema importância abordar este tema já que tem provocado grandes transtornos e inconvenientes aos passageiros aéreos. Apesar das divergências doutrinárias, entendemos que a recusa de embarque por Overbooking, embora tenha acolhimento na lei, corresponde a um incumprimento contratual, e, enquanto tal, ilícito.
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    Uma análise ao processo de Certificação de Operadores Aéreos em Angola: um estudo empírico
    (2021) Alves, João Manuel Bravo; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    Esta dissertação de Mestrado é um estudo que tem como finalidade analisar, compreender e exemplificar o processo de certificação de um operador aéreo (COA) em Angola, por intermédio da inquirição dos diplomas legais usados na matéria e a sua conformidade com as recomendações e normas da ICAO. Para execução da mesma foi usada a metodologia qualitativa para atingir os objetivos definido, através da inquirição dos diplomas disponíveis e entrevistas realizadas a personalidades que já estiveram em contacto com o processo foi possível identificar que a AC-12-001B é o principal diploma usado na matéria e se encontra em conformidade com as recomendações internacionais. A indagação também tem como objetivo ser um estudo auxiliar para os profissionais, estudantes e empresários que desempenham ou tenham intenção de desempenhar funções na aérea aeronáutica visto que o mesmo estudo se demonstra capaz de descrever a complexidade documental e operacional aquando do pedido de emissão de um COA. Com o culminar do trabalho conseguiu-se atingir os objetivos da investigação propostas onde é possível verificar que na matéria de certificação Angola cumpre os preceitos internacionais registados nos Doc da ICAO 9626 e 8335 e de legislação interna o decreto lei 217/16, os NTA e a AC-12-001B.
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    A importância do transporte de carga aérea em tempo de pandemia COVID-19 : estudo de caso da Emirates na rota LIS-DXB-LIS numa aplicação com a PLSR
    (2021) Fernandes, Alexandra Marisa de Sousa Capelão Teixeira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    O transporte aéreo comercial é, atualmente, um setor essencial no desenvolvimento económico pois funciona como agente facilitador nas trocas comerciais e culturais entre países e representa cerca de 35% do comércio mundial (Comunicação da Comissão 2020/C 100 I/01). Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde anuncia o COVID-19 como pandemia, levando a que todos os países tomassem medidas rigorosas para conter o surto pandémico. As restrições foram aplicadas pelos países sem uniformidade de critérios, contudo, na indústria do transporte aéreo a decisão foi internacional e culminou com o encerramento dos aeroportos, resultando numa grave crise económica para a aviação civil. A presente investigação tem como objetivo demonstrar a importância estratégica do transporte da carga aérea em contexto de pandemia. Este estudo trata de analisar a forma como o COVID-19 influenciou o transporte de carga aérea, designadamente, na companhia aérea Emirates na rota Lisboa-Dubai-Lisboa. Para este efeito, estabeleceu-se uma relação entre as diferentes variáveis e o problema identificado, utilizando dados estatísticos trabalhados através dos Dados de Painel e do método de Regressão dos Mínimos Quadrados Parciais (PLSR), em virtude desta metodologia ter um algoritmo robusto e de minimizar os efeitos da multicolinearidade de amostras de reduzida dimensão como as analisadas no presente estudo. Em síntese, o cenário provocado pela pandemia COVID-19 teve um impacto negativo na indústria do transporte de carga aérea. No entanto, a Emirates ajustou a sua estratégia ao contexto pandémico com o transporte de frete na cabine de passageiros, mitigando as suas perdas durante a crise COVID-19.
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    Como otimizar o processamento e envio de planos de voo reduzindo o tempo e investimento em todo o processo? - um estudo empírico
    (2021) Martins, Breno Eduardo dos Santos; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    Na aviação é necessário a apresentação de um formulário que contém várias informações concernentes ao voo. Este Formulário é chamado de Plano de Voo. O envio de planos de voo, apesar de ser uma operação simples se comparado com as outras operações aeronáuticas, pode gerar muitos transtornos aos seus usuários a ponto de causar atrasos em voos e inviabilidade das missões. O objetivo deste trabalho é analisar de uma forma profunda os atuais meios disponíveis para apresentação desse formulário bem como os processos que o envolve, identificando as possíveis falhas durante a submissão de um plano de voo e no tratamento de dados, propondo soluções viáveis na tentativa de otimizar esse processo através de uma aplicação para telemóveis. Para tanto, no desenvolvimento, foram analisadas as características dos meios atuais de envio e os serviços atuais de telefonia prestados no Brasil. Também foram abordados os requisitos necessários para a construção da aplicação de maneira que respeite as regras de preenchimento do formulário de envio de planos de voo, as características que a aplicação terá, bem como a comparação da aplicação com os demais meios disponíveis. Como considerações finais supõe-se que a aplicação é um novo meio viável de apresentação de planos de voo, principalmente por sua interface gráfica de fácil utilização e a capacidade de enviar planos via internet e SMS.
