Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital

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    Minuto da literacia : proposta de um programa de educação para os media em Portugal
    (2025) Coelho, Sofia Castro; FCAATI - Faculty of Communication, Architecture, Arts and IT; Rodrigues, Vanessa Regina Ribeiro
    Na sociedade atual o consumo diário de informações online tornou-se uma prática comum entre os cidadãos portugueses. Embora a internet tenha proporcionado inúmeras vantagens, também trouxe consigo desvantagens significativas, como a desinformação e as desordens informativas associadas. Por este motivo, torna-se necessário reforçar a literacia dos media. Este problema afeta cidadãos de todas as faixas etárias, que desempenham o papel de consumidores e produtores de informações em contexto digital. Urge refletir sobre as implicações das suas interações nesse contexto. Apesar da existência de diversos projetos direcionados para esta temática, as soluções existentes continuam aquém das reais necessidades, conforme reconhecido pelos próprios cidadãos. Assim, coloca-se a seguinte questão de investigação: “Que tipo de modelo/proposta de programa de literacia para os media poderá ser mais eficaz para educar os cidadãos?”. Com o objetivo de responder à pergunta de investigação, recorreu-se a uma metodologia mista. Primeiramente, foi aplicado um questionário geral sobre a temática em análise (N=101). Posteriormente, um segundo questionário forneceu orientações para a elaboração da proposta intitulada “Minutos da Literacia” (N=101). Foram ainda realizadas sete entrevistas a profissionais que desempenham funções nos meios de comunicação social. A proposta foi concebida para ser implementada em diferentes plataformas, incluindo jornais, rádio, televisão e meios digitais nativos. O seu desenvolvimento baseia-se nas principais recomendações dos participantes do estudo, considerando aspetos como o formato preferido, os meios de comunicação social mais utilizados, a duração ideal, as cores representativas e os temas prioritários a serem abordados. Palavras-chave: Literacia dos media; Projetos de intervenção de literacia dos media; Competências digitais; Cidadania responsável; Meios de Comunicação Social
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    Desinformação e polarização política : um estudo sobre as perceções e impacto da desinformação com os Estudantes da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto
    (2025) Silva, Nuno Miguel Cruz; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Oliveira, Ana Filipa Pereira
    As informações manipuladas assumem, na atualidade, particular relevância. A sua livre circulação através dos dispositivos eletrónicos, sem a presença de mecanismos eficazes de filtragem ou bloqueio, faz com que se confundam, frequentemente, com notícias legítimas, e que se propaguem de forma mais célere do que aquelas divulgadas por fontes fidedignas. Quando instrumentalizada por decisores políticos, a desinformação procura confundir os cidadãos, promovendo a dúvida e a desconfiança em torno das instituições, o que pode colocar em risco a própria estrutura democrática, ao fomentar a polarização política. O presente estudo tem como objeto de análise a relação dos estudantes universitários, especificamente dos alunos da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, com a desinformação, o impacto auto-percebido da desinformação na polarização política e as competências de literacia mediática e da informação auto-identificadas. Recorrendo a uma metodologia mista, que combinou a aplicação de questionários com a realização de grupos de foco com os estudantes, o estudo procurou recolher dados que permitissem compreender: 1) o contacto e partilha de desinformação e 2) a perceção sobre as competências necessárias para identificar e evitar a disseminação de informações manipuladas. A partir da análise das perceções dos estudantes sobre o impacto da desinformação nas suas experiências de cidadania, o estudo explorou a interligação entre o fenómeno da desinformação e os valores democráticos. Os resultados sugerem que a exposição dos estudantes do ensino superior às desordens informativas é elevada e frequente, com um impacto potencialmente significativo na polarização política. A investigação revelou que a desinformação, amplamente difundida através das redes sociais, pode prejudicar a capacidade crítica dos jovens, intensificando a segmentação política e promovendo a criação de bolhas informativas. Este fenómeno contribui para o aumento da desconfiança nos meios de comunicação tradicionais, constituindo uma ameaça à coesão social. Palavras-chave: desinformação, democracia, fake news, ensino superior, populismo.
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    Seniores, práticas digitais e idadismo : investigação-ação participativa na Academia Sénior de Gaia
    (2025) Maneta, Margarida Parreira; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Azeredo, Maria José Lisboa Brites de
    À medida que envelhece, a sociedade portuguesa é, também, cada vez mais digital. Tendo este cenário como enquadramento, esta dissertação, a partir da dinamização de oficinas, de carácter prático, interventivo e reflexivo, na Academia Sénior de Gaia, situada no distrito do Porto, procurou perceber a forma como os seniores participantes percecionam as suas competências digitais e em que medida é que essa perceção é afetada pelo idadismo. As conclusões remetem para as oficinas como meio para, por um lado, desenvolver competências digitais e potenciar debates neste enquadramento com o público que tem menos iniciativas destinadas a este respeito; e, por outro, estimular a autoestima e confiança destas pessoas sobre as suas competências e aprendizagens. Este tipo de trabalhos apresenta-se como fulcral porque permite acompanhar estas transformações societais, através de abordagens situadas, que desafiam as tendências homogeneizadoras em que os debates e políticas sobre seniores e o digital frequentemente incorrem. Palavras-chave Competências Digitais; Estereótipos; Idadismo; Investigação-Ação Participativa; Seniores.
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    Impacto dos conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na produção jornalística
    (2024) Costa, Tiago Miguel Silva; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CATALÃO, DANIEL DOS SANTOS
    O surgimento da web 2.0, dos smartphones, da internet móvel e das diversas redes sociais, ampliaram a panóplia de possibilidades do cidadão no mundo digital. As combinações destes fatores tecnológicos permitiram, entre outras coisas, que o internauta se tornasse num agente ativo, sendo capaz de produzir e publicar informação produzida pelo próprio, os denominados conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU). Estes conteúdos vieram, de uma forma natural, criar uma disrupção no panorama jornalístico, graças ao novo enquadramento comunicacional, onde as audiências ganham um papel mais ativo do que outrora, tornando-se em verdadeiros cidadãos-jornalistas, com as ferramentas necessárias para registarem tudo o que passa em seu redor e contarem as suas próprias narrativas. A adoção dos CGU por parte dos jornalistas é um tema controverso, devido aos prós e contras que estes conteúdos apresentam. Por um lado, podem afirmar-se como conteúdos com elevado índice de relevância informativa, ajudando a tornar a informação mais rica. Por outro lado, estes mesmos conteúdos apresentam se, na internet, mesclados entre muitos outros que não constituem nenhum fundo de verdade, o que pode colocar em causa a credibilidade da informação jornalística, obrigando ao jornalista a esforços redobrados na verificação das informações obtidas via audiência. Desta forma, este estudo pretende analisar o fenómeno dos CGU e perceber qual o impacto que os mesmos têm sobre os meios de comunicação em Portugal. Palavras-chave: Conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU), jornalismo, jornalismo participativo e prosumer.