Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital por assunto "COMMUNICATION MEDIA"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desinformação e polarização política : um estudo sobre as perceções e impacto da desinformação com os Estudantes da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto(2025) Silva, Nuno Miguel Cruz; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Oliveira, Ana Filipa PereiraAs informações manipuladas assumem, na atualidade, particular relevância. A sua livre circulação através dos dispositivos eletrónicos, sem a presença de mecanismos eficazes de filtragem ou bloqueio, faz com que se confundam, frequentemente, com notícias legítimas, e que se propaguem de forma mais célere do que aquelas divulgadas por fontes fidedignas. Quando instrumentalizada por decisores políticos, a desinformação procura confundir os cidadãos, promovendo a dúvida e a desconfiança em torno das instituições, o que pode colocar em risco a própria estrutura democrática, ao fomentar a polarização política. O presente estudo tem como objeto de análise a relação dos estudantes universitários, especificamente dos alunos da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, com a desinformação, o impacto auto-percebido da desinformação na polarização política e as competências de literacia mediática e da informação auto-identificadas. Recorrendo a uma metodologia mista, que combinou a aplicação de questionários com a realização de grupos de foco com os estudantes, o estudo procurou recolher dados que permitissem compreender: 1) o contacto e partilha de desinformação e 2) a perceção sobre as competências necessárias para identificar e evitar a disseminação de informações manipuladas. A partir da análise das perceções dos estudantes sobre o impacto da desinformação nas suas experiências de cidadania, o estudo explorou a interligação entre o fenómeno da desinformação e os valores democráticos. Os resultados sugerem que a exposição dos estudantes do ensino superior às desordens informativas é elevada e frequente, com um impacto potencialmente significativo na polarização política. A investigação revelou que a desinformação, amplamente difundida através das redes sociais, pode prejudicar a capacidade crítica dos jovens, intensificando a segmentação política e promovendo a criação de bolhas informativas. Este fenómeno contribui para o aumento da desconfiança nos meios de comunicação tradicionais, constituindo uma ameaça à coesão social. Palavras-chave: desinformação, democracia, fake news, ensino superior, populismo.Item O fact-checking e a ordem informativa : o caso prova dos factos do “Público”(2025) Ferreira, Patrícia Sousa; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Rodrigues, Vanessa Regina RibeiroA desinformação é um fenómeno que se tornou sistémico e que se tem agudizado no quotidiano mundial, sendo epitomizado através da expressão fake news As denominadas fake news não são simplesmente notícias falsas, antes sim, informações manipuladas ou descontextualizadas e apresentadas como discurso jornalístico. Na maioria das vezes, têm a finalidade de lançar a confusão no espaço público discursivo. Por essa razão, a denominação mais consensual para referir esta situação é desordens informativas, uma vez que toda a desinformação acaba por criar uma desordem informativa no espaço público discursivo. Com o objetivo de mitigar e combater esse fenómeno surge o reforço nas práticas de fact-checking, como uma estratégia para verificar conteúdos partilhados principalmente no contexto da web, com vista a fornecer aos cidadãos análises mais profundas, factuais e transparentes sobre as notícias partilhadas, para que sejam capazes de distinguir entre a informação correta e a manipulação. Por conseguinte, o objeto de estudo desta dissertação será o fact-checking, mais concretamente a rubrica Prova dos Factos do jornal PÚBLICO, como estudo de caso, com o objetivo de compreender de que forma contribui para a ordem informativa no espaço público discursivo. Tendo em conta o principal objetivo desta dissertação, foi possível constatar quais as temáticas mais abordadas entre o espaço temporal de julho de 2023 a julho de 2024, tal como o número de verificações verdadeiras, falsas, parcialmente verdadeiras, parcialmente falsas e inconclusivas. Este estudo de caso foca-se, sobretudo, na importância do fact-checking e no seu contributo para a literacia mediática, principalmente através da nova vertente do Prova dos Factos, com a publicação de notícias sobre desinformação. Palavras-chave: Fact-Checking, Espaço Público Democrático, Desinformação e Prova dos Factos.Item Minuto da literacia : proposta de um programa de educação para os media em Portugal(2025) Coelho, Sofia Castro; FCAATI - Faculty of Communication, Architecture, Arts and IT; Rodrigues, Vanessa Regina RibeiroNa sociedade atual o consumo diário de informações online tornou-se uma prática comum entre os cidadãos portugueses. Embora a internet tenha proporcionado inúmeras vantagens, também trouxe consigo desvantagens significativas, como a desinformação e as desordens informativas associadas. Por este motivo, torna-se necessário reforçar a literacia dos media. Este problema afeta cidadãos de todas as faixas etárias, que desempenham o papel de consumidores e produtores de informações em contexto digital. Urge refletir sobre as implicações das suas interações nesse contexto. Apesar da existência de diversos projetos direcionados para esta temática, as soluções existentes continuam aquém das reais necessidades, conforme reconhecido pelos próprios cidadãos. Assim, coloca-se a seguinte questão de investigação: “Que tipo de modelo/proposta de programa de literacia para os media poderá ser mais eficaz para educar os cidadãos?”. Com o objetivo de responder à pergunta de investigação, recorreu-se a uma metodologia mista. Primeiramente, foi aplicado um questionário geral sobre a temática em análise (N=101). Posteriormente, um segundo questionário forneceu orientações para a elaboração da proposta intitulada “Minutos da Literacia” (N=101). Foram ainda realizadas sete entrevistas a profissionais que desempenham funções nos meios de comunicação social. A proposta foi concebida para ser implementada em diferentes plataformas, incluindo jornais, rádio, televisão e meios digitais nativos. O seu desenvolvimento baseia-se nas principais recomendações dos participantes do estudo, considerando aspetos como o formato preferido, os meios de comunicação social mais utilizados, a duração ideal, as cores representativas e os temas prioritários a serem abordados. Palavras-chave: Literacia dos media; Projetos de intervenção de literacia dos media; Competências digitais; Cidadania responsável; Meios de Comunicação Social