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    O binómio novas tecnologias e segurança aeroportuária na melhoria das experiências dos passageiros : um estudo empírico aplicado ao aeroporto Humberto Delgado
    (2021) Moreira, Diana Alexandra da Veiga; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    O setor do transporte aéreo durante estes últimos anos tem crescido de uma forma gradual e cada vez mais rápido. Os aeroportos e as novas companhias aéreas enfrentam cada vez mais novos desafios dos quais serão necessários planos estratégicos para antecipar os riscos, sendo que o mercado é imprevisível e está sempre a mudar. Atualmente a tecnologia faz parte da nossa vida quotidiana, no entanto o impacto da tecnologia na indústria da aviação é notável e está mudando o conceito tradicional sobre os procedimentos das companhias aéreas (por exemplo, check-in, portões de embarque, certas facilidades no espaço aeroportuário), enquanto alguns aeroportos e companhias aéreas estão interessados em melhorar um negócio inteligente para entender a necessidade do cliente e também envolve os passageiros / clientes para esses processos de inovação. Contudo o principal objetivo deste trabalho de investigação visa compreender as novas perspetivas de como um passageiro poderá experienciar as novas tendências tecnológicas nos aeroportos sem qualquer tipo de barreiras e como estas poderão ser benéficas ao utilizarem diferentes tecnologias para obter uma melhor experiência a partir que chegam ao aeroporto até ao embarque, por outro lado, como o aeroporto no que diz respeito ao seu sistema de segurança pode se adaptar a estas novas tecnologias? Sendo assim, o estudo em si engloba certas ferramentas metodológicas tais como entrevista, questionário e estudo de caso. Os resultados esperados no desenvolvimento desta investigação, consistem principalmente em identificar as principais variáveis ou fatores que estão relacionadas com a satisfação dos passageiros relativamente aos novos sistemas tecnológicos existentes no Aeroporto Humberto Delgado. Seguidamente, analisar qualificar e quantificar a avaliação dos inquiridos e opinião dos entrevistados, perceber qual será a visão do aeroporto nos próximos anos, ou seja, quais as novas tendências tecnológicas que irão emergir e modificar a visão dos aeroportos. Em suma, o desenvolvimento desta dissertação acresce valor no mundo académico lusófono, tem um contributo para comunidade científica, principalmente na área da Aeronáutica, sendo uma temática atual e que principalmente irá dar mais valia na tomada de decisão dos utilizadores.
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    A fadiga no contexto das operações de manutenção de aeronaves (um estudo envolvendo empresas de manutenção em Portugal continental)
    (2020) Virtuoso, Maria Manuela Vicente; Simões, Anabela, orient.
    O presente trabalho centra-se no estudo das condições técnicas e organizacionais em que se realizam as operações de manutenção de aeronaves na aviação civil, em Portugal continental, bem como nos efeitos dessas condições sobre as capacidades funcionais e sobre o desempenho dos técnicos de manutenção. Serão analisados os vários tipos de fadiga, como eles se instalam, os constrangimentos introduzidos pelo trabalho noturno, quais os erros mais comuns que daí resultam e quais os fatores que mais condicionam o desempenho dos técnicos nestes ambientes, que são caracterizadamente complexos. A partir desse estudo base, pretende-se determinar qual o contributo da fadiga (física e mental) e da organização do trabalho para a ocorrência de erros e quais os riscos daí decorrentes no que se refere às condições de segurança dos próprios trabalhadores da manutenção e, indiretamente, dos passageiros das aeronaves. São também abordados os aspetos relacionados com formação e treino e a sua importância e impacto na indução de stress nos técnicos de manutenção de aeronaves. Por último, será ainda analisado em que medida a vulnerabilidade relativamente à fadiga e ao stress apresenta diferenças significativas em função: (1) da antiguidade: afetam mais as pessoas com maior antiguidade e menos as pessoas com menor antiguidade? (2) da idade: afetam mais as pessoas mais velhas do que as mais novas? De modo a responder às questões de investigação e procurar a existência de sintomas de fadiga entre os Técnicos de Manutenção de Aeronaves (TMA), foi disponibilizado, via Internet, um questionário individual e anónimo, quer relativamente a cada sujeito, quer relativamente à empresa onde o TMA trabalha. Foram abordadas 15 empresas que prestam serviços de manutenção a aeronaves em Portugal continental. O questionário teve 55 respostas, que foram a base do trabalho apresentado.
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    Caraterização do perfil das ‘soft skills’ na área da aviação civil: um estudo de caso dos profissionais do setor da aviação civil com sede de trabalho no Aeroporto Internacional do Luxemburgo
    (2020) Sousa, Daniel Fernandes Ribeiro de; Rouco, José Carlos Dias, orient.
    A presente dissertação de mestrado tem como base a realização de um estudo académico com o objetivo de identificar e caraterizar as competências denominadas de ‘Soft Skills’ presentes nos profissionais da área da aviação civil com sede de trabalho no aeroporto internacional do Luxemburgo (ELLX). Para alcançar o objetivo definido anteriormente, este processo de investigação foi dividido em duas fases distintas, mas complementares. Na primeira fase e através de uma revisão de literatura qualitativa e da análise dos vários modelos conceptuais existentes, foi possível identificar um modelo de ‘Soft Skills’ composto por 15 competências-chave: Assertividade, Comunicação oral, Confiança, Consciência situacional, Flexibilidade e adaptabilidade, Gestão de tempo, Gestão da carga de trabalho, Gestão e resistência ao stress, Liderança, Pensamento crítico, Relações interpessoais, Capacidade de resolução de problemas, Responsabilidade, Capacidade de tomada de decisão e Trabalho de equipa. Na segunda fase e através da aplicação de um questionário desenvolvido exclusivamente para o efeito, foi possível validar este modelo de competências, assim como comprovar a sua principal caraterística: a sua transversalidade em todo o espectro do setor aeronáutico. Ou seja, este modelo conceptual é, uniformemente, aplicado a todos os profissionais, independentemente da sua idade, o seu género ou, até mesmo, a função que desempenham. Nos resultados obtidos, foi possível identificar que, de todas as competências em estudo, os profissionais demonstram, nos seus locais de trabalho, uma maior proficiência nas seguintes competências: Assertividade, Confiança, Flexibilidade e Adaptabilidade e, por fim, a Liderança.
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    A relação dos estilos de liderança e comunicação com a satisfação e esforço extraordinário : estudo de caso dos pilotos de linha aérea
    (2020) Mendes, Eliana Cristina Agostinho; Rouco, José Carlos Dias, orient.
    Nas últimas décadas as transformações preconizadas na aviação comercial seja no que respeita ao nível tecnológico ou no crescimento do transporte aéreo provocaram mudanças significativas na relação entre os que exercem funções de direção e os seus colaboradores. Assim, este estudo tem como objetivo identificar qual ou quais os estilos de liderança e de comunicação que um líder deve exercer para satisfazer e levar a um esforço extraordinário dos membros da sua equipa, nomeadamente, quando se trata de equipas sujeitas a elevados níveis de stress como é o caso dos pilotos de linha aérea. Para materializar o objetivo deste estudo utilizou-se o método quantitativo através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas a uma amostra de 105 Pilotos de linha aérea membros da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea. Dos resultados conclui-se que o estilo de liderança participativo e o estilo de comunicação assertivo apresentam-se para as várias variáveis independentes (escalões etários, género, grau académico e situação profissional) como os mais utilizados pelos Comandantes/Pilotos de linha Aérea sendo valorizado pelos restantes membros da equipa assemelhando-se ao interpretado por outros investigadores. Por outro lado, pela interpretação dos nossos dados percebemos ainda que não existem diferenças significativas na forma como os pilotos dos diferentes escalões etários, género, grau académico e situação profissional praticam os estilos de liderança e comunicação. Dos resultados conclui-se ainda que os Comandantes/Pilotos de linha Aérea percecionam que o estilo de liderança participativo e o estilo de comunicação assertivo são os que mais contribuem para promover o esforço extraordinário e satisfação dos membros da suas equipas.
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    A fadiga dos pilotos em voos de longo curso
    (2019) Leão, Nicolas Ferrero; Ferreira, Pedro Nuno Pacheco, orient.
    Objectivo: A aviação é um sector em constante evolução e adaptação em que o número de passageiros aumenta a cada ano. Segundo os indicadores da ICAO, em 2018, foram cerca de 4,3 bilhões de passageiros transportados no mundo (mais 6,1% em relação a 2017). O aumento do número de passageiros e das horas de voo, a utilização de aeronaves mais eficientes capazes de percorrer distâncias cada vez maiores, e atravessar vários fusos horários, o que intensifica as perturbações ao nível dos ritmos circadianos, são factores que afetam os níveis de fadiga dos pilotos de longo curso, cujas condições de trabalho nem sempre estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas por organizações internacionais como a ICAO. A fadiga dos pilotos é uma realidade e as investigações mostraram que muitas vezes existe uma relação de causa-efeito entre os acidentes e incidentes e a fadiga dos pilotos. Já em 1944 a fadiga era um factor de risco identificado no Anexo 6 da Convenção de Chicago. Os objectivos desta dissertação são a identificação dos níveis, causas e consequências da fadiga dos pilotos de longo curso, e do seu impacto ao nível da segurança das operações de voo, dando seguimento ao trabalho elaborado por Alcéu (2015), sobre a fadiga dos pilotos em voos de médio curso. Metodologia: Foi distribuído a várias associações de pilotos e a pilotos directamente de várias companhias aéreas, um questionário anónimo realizado através do "Google Formulários" para avaliar um conjunto de factores determinantes da fadiga em piloto de longo curso, assim como avaliar os níveis de fadiga percepcionados. O questionário esteve disponível durante o mês de Junho de 2019 e permitiu recolher um total de 41 respostas. Também foram feitas duas entrevistas a pilotos de voos de longo curso. Resultados: Os resultados mostram que as causas de fadiga são muito específicas à profissão, nomeadamente, as longas horas de voo nocturno, diferenças horárias, tempos de voo demasiado longos e períodos de repouso demasiado curtos entre voos. A idade dos pilotos também desempenha um papel importante. Os resultados são edificantes e confirmam os muitos estudos já realizados nos últimos anos; eles demonstram até que ponto, com as regras actuais mais protectoras, a fadiga dos pilotos ainda está muito presente. Conclusões: A fim de aumentar a segurança de voo, é imperativo levar em conta os mais recentes estudos existentes sobre a fadiga dos pilotos de longo curso e incorporar novos padrões aos regulamentos existentes. É necessário valorizar mais a profissão que se sente, por vezes, desvalorizada dando mais descanso entre viagens, organizar melhor a planificação dos dias de trabalho e de descanso, e incentivar as companhias ao diálogo com os pilotos que, muitas vezes, têm receio em falar sobre o tema da fadiga e condições de trabalho.
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    Caraterização probabilistica de encontro entre aeronaves para a final da pista 03 ao Aeroporto Humberto Delgado: método de alteração dinâmica da well clear area entre aeronaves tripuladas e não tripuladas abaixo dos 1000´
    (2019) Camacho, Fábio Nuno Dias; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    A aviação moderna, devido às novas tendências tecnológicas nos serviços e na indústria aliada ao digitalismo, entrou numa fase de transmutação de mudança rápida, com o objetivo de permitir a integração de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo. A presente dissertação teve como objetivo caracterizar o local na camada a 150 m de altura (500´) e a 300 de altura (1000´) acima da superfície da pista 03 do Aeroporto Humberto Delgado, usando dados das trajetórias de aeronaves tripuladas, onde a probabilidade e o risco de um encontro com uma aeronave tripulada é maior, e a partir do qual a probabilidade de encontro horizontal reduz-se de forma acentuada até ser nula. O estudo efetuado não discrimina qualquer tipo de operação à pista, abrangendo as aproximações visuais e aquelas baseadas em rádio ajudas, desde que o operador tenha submetido um plano de voo para operar no Aeroporto Humberto Delgado. Os resultados demonstram que é possível identificar e caraterizar o local específico onde as aeronaves tripuladas cruzam os 300m e os 150m quando efetuam manobras de aterragem, bem como o local a ter em consideração para definir de forma simples uma Well Clear Area dinâmica de estado 0, 1 e 2, entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, com o objetivo de assegurar uma separação mínima entre essas aeronaves na final da aproximação para uma pista. O estudo permite que os operadores de aeronaves não tripuladas a operar no futuro ‘U-space’, de forma a assegurar operações na zona urbana outrora inacessíveis face ao risco no ar. O método baseia-se num método dinâmico dependente do padrão das trajetórias e do fluxo tático de informação digital interoperável entre o prestador de serviços, e entre estes e as aeronaves não tripuladas, de forma a alterar o estado da ‘Well Clear Area’ identificada. Este método dinâmico de garantir uma separação padronizada de acordo com o local possibilita, desde que seja garantido pelo operador ou o construtor o cumprimento do requisitos técnicos específicos relativos à certificação caso esta seja necessária face ao risco, as operações de aeronaves não tripuladas na vizinhança dos aeroportos Internacionais em condições de segurança para com os demais utilizadores do espaço aéreo.
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    Análise comparativa do modelo de negócio das companhias aéreas legacy vs low-cost : um estudo empírico aplicado à TAP Air Portugal e Easyjet
    (2019) Rocha, Diogo João Pereira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.
    Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo analisar o modelo de negócio das companhias aéreas legacy e low-cost, desde as várias componentes que compõem a estrutura base das mesmas (gestão das aeronaves, tripulações, etc.), até às principais vertentes que regem o setor do transporte aéreo internacional (procura, oferta, concorrência, entre outros), aplicando como principal fonte de dados e informação, os resultados auferidos pela TAP Air Portugal e easyJet. Em termos da metodologia implementada, esta baseia-se essencialmente na aplicação de entrevistas (a dois profissionais do setor aeronáutico) e questionários (dando a conhecer a importância dada a certos fatores de escolha ao voar em determinada companhia aérea, do ponto de vista do passageiro comum), complementando a investigação com a utilização de ferramentas como o Estudo de Caso, a Análise Estatística e a Análise das Hipóteses Concorrentes. Relativamente à sua planificação, esta dissertação encontra-se delineada em oito capítulos, em que o primeiro se encontra dedicado à parte introdutória da mesma, do segundo ao quinto capítulo, é feita a revisão do estado da arte abordando tópicos relacionados com a gestão e estrutura de uma companhia aérea, a diferença entre os dois modelos de negócio abordados, a análise da regulação económica no transporte aéreo, entre outros. Os últimos três capítulos, abordam a metodologia de investigação utilizada, a análise dos dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente. Após a resolução do estudo, os principais resultados obtidos reiteram um possível equilíbrio (e até uma aproximação) entre os dois modelos de negócio abordados, num futuro próximo, sendo que a probabilidade de sucesso de determinada companhia aérea encontra-se bastante associada à capacidade da mesma em fornecer um serviço que possua o maior benefício em termos de qualidade vs preço, para o passageiro, mantendo os padrões de segurança o mais alto possível.
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    Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal
    (2019) Saiundo, Dinara Apolinaria Fernandes; Ferreira, Pedro Nuno Pacheco, orient.
    A existência de aves nas áreas próximas dos aeroportos tem sido vista como um risco constante à aeronavegabilidade pelo impacto das mesmas nas aeronaves, quando em procedimentos de aterragem e descolagem. A colisão de aves com aeronaves é vulgarmente denominada Bird Strike. Este trabalho propõe – se analisar as formas de prevenir, mitigar, combater o Bird Strike e mostrar as crescentes preocupações da indústria aeronáutica com a segurança, evidenciando a sua evolução e principais obstáculos nessa área. As aves podem causar problemas de segurança e financeiros, devido à possibilidade de colisão com aeronaves, pelo que a sua gestão é importante. Uma ferramenta essencial é a monitorização regular das aves para permitir uma gestão adequada de espécies. Pela literatura analisada, concluiu-se que os melhores métodos a implementar são os de gestão do habitat, continuando com certas práticas já usadas, analise controlo da altura da vegetação (utilização de relva artificial entres outras). Também se conclui que é necessário monitorizar e padronizar o registo de Bird Strike. Por fim, analisa - se o Bird Strike através de inquérito (entrevistas, questionário) para melhor se fazer a gestão e manter a segurança na aviação